Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas - Além do Planeta Silencioso

Gutenberg Carlos 14/05/2023

Esperava mais
Para quem assim como eu conheceu Lewis através das Crônicas de Nárnia, pode ficar um pouco desiludido com esta obra.
Não que seja ruim, porém seu início é cansativo, eu acho, que é estendido um pouco demais.

Do meio para o fim a história se desenrola melhor E aí você consegue ver a genialidade de C.S. Lewis.

Além do Planeta Silencioso é mais uma fantasia que chama a atenção pelos personagens a descrição do local e reflexões sutis que o personagem principal, Ransom, faz comparando o planeta que ele está agora, Malacandra, com a sua terra natal.

O posfácio ainda ajuda a compreender melhor a obra.

Enfim, achei que abandonaria o livro ainda no início, mas valeu a pena a leitura e agora fiquei com vontade de ler o livro 2.

Fer 27/01/2023

Eh o primeiro livro da trilogia cósmica. É uma parábola de sua época que acabou por resistir ao tempo e tem sido apreciará por sucessivas gerações.

Lívio 19/01/2023

Além das expectativas silenciosas
Lewis é simplemente um gênio. Não somente sua apologia cristã brilha suntuosa (apesar de pura e simples) durante toda a narrativa, como seu domínio imagético constrói uma história charmosa, envolvente e absolutamente cativante. Muitas vezes me peguei vivenciando os acontecimentos de perto e me emocionei com as cenas. Nada está ali por acaso, e tudo é pensado como um singelo quebra-cabeças simbólico, que desvendado, expande os horizontes do imaginário. Desde os nomes dos personagens, suas funções, formas de pensar, posições e ações. Não cometa o desperdício de lê-lo despercebido ou desatento. Não o leia como mera recreação ou informação. O livro tem mais a oferecer do que só passatempo, apesar do tom descontraído. A profundidade do livro não está na sua composição em si, mas em sua gênese e estrutura intrínseca, ou formal, como diria os filósofos mais ortodoxos; naquilo que inspirou o autor em seus maravilhosos 'insights' então narrados.
Apesar do seu fiel amigo Tolkien tecer críticas a respeito de seu estilo diretamente alegórico, devo dizer, que nada deixa a desejar quanto à sua genialidade em arquitetar uma história capaz de redefinir para sempre nossos pensamentos e percepções acerca da realidade e do cosmos, mesmo com previsíveis obviedades. A obra funciona como uma escultura que evoca contemplação, mas também assombro, como diria exultante Chesterton, necessário ao contemporâneo órfão de qualquer transcendência. Não aquele assombro do medo casual, ou mesmo do assombro Lovecraftiano sufocante e alienante, mas o assombro do entusiasmo diante do emaravilhamento da existência e de suas possibilidades. Você estará pensando muitas vezes nos diálogos e descrições. Estará reformulando em si muito do que eu diria ser revelatório até. A obra nos traz verossimilhança. Um "por que não?" constante em mente. Remete-nos a pensar sobre nós mesmos enquanto gênero. Na verdade, todo o testemunho é para nós enquanto espécie, enquanto indivíduos do que somos: Humanos.

L Soares 26/07/2022

Uma ficção científica de Lewis.

Um professor de férias viajando a pé pelo interior do país é sequestrado por um antigo colega de classe e outro acadêmico.

Levado em uma nave para fora do planeta Terra, sem saber bem para onde ou o motivo de ser levado cativo.

Ao fugir de seus captores já no planeta, sozinho e sem nenhum conhecimento sobre nada que exista nesse lugar, ele acaba encontrando abrigo e conhecendo a cultura dos povos que vivem nesse mundo e também aprendendo sobre o passado do nosso.

Lewis é sempre muito alegórico ao tratar de questões morais, e aqui, ao falar da terra como um planeta silencioso perdido aos demais planetas por ter sido corrompida, está inteiro nisso.

Também a crítica ao modo de viver do ser humano sempre egoísta, se vendo como o colonizador e tratando o diferente como bárbaro e selvagem, sem a menor tentativa de compreensão do outro.

É um livro interessante. Com literalmente um mundo novo sendo explorado, e além do gancho para as sequências dessa trilogia, há sempre a curiosidade sobre o que mais podemos descobrir sobre esses outros povos.

Carla.Bork 27/06/2022

Meu escritor favorito
Eu