Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Nelson.Rattacaso 27/04/2024

A frente do tempo como nenhuma outra obra de ficção
Esse foi o primeiro livro que eu li do universo criado por Asimov e é um dos livros mais apaixonantes e inteligentes que já li, desde pequeno sou apaixonado por ficção científica, o universo, a tecnologia e os robôs foram coisas que sempre me atraiu, e esse livro aqui é obrigatório, não só para quem gosta de ficção científica, mas é um daqueles livro que todo mundo deveria ler algum dia.

A escrita de Asimov é deliciosa, inteligente e instigante, parece até que foi escrito nos dias atuais. O livro tem ao todo 9 contos que se interligam e todos eles são muito bons, o único que tive uma certa dificuldade em acompanhar foi o último conto, isso porque ele trata sobre assuntos mais complexos que os outros, mas ainda assim muito interessante.

Asimov conseguiu fazer histórias nas quais ele fala sobre como os robôs podem conviver na sociedade, e como isso nos afetaria e ele fez isso com genialidade. Ele trás também debates filosóficos e moralistas, até que ponto podemos confiar nos robôs? Eles são uma raça superior a nós? É possível eles se rebelarem? Como o uso dos robôs afeta na economia global? Tudo isso ele criou e respondeu nesse livro e é uma coisa digna de aplausos.

Fiquei ainda mais interessado pelo universo de Isaac Asimov e estou louco pra ler os outros livros dele o quanto antes!!!

Saaabreu 26/04/2024

Surpreendente
Confesso que no início fiquei em dúvida se eu ia gostar, mas o fato da história ser contada em contos deixa a leitura super fácil. Alguns capítulos melhores que outros, podemos acompanhar a evolução da robótica e os dilemas sobre as 3 leis, de uma forma bem dinâmica e divertida.

CLAUDIA 26/04/2024

Eu, robô
9 histórias interligadas desde as primeiras máquinas que não falam até os robôs super inteligentes
As 3 leis da robótica:
1. Um robô não pode ferir um humano
2. Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos
3. Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a 1a ou com a 2a lei

maltchik/ 26/04/2024

Nenhum ser pode criar outro ser superior a si mesmo?
Apostei em Asimov pra sair da maré de livros ruins que eu estava e foi a escolha certa.
Meu melhor livro de contos até o momento. Nenhum ruim ou chato q distoe durante a leitura, todos tem um bom nível.
Destaque para:
? Robbie
? Razão
? Mentiroso
? Evasão
Esses são sensacionais!

Já no primeiro conto é inevitável q vc n tenha empatia com os robôs. Me impressionanei com isso, me importei mais com os robôs deste livro do que muitos outros personagens humanos q já li. Asimov quis mudar toda uma percepção sombria sobre robôs que tinha na época e conseguiu isso perfeitamente.
Ulisses San 26/04/2024minha estante
O que mais me espanta no Asimov é que ele escreveu este livro na década de 50, quando lemos suas obras parece que foi alguém do futuro quem as escreveu.

maltchik/ 26/04/2024minha estante
Ulisses San sim, o cara é fora da curva demais. Cada livro q leio dele tenho essa impressão.

Marcos.Leste 26/04/2024minha estante
ASIMOV é simplesmente fantástico....

Junior Melo 26/04/2024

Segundo livro do Asimov que leio, e o primeiro do universo dos Robôs. Nessa coletânea, o autor tenta esmiuçar as leis da robótica, criadas por ele mesmo, em cada conto com uma temática diferente.

Achei confuso inicialmente, demorei a engatar a leitura, Asimov é tão descritivo como Tolkien por vezes, mas seus diálogos e debates são muito bons e acabam deixando a história mais leve.

Eduardo1865 25/04/2024

Anacrônico na prática, mas assertivo socialmente.
É incrível como uma história do passado consegue prever algumas coisas do presente. Os robôs da obra são conscientes e tem corpos, diferentes dos de hoje, que são apenas inteligências artificiais. Mas o autor acertou bastante no impacto que isso causaria na sociedade e talvez acerte mais na medida que a tecnologia evolui.

Fernando.Subra 24/04/2024

Eu, robô
Um clássico da ficção científica, Eu, robô nos leva a um mundo onde as máquinas evoluem até se tornarem autônomas.
O livro é um conjunto de contos que se conectam e em todos eles a lei que norteia os robôs é mesma: "1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal. 2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei."
O que aconteceria se essas leis fossem suprimidas? As diversas histórias interconectadas do livro aborda essa questão.

Lucas.Teles 23/04/2024

Bom livro
Apresenta diversos contos interligados, com o tema de ficção científica, especialmente inteligências artificiais e os impactos das 3 leis da robótica.

Renata.Orlando 23/04/2024

Uma ficção distópica?
Adorei. Quero ler tudo de Asimov.
Eu estava resistente ao inicio dessa leitura porque achava que a linguagem ia ser muito densa e que ia ficar desencorajada mas achei muito mais leve e agradável do que esperado.
A história é sobre o nascimento da inteligência artificial e sobre o iminente domínio robótico sobre a humanidade.
Barreto31 23/04/2024minha estante
A saga de Fundação tem diálogos bem densos, apesar da história ser algo fantástico!! Recomendo!!

Paulinha 22/04/2024

Na contramão...
Esse livro vai na contramão de tudo que já vi sobre robôs, comecei a ler totalmente "cega" não tinha nenhuma informação prévia sobre ele, e a cada conto fui sendo surpreendida.
Aqui o autor aborda o tema da robótica de uma outra perspectiva, ele prevê várias invenções do nosso tempo como, por exemplo, as chamadas por vídeo dos smartphones.
A leitura é fluida, rápida e viciante, não queria parar de ler!

Natalia Santis 21/04/2024

Leitura leve e contagiante.
Trabalho com tecnologia e fico simplesmente sem palavras de saber que isso foi escrito em 50. Surreal!

Beca 21/04/2024

Um ótimo livro para entrar no mundo da ficção científica
Quando li o primeiro livro de Fundação, gostei bastante da escrita e da criatividade do Azimov. Porém, não continuei Fundação nem iniciei qualquer outra obra de ficção científica.

Então, resolvi tentar voltar pra esse gênero com "Eu, Robô" e fiquei completamente viciada em cada um dos contos. São todos muito interessantes e com um certo nível de humor que deixa tudo divertido. Recomendo demais para quem deseja começar a ler mais ficção científica.

Jéssica 18/04/2024

Eu,Robô
Eu amei esse livro,todos os contos são ótimos e tem até um senso de humor.
Isaac mostrou brilhantemente como as 3 leis da robótica funcionam,com exemplos através de contos simples de fácil entendimento mas super divertidos.
Meu contos preferidos foram:

Razão
Robozinho sumido
Evasão
Evidência
Andando em círculos.

Bianca 18/04/2024

Eu, Robô
"Eu, Robô" é um dos meus livros desde o quinto ano e continua sendo até hoje, adorei reler ele.
Meus contos favoritos são Robbie, Círculo Vicioso e Prova.
É um livro muito legal e que eu tenho muito carinho, principalmente porque foi o livro que me apresentou o universo de ficção científica.

Fabiana 18/04/2024

Muito legal
O livro inicia apresentando as três leis da robótica. E se desenrola a partir de uma entrevista com a psicóloga de robô Susan Calvin.
São nove contos, em todos eles são apresentado algum ?distúrbio/erro? ocorrido com um robô. Em cada caso, ela teve participação na identificação de tal problema, junto a matemáticos e operadores das máquinas.
Cada conto foi muito interessante, tendo em vista o quanto as leis da robóticas eram essenciais. E que muitos dos efeitos rebotes das máquinas eram causadas por conta da própria obediência às três leis embora houvesse inserção de dados errados.
O interessante é que em cada conto apresenta uma crítica à alguns distúrbios muito presentes atualmente. Críticas à política, religiosidade, a solidão. Enfim, escrito em 1950 com estórias até 2082. Realmente Asimov estava muito à frente de seu tempo. E nos faz pensar em o quanto os problemas da humanidade são cíclicos. E como podemos aprender com os erros e acertos do passado.

Vale a leitura!