Viagem ao Fim do Milênio

Viagem ao Fim do Milênio A. B. Yehoshua

Resenhas - Viagem ao Fim do Milênio

denis.caldas 17/10/2023

Périplo milenar
Interessante história sobre uma comitiva de judeus e muçulmanos que partem do Mediterrâneo ao Mar do Norte, a fim de reestabelecer a sociedade mercantil quebrada por uma querela teológica e social entre judeus asquenazes das incipientes Alemanha e França e judeus sefarditas mediterrâneos. Não vou falar qual a questão jurídica para não incorrer em spoiler, mas destaco algumas coisas que sempre encontro em livros históricos da Idade Média: convivência pacífica entre judeus e muçulmanos, ignorância de cristãos e o tráfico milenar de escravos brancos aos Califados.

Já pensou se as atuais nações escandinávias, saxãs, ibéricas e eslavas fossem cobrar dívida histórica dos bancos árabes? Seria, no mínimo, rocambolesco!

Biblioteca Álvaro Guerra 17/12/2021

"Viagem ao fim do milênio, do israelense AB Yehoshua, cumpre o que promete e nos dá muito mais: é uma "viagem" de verdade.
A sensação de mergulhar naquele final de milênio da Idade Média pelos olhos de personagens (o judeu Ben-Atar, em especial) nos faz participantes de um tempo que não nos pertence e nunca teríamos como alcançar não fosse pelo modo "romanceado" - meio ficção/meio história - adotado por Yehoshua.
Não recebemos a narração histórica pronta, pelo caminho tradicional. Recebemos muito mais! Vemos tudo pelos olhos dos personagens; ouvimos pelos ouvidos dos personagens; sentimos as sensações que sentem os personagens... "

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8535902015