Comboio nocturno para Lisboa

Comboio nocturno para Lisboa Pascal Mercier

Resenhas - Comboio nocturno para Lisboa

Roberta 28/05/2012

Os comboios que tomamos
Deliciosa história de um professor de línguas clássicas nascido e criado em Berna, de onde nunca saiu, falante nativo do alemão, que ao ouvir uma portuguesa anônima em um encontro insólito na rua, sente que é momento de experimentar novidades em sua até então pacata vida.
Toma o "comboio noturno para Lisboa" em busca daqueles sons da Língua Portuguesa ouvidos.
Antes de pôr-se a caminho, vai em busca de livros em portugês. Compra,na Livraria Espanhola de Berna,o que lhe parece à primeira vista um livro de memórias de um médico lisboeta falecido em 1973 (a história se passa em 2004), e para sua surpresa - a compra havia sido aleatória - o texto vai atrai-lo imensamente e será responsável por mantê-lo interessado na língua, na vida da personagem e em aspectos da história de Portugal sob a ditadura de Salazar, alimentando sua vontade e conferindo força à sua decisão de largar tudo e partir para Lisboa.
É também uma ode ao livro, esse objeto capaz de nos falar de outros e de nós mesmos, capaz de nos ligar a outras vidas, outras histórias.