Sandman: os Caçadores de Sonhos

Resenhas - Sandman: Os Caçadores de Sonhos

1 | 2 | 3 | 4

Rahmati 04/11/2015

Gaiman e Amano - como sempre, fantásticos

É engraçado o que a leitura de Gaiman faz comigo. É daquelas leituras que te deixam sentado, em silêncio, olhando para o nada, sem pensar, apenas sentindo. Posso afirmar, sem medo, que ele é o meu escritor favorito — e essa obra, 'Sandman: Os caçadores de sonhos', é uma *realização* — em toda a profundidade que essa palavra traz — dele em parceira com o meu desenhista favorito: Yoshitaka Amano.

Para quem não o conhece, ele é o ilustrador oficial da série 'Final fantasy' — que também é a minha franquia preferida de videogames. Quando descobri essa obra na livraria, comprei-a sem pensar duas vezes. Para melhorar ainda mais, era barata.

Eu só não imaginava que a história me emocionaria tanto.

O texto de Gaiman é aquele negócio, né. Ele não exagera, não se demora, não enrola, não floreia — mas também não é cru. Usa as palavras necessárias para passar exatamente o que ele quer passar, e todas elas, na medida perfeita — e os desenhos de Amano são exatamente assim, também; têm o nível de detalhes na medida exata que precisam ter; podem ser uma profusão de traços e detalhes minúsculos ou um mar de cores e minimalismo que incomoda e deleita. A união de ambos — texto e traços — é imprescindível para a perfeição dessa obra.

E ela é perfeita. Não preciso explicá-la mais do que dizer que ela é uma ode ao amor. Alguns podem dizer que é apenas um conto, ou uma fábula, mas, na minha concepção, ela vai muito além disso. Ela é verdadeiramente um recorte dos sonhos. Gaiman e Amano trabalham com o está além — com o que está *acima* — do mundo real. Talvez eles trabalhem com o *verdadeiro* mundo real...

Mas o que sei é que eles trabalham com o que mais se aproxima do que *eu* realmente sou.

site: oblogdorahmati.blogspot.com.br

Coruja 02/07/2015

Eu já conhecia a história de Caçadores de Sonhos da versão em quadrinhos, em que Gaiman trabalhou com P. Craig Russell – inclusive eu a resenhei aqui no Coruja. Mas eu desejava ardentemente possuir a versão romanceada, com as magníficas ilustrações do Yoshitaka Amano – e depois de muito esperar, ela foi relançada em português, pela Panini.

Nem preciso dizer que providenciei meu volume já na pré-venda, não é verdade?

Embora sejam primos próximos, as duas versões de Caçadores de Sonhos têm ritmos diferentes, combinando com as mídias em que são apresentadas. Os quadrinhos são interessantes e casam bem com o formato em que outras histórias de Sandman foram contados, mas o verdadeiro potencial da história se revela na versão em romance.

Gaiman já fez graça dizendo que se baseou em um conto folclórico japonês para escrever sobre uma raposa apaixonada por um monge, mas, na realidade, a história é toda de sua cabeça: após uma aposta fracassada, a raposa se apaixona por um jovem monge ermitão. O rapaz se torna alvo de um feitiço que terminará prendendo-o em seus sonhos e, para salvar a vida dele, a raposa faz um acordo com o Senhor do Sonhar – mesmo que isso signifique sua morte. O que se segue é uma jornada de sonhos, sacrifício e vingança.

É uma história de amor fadado à tragédia desde o princípio, considerando a natureza da raposa e os votos do monge, mas ainda assim, é contado com delicadeza, numa prosa que em muitos momentos se aproxima da poesia.

As ilustrações de Amano só somam à experiência. Eu gosto do traço do Russell na versão em quadrinhos, mas o trabalho de Amano é incomparável, perfeito no espírito onírico que domina Caçadores de Sonhos - aliás, devo dizer que vivo na vontade de transformá-las em quadros para colocar nas minhas paredes.

