Sombra da Noite

Sombra da Noite Deborah Harkness

Resenhas - Sombra da Noite

lendo_milac 13/04/2023

Um amor intenso e cheio de desafios
Eu conheci essa trilogia através do seriado. quando assisti a primeira temporada, me apaixonei e fui atrás dos livros para ler. Não me decepcionei durante a leitura porque seguiram, de fato, os acontecimentos do livro, óbvio que encurtando várias partes.

Este segundo livro eu amei por ser grande - amo livros grandes! - e ainda ser dividido em partes de acordo com o que Diana e Matthew viviam no passado. Em A Sombra da Noite, Diana e Matthew fogem ao passado, no período de 1500 da Inglaterra, para duas coisas: encontrar um mestre em magia pra Diana e também encontrarem o livro Ashmole 782 onde poderão encontrar a origem de todas as espécies (demônio, bruxa, vampiro). Matthew, um vampiro centenário, revive vários momentos de um passado que achou ser fácil lidar, mas teve que enfrentar muitos conflitos dentro de si. Diana, uma bruxa sem controle, passa muitos desafios durante sua estadia no passado, além de sua constante preocupação com o conflito interno de Matthew.

O que gostei de ver foi como os dois foram se conhecendo cada vez mais e crescendo juntos, amadurecendo juntos. Eles enfrentaram muitos perigos, mas conseguiram encontrar a força em ambos. Só achei que os dois viveram pouco tempo pra já pularem pro casório ?.

Não vou dar muitos detalhes para evitar spoilers, então se você curte uma história que traz um casal de interespécies proibido, luta contra um sistema tradicional e político entre as espécies, muito histórico e ciência, além de livros grandes, essa é sua trilogia.

Miles 10/04/2023

O que foi esse livro?!!!!!
Apesar de já conhecer a história inteira eu fui muito impressionada com a riqueza de detalhes que tem nesse livro! Diana tentando de ajustar á época e o Mattew tentando fugir do Phelippe para não enfrentar os traumas foi motivo de risada e preocupação por aqui.

A parte que mais me tocou e me deixou muito emocionada foi quando o Mattew reencontrou o Phelippe e eles tiveram aquela "luta"/"acerto de contas" que foi tão importante pra o Mattew se aceitar e superar o fato de ter matado o pai, além de que o perdão do Phelippe me arrancou inúmeras lágrimas, foi a parte mais emocionante da trilogia eu ouso dizer, acredito que nunca vou superar a parte dos dois em Sept-Tours no passado e a alegria plena deles em estar com o Phelippe e também o fato dele ter mandado um recado pra Ysabeau do futuro me deixou muito emocionada.

Além disso foi incrível o encontro da Diana com o Stephen no passado, me entristece ele ser tão frio e não ter demonstrado o afeto que aposto que ele sentia pela filha, imagino como teria sido se a Rebecca tivesse ido ao passado também e visto a Diana como o Mattew.

Fiquei bem aflita na parte que eles estavam em Praga, o rei era maluco e por pouco ele não tornou a Diana um de seus troféus a serem exibidos.

No mais esse é um bom livro mas se não fosse o encontro com o Phelippe eu não teria gostado tanto.

Marcela262 20/02/2023

Amooo eles em outra epoca ,amo como a protagonista é forte e descobre em cada pagina maos sobre si mesma. Amo esse livro, essa trilogia!

fonsecsa 28/01/2023

exaustivamente bom
Esse livro me fez entender quando Matthew diz que para um vampiro um minuto pode ser eterno ou muito rápido. Esse é exatamente o sentimento que o livro causa. Muitas vezes os eventos se prolongam muito e os personagens perdem do real objetivo deles e a autora acaba inserindo muitas informações, o que pode deixar a leitura cansativa.

Apesar disso, o livro é bom, possuindo muitos eventos interessantes e até despertando uma certa curiosidade sobre alguns eventos históricos. Eu espero ansiosamente pelo próximo volume para encerrar a trilogia.

isabela.taylor2 10/01/2023

Gostei desse segundo mas esperava mais, foi muita enrolação pra mim, espero que o último livro seja mais emocionante.

Sara 09/01/2023

Melhor que o primeiro e mais fluido
Nesse livro a leitura segue BEEEEM mais rápido e prazerosa, acho que por ter mais elementos do mundo das criaturas, e por isso se torna mais interessante

Nath T. 31/12/2022

Esse livro foi cheio de emoções. A ida deles ao passado foi sensacional, porque pudemos nos aprofundar mais nos sentimentos de Matthew e as descobertas feitas explicam algumas coisas que sobre Diana. Além de introduzir personagens novos que me cativaram.

Ju Rocha 12/09/2022

Como o livro anterior da autora, uau, que escrita, que amarração, que noção de passado, presente e futuro.

Santos 04/09/2022

Sombra da noite
Segundo livro livro da trilogia das almas, traz Diana para novos desafios, seus poderes mudam e ela tbm tem que se adaptar a nova vida e movo ofício do seu amado. Tudo isso sem esquecer da corrida pelo livro da vida e de novos inimigos.

Luiza Trevenzoli 07/08/2022

Excelente
Esse livro é muito bom!
Com uma viagem ao tempo, conta detalhes e fatos do passado, vividos por pessoas do presente, muito bacana.
Recomendo muito essa trilogia.

RhannaP 21/07/2022

Finalmente consegui concluir esse segundo livro.
A história me prendeu muito em muitas partes, mas também me deixou avoada e desinteressada em vários outros momentos. Levei quase um mês pra concluir, mas a leitura foi muito boa, mesmo as partes mais enroladas são de muito bom proveito, eu que estava um pouco sem paciência nas últimas semanas e não consegui desfrutar muito bem.

Fernanda1893 19/05/2022

A continuação dessa trilogia continua MUITO boa. Não acho que pecou em nenhum aspecto. Foi muito interessante sair de um livro com pano de fundo contemporâneo e focado em mistérios alquímicos e divagações das origens das espécies para um romance histórico com bastante intriga política. Os detalhes desse livro ainda me impressionam. A autora é de mão cheia.
Philippe é um dos meus personagens favoritos nesse livro, de longe. Fiquei apaixonada desde o primeiro momento e me partiu o coração ? junto com o Matthew ? ter de despedir dele. A evolução da Diana também é maravilhosa, finalmente a mulher está sendo a bruxa que nasceu pra ser!