A Libertação da Bela

A Libertação da Bela Anne Rice

Resenhas - A Libertação da Bela

Literatura 06/08/2012

Libertação, prazer e dor
A trilogia erótica escrita por Anne Rice precisa ser lida na sequência, como se fosse um livro só. Não faça de outra maneira ou você odiará o todo. Algo me diz que era para ser assim... você ficará chocado no primeiro volume, odiará o segundo volume e viverá um amor incondicional pelo terceiro livro.

A Libertação da Bela (Rocco, 349 págs) é o desfecho perfeito para essa obra ímpar e infernal. Quem disser que só rola sacanagem está muito mal informado. Para entender o que estou dizendo é preciso ler com o coração e não com a mente. Vou além... é preciso ler com a alma.

Lições belíssimas estão encarceradas nessa série e qual não foi minha surpresa quando finalmente as entendi, enquanto devorava as páginas do último volume. Dualidade, meus amigos. Tudo se resume a isso.

Aceite a sombra e a luz e você encontrará a felicidade eterna. Simples assim.

Nesse último livro, Bela, Tristan, Laurent e outros príncipes e princesas são sequestrados da Vila e levados para o reino do Sultão. Mesmo sem saber o que esperar, anseiam pela chegada e pelas novas experiências no limite entre o prazer e a dor. Eu disse limite? Não, não há limite.

No palácio do Sultão, esses belos príncipes e princesas descobrirão coisas fantásticas e viverão sensações muito além do imaginado. Mas, tudo o que é bom dura pouco. Eu disse bom? Poxa, nada é bom por aqui! Ou é?

Dualidade, meus amigos... entendam essa pobre mortal quem vos fala.

Adorei o desfecho. Na verdade eu amei. Muitos me chamarão de louca, demente e por aí vai. Mas o que fazer? Eu amei e ponto final.

Veja mais no Literatura:
Violet 02/10/2012minha estante
Eu concordoooo mto com o que vc disse,eu amo o jeito classico como a Anne escreve e como ela aborda esses assuntos polemicos pra epoca e dialidade é a palavra que eu usaria se tivesse que definir em um palvra a obra dela!!

Cristalie 18/10/2013minha estante
"você ficará chocado no primeiro volume, odiará o segundo volume e viverá um amor incondicional pelo terceiro livro." concordo totalmente

Daniely.Samara 15/02/2014minha estante
Ei li ano passado e o final é lindo tão romântico e verdadeiro.

seja se 15/04/2015minha estante
Li o primeiro e o segundo e depois de ler seu comentário eu N-E-C-E-S-S-I-T-O ler o último!!!

sorvecinho 28/01/2013

“Logo agora que a brincadeira estava ficando boa”
Esse foi o melhor título para o fim da trilogia erótica de Anne Rice. Quando ela acerta em cheio o ponto, acontece o feliz para sempre.

Voltemos à explosão repentina que do último livro que dá início ao fim da história. A chave é “sequestro de escravos”. Do nada, o sultão, isso aí, um sultão manda homens capturarem alguns escravos para futuramente serem devolvidos. A partir daí já começamos a questionar a falta de necessidade do fato. O que importa é que nossa querida Bela, o meigo Tristan, e o recém/novo/saído-do-forno Laurent, e mais três escravos menos importantes são os escolhidos e levados.

Novamente Anne Rice muda o cenário, em A Libertação da Bela temos o Palácio do sultão, um lugar onde os escravos são usados de todas as maneiras (prefiro não explicitar senão perde a graça). Eles não podem falar! Os escravos serão novamente separados. E sim, nossa selvagem querida Bela já tem um novo amor (o que já é dito no finalzinho mesmo do livro anterior).

A nova narrativa em primeira pessoa será sobre Laurent! O escravo fujão do livro anterior. E sejamos francos, ele é sensacional. Era simplesmente o que faltava para a história. E ele sim, se comporta como um verdadeiro protagonista. Então já é o suficiente para saber que a narrativa do “audacioso” Laurent é o que preencherá toda a história. Claro que Bela se aventurará, mas serão poucos momentos que trarão êxtase.

Os personagens secundários praticamente não existem. Tirando o mordomo-chefe, Lexius, e o próprio sultão.

No final das contas, nem tudo ocorre com planejado. Há mais explosões e reviravoltas estilo Anne Rice, até que tudo broxa. E acontece o feliz para sempre. Que não é ruim. É extremamente bom. O problema é que a história tinha ficado boa, e acabou.

E os problemas que houve na história? Quem liga? Anne Rice nos deu Laurent e um final feliz com promessa de muito sexo no último livro, e é isso que importa.
Cristalie 18/10/2013minha estante
Laurent foi demais! Fez tudo valer a pena :)

Isa 22/07/2017minha estante
Recebi a indicação da série e engoli os 3 livros em poucos dias. O assunto submissão, o simples fato de receber ou dar prazer através da dor e humilhação indignam muita gente, mas é estimulante. Adoro este tipo de leitura, nossos princípios mudam e enxergamos a nós mesmos como meros mortais cheios de vontade de crescer e alimentar o ego independente do que possamos fazer. Custe o que custar, somos feitos de puro prazer e vontade de saciar.

Paty 12/09/2012

Resenha da trilogia lá: http://almadomeusonho.blogspot.com.br/2012/09/resenha-trilogia-da-bela-adormecida.html

Paulinha 24/10/2012

Final
O final do livro foi muito previsível.
O casal gay pelo menos ganhou um final feliz também, que achei o máximo!
O livro nem tem em si uma historia envolvente, e as sacanagens não achei de todo mal. Algumas muito interessante!
Ela foi corajosa ao escrever este conto, com certeza.
Valeu pela leitura e distração, afinal é para isso que foi escrito, penso eu!

Marselle Urman 05/12/2012

Não...não tem sentido algum!!!
Que coisa triste essa trilogia. No quesito "patético" só consegue
perder para a Bússola de Ouro.

Resultado final: O primeiro parágrafo e o último capítulo são um conto de fadas. O resto, o miolo, é uma grande brincadeira sadomasoquista num universo de fantasia onde nada é nem verossímil.

Acho que Rice se sentiu frustrada por não poder fazer Lestat ser um grande comedor e tentou se vingar na figura de Laurent. Só serviu pra fazer com que ela caísse no meu conceito, porque achei semelhanças com outros aspectos de seus livros (sérios) que eu achava ótimos.

Well, so sorry for me. Essa trilogia merecia uma fogueira por mero desperdício de papel do universo.

Adriana 25/03/2013

Enfim acabou
Com certeza a figura mais interessante do livro foi o Laurent.
Pra quem gosta, um prato cheio!!!!
Tem para todos os gostos, agrada homens e mulheres....
Enfim acabou e não deixou saudades nem gosto de quero mais.

Barbara 17/05/2013

A Libertação de Bela
Imagina o maior nível de submissão que se pode ter, pois é, o livro se trata disso.

Enquanto Bela chega as Arábias, descobre um novo nível de submissão, bem como um novo nível de prazer.

Ao tentar entender uma terra tão distante e pessoas tão diferentes dela, Bela se descobre como submissa e descobre também Laurent, o escravo que havia fugido no livro passado.

Com narrativas de Bela e Laurent, nós é mostrado uma nova perspectiva da história e o limiar entre submisso e dominador.

Se preparem para grande reviravoltas e lógico um final improvavelmente feliz.

Natália 05/06/2013

Final Decepcionante.
Sem mais. ¬¬'

Cristalie 17/10/2013

Final maravilhoso!
Pra terminar a trilogia, a Bela mudou bastante durante o decorrer dos livros. Anteriormente era uma garotinha perdida, submissa e sem graça, que não sabia o que fazer ou sentir. Com suas experiências ela fortaleceu sua personalidade. Na verdade ela gostava da vida que levava e amava os mais severos senhores e das mais crueis submissões. Mas ela mesma afirma que entregava seu coração a cada senhor que a domina, mas nunca sua alma. Diferente do seu amigo Tristan, que se apaixonou por seu senhor.
Com esse livro veio mais um POV, Laurent. Me apaixonei por esse personagem. No livro anterior era conhecido como o escravo rebelde, que fugiu, e agora é o escravo ousado.
Foi ele que tornou o livro muito mais interessante, que tomou as atitudes mais inesperadas.
Minha conclusão é que esses livros têm o objetivo de serem eróticos. E somente isso. Pra aproveitar a leitura é necessario não ser exigente e esquecer os aspectos verossímeis.
Mas admito que o final me emocionou e eu quando eu percebi já estava muito próxima dos personagens. Adorei.