Embora não seja tão lembrado quanto outros de seus trabalhos, esse pequeno romance é um dos meus livros favoritos escritos pelo Gaiman, tragicamente belo e inspirador. E tem a vantagem de servir como uma boa introdução ao trabalho do autor, mesmo para quem ainda não teve oportunidade de começar Sandman.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/07/desafio-corujesco-2015-livros.html
Yasmayfair 30/12/2020minha estante
Então não há a lenda original na qual o Gaiman se baseou?? Como assim? ?

Kris 28/05/2011

Uma apologia, uma fábula ou um conto de fadas? Não sei dizer. Neil Gaiman misturou seus ingredientes fantásticos num psicodélico e imaginário conto de amor; Acrescentando o ingrediente delicioso que são as belas gravuras que praticamente nos transportam para o Japão antigo e para, ao mesmo tempo, o fantástico e sinistro mundo de seu personagem primo, Sandman. Uma leitura mística e bela, é realmente indescritível em meras palavras. Tem de ser lida, ouvida com a mente e o coração e vista.

Se.mi.na.re | IG Literário 09/11/2020

Resenha "Sandman: Os caçadores de sonhos" - Se.mi.na.re | IG Literário
"Sandman: Os caçadores de sonhos" (1999), do escritor inglês Neil Gaiman, faz parte de uma das mais famosas coleções de livros ilustrados de Gaiman, que leva também o nome de Sandman. Entre lendas japonesas e outros elementos orientais, o autor busca imprimir em cada uma de suas páginas a possibilidade de adentrarmos numa aventura cheia de mistérios e romances.

A história inicia com a aposta entre um texugo e uma raposa para ver qual dos dois conseguiria expulsar um pacato monge de seu templo no alto de uma montanha. Após tentativas frustradas, ambos perdem a aposta, tendo em vista a astúcia do monge que percebe as maquinações dos espíritos-animais.

Contudo, a raposa pede humildemente para que possa permanecer junto ao monge no pacífico templo, colocando de lado suas más intenções. A partir dessa aproximação, ambos passam a criar laços que não imaginavam ser possível. Tais sentimentos levam os dois protagonistas a enfrentar as adversidades que o destino lhes reserva.

Outro personagem muito importante na obra é o Rei dos Sonhos, que vendo os desafios que surgem no caminho do monge e da raposa, tem como papel barganhar com aqueles que buscam seu auxílio.

Este belíssimo livro conta com as ilustrações de Yoshitaka Amano (ilustrador da franquia Final Fantasy), que representa em seus traços singulares a saga do monge e da raposa em busca por uma vida pacífica juntos. Suas ilustrações colaboram para compreender a relação entre os personagens e seus sentimentos, principalmente pela representação das feições, gestos e seus posicionamentos nas cenas.

Edição da obra na foto: 2014
Editora: @editorapanini
Tradução: Érico Assis/FD
Título original: Sandman: The Dream Hunters

Resenha por: @jalmirribeiro

site: https://www.instagram.com/p/CFCmvCDDZkj/

Thay'OSF 06/04/2021

Um livro que tras muitas lições a serem aprendidas. Uma leitura fácil e envolvente.

JoAo.Paulo 19/08/2022

*Sonhos recriam o mundo, todas as noites*
É incrível esse universo, esse conto do sandman é muito interessante e muito bem escrito, e mesmo sendo curto, não deixa nada a desejar, parece que você sonha enquanto está lendo, realmente da pra viver muito lendo um livro, ou sonhar.

Talita 31/12/2014

Especial ~
Quando num dia chuvoso, você decide ler algo, que é o encontro do mundo dos sonhos de Neil Gaiman, e do talento fora de série do maravilhoso Yoshitaka Amano, eis que surge..Drem Hunters..ótima escrita, ótimos desenhos, uma "hq / livro" incrível, com uma história fantástica ~ ♥
E claro, recomendo a leitura ao amante de cultura oriental, de Sandman e de Amano!

