O Último Teorema de Fermat :

O Último Teorema de Fermat : Simon Singh

Resenhas - O Último Teorema de Fermat

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daileon 08/01/2024

Uma breve historia da matemática
O livro é excepecional, faz refletir muito sobre o processo de descoberta dentro da matemática, trazendo desde Pitágoras até as funcões modulares. A forma como o autor aborda cada elemento é incrível.

Cyle 20/01/2024

O Último Teorema de Fermat
Melhor livro que eu já li. É uma leitura fluída que te leva desde o princípio da matemática até a demonstração do Último Teorema de Fermat. A escrita é impecável e é o tipo de livro que lemos páginas e páginas sem perceber.

Icaro 29/01/2024

Show!
O último teorema de Fermat - Simon Singh

Livro incrível que conta uma história de amor e resiliência no estudo da matemática.

Além da bela história, o autor é ótimo na narração. Apesar de alguns conceitos técnicos, vale muito a leitura.

Publicado pela Editora BestBolso.

???

CleeBR 01/11/2009

Link...

Problema milenar

O problema resolvido foi proposto pelo matemático persa al-Karaji, que viveu entre os anos de 953 e 1029. "Problemas antigos como esse podem parecer obscuros, mas eles geram um enorme interesse e produzem pesquisas úteis conforme as pessoas desenvolvem novas formas de atacá-los," diz Brian Conrey, do Instituto Norte-Americano de Matemática.

Se você duvida da importância do problema, basta ver quem já se envolveu com ele. Fibonacci mostrou que 5 e 7 eram congruentes, mas não conseguiu provar que 1 não era. Isto só foi resolvido por Fermat, famoso pelo "último teorema de Fermat," em 1659.

A coisa ficou quase estacionada até 1915, quando foram determinados os números congruentes até 100. Em 1952, Kurt Heegner criou técnicas avançadas de matemática que demonstraram que os números primos na sequência 5, 13, 21, 29, ..., são congruentes. Até 1980, havia casos até 1000 que ainda não haviam sido resolvidos. Agora os pesquisadores chegaram a 1 trilhão.

Estrella â 25/01/2023

"A matemática é uma linguagem que temos em comum com a natureza"
Sou extremamente apaixonada por matemática, pelos números, pela história deles e a evolução da nossa concepção sobre o mundo como consequência do pensamento matemático.
Já pesquisei sobre o último teorema de Fermat antes, mas me surpreendi quando encontrei um livro, e vou te falar, vale a pena, mesmo que você não seja um amante dos números, é uma viajem incrível e inesquecível dentro dos mistérios e as histórias da natureza e matemática. Recomendo demais!!

Leonardo 20/08/2011

Fantástico
Mais que a estória do Teorema de Fermat, em linguagem pouco técnica, fluída e agradável o autor descreve a saga para resolver o teorema, em conjunto com vários aspectos históricos da matemática, a única e verdadeira ciência universal, onde não existem espaços para teorias ou suposições, somete para certezas!!!!!

Gaby 16/06/2022

O livro é interessante, e traz várias perspectivas curiosas sobre a história da matemática até chegar na resolução do último teorema de Fermat.

guilhax 22/09/2012

História muito interessante. Mas há momentos muito monótonos no livro. Mas nada que uma dose de paciência não supere.

João Henrique 22/11/2015

Persistência num problema
O livro mostra a grande alegria da descoberta após longa busca.

Joca 13/08/2016

A história de um grande problema.
"Tenho uma demonstração maravilhosa desta proposição que esta margem é demasiado estreita para conter". Eis a frase que inquietou os matemáticos mais brilhantes durante mais de três séculos. Pierre de Fermat teria provado um importante teorema - que levou seu nome -, apesar de não se ter nenhum registro de tal demonstração (alguns, inclusive, acreditam que, na realidade, Fermat não teria a teria feito). Assim, no final do século passado, o matemático norte-americano Andrew Wiles acreditou que poderia resolver o problema diante do qual tantas mentes brilhantes sucumbiram. Aliando a Teoria dos Números com a geometria, e tomando como hipótese um importante teorema de dois matemáticos asiáticos, Andrew Wiles teria, enfim, solucionado o problema; no entanto, durante uma conferência que ele ministrava sobre O Último Teorema, descobriu-se uma falha em sua demonstração. Algum tempo depois, revisto o erro, Andrew Wiles consegue seu objetivo, pondo fim à uma odisséia que mexeu com toda a comunidade matemática, de várias gerações.
"O Último Teorema de Fermat" é um livro apaixonante, escrito numa linguagem clara e acessível, que mostra a evolução de um enigma no tempo e o esforço de um homem em decifrá-lo.

Humberto.Sampaio 25/09/2017

Fantastico
Este livro é fantástico, muito bem estruturado, é escrito de forma a atingir qualquer leitor. Com uma trama que se confunde com a vida de Fermat o autor explica de forma empolgante como um teorema aparentemente decifrado por ele, se mostrou tão complexo a ponto de só ser revelado décadas depois.

Mauricio186 21/09/2018

Surpreendente
Comecei a ler este livro com a perspectiva de que só me interessaria pela matemática da Revolução Científica. Que mortal entende alguma coisa sobre as teorias modernas? E, no entanto, foi impossível parar de ler. Pelo menos até onde um leigo consegue acompanhar, Simon Singh foi capaz de nos apresentar as aventuras dos grandes gênios do século XX nesse ramo da filosofia exata.
Só faço uma ressalva. A parte inicial, sobre Pitágoras e o início da matemática, pareceu-me um pouco ingênua, em comparação com outras obras sobre esse assunto, escritas por especialistas. Nada que comprometa a questão fundamental - as origens antigas do Teorema de Fermat. Em resumo:um autor brilhante!!!

mlazza 15/06/2021

Uma aventura leve para o mundo da Matemática
Eis uma aventura ao mundo da Matemática, propriamente ao campo da Teoria dos Números, e ainda mais, diante de um problema secular que intrigou muitos cientistas e matemáticos durante muito tempo. O problema a ser resolvido é a prova do último teorema de Fermat. De uma possível brincadeira ou desafio que Fermat colocou na lateral de um livro de problemas e exercícios diofantinos e que gerou a maior busca de prova matemática dos últimos séculos. Ela foi resolvida, provada diante de muitos percalços do matemático inglês Andrew Wiles, que se debruçou mais de uma década neste problema de aparência insolúvel. A leitura é agradável e traz de uma forma leve o campo 'pesado' da teoria dos números e da dificuldade de provar um teorema deste tamanho. Um legado de um francês que no século XVII quis desafiar os matemáticos, principalmente os seus tradicionais rivais ingleses, que encontrou o seu destinatário na figura de um professor universitário inglês.

alex 06/05/2020

Uma boa aproximação ao tema para não matemáticos
Um bom livro para conhecer os bastidores (como funciona, modelo mental, história) de quem produz matemática de ponta.

pinguim 20/02/2021

Comprei pensando que era um livro tamanho normal e, quando chegou, pude ver que era da palma da minha mão, hahaha! Todavia, a minha experiência com o livro foi muito boa! O Sr. Simon Singh teve o empenho de contar muitas coisas bacanas, como por exemplo, os matemáticos que eu não costumo muito ouvir serem falados. Eu também gostei da didática do livro, pois buscou uma forma de aliviar o "peso" do conteúdo, de que o Último Teorema de Fermat é bem complexo para uma pergunta tão simples.

1 | 2 | 3 | 4 | 5