Dom Casmurro Machado de Assis
Ivan Jaf

Resenhas - Dom Casmurro

Clafe 02/11/2020

Dom Casmurro
Conta a história de um rapaz chamado Bento que é apaixonado por uma garota chamada Capitu. Existem varias dificuldades no romance deles, mas o que destruiu completamente a relação que eles tinham foi o ciúmes de Bento.
Esse livro não termina com um final feliz, ao decorrer da história o personagem principal vai se tornando problemático!
GabrielBoone 09/01/2024minha estante
Razo ! Como pode fazer um resumo tão pífio sobre um livro tão profundo.

Clafe 10/01/2024minha estante
Eu nao achei grande coisa, pode ser pq eu era novinha na epoca ou pq foi uma leitura forçada da escola, mas enfim? paciência né!

x_lauram 08/07/2022

Perfeito
É a primeira vez que entro em contato com um clássico nacional e esse formato me ajudou a entender melhor a obra. Recomendo para quem quer começar a ler esse gênero e tem dificuldade, essa história é um acontecimento! Me prendeu do início ao fim e até a metade eu tinha uma ideia do que iria acontecer totalmente contrária do que ocorreu de fato.
Coconutbuny 08/07/2022minha estante
Que delícia de resenha !!! Adoro ver as pessoas falando bem de uma das maiores escritas de todos os tempos (minha fav, inclusive). Bem vinda ao mundo dos clássicos brasileiros, você ainda vai se deliciar demais (e ficar bem bugada com algumas coisas hahaha).

Ps: para próximos clássicos, indico a moreninha ou o cortiço ??

x_lauram 08/07/2022minha estante
Obrigada pela recomendação! Vou considerar um desses dois mesmo já que tenho as HQs aqui em casa, tô achando mt divertido ler nesse formato.

DANILÃO1505 24/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

OBarbeiro 24/06/2022minha estante
Tenho que dizer, por mais que concorde com você, que realmente não é conclusivo, pois a história é narrada unilateralmente, tendo em vista que bentinho foi um homem ciumento e desconfiado (até mesmo paranóico), não dá para se tirar a verdade de apenas um lado. Ótimo livro.

Clafe 17/11/2020minha estante
Concordo com tudo

JAlia372 23/12/2022minha estante
Na minha opinião, c não traiu devia ter traído

Carina 11/09/2013

Machado bem representado
A adaptação realizada pela dupla de artistas é bem contextualizada e consegue um feito improvável: manter a dubiedade da obra na sua adaptação para outras linguagens. O traço do desenho também é muito interessante, apesar de Capitu ser retratada de um modo um tanto exagerado (com olhos de gatinho do Shrek).

z..... 16/02/2015

Cada adaptação que tenho a oportunidade de ler parece complementar ou tão boa quanto as que havia conhecido. Com essa não foi diferente, resultante da bela parceria entre Ivan Jaf (roteiro) e Rodrigo Rosa (arte).
O mistério e desconfiança estão presentes na narrativa, caracterizada também pela representação da ironia e exageros do texto machadiano. Um sarcasmo dramático como o ciúme sugere no romance.
A arte tem sua identidade, com desenhos caricatos ao estilo das escolas mais antigas. As cores são frias, evocando a amargura do Casmurro, e em tom pastel, para a nostalgia. Penso que os olhos de Capitu estão exagerados quem sabe em um paralelo aos sentimentos do Bento... Tudo se junta muito bem para nos apresentar o singular romance.
Gostei também do anexo e de algumas notas encontradas na narrativa. Me ajudaram na compreensão de certos fatos, como o sentido de olhar oblíquo estar relacionado à malícia.
Ótima adaptação! Como diria o José Dias: Bravíssimo!

