Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Aline 08/05/2024

Alugou um triplex na minha mente
Quanto mais penso e reflito sobre essa obra mais tenho novas visões, a genialidade da escrita do Asimov nunca foi tão atual, mesmo ela sendo concluída a 70 anos.

A facilidade com a qual ele aborda temas complexos como fundamentalismo religioso, fundamentalismo, economia, tendências mercadológicas, crise no trabalho, ansiedade, desenvolvimento tecnológico, efeito manada... é surpreendente. Sendo de tecnologia nunca pensei que seria tão atual uma obra escrita a tanto tempo, a visão do autor foi muito avançada para sua época.

Não posso deixar de destacar a escolha do autor por criar e dar a Susan Calvin um local de importância, sendo uma mulher e sendo uma mulher no campo da tecnologia (robótica). Não tinhamos muita visibilidade na área até pouco tempo, grata Asimov.

Foi meu primeiro livro de ficção científica e foi uma experiência realmente genial. Só me resta concluir que caí em um esquema de pirâmide, porque agora quero ler sagas inteiras do autor.

Cecis 08/05/2024

Uma leitura complicada mas bem cativante e envolvente, foi essencial para me ajudar nessa tentativa frustrante de sair do bloqueio literário.

Danielle530 06/05/2024

Tinha muita vontade de ler esse livro, como não consegui físico escutei por áudio mesmo. Achei muito bom, divertido e interessante.

Leo 06/05/2024

Eu, Robô
Acredito que minhas expectativas fizeram me frustrar um pouco com essa história. Influenciado pelo filme, não previ essas pequenas histórias que se interligam através de alguns personagens. Cada parte em si tem um caso envolvendo, obviamente, robôs, e separadas funcionam como pequenas crônicas interessantes.
O problema pra mim foram os personagens humanos. Nenhum é cativante o suficiente pra que eu quisesse revê-los em outro "conto".
É bem provável que Asimov quisesse comparar seus personagens com seus robôs e, ele sendo do time que torce contra, colocou uns seres bem apáticos ou chatos pra provar seu ponto.
Mas, ainda que eu queira o bem até de quem tem cérebro positrônico, ainda sou da espécie que se sensibiliza ao ver um ser vivo sendo bom ou, pelo menos, redimido. E acho que faltou aquele personagem âncora que eleva o texto e o torna memorável.
Mas tirando esse ponto, os questionamentos sobre a ética robô é impressionante e merece muitos aplausos.

Belle 05/05/2024

Li por conta do colégio
Uma leitura por causa do colégio, porém gostei bastante, alguns capítulos achei chatos, embora tenha gostado do final, não faz meu estilo de livro e foi uma ótima leitura

Juju.Flores 05/05/2024

Livro muito bom!
O livro é muito bom, cada conto eu tinha um misto de emoções!!
O que eu esperava na verdade era que as reviravoltas fossem diferentes, enquanto estava lendo fiquei ansiosa para saber o que aconteceria, mas sempre era um desfeche um pouco óbvio. Porém isso não tirou o fato de que o livro é muito bom.
Em 80% do livro eu perdi um pouco o interesse com várias informações de lugares que foi dado, sinto que se tivesse pulado muita parte não teria perdido muita coisa, mas passei por isso e o desfecho foi incrível!
Em resumo gostei muito do livro, foi meu primeiro do gênero e super recomendo para quem está começando. Já quero ler mais do autor.

Marcela262 05/05/2024

Não costumo ler ficção cientifica, então foi uma nova experiencia , menos fluida do meus costumeiros suspensen, mas não decepcionou.

nandaceci 03/05/2024

Eu, robô
Que livro sensacional!!

Azimov trouxe com esse título uma coletânea de contos, todos interligados, abordando a evolução dos robôs, o relacionamento dos humanos com essas máquinas e eventuais problemas que essa tecnologia enfrenta e causa ao mundo.

Personagens muito bem construídos e característicos, como Susan Calvin, Powell e o Donovan. Inclusive sempre ficava de cara com as soluções que a Dra. Susan Calvin trazia ao final de cada conto. Muitíssimo interessante.

Narrativa super fluída, começo meio e fim e plots que instigavam a curiosidade.

Muito interessante também como as três leis da robótica criadas por Azimov servem de base para outros diversos tipos de obras!

Recomendadíssimo! :)

Juliana 03/05/2024

Será q o futuro será assim...
... tão presente e tão infectado pelo passado??
A SingularityU fala muito que o futuro deve ser criado a partir do futuro. Aqui Azimov criou um futuro a partir do presente dele. Mas o livro segue me impressionando.
A construção lógica da história, criativa e cheia de nuances, em torno das leis da robótica, pra mim, foi o ponto alto do livro!!

Taísy 02/05/2024

Superou minhas expectativas
Achei um livro muito interessante, por se tratar de uma ficção científica relacionada a robôs, achei que seria uma leitura chata e não foi.

Logo no início a gente já começa a sentir empatia pelos robôs, com a história de Robie.

O conto do Cutieme fez refletir muito sobre o fanatismo tão peculiar nos humanos.

Mas o último conto foi o que mais me impressionou ao ver a inteligência do autor ao colocar um problema tão complexo de forma envolvente.

Livro muito bom, recomendo a leitura

Lu.Arbigays 30/04/2024

Isaac Asimov sempre surpreende
Deis que comecei a ler os livros de Isaac Asimov me tornei um obcecado pelo universo que o autor descreve, esse livro é espetacular, trazendo a linhagem do tempo da criação e aperfeiçoamento dos robôs e como eles mudaram a humanidade.
Esse livro é perfeito em sua totalidade, recomendo d++++

Intertextualizada 28/04/2024

O que aconteceria ? ou acontecerá? ? quando a tecnologia fosse desenvolvida a um nível em que os robôs ? hoje, IAs ? estivessem constantemente presentes na vida humana? É esse questionamento que dá vida à narrativa.

Foi uma leitura interessante, diferente de tudo que costumo consumir e fora da minha zona de conforto. Tem uma vibe meio Black Mirror, e me fez pensar sobre como a humanidade lida com o avanço da tecnologia.

Lorrainy 28/04/2024

"Robôs tem controle próprio?"
A história se passa em um futuro onde os robôs estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. O livro é composto por uma série de contos interligados que exploram a relação entre os humanos e os robôs, além de abordar questões éticas e morais sobre a inteligência artificial.

Um dos pontos mais legais do livro é a forma como Asimov explora as famosas "Três Leis da Robótica", que são as regras fundamentais que regem o comportamento dos robôs na obra. Essas leis são super importantes ao longo da trama e geram muitas reflexões sobre o papel dos robôs na sociedade.

Além disso, os contos apresentam situações bem diversificadas, desde investigações policiais envolvendo robôs até dilemas éticos sobre a autonomia das máquinas. É muito legal ver como o autor consegue criar narrativas envolventes e ao mesmo tempo nos fazer refletir sobre o avanço da tecnologia e suas implicações.

Os personagens também são muito cativantes, especialmente Susan Calvin, uma renomada robopsicóloga que desempenha um papel fundamental em várias das histórias. Ela é uma personagem forte e complexa, e suas interações com os robôs são sempre fascinantes.

Enfim, "Eu, robô" é um livro que vai te prender do início ao fim. A forma como Asimov aborda temas tão atuais mesmo tendo sido escrito há tanto tempo é impressionante. Tenho certeza de que você vai adorar a leitura!