CaWal 26/12/2014

Material pra sonho
Decidi ler Sandman: Caçadores de Sonhos lentamente, um capítulo por dia. A razão disso vêm de ser um livro curto e escrito com uma linguagem muito gostosa, que facilmente seria lido em poucas meias-horas, mas que também tem a capacidade de passar belas imagens e detalhes quanto a imaginação tem tempo para trabalhar. Minha dica: Leia à noite, com calma, como quem lê e imagina algo que deseja sonhar. Deixe a imaginação tentar formar imagens a cada página.

Nesse sentido, a arte de Yoshitaka Amano, ilustrador por quem eu já tinha uma admiração desde ver seu trabalho na série Final Fantasy, consegue ser ao mesmo tempo detalhada o suficiente para plantar sementes e guiar a imaginação, quanto dá liberdade o suficiente para essa imaginação crescer por si. Vale parar a cada ilustração para observar seus traços e pensar "o que veio/vem antes/depois disso?".

Indico para todos que curtiram Sandman, naturalmente, ou que gostariam de imergir numa história calma e fantástica.

Luciano Luíz 22/09/2014

OS CAÇADORES DE SONHOS é baseado em um conto da mitologia oriental. Onde uma raposa e um texugo querem fazer um monge abandonar o templo e dessa forma morarem lá.
NEIL GAIMAN deu vida a esta versão usando de sua experiência com a série em quadrinhos, SANDMAN.
O ilustrador, YOSHITAKA AMANO (responsável pelo character design da série de RPG, FINAL FANTASY - jogos 1 a 6 e depois o 9) fez um trabalho impecável com ilustrações que em algumas páginas são simples e com cores frias, enquanto em outras, o traço fica todo rebuscado e carregado de cores diversas.
O enredo em si, apesar de usar como base um conto mitológico, é escrito de forma que a leitura flua velozmente. Na verdade, é algo que chega a ser coloquial.
Não há nada de impressionante. Mas assim mesmo cativa por sua simplicidade. O monge demonstrando sua sabedoria e o sentimento do amor, é algo que toca o coração.
É um livro que deveria ser leitura obrigatória aqueles que procuram algo diferente. Pois realmente preenche um vazio literário neste segmento de leitura.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?ref=tn_tnmn

Emilia 08/02/2013

Um livro deslumbrante
Não tenho nem palavras para dizer o quanto esse livro é lindo! A história fala do amor impossível de uma raposa por um monge e tudo o que ela faz para protege-lo. A escrita de Gaiman é perfeita como sempre mas o toque principal do livro são as ilustrações de Yoshitaka Amano. São perfeitas! Com certeza se você conseguir adquirir este livro, guarde-o para o resto da vida, pela lição, pelas ilustrações, pelo conjunto.

Davi.Dallariva 27/05/2022

Apesar de ser fã de Sandman há muito tempo, essa é uma história que ainda não tinha lido. Achei que ia ser muito diferente por ser prosa em vez de quadrinhos, mas não, é Sandman purinho. Muito linda! Depois quero ler a adaptação para quadrinhos, talvez assim eu entenda um pouco melhor.

Helga Cavoli 15/06/2010

Ótimo texto
Gaiman é um contador de histórias. Bem escreveu ele, no livro, que planejava contar uma história que o Amano pintasse. Ficou fantástico o resultado, a aura da história é construída com a junção desses dois elementos (boa história, boa ilustração). O resultado não poderia ser outro. Recomendo.

NathAlia 09/04/2024

Esse é o primeiro livro que li da série Sandman, curti muitoo. Ele conta uma hirtoria japonesa antiga sobre um monge e uma raposa, ele tem ilustrações lindas e é escrito em prosa. Apesar de não ter me sentido completamente satisfeita com o final (tô acostumada com finais felizes) acho que foi o mais certo para a história.

1 | 2 | 3 | 4