A Caverna dos Titãs

A Caverna dos Titãs Ivanir Calado

Resenhas - A Caverna dos Titãs

K1nmmx 07/01/2024

Já faz quase dois anos que eu li essa livro. Eu li ele sem imaginar o quão bom seria, peguei ele na escola então achei que a história séria desinteressante, mas até hj me recordo dos sentimentos que esse livro me propôs. Uma leitura simples, bem delicinha.
Ótimo para quem gosta de histórias aventurescas, que faz com que você imagine os mínimos detalhes.
Espero um dia poder reler esse livro.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"A Caverna dos Titãs" de Ivanir Calado

Em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, longe das badaladas praias e do frenesi da capital, encontra-se um shopping center aparentemente comum, conhecido como OuterPlanet Megashopping. No entanto, o que parece ser um local de entretenimento rotineiro revela-se como o epicentro de uma narrativa intrigante, uma mistura excepcional de mitologia grega, aventura e ficção científica. Publicado em 2008 pela editora Civilização Brasileira, "A Caverna dos Titãs", escrito por Ivanir Calado, emerge como uma obra-prima literária da literatura infanto-juvenil brasileira, desafiando convenções e transportando os leitores para um universo de deslumbrante originalidade.

A trama gira em torno de um grupo de adolescentes, cujos destinos se entrelaçam no labirinto do OuterPlanet Megashopping. Fred, Sumô e Ana, nossos protagonistas, partilham uma paixão comum: videogames. Ainda que possam parecer atividades de lazer típicas da juventude, os jogos virtuais se tornam o ponto de partida para uma jornada repleta de mistério e reviravoltas surpreendentes.

Logo nos primeiros capítulos, a narrativa toma um rumo inesperado quando os jovens revelam um segredo oculto do shopping. Aparentemente, o lugar é apenas um ponto de encontro para compras e diversão. Porém, na realidade, ele é uma fachada para uma invasão alienígena. Mas não se trata de uma invasão qualquer. Os invasores são seres estranhos que têm a capacidade de recriar criaturas mitológicas da Grécia Antiga. Sátiros, ciclopes e górgonas emergem das sombras, dando início a uma aventura extraordinária.

O que torna "A Caverna dos Titãs" verdadeiramente notável é a maneira como a narrativa entrelaça a mitologia grega com a ficção científica e os videogames. Esse equilíbrio delicado cria um mundo que é, ao mesmo tempo, autenticamente brasileiro e universalmente atraente. A premissa, embora possa parecer bizarra à primeira vista, é trabalhada com tal maestria que o leitor não pode deixar de ser cativado.

O enredo ganha profundidade quando os protagonistas descobrem que o shopping está sendo usado como um centro de seleção e treinamento para jovens que, sem saber, foram escolhidos para auxiliar em uma segunda invasão alienígena. A primeira tentativa de invasão ocorreu na Grécia Antiga e resultou na origem das criaturas mitológicas que agora ameaçam o mundo novamente. Essa conexão entre o passado e o presente acrescenta camadas de complexidade à trama, oferecendo uma exploração intrigante dos ciclos da história e do mito.

Os alienígenas, em sua busca por recrutas talentosos, avaliam as habilidades dos jovens através de máquinas de fliperama especialmente projetadas para esse propósito. Os mais talentosos, os "heróis" modernos, são abduzidos e controlados pelos extraterrestres, reforçando a ligação com os heróis mitológicos do passado. A reviravolta é particularmente fascinante, pois os protagonistas, munidos de suas habilidades adquiridas através de videogames, não se acovardam diante da ameaça alienígena e decidem se unir para salvar o planeta.

Uma característica marcante de "A Caverna dos Titãs" é a riqueza dos detalhes nas descrições. A integração entre o mundo dos videogames e a realidade é tão intrincada que o leitor se vê imerso em um ambiente que ressoa com jovens que cresceram jogando. A fusão perfeita entre o mundo virtual e a ação real é construída organicamente, adicionando profundidade à trama e fazendo com que a narrativa seja excepcionalmente envolvente.

O autor também emprega elementos de suspense para manter o leitor cativado. A revelação gradual das motivações dos alienígenas, os desafios enfrentados pelos protagonistas e as reviravoltas inesperadas contribuem para a construção de um enredo dinâmico e emocionante. A cada página virada, a curiosidade do leitor é constantemente estimulada, criando um forte desejo de continuar lendo.

Além disso, "A Caverna dos Titãs" aborda temas relevantes, como amizade, heroísmo e superação de desafios. Os protagonistas são jovens que passam por um significativo processo de amadurecimento ao longo da narrativa, tanto em termos de habilidades quanto de maturidade emocional. Eles aprendem a trabalhar em equipe, enfrentar medos e lidar com situações extremas, refletindo características que são especialmente pertinentes para o público jovem. A empatia com os personagens e suas jornadas de autodescoberta é uma das forças motrizes do livro.

