Invasão Vertical dos Bárbaros

Invasão Vertical dos Bárbaros Mário Ferreira dos Santos

Resenhas - Invasão Vertical dos Bárbaros

Ezequiel.Soares 28/12/2023

Filosofia brasileira
Mário Ferreira dos Santos, um dos principais filósofos brasileiro, que infelizmente ainda é esquecido na academia brasileira, nos presenteia com essa importante obra de crítica cultural. Um livro que você não pode passar dessa vida para outra sem ler.

Matheus_Lago 22/10/2023

Um manifesto
Mario Ferreira é cirúrgico e preditivo. Suas observações ainda na década de 1950 se mostraram muito mais claras na virada do milênio e nas primeiras décadas do sec XXI. Por se tratar de um manifesto, o livro é direto e objetivo e cada ponto levantado poderia ser desenvolvido em um livro tamanha a integridade e solidez do assunto. Enfim, é uma introdução e um apelo à civilidade e aos fundamentos que fizeram a grandiosa civilização ocidental.

Marcella.Pimenta 23/09/2023

O caminho lento e sutil da barbárie
Vários textos curtos sobre a corrupção do homem por meio da cultura, que se refere ao termo "vertical" do título. O bárbaro, que sabe mas não sabe o porquê, seria o contrário do civilizado, que conhece o fato e suas razões de ser.

"O bárbaro é o que sabe sem saber o porquê do que sabe; o civilizado, o que sabe, sabendo o porquê do que sabe. Só há ciência quando sabendo os porquês próximos e remotos de uma coisa, de suas causas, de suas razões. Saber-se que naquele campo há árvores colocadas de tal modo é apenas um saber bárbaro, mas saber por que foram elas plantadas, obedecendo a tal ordem, é um saber culto. Há muitas coisas julgadas por muitos como apenas costumes, pois já não sabem por que tais costumes foram instaurados entre os homens." (página 43)

A decadência da arte, a universidade que transforma o aluno em mero reprodutor de pensamento, a força em detrimento do direito, o ataque à ética e à moral são alguns dos temas abordados.

No geral, é uma leitura simples, mas tem alguns trechos que pedem uma atenção e reflexão futura. Como são muitos assuntos e o livro todo tem menos de 200 páginas, o autor sintetiza certas ideias que precisariam ser aprofundadas.

Erick233 15/07/2023

BARBAROS INTRA MUROS
Publicado há exatos 56 anos, esta é uma das obras mais simples de Mario Ferreira. Perto de obras monumentais como "Filosofia Concreta" e "Sabedoria das Leis Eternas", a "Invasão" acaba ocupando o lugar mais insignificante nesta bibliografia de gênio. No entanto, a obra não se torna menos genial. Mario emite o alerta "Barbaro intra muros". Os bárbaros já adentraram as fronteiras do mundo civilizado, e aglutinaram seus valores, suas perspectivas com os do homem civilizado. Hoje, identificá-los tornou-se mais penoso. Reconhecemos o estranho fenômeno do homem dividido entre uma parte civilizada e outra barbara, transitando de mãos dadas. Não que outrora, as mesmas forças disputassem espaço no coração do homem. A diferença é que agora, estas duas forças se apaziguaram e formaram um novo fenômeno próprio da hodiernidade. O que Mario não pode ver foi que, o que lhe parecia, um mero fenômeno temporal, é o mais arraigado dos sintomas da contemporaneidade. Vemos o homem descrito por Mario Ferreira em nosso cotidiano, ele ama MMA, adora filmes tolos, com enredo pobre, personagem mórbido; professa os credos mais primitivos, e despreza tudo que é nobre, mais sofisticado, mais profundo e racional. Vive uma vida irracional com capa de racionalidade.

Romeu Felix 21/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Invasão vertical dos bárbaros" de Mário Ferreira dos Santos, publicado em 1967, apresenta uma crítica à cultura contemporânea, que, segundo o autor, está em declínio devido a uma inversão de valores que valoriza a tecnologia e a ciência em detrimento da cultura e da arte. O título do livro se refere à ideia de que a invasão bárbara, que antes acontecia de forma horizontal, agora acontece de forma vertical, ou seja, a cultura está sendo destruída de dentro para fora. O autor argumenta que a educação tem papel fundamental nesse processo, pois a escola, em vez de ensinar a cultura, ensina apenas as técnicas e tecnologias, formando uma geração sem capacidade crítica e sem valores. O livro propõe uma reflexão sobre a importância da cultura e da arte para a formação do indivíduo e para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana.

Principais ideias:

A cultura contemporânea está em declínio devido a uma inversão de valores que valoriza a tecnologia e a ciência em detrimento da cultura e da arte;
A invasão bárbara, que antes acontecia de forma horizontal, agora acontece de forma vertical, ou seja, a cultura está sendo destruída de dentro para fora;
A escola tem papel fundamental nesse processo, pois a educação atual ensina apenas as técnicas e tecnologias, formando uma geração sem capacidade crítica e sem valores;
A cultura e a arte são fundamentais para a formação do indivíduo e para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana;
O livro propõe uma reflexão sobre a importância da cultura e da arte, e sobre como é necessário reverter a inversão de valores para que a sociedade possa evoluir de forma positiva.
Contribuição para a filosofia:
O livro "Invasão vertical dos bárbaros" contribui para a filosofia ao apresentar uma reflexão crítica sobre a cultura contemporânea e seus valores, e ao apontar a importância da cultura e da arte para a formação do indivíduo e para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. O autor propõe uma reflexão sobre o papel da educação na formação das novas gerações, e sobre como é necessário mudar a forma como a cultura é vista e valorizada na sociedade. O livro tem relevância para a filosofia ao mostrar como é possível pensar criticamente sobre a cultura e sobre as mudanças em curso na sociedade, e ao apresentar uma proposta para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana.

Pontos fortes:

Reflexão crítica sobre a cultura contemporânea e seus valores;
Importância dada à cultura e à arte para a formação do indivíduo e para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana;
Proposta para a mudança da forma como a cultura é vista e valorizada na sociedade.

Sobre a segunda leitura:

Contexto histórico e cultural: Discutir o cenário cultural e histórico do Brasil e do mundo na época em que o livro foi escrito, bem como as principais influências e movimentos literários, filosóficos e artísticos que podem ter contribuído para a obra.

Análise do título: Explorar o significado do título "Invasão vertical dos bárbaros" e como ele se relaciona com o conteúdo do livro, incluindo a possível influência do pensamento de Oswald Spengler.

Análise dos temas: Identificar e analisar os principais temas do livro, como a crítica ao racionalismo, a defesa da tradição e da cultura, a discussão sobre o papel da arte na sociedade, entre outros.

Análise da estrutura: Examinar a estrutura da obra, incluindo a divisão em capítulos, a organização dos argumentos e a utilização de exemplos e referências para embasar as ideias apresentadas.

Análise do estilo: Analisar o estilo de escrita de Mário Ferreira dos Santos, incluindo a escolha de palavras, a sintaxe e a utilização de metáforas e outras figuras de linguagem.

Recepção crítica: Explorar a recepção crítica do livro ao longo dos anos, incluindo críticas positivas e negativas, bem como a influência da obra na cultura brasileira.

Significado atual: Discutir o significado atual do livro e sua relevância para os debates culturais e filosóficos da atualidade, incluindo a possível relação com movimentos conservadores e tradicionalistas.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

FePFdeO 08/01/2023

O óbvio e o original.
A terminologia de MFS lembra a dos grandes escolásticos: generalidades que podem servir para descrever praticamente qualquer sociedade ?barbarizada?. Algumas frases mais parecem chavões do que diagnósticos.

Apesar disso, a parte mais original consiste no conceito de barbaridade nas classes cultas, caracterizado pela pseudointelecutalidade e mediocridades criadoras. Tal conceito merece seria reflexão.

Aline330 03/03/2022

Certamente é uma boa introdução para conhecer esse filósofo, mas como é um manifesto acaba deixando a desejar no conteúdo, que é bem raso pelo seu formato.

Ana Letícia 15/08/2021

Da Invasão Vertical dos Bárbaros
"(...) a diferença fundamental entre o bárbaro e o civilizado, como sentiam os gregos, entre o bárbaro e o Heleno, não era referente a ra?a ou ao estatuto político. Era, sobretudo, o referente à maneira de comportar-se em relação aos fatos. O bárbaro é o que sabe sem saber o porquê; o civilizado, o que sabe, sabendo o porquê do que sabe." Invasão Vertical dos Bárbaros - Mário Ferreira dos Santos

De escrita simples e direta, Invasão Vertical dos Bárbaros é, acima de tudo e como afirmado pelo próprio autor, um manifesto. Nesta obra curta e rica de detalhes e reflexões, Mário Ferreira dos Santos denuncia de modo explícito e filosófico o que chama de invasão vertical dos bárbaros, onde diferente das invasões horizontais (que, através de deslocamento a regiões diversas e penetração de povos, um poder e/ou costume adverso é imposto sob outros), possui um caráter de domínio e catarse cultural, onde os bárbaros, penetrando de modo sorrateiro, vem a distorcer e destruir os fundamentos e a cultura de uma determinada civilização, dominando-a a partir do cerne como uma erva-daninha e transformando-a gradativamente numa grande barbárie. Tratando do domínio dos bárbaros tanto na sensibilidade afetiva como na intelectualidade, Mário Ferreira consegue ser direto e pontual em suas críticas, abrindo com urgência os olhos do leitor o máximo que pode perante o avanço da situação de decadência estrutural da sociedade que vivemos. Livro sensacional, de tópicos curtos e bem explicados, e que com certeza merece mais atenção dos leitores de plantão!

Ari 25/05/2021

Erros que deram certo
Um breve e significativo apontamento sobre o abismo em que a sociedade contemporânea adentrou. O vínculo entre o declínio moral e a "elite intelectual" está bem especificado nas páginas deste livro. Partiram os intelectuais e ficaram os bárbaros?

Johann 22/12/2020

Mario Ferreira dos Santos
Simplesmente incrível o que Mario Ferreira consegue fazer nessa obra de denúncia aos comportamentos bárbaros. Genial!!

Jack 08/10/2020

Invasão Vertical dos Barbaros
Um livros que faz mais do que denuncias, ele traz reflexões importantes sobre como chegamos a esse mome, com muitas encontrou eco no meu coração, outras preciso, ainda, refletir mais um poucor kkkk
Mas, seja como for, é uma obra atual, profunda e relevante!

Cardoso 07/10/2020

Nota confusa dum livro confuso
É no mínimo curioso que MFS tenha "ressurgido" nas mãos de seguidores de Olavo de Carvalho e admiradores de Jair Bolsonaro; há passagens, tópicos e algumas páginas inteiras, ipsis litteris, que os condenariam. Na verdade, muita coisa, aqui, serve para atacar muitas outras coisas: sob a desculpa do "manifesto", se permite certas "lacunas" que seriam, obviamente, apenas generalizações, polêmicas... Mas existem polêmicas e polêmicas, o aforismo tem esse poder: sintetizar, em poucas palavras, sistemas complexos de ideias que, se na teoria prática podem até desmentir esse cartão de visitas, ainda servem no plano pedagógico e político. Quem sabia fazer isso muito bem era Marx, com quem Mário luta, luta e luta sem conseguir atingir o alvo; aliás, no trecho em que, tratando do esporte, propõe Proudhon no lugar de Marx, acaba caindo numa série de contradições que seriam resolvidas facilmente... pelo próprio filósofo alemão! Sobre polêmicas, aliás, é permitido falsear a história? Se "a história da humanidade é a história da luta de classes" é tão polêmica, nada digo de certas constatações de Ferreira dos Santos a respeito do Cristianismo e da Igreja, da Civilização Ocidental Judaico-Cristã, da Filosofia Moderna (ou Contemporânea, com letra maiúscula ou minúscula, sei lá, que loucura!), do Renascimento e pitacos que dá em áreas como a Física, História e Psicologia... Calafrios!

Enfim, a repercussão: Mário é um anarquista, ainda que um católico fervoroso no sentido mais conservador do termo — a verdade é que o verdadeiro espantalho que o "bárbaro" se torna cai em lugares perigosíssimos —, de deixar Tolstoi (um grande anarquista cristão!) de cabelos em pé; é proudhoniano, porém tomista; é um moralista inocente (é difícil não rir de certas passagens excessivamente pudicas, quase de um celibatário!) e que atira pra todos os lados. Certo: eu sei que ele escreveu uma enciclopédia, onde todo o seu pensamento está sistematizado — e isso é, no mínimo, admirável e positivo! —, mas não muda o fato de Invasão vertical dos bárbaros ser, per si, uma obra confusa; uma reedição pediria, aliás, um bom prefácio explicativo e contextualizador, ainda mais como forma de conhecermos mais sobre essa mente que os conservadores querem tanto que lembremos! Mário era, ao que tudo indica, opositor da Ditadura e este livro foi lançado em 1967; me pergunto o quanto daqui não está, em alguma medida, direcionado ao próprio Regime Militar; a obra, entretanto, apresentada descontextualizada, tem certos propósitos editoriais e políticos que não conseguem menos que o meu desprezo.

Marcio527 30/09/2020

Não conhecia o trabalho do Mário, livro excelente, ja comecei a pesquisar outros livros do mesmo, creio que seja uma leitura que não se deve ''passar batido''

Luis Carlos 22/08/2020

Uma dos melhores livros que li
Uma obra magistral.

Esse livro, escrito pelo maior filósofo brasileiro de todos os tempo, denuncia uma tragédia que, à época, se aproximava, e que, nos dias atuais, já a ocorreu: a tragédia da subversão e destruição da cultura nacional.

E, com visão incrível, Mario Ferreira dos Santos antevê os meios pelos quais tal ruptura iria ocorrer: sobreposição do sentimentalismo em detrimento da razão, do belo em face do feio, do sentimentalismo em contraposição à razão, do corpo em contestação à mente, dentre outros pontos salutares.

Li faz alguns meses e pretendo relê-lo em breve.

É incrível como Mario, de forma cirúrgica, antecipa a tragédia em que se tornaria o Brasil nos anos subsequentes.