Eu, robô (eBook)

Eu, robô (eBook) Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Mono 06/06/2024

As três leis importam
Cada conto é bem curto e com eles a gente vai acompanhar histórias que mostram problemas envolvendo as três leis da robótica, leis essas que determinam TODO o comportamento de um robô. As três leis são:
1º - Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido.
2º - Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3º - Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou com a Segunda Lei.
Vocês perceberam q as leis se complementam e q há uma certa ordem? Pois bem todos os contos seguem essa premissa e todos tem suspense, um suspense muito bom inclusive.
Ao todo a gente vai acompanhar o desenvolvimento da sociedade com relação aos robôs. O impacto q eles causam, a evolução dos modelos, as descobertas q haver robôs causam e assim vai. Fora isso tem uma personagem q conta p gente essas histórias, ela é a Susan Calvin, uma psicóloga de robôs. A visão q ela tem deles é extremamente interessante. Ela pode trabalhar com dados (pq qrendo ou n ainda são máquinas) mas nos discursos q ela faz p leitor parece algo psicológico msm, oq torna a leitura mais fácil.

Não sintam medo por ser um livro clássico, mesmo sendo antigo ele tem uma linguagem de fácil entendimento.

Marcus Oliver 05/06/2024

Histórias de robôs não são só sobre robôs, mas da humanidade
Um livro que reúne contos e nada tem a ver com a adaptação com o Will Smith de mesmo nome, primeiro, esqueça o filme, as única semelhança é o nome da doutora Susan Calvin, e esta em nada se parece com a original destes contos de Asimov.
O livro traz nove traz contos, mostrando a evolução dos robôs em saltos de tempos e é onde se apresenta as Três Leis da Robótica: princípios que regem os comportamentos dos robôs. As Três Leis são:
1. Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido.
2. Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3. Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou com a Segunda Lei.
Serão essas as leis que os personagens humanos dos contos irão tentar compreender como os robôs irão reagir a diferentes cenários e estímulos. E será a doutora em psicologia robótica, Susan Calvin, que irá relembrar de todos os casos e amarra a história toda, já que relata os eventos a um jornalista.
Se terá o primeiro uso de um robô como babá em uma casa, os usos no espaço como substitutos dos humanos, habilidades de robôs que causam confusões nas relações sociais, problemas com as interações das Três Leis e a suspeita contra os robôs.
Cada conto gira em torno de um robô e como ele reage a um estímulo, ou vários, que ?bagunça? a sua resposta, pois ou as leis se conflitam ou as viola em algum sentido mais leve, abstrato ou de forma incompreensiva ainda.
Acompanhar cada caso e ver como é difícil e complicado resolver a problemática envolvendo o robô vai trazendo os preconceitos humanos, debates de como os robôs se assemelham aos humanos em alguma maneira por conta das reações deles e como a superioridade de um robô gera descontentamento entre os humanos e entre os próprios robôs, sendo ainda mais graves se estes não tiverem as inibições das Três Leis.
Um bônus é o nível de ciência e especulações científica sobre o espaço, a tecnologia e a própria robótica que o autor consegue trazer em cada conto, limitado com que ele sabia até então e gerando uma surpresa ao ver que algumas tecnologias fictícias de Asimov em muito se parecem com algumas que usamos no dia a dia.

Dawison 05/06/2024

Uma reflexão futurista
"Eu, Robô", de Isaac Asimov, é um clássico da ficção científica que encanta e faz pensar. Através de uma série de contos interligados, o autor nos apresenta um futuro onde robôs são parte integrante da vida cotidiana, regidos pelas famosas Três Leis da Robótica. Cada história explora as interações complexas e, por vezes, surpreendentes entre humanos e máquinas, levantando questões éticas e morais que continuam relevantes até hoje.
Asimov nos conduz por um universo onde os robôs não são meras ferramentas, mas personagens com suas próprias "personalidades" e dilemas. O livro é uma fascinante meditação sobre a natureza da inteligência e a relação entre criador e criação. A escrita clara e envolvente de Asimov torna as histórias acessíveis e instigantes, convidando o leitor a refletir sobre o papel da tecnologia em nossas vidas.
Recomendado tanto para fãs de ficção científica quanto para aqueles que apreciam uma boa história, "Eu, Robô" é uma leitura obrigatória. Com sua combinação de narrativa envolvente e profunda reflexão filosófica, o livro merece nota máxima pela sua capacidade de cativar e provocar pensamentos.

Lidia 04/06/2024

Livro ótimo!
Esse livro é uma coletânea de contos que vai sendo interligado ao fundo da história mas podem ser lidos independentes sem prejuízo. Gostei demais e assim a história a forma como as tecnologias são apresentadas as complexidades, tudo muito bom. Isaac Isimov não tem erro, mas esse livro é muito bom!!!

vicniro 04/06/2024

Instigante!
Fazia muito tempo que eu estava querendo ler esse livro, mas nunca tinha coragem de começar de tão ansiosa que eu estava (se isso faz algum sentido). Não estava esperando histórias que se conectassem e com os mesmos personagens, mas isso de forma alguma foi uma decepção.

Acho que o fato de serem contos independentes, mas que tem uma certa ligação entre si, facilita bastante a leitura, o que é uma boa introdução para o universo do autor. A parte mais “técnica” do livro não é complicada e, caso o leitor não tenha gostado do assunto de algum conto, não era grande o bastante para ficar cansativo e logo teria outro conto com um tema e situação diferentes. Pensando nisso, é incrível pensar que os contos foram escritos na década de 40 e já falavam sobre robôs, viagens espaciais, bases espaciais, humanos morando em outros planetas, entre outras coisas.

Sobre os contos em si, alguns são mais legais que outros, mas no geral todos são bem instigantes. Gosto bastante da forma como o Asimov mistura assuntos complexos com uma dose de humor. Diversas vezes me peguei rindo de alguma situação ou comentário. Só o último conto que não me agradou tanto, mas mesmo assim ele traz algumas questões que são interessantes de se pensar. Já li alguns livros de ficção científica e em nenhum deles foi apresentado os problemas que o Asimov apresenta em Eu, Robô. Além disso, no geral, achei a dra. Calvin meio chatona, mas achei bem interessante existir uma psicóloga roboticista porque nunca tinha parado pra pensar que faria sentido uma pessoa com essa função hahhaha

Um ponto que eu achei bem legal dessa edição é que no final tem um texto do próprio Isaac Asimov falando sobre como a história dele com os robôs começou e uma parte de sua trajetória. Recentemente li R.U.R que ele cita e, embora eu soubesse que tinha sido uma inspiração para ele, fiquei contente de ler ele falando sobre isso.

Enfim, vale muito a pena a leitura!

neitandrade 02/06/2024

Eu não sabia que gostava tanto assim de robôs
Em "Eu, robô", o livro é separado em diversos contos com personagens e desfechos diferentes mas em uma ordem cronológica, algumas destas estórias têm uma leitura arrastadas (pelo menos foi o que eu senti nos dois últimos capítulos), mas outras são surreais de boas. Acho que pela época que o livro foi escrito, Asimov estava além do seu tempo quando escreveu. O autor pensou em tudo quando escreveu cada uma destas estórias. Para quem gosta de imaginar como seria o futuro da tecnologia, o livro é excelente.

"Se fosse possível criar um robô capaz de se tornar administrador executivo civil, acho que ele seria o melhor administrador possível. De acordo com as Leis da Robótica, ele seria incapaz de ferir os humanos, incapaz de cometer atos de tirania, corrupção, estupidez ou preconceito..."

Dani 26/05/2024

Entrevista com Dra. Susan Calvin
É um livro leve em que trata de uma entrevista com uma roboticista onde ela narra diversos episódios vividos ao longo dos anos de evolução dos robôs.

É legal observar que o Asimov escreveu o livro em contos, separados e os publicou ao longo da década de 40. Em 1950 (+/-) ele compilou e deu essa forma de entrevista para o livro. Eu adorei. Outra curiosidade é que o primeiro conto se passa em 1996 e o Asimov morreu em 1992.

Alexia201 25/05/2024

Clássico é clássico e vice e versa
Leis da robótica
1. Um robô não pode ferir um humano ou por inanição, permitir que um humano sofra algum mal;
2. Os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que essas ordens entrem em conflito com a primeira lei;
3. Um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.

Sempre quis ler esse livro, particularmente, ficção científica não é o meu tipo preferido de leitura, li pouco do gênero, mas sempre ouvi falar de eu robô e das três leis da robótica e isso sempre atiçou minha curiosidade. Gostei muito do livro, a forma como o Asimov constrói as suas histórias e principalmente como constrói a personalidade dos robôs é cativante. E um livro escrito há tantos anos, que permanece tão atual, não podia receber nota menor. Uma leitura leve e interessante.

José Marques 21/05/2024

E os robôs?
Imagine voce? vivendo numa realidade onde os robo?s (a intelige?ncia artificial), esta?o presentes em muitos aspectos da sua vida, das mais simples atividades dome?sticas ate? as mais complexas, que envolvem tomadas de deciso?es que podem afetar a humanidade. E? exatamente essa a proposta de ?Eu, Robo??, um cla?ssico da ficc?a?o cienti?fica escrito por Isaac Asimov.

Durante a minha busca em Sa?o Paulo por obras que fossem me ajudar a compreender um pouco mais das mu?ltiplas camadas da IA, na?o tinha como na?o ler esse cla?ssico, que inspirou ate? Hollywood!

Eu, Robo? nos apresenta um futuro onde a interac?a?o entre humanos e robo?s sera? guiada pelas famosas Tre?s Leis da Robo?tica, um conceito criado por Asimov.

Com histo?rias curtas e interligadas ira?o explorar dilemas complexos, desde robo?s que desenvolvem trac?os humanos ate? ma?quinas que tomam deciso?es morais.

Asimov, nos fara? refletir sobre a evoluc?a?o da tecnologia e suas implicac?o?es. Se voce? esta? buscando uma leitura para ale?m dos livros te?cnicos, que expanda sua compreensa?o sobre intelige?ncia artificial e robo?tica, RECOMENDO sem pestanejar Eu, Robo?.

??????????

Karen 21/05/2024

Vamos dominar o mundo ou seremos destruídos pela ganância?
Eu sempre quis ler Asimov e já sabia que o livro de entrada seria ?Eu, Robô?, porque tem essa premissa de contos e imaginei que seria divertido.
E, de fato, o autor imagina o futuro utópico da humanidade com uma boa dose de humor e sarcasmo.
Em uma geração onde a inteligência artificial faz cada vez mais parte do nosso dia a dia, vale a pena refletir sobre as consequências, para o bem e para o mal, da evolução tecnológica.
Nós seremos substituídos pelas máquinas? Elas passarão a ditar como as engrenagens do mundo vão girar a partir de então?
Asimov tenta responder a essas perguntas com uma série de nove contos interligados, que mostram a beleza e o terror por trás de uma sociedade cada vez mais dependente e ansiosa pelo novo.

Gabi.Gusmao 20/05/2024

Sempre tive grande vontade em ler Asimov, e agora entendo porque muito elogiam. A leitura é fascinante pois ao mesmo tempo que trata de ficção, também está conectada em nosso contexto real e atual. Agora vou em busca de outros livros do autor.

Gabriela3237 19/05/2024

Eu e os robôs
+? Favoritado

Ótima escrita, histórias cativantes, leves pitadas de humor, muito espaço e personagens muito reais.
Super recomendo!

Kurth 19/05/2024

Maravilhoso!
Que universo espantoso!
Eu, Robô é uma coletânea de contos que, de diferentes formas, estão interligados.
Apesar de seu cunho ficcional, a obra desvela questionamentos importantes sobre a relação entre a tecnologia e o ser humano.
Livro incrível!

jo.joe 18/05/2024

Eu, Robô...
Um clássico da ficção científica com vários contos que exploram as complexas relações entre robôs e seres humanos.
Gostei bastante de como Isaac Asimov aborda as questões sobre a ética e a natureza humana, fazendo isso principalmente através dos dilemas gerados pelas três leis da robótica.

Com personagens interessantes como a Dra. Susan Calvin e os oficiais Powell e Donovan (que em determinados momentos dão um ar cômico à história); vemos a evolução dos robôs rumo a um futuro em que as máquinas tomam cada vez mais o controle da humanidade.

Uma ficção visionária de Isaac Asimov abordando temas que nos fazem refletir sobre o nosso próprio futuro e as crescentes implicações no desenvolvimento da inteligência artificial.