Ana Ponce 03/01/2017

Dom Casmurro
Olá, olá, olá... Tudo bem com vocês??? Espero que sim. Hoje quero compartilhar com você minhas impressões com a leitura de um grande clássico brasileiro: Dom Casmurro – Machado de Assis. O romance foi escrito em 1899 e publicado pela Livraria Garnier. Foi escrito para sair diretamente em livro, o que ocorreu em 1900, embora com data do ano anterior.
O livro é narrado em primeira pessoa por Bento Santiago, mais conhecido como Bentinho, que é um advogado solitário e bem-estabelecido pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro.
Bento nos conta suas experiências da infância, juventude e da vida adulta. Sua mãe, a viúva D. Glória, faz uma promessa: caso concebesse um novo filho (pois o primeiro morreu no parto) lhe enviaria para o seminário. Quando José Dias, que um agregado da família, conta a Tio Cosme e à D. Glória o namoro de Bentinho com Capitolina (a tão famosa Capitu), a vizinha pobre por que Bentinho era apaixonado.
Forçado a ir para o seminário, Bentinho acaba por conhecer seu melhor amigo, Ezequiel de Sousa Escobar, filho de um advogado de Curitiba. Após algumas negociações com a ajuda de José Dias, Bento consegue sair do seminário e estudar direito em São Paulo. Escobar torna-se comerciante bem sucedido e casa-se com Sancha, amiga de Capitu.
Mas nem tudo são folhes. Bentinho começa a desconfiar que seu melhor amigo e Capitu o traíam às escondidas.
O romance ocorre entre os anos de 1857 e 1875, embora o tempo do romance seja psicológico, a estrutura nos permite perceber algumas unidades: a infância de Bento em Matacavalos; a casa de Dona Glória e a família do Pádua, com os parentes e agregados; o conhecimento de Capitu; o seminário; a vida conjugal; a densificação do ciúme; os surtos psicóticos de ciúme, agressividade; a ruptura.
A dúvida sobre a traição de Capitu sempre pairou e gerou muitas discussões. Mas devemos lembrar que a obra é narrada em 1º pessoa, ou seja, o narrador nos diz o que lhe é conveniente. E Bentinho: nunca traiu sua esposa? Quem garante que não? E se essa cisma dele não é uma desculpa para disfarçar o próprio erro?
Levando isso em consideração esse fato Fernando Sabino fez uma adaptação da obra, mas agora narrada em 3° pessoa, deixando de fora todas as neuras de Bentinho. Dessa forma os pensamentos de Bentinho são retratos como sendo pensamentos, não fatos concretos, como dá a entender em Dom Casmurro.
Em minha humilde opinião creio que ela não o traiu. Desde pequeno ele demonstrava certo complexo de inferioridade em relação a Capitu e também demonstrava ter dúvidas sobre o amor que ela sentia por ele.
Temos que analisar ainda, que apenas ele via semelhança FÍSICA no filho com o Escobar. Os demais viam apenas o menino que imitava os que estavam ao seu redor: os gestos, a fala, etc. Tanto é que no final do livro, ele diz que se o José Dias visse o menino, diria que se parecia com o Bentinho.

Fica super recomendado esse livro incrível, super bem escrito. Espero que tenham gostado da dica. Beijos e até a próxima.

site: viajandocompapeletinta.blogspot.com

Luiza3105 02/06/2024

Resenha de "Dom casmurro"
Confuso demais, tava bom até a página 50, de resto foi só buraco a baixo, quando ela teve filho você já descobre o que acontece. Enfim, foi chatinho

Bea Bortolotto 22/04/2018

Olhos de Ressaca
Bentinho e Capitu se conhecem desde criança, mesmo sua mãe tendo prometido que ele seria padre, ele não deixa de se apaixonar por Capitu e promete casar-se com ela. Ele evitava olhar nos olhos dela por que ele se sentia no mar sendo puxado pelas ondas. Os quadrinhos tornam a leitura mais divertida. Leia e descubra o que acontece nesta maravilhosa adaptação.

Lilis 25/08/2020

Dom Casmurro: minha opinião
A adaptação de Dom Casmurro é simplesmente sensacional, mesmo que, como na maioria dos livros, algumas informações importantes do livro original não estejam presentes nela (na adaptação). Não há palavras para dizer o quanto eu gostei desse livro, considero ele um dos meus favoritos. Há um tempo, eu fiz um trabalho escolar baseado nele. Eu me questionei muito, pensei em todas as possibilidade (ou quase todas), mas não cheguei a nenhuma conclusão concreta. Logo, caros leitores, eu lhes pergunto: Afinal, Capitu traiu ou não? Sinceramente, eu suponho que não. Eu e minha melhor amiga chegamos a pensar até que Bentinho era um paranóico muito ciumento. Bom, nunca iremos saber a resposta (ou talvez saberemos, quem sabe?).

Aline Obnesorg 30/01/2021

Bentinho é o retrato do macho abusivo.
Comecemos com a polêmica: Não, ao meu ver, Capitu não traiu.
O que esperar da mente possessiva de um homem que tinha ciúmes até do mar? Misericórdia! Capitu foi é trouxa de esperar essa coisa por anos.
O amigo de anos morreu, e ao invés de sofrer pela perda o que Bentinho fez? Teve crise de ciúmes por Capitu ter sofrido. Ele queria o que? Que ela gargalhasse com a morte?
Agora quando ele olha para a Sancha com desejo não é nada demais, né? Incrível como os séculos passam e a mente masculina continua a mesma. Dentro e fora da literatura.

Vitoria.Fonseca 07/03/2021

NÃO TRAIU!!!

Graça 01/05/2021

Adorei ! Conseguiram colocar de forma sucinta toda a obra e os pontos mais importantes, simplesmente ótimo pra quem quer se introduzir nos clássicos da literatura brasileira

leeituras 01/07/2021

Dom Casmurro adaptação em HQ
Esse é um livro que tive que ler para uma prova na escola, achei que eu não iria gostar muito mas confesso que adorei a história e quando terminei de ler fiquei com um gostinho de quero mais. Essa adaptação em quadrinhos tem apenas 88 páginas, super rapidinho de ler e com a linguagem muito mais simples do que o original, acredito eu. Desde o começo eu já meio que sabia o que ia acontecer pois estou acostumada a ler bastante e com isso aprendi a juntar os fatos mais rápido e ir descobrindo coisas ao longo do livro.
O livro fala sobre traição e arrependimento para quem quiser saber!!!
Aproveitem a Leitura ?
~ Leh ?