O Quinze

Shiko

Resenhas - O Quinze

Asafe4 21/09/2023

50 páginas de glossário
Assim como o livro "O Alquimista", "O quinze" de Rachel de Queiroz é uma leitura maçante, mas com uma história muito boa. O foco na seca do sertão retrata de forma crua a forma como duas diferentes famílias, de classes sociais distintas, sobreviveram nesse período terrível. Mas a linguagem é muito rebuscada. Num sentido extremamente ruim. As palavras não passam sentido direto, tanto que no livro temos lindas e temíveis cinquenta páginas de glossário. O famoso dois em um! Leia um livro e o dicionário de brinde. Minha nota ainda é boa, considerando que vou precisar desse livro pra uma prova amanhã. Me desejem boa sorte?

Crislane 20/09/2023

Raquel de Queiroz
É um livro triste, rápido e importante. Gostei bastante, mas tive que parar pra absorver certas cenas. Percebi o racismo na protagonista Conceição e se nos colocarmos em 1915 podemos entender um pouco seu pensamento.

EduardaCGP 19/09/2023

Desolador
A poesia da escrita de Rachel de Queiroz não minimiza o padecer do enredo.
Leitura altamente emocionante, rápida e de uma força avassaladora. Para quem já leu Vidas Secas, Rachel consegue traduzir de forma ainda mais crua o sofrimento daquele povo. Enfim, um livro sobre o sofrimento do povo nordestino em uma seca histórica, é de cortar o coração e repensar vários aspectos da condução da própria vida.
Deisi 19/09/2023minha estante
Eu amei esse livro

gabriel.a.brumatto 16/09/2023

O Quinze - Rachel de Queiroz
Acredito que seja de praxe dizer que este é um livro magnífico, mas em minhas circunstâncias de leitura, digo para me diferir à alta crítica literária brasileira, que este é um livro que ultrapassa o magnífico, chegando a ser um romance lendário. Rachel de Queiroz não escreveu um livro, mas sim um monumento da alta literatura brasileira.
A história de seca de 1915, que assolou o Nordeste brasileiro, foi contada ou recontada com maestria, nos fazendo sofrer durante os momentos de leitura, e nos fazendo questionar o motivo da falta de atenção que essa região brasileira recebe dos governantes e pessoas públicas, que infelizmente, tornou-se algo histórico e hereditário.
A trajetória dos retirantes tratada no romance reflete, até em tempos atuais, a de muitas pessoas que são forçadas, de forma involuntária, a se retirar de seu local de nascença, em busca de melhores condições de vida.
Este é um romance sobretudo de denúncia e indignação, que denuncia a falta de responsabilidade e competência das autoridades para com a região, o preconceito de pessoas residentes no Sul brasileiro e no esforço que os retirantes fazem para terem acesso à direitos garantidos em Constituição, sendo eles: moradia, alimentação, saúde, transporte, entre outros, que infelizmente, não são garantidas.
O livro deve ser lido por todos. É uma leitura difícil, pelo tema tratado, mas necessária na formação de quaisquer leitores brasileiros, para que haja a reflexão sobre tema tão relevante. A miséria e a fome devem ser combatidas, para que os brasileiros não sejam vítimas daquilo que Chico Bento, Mãe Nácia, Conceição, Cordulina, Vicente, entre outros personagens do romance foram.
Termino esta resenha com elogios também à edição, que traz textos de apoio maravilhosos, bem como os de Mário de Andrade e Augusto Schmidt, que torna a experiência de leitura ainda mais rica. Recomendo à todos que façam a leitura. Viva Rachel de Queiroz!!
ThaynA330 16/09/2023minha estante
Que resenha! Acabou de super na minha lista de prioridades

Jhenni 12/09/2023

Livro: O Quinze, Raquel de Queiroz
Então, a leitura do livro é fluida, ou seja, fácil de ser lido, apesar das palavras usuais da época, a escrita é simples e engajada. A obra traz assuntos, como fome, miséria, pobreza, diferença de classes, um feminismo implícito, entre outros. As temáticas são exploradas como denúncias sociais e são bem retratadas. Os diálogos são curtos, mas na medida certa, assim como as descrições. Entretanto, o mais intrigante é a maneira como essas descrições são feitas, muitas vezes por meio de metáforas ou comparações, que fazem o leitor ficar admirado com a genialidade da autora. Sinceramente, eu adorei o livro, li após "Vidas Secas" de Graciliano Ramos e confesso que prefiro "O Quinze", por questão de gosto mesmo, sempre fui acostumada a ler romances e livros mais leves, porém quando me deparei com a obra de Graciliano, o choque de realidade foi forte pela maneira como os problemas sociais do sertão brasileiro são retratados, uma vez que no livro de Raquel o modo em que o enredo se desenvolve, situação é exposta aos poucos.

Supercut09 12/09/2023

Seca no Sertão
Esse e o terceiro livro que leio da autora e mais uma vez ele consegue me surpreender.

Dessa vez ela esta dando foco e destaque narrativo ao sertão nordestino fazendo dele um personagem e não só um ambiente(ou local) para o livro.

Um livro bastante triste relatando como as pessoas lidavam com a interminável seca que poderiam durar meses .O enredo do livro fala muito sobre como trabalhadores tentavam sobreviver sem a chuva muita das vezes perdendo o seu emprego, sua casa e ate mesmo a sua vida perseguindo o sonho de uma vida melhor para a sua família.

Uma autora no auge dos seus dezenove anos nos deu em forma de livro um relato triste e divisor sobre a seca de uma forma bem triste e melancólica, mas também com muita graciosidade.

jucoaio 11/09/2023

? o quinze
setembro/2015 ??

??:: como comentei em "jóias de família", minha professora de português era meio lelé da cabeça por mandar crianças de 11 anos lerem livros assim, porque a gente obviamente não entendia muita coisa. mas lembro que de todos que ela mandou a gente ler, esse foi o que mais gostei

alicetomaz 08/09/2023

Rachel de Queiroz, te amo!
O homem só aludia a misérias e a mortes. Dos olhos embaciados da velha, as lágrimas desciam, apressadas. E ao ver a sua casa, o curral vazio, o chiqueiro da criação devastado e em silêncio, a vida morta, apesar do lençol verde que tudo cobria, Dona Inácia amargamente chorou, com a mesma desesperada aflição de quem encontra o corpo de alguém muito querido, que durante nossa ausência morreu.

manu :) 08/09/2023

Gostei
Gostei do livro mas acho que teria aproveitado e desfrutado mais da leitura se não tivesse sido forçada a o ler pela minha escola. Em minha opinião, achei ele um pouco fraco comparado a sua reputação. Não bateu com as minhas expectativas.

sussu 06/09/2023

Rachel de Queiroz tem meu <3
Me emocionei bastante com a história, gostaria de saber o que aconteceu em São Paulo, se conseguiram, se deu tudo certo, mas infelizmente ficou aberto. Não tem o que falar, esse livro aborda a grande seca no sertão, o empoderamento feminino, preconceito racial, profissional, paixões, enfim, um emocionante clássico nacional e de fácil compreensão.

Rachel 03/09/2023

Vicente e Conceição se tornam coadjuvantes na verdadeira história do Quinze, a de Chico Bento e sua família, que traduzem nas páginas escritas por Rachel a tristeza da miséria, seca e fome. Uma obra para todos. Recomendo

Luana1648 03/09/2023

Insetos Cor de Folhas- Esperanças
Essa leitura trás a lembrança dos relatos que minha avó comenta, os períodos de seca e fome que asolavam os anos de 1930-1940, onde os seus pais tinham dificuldades de criar suas filhas.
Mas voltando ao livro de Rachel de Queiroz.
A obra "O Quinze" desenvolvesse um romance no sertão nordestino durante uma grande seca, com muitos migrando para outras regiões para fugir da fome e a falta de chuva.
É uma história que acima de tudo trás esperança (em minha opinião), não vejo um retrato de miséria como costumam comentar sobre a região nordeste.
Afinal minha região não é fome e seca, é resistência, perseverança, resiliência, merece e deve ter respeito por aqueles que construíram o Brasil.

Ayyxluxx 02/09/2023

Um romance perfeito é triste a história mais sem contar os detalhes que tem que isso é o melhor de todos amei ??