A Separate Peace

A Separate Peace John Knowles

Resenhas - A Separate Peace

julia5602 24/01/2022

a separate peace
peguei pra ler porque recentemente tive vontade de começar a ler clássicos, e assim que li a sinopse desse fiquei interessada pelo setting. o inglês do livro é fácil, e ainda assim as descrições do cenário foram vívidas, sinto que pude visualizar tudo muito bem.

o plot em si é bem simples, mas o jeito que tudo se desenvolve faz um diferencial grande. é uma história sobre amizade, sentimentos mistos (competitividade, impulsividade e até um pouco do sentimento de inferioridade, que ao meu ver serviu como gatilho pra os dois primeiros que eu mencionei) e amadurecimento. os personagens são todos muito humanos, o que me deixou ainda mais conectada com eles. além disso, esse livro entregou várias frases bonitas, poéticas e reflexivas.

Juliana (Ju/Jubs) 17/04/2021

Eu amei essa leitura! O enredo é bem simples, mas o simbolismo e as reflexões que dá pra tirar desse livro são muito fortes e importantes. Ele mostra como a aparência não diz tudo sobre as pessoas, como um ato impulsivo pode acarretar coisas graves, como a linha de amor e ódio é tênue, como as pessoas ignoram as coisas para se protegerem e como essa autoproteção pode piorar situações.

Não é por acaso que professores costumam trabalhar esse livro nas escolas, infelizmente os estudantes não gostam muito kkkk

Fiquei muito feliz com essa leitura, principalmente por ter aproveitado tanto esse livro, já que o inglês dele não é tão difícil.

Rony 29/04/2020

Coming of age at its best
ABRIL LITERÁRIO
Livro #5 - Coringa

Podendo escolher qualquer livro da minha estante para esta categoria, me encontro extremamente realizado de ter selecionado justo este.

Logo que o comecei, eu percebi estar lendo um clássico. E não pude deixar de refletir, enquanto lia, o que faz com que livros se tornem clássicos da literatura. São os eventos nele contidos? A junção de causa e consequência certeira para se chegar ao leitor? Ou seria a escolha das palavras mais propensas a criar a atmosfera desejada? Ou ainda o uso de símbolos que servem tanto de forma objetiva, ao desenrolar dos acontecimentos da trama, como de forma subjetiva, ao realizar associações imagéticas a determinadas ideias ou mesmo sentimentos das personagens?
Talvez seja um misto de tudo isto ou talvez seja algo além, algo que não dá pra ser racionalizado e resumido em tópicos. Até porque só um verdadeiro clássico consegue soar autêntico em suas colocações. Tudo que tenta emular um clássico, soa pretensioso demais ou banal e se desgasta rapidamente.

Nesta obra de Knowles, há muita veracidade. Do tipo de verdade que atravessa as barreiras geográficas e temporais. Os sentimentos de inveja, rancor, culpa, amor, arrependimento... São terrivelmente humanos.

Sinto que posso falar tanto sobre este livro! Porém, um bom clássico - como é o caso aqui - já contém tudo em si mesmo, e qualquer comentário extenso sobre o mesmo se transforma apenas em ruído.
Sendo assim, me permita dizer apenas isto: este é um dos melhores livros de amadurecimento já escrito não apenas por capturar tão bem o ser adolescente em suas linhas, mas por transformar a própria adolescência no objeto de luta em seu centro, pelo qual se travam guerras, que se transforma simultaneamente em amigo e inimigo, e o qual deve ser preservado, reservando a ele, a paz.