No contexto da literatura infanto-juvenil brasileira, "A Caverna dos Titãs" se destaca como uma obra que oferece uma abordagem inovadora e empolgante. A combinação de elementos mitológicos, ficção científica e videogames cria uma experiência de leitura única e envolvente. A narrativa de Ivanir Calado não só oferece entretenimento, mas também estimula a reflexão sobre temas mais profundos, tornando o livro uma escolha valiosa para jovens leitores em busca de aventura e enriquecimento intelectual.

Em resumo, "A Caverna dos Titãs" é uma aventura envolvente que cativa leitores de todas as idades. A fusão de mitologia, ficção científica e videogames cria um mundo vívido e intrigante que prende a atenção do leitor do início ao fim. Com personagens cativantes, reviravoltas emocionantes e uma narrativa habilmente construída, o livro se destaca como uma das melhores obras da literatura infanto-juvenil produzida no Brasil. A obra de Ivanir Calado desafia preconceitos literários, celebrando o poder da imaginação e destacando o potencial da literatura brasileira no cenário mundial. Portanto, "A Caverna dos Titãs" é mais do que um livro; é uma odisséia literária que brilha intensamente no firmamento das letras brasileiras.

lelê 30/04/2023

Muito bom, só não sei escrever mais do que isso sobre esse livro porque li ele no início do ano, e só estou escrevendo uma resenha pra ele pra aparecer no desafio de lidos em 2023.

Andréia 08/07/2022

A Caverna dos Titãs
Sinopse:
CAVERNA DOS TITÃS narra as aventuras de Fred e de seu amigo Sumô em busca de explicações para os estranhos fenômenos que ambos vêm testemunhando: coisas estranhas começam a acontecer no ultramoderno shopping recém-inaugurado na cidade. Fred e Sumô, começam a desconfiar que só poderia ser obra de alguém de outro mundo e resolvem investigar.

— declarações finais da leitora, Andréia =) Esse livro tem uma escrita boa, mas o desenvolvimento do livro não é tão bom… a história é bem parecida com a do filme Jumanji e do desenho animado Scooby-Doo — uma das coisas que mais gostei no livro ahaha —, os personagens são legais e todo o enredo do livro fica bem melhor nas últimas páginas, logo, o final foi para mim a melhor parte de toda a leitura. No geral, o livro é bem legal.

Clara3322 04/04/2022

Scooby, é você meu filho?
Peguei na biblioteca do colégio pra me distrair da perturbação do próprio colégio.

Tem um pé no Scooby-Doo e é escrito como se o autor estivesse me contando uma história que viveu. A maluquice toda te faz querer saber o que raios está acontecendo alí.

Em Morro Queimado, Fred, Sumô e Ana encontram um mistério no shopping da cidade e entram numa missão maluca. Depois de Fred ter a sensação de estar dentro de um jogo, A caverna dos Titãs, ele acaba vendo uma das criaturas mitológicas de lá no mundo real e nisso decide investigar. E é claro que nessa doideira não podia ficar de fora seu melhor amigo, Sumô. Sua prima, Ana, entra nessa por causa do tédio que está sendo suas férias. Enfim, não vou detalhar pra não acabar com a graça de quem vai ler.

Recomendo pra galera infantojuvenil que gosta de mitologia grega, jogos e seres não humanos.

"De repente Sumô se virou pra mim. Alí, sentado no chão e praticamente pelado, ele parecia um daqueles budas enigmáticos que minha tia Ivete colecionava em cima da penteadeira"
matheusfellpps 04/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKK li o título com a voz do salsicha

Clara3322 04/04/2022minha estante
KAKKAKAKAKA SIM

.Ju 04/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKK muito bom aná

.Ju 04/04/2022minha estante
O trecho do livro no final me deixou instigada kakakakakkakakakakakaka

Clara3322 04/04/2022minha estante
KAKAKKAKAK

Ruth 09/03/2022

O Ivanir Calado é um dos autores nacionais que mais gosto, ele escreve muito bem com histórias criativas e curiosas.
Esse livro é muito legal, a narativa é bem feita e leitura rápida e leve.
Um ótimo livro.

Pam 09/01/2022

O primeiro a gente nunca esquece
Esse foi realmente o primeiro livro que eu li. Antes disso, eu era uma criança tola (apesar de ler gibis da Mônica, o que eu acredito ser uma ótima porta de entrada para incentivar crianças a lerem), hahaha!
Esse livro me marcou e até hoje não acredito que não teve continuação, eu ansiava com a volta dos aliens para uma nova aventura.

Isabela.Ruthyele 26/07/2021

Bom...
Quando eu resolvi reler esse livro, eu esperava que eu conseguisse ler mais rápido, eu lembro que eu gostava muito da história...
Mas dessa vez ela não andou tão rápida pra mim...
Só por isso não dei 5 estrelas.
Mas a história é ótima, mistura elementos gregos em um cenário brasileiro que é a cidade de Morro Queimado.
É uma aventura infanto-juvenil muito interessante, recomendo essa leitura sim!