O Quinze

Shiko

Resenhas - O Quinze

Val 31/08/2023

Aos dezenove, O Quinze!
Não há como negar: é inquestionável o talento literário de Rachel de Queiroz, já explicitado em sua primeira obra, O Quinze. E é de embasbacar-se que, com apenas dezenove anos, tão brilhante romance escreveu. Um talento incontroverso.
Também incontestável é a qualidade da sua escrita e da sua criatividade. E, em tão tenra idade, já expressa um profundo conhecimento do achavascado agreste nordestino e de seus resistentes residentes e sobreviventes. Sem falarmos dos predicados de sua linguagem fluída, objetiva e concisa, contudo, sem deixar de apresentar o realismo dos personagens e cenários: “Lá se tinha ficado o Josias, na sua cova à beira da estrada, com uma cruz de dois paus amarrados, feita pelo pai. Ficou em paz. Não tinha mais que chorar de fome, estrada afora. Não tinha mais alguns anos de miséria à frente da vida, para cair depois no mesmo buraco, à sombra da mesma cruz.”
Muitas vezes interpretativo beirado à perfeição, os diálogos transpiram autenticidade e expõe a exuberante realidade cabocla do retirante no sertão atroz e desumanamente infernal. Perturbadoras, chegam a ser emocionantes as cruas descrições do sofrimento dos retirantes ante a fome, a sede, o sol abrasador e, como consequência, a fraqueza e a moléstia: miséria e desespero.
A tanta desgraça involuntária soma-se a incomensurável dor de não se ter tino e tempo para cumprir ou sentir o luto. Para o retirante, a vida não lhe pertence, mas à caatinga e à misericórdia de quem pouco tem para compartilhar.
Diante de tanto sofrimento, Rachel não deixa de suavizar sua obra de estreia com romances dos personagens e com a inclusão de pessoas bondosas que se destacam ao ajudar os miseráveis.
E assim, Rachel resgata as causas da fuga de sua família do Ceará para o Rio de Janeiro, em 1877, na maior seca que já assolou o nordeste brasileiro.
Valdemir Martins
31.08.2023

site: https://contracapaladob.blogspot.com/

Biblioteca da Pry 29/08/2023

O livro não decepciona em nada.
Sendo o primeiro livro de Rachel de Queiroz, e mesmo na época tendo algumas críticas, não consigo encontrar nada que tire todo o prestígio desse clássico.
Mostrando a realidade do sertão, vamos nos identificando com passagens, da seca, das limitações, das perdas e saudades.
Para nós que nascemos ou que de alguma forma estivemos perto dessa realidade da seca, entende a dor de cada página.

O quinze é um livro que nos humaniza e nos traz para um lado tão real da nossa cultura.

Não há como não ser apaixonado pela Literatura Brasileira!

jamillysmc 27/08/2023

O Quinze, de Rachel de Queiroz.
Há algum tempo eu gostaria de pegar esse livro para ler, tendo em vista que no ensino médio estudamos bastante sobre o livro e a autora.

daqui alguns dias, vou visitar o museu da Rachel de Queiroz e vi a oportunidade perfeita para fazer a primeira leitura da autora.

O Quinze me deu uma grande aflição. a fome, a sede, a seca, o sofrimenro... algo que não está sob nosso controle, assolando a terra do Ceará, matando crianças, adultos e idosos.

é uma leitura extremamente necessária. rachel de queiroz é uma escritora de mão cheia!

Julia 24/08/2023

O Quinze foi escrito por Rachel de Queiroz e publicado quando a autora tinha apenas 20 anos. A grande seca que assolou o Ceará em 1915 é o acontecimento histórico que dá nome ao livro e que serve como ponto central da obra. O romance retrata a miséria, o sofrimento e as migrações provocadas pela seca, abordando também a existência dos campos de concentração que foram criados nos arredores de Fortaleza para receber os retirantes e evitar que estes chegassem à capital do estado. A temática e as angústias do livro lembram bastante outro clássico, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que na verdade foi escrito posteriormente. Para além da seca, O Quinze também acompanha questões pessoais de alguns personagens, como Conceição, que possuía certas posturas e ideias que subvertiam o papel designado para a mulher na época.

Foi a minha primeira leitura deste clássico e da autora e gostei da experiência. Como alguém que morou a vida toda no Rio Grande do sul, onde o clima é subtropical e úmido e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, é sempre interessante ler sobre uma outra realidade que existe dentro do meu próprio país, situada em outro clima e outras paisagens.

Paloma 21/08/2023

Muito bom! Gostei mais do que esperava! Retrata a terrível e triste situação dos trabalhadores rurais durante a seca nos anos 30. Falo dos trabalhadores, pois os que tinham posses passaram por esse momento sem grandes dificuldades. Não sei se foi intensional, mas é exatamente o contraste que a história trás: o que cada classe passou durante esse período. Os trabalhadores sem ter com o que trabalhar temiam e sofreram com a morte pela fome, já os de posses sofriam de amores e de solidão.

Em poucas páginas a autora consegue passar a vivacidade dos personagens e descrever muito bem uma terrível realidade que a fome e a ausência de recursos provoca.

ruhamao 21/08/2023

Faz doer na alma.
Leitura pesada e difícil, muito densa de ser digerida. Mostra-nos a perversidade da fome, da miséria e da seca de forma que nos faz refletir acerca do sofrimento vivenciado por retirantes nordestinos em época de seca, que tomando a desgraça de suas sinas nas costas, seguem o sonho de uma vida digna, numa caminhada repleta de infelizes interrupções.

Hericc 20/08/2023

O Quinze
Tudo nesse livro é feito de forma simples,porém é bem feito no simples.Recomendo essa leitura,pois demonstra um pouco da realidade do Brasil daquela época.

Lavi 19/08/2023

O quinze - Rachel de Queiroz
Pela primeira vez, a linguagem de um clássico não foi uma empecilho na leitura dele, acredito que por conta da fase do modernismo em que se encontra o livro. O livro representa bem os entraves do Nordeste na seca de 1915, amei a leitura!

dw. 18/08/2023

O quinze
Livro interessante e a forma como é retratada a seca e a situação daquela época é de tocar qualquer um. recomendo

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro O Quinze, de Rachel de Queiroz
Olá, Guardiões da Leitura ? O resumo de hoje é do livro O Quinze, de Rachel de Queiroz ?

? O Quinze é um romance brasileiro muito emocionante, que retrata uma família que passa dificuldades e muitos problemas em relação a seca no Nordeste Brasileiro. Tanto que essa família terá que ir para outra cidade em busca de melhores condições de vida, ou até mesmo para enriquecer e mudar a sua história.

? Conceição, uma jovem muito sonhadora e ávida leitora, é persistente e não quer se casar, já que, segundo ela, ainda não encontrou o seu pretendente, o que deixa a sua avó louca de raiva, pois quer que a moça pare de ler livros e poemas, e case com um homem trabalhador. Mas essa garota quer mesmo ler e escrever, ler e escrever.

? A trama continua assim, retratando, com tantos detalhes a seca, as doenças, a desnutrição, o medo, a angústia, a fome, a morte de uma forma tão intrigante e emocionante, que prende a atenção do leitor durante toda a leitura.

? Além disso, também apresenta o glossário com as palavras que eram utilizadas antigamente na região nordestina e a cronologia da vida da autora e os importantes anos que ocorreram diversos fatos marcantes na vida dela.

? Esse livro é, sem dúvidas, um patrimônio nacional, porque é de fundamental importância saber o que diversas famílias brasileiras passam ou passaram por causa da fome e seca, ao ver que não teriam água para beber ou tomar banho, ao ver que seus animais e plantas secaram até a morte, ao ver que eles mesmos não durariam mais tempo por não ter nutrientes para se sustentarem.

HAgata2 17/08/2023

Lindo
É lindo demais, estou completamente apaixonada com esse livro! Essa é uma daquelas obras que deixam com gostinho de quero mais e faz a gente virar fã do autor! Genial! E de pensar que a Raquel escreveu tão novinha ??