O Livro das Maravilhas de Marco Polo

O Livro das Maravilhas de Marco Polo Marco Polo

Resenhas - As lendárias viagens de Marco Polo

Francisco 14/12/2020

Desbravando o Oriente
O mercador veneziano Marco Polo (1254-1324) iniciou sua exploração do Oriente até então desconhecido ainda na adolescência com seu pai e seu tio, ambos mercadores, com cerca de dezoito anos. Suas aventuras tornaram-se conhecidas na Europa por meio do Livro das Maravilhas e Diversidades, publicado por volta de 1298 e narrado por Marco Polo ao poeta Rusticiano de Pisa, quando estavam ambos presos em Gênova, durante a Batalha de Cúrzola. Suas peripécias vão desde Bagdá a locais como o deserto de Gobi, as Ilhas de Cipango (atual Japão), a Ilha de Ceilão, cidades indianas e o reino tártaro de Kublai Khan (neto de Gengis Khan), onde torna-se embaixador de grande estima por parte de Khan. Embora existam trechos onde o folclore, as lendas locais e o exagero predominem, é uma obra agradável de se ler.

O que torna-se marcante e evidente ao longo do texto é que Polo não apenas descreve os aspectos geográficos de onde passa, mas descreve seus aspectos religiosos, como o budismo, o taoísmo, o confucionismo, a religião tártara, o hinduísmo e a doutrina de Zoroastro. Além disso, traz informações sobre a origem e formação de muitas nações como o Japão e a Índia. Nesse ínterim, é uma leitura agradável e única como eu, antes da leitura, imaginava que não fosse.

Gustavo cadore 17/10/2019

o livro das maravilhas de marco polo
esse livro pode parecer venho e chato mas não jugue o livro pela capa. ele conta a historia de uma pessoa chama marco polo, um desbravador que embarca em uma viagem par descobrir o mundo

z..... 27/08/2019

HQ EBAL (Edição Maravilhosa 12 - 1958 - 2ª edição)
Li o clássico e a primeira edição dessa HQ em 2015. Na época, não curti muito, devido o que considerei falha na adaptação.

Já não lembro de muita coisa do livro e agora, relendo a mesma HQ em sua segunda edição, deu para perceber histórias que enfatizavam conflitos diversos no Oriente. Estes facilmente estimulam uma percepção de barbárie.
Considerando-se que as viagens de Marco Polo foram entre os séculos 13 e 14, em que o contexto que relatou era muito desconhecido, acredito que sua obra contribuiu para visão equivocada clichê dos povos orientais. Com certeza...
Interessante que a chegada dos ocidentais por lá é também associada à uma percepção de barbárie... As cruzadas que o digam, né!

A HQ tem vários relatos curtos e dá vontade de ler o clássico de Marco Polo. Mas ainda acho uma adaptação cansativa, principalmente pelo roteiro que não dinamizava o texto e as ilustrações pouco atrativas.