Psicanálise e Psicoterapia

Psicanálise e Psicoterapia Radmila Zygouris

Resenhas - Psicanálise e Psicoterapia

Abinaécia 09/08/2023

A psicanálise não pode ser nada além de uma longa viagem.
A destinação (como destino) importa menos que as paisagens percorridas.
(Radmila Zygouris)

Marcelo 29/11/2022

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Esse é um livro que todo psicanalista deveria ler. Trata-se de um livro super curto (menos de 80 páginas) e é a transcrição da palestra que a autora fez no Brasil em 2009, evento organizado pelo CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos).

A autora é psicanalista francesa de origem iugoslava, e foi membro da Escola Freudiana de Paris até a sua dissolução em 1978 por Lacan.

Nesse livro/palestra a autora faz uma reflexão sobre a questão se a psicanálise é uma psicoterapia ou não. Claro que o processo analítico em sí apresenta uma terapêutica pois as neuroses são por sí só sintomas e causam sofrimentos, mas a reflexão que a autora apresenta é o fato de que alguns pacientes só vem em busca de alivio de um sofrimento imediato, sem interesse em de fato entrar em análise. Por outro lado a autora também faz a provocação se nós psicanalistas não nos apressamos rápido demais em abraçar a psicoterapia, abrindo mão do processo analítico ?puro? como existia no inicio da psicanálise.

Outra reflexão bastante importante que a autora propõe é a relação do analista com o dinheiro, fazendo o paciente acreditar que não pode haver análise sem pagamento ou que a análise boa é aquela que custa caro. Pela experiencia da autora, ela chega a conclusão que não necessariamente uma análise gratuita tem menos resultados que uma análise paga, o que não quer dizer que não se deva cobrar por esse trabalho, mas sim que precisamos desmistificar essa ?verdade? que alguns analistas assumem perante o dinheiro.

A autora apresenta casos por ela vivenciados que ajudam no entendimento dos temas propostos.

Apesar de a palestra ter mais de 10 anos desde sua apresentação, o tema é muito atual e a linguagem muito acessível. Super recomendo a leitura.

Carolina 11/09/2022

Primeiro livro que leio da autora,livro fininho mas que contém muitas informações,li com calma para digerir as coisas, vale a pena pra quem é da área pensar algumas questões.

Rafaela.Costa 23/03/2021

Excelente para questões que nos levam a ter dúvidas sobre psicoterapia e análise, e aborda de forma leve e com casos para elucidar.
Ray 09/09/2021minha estante
Tem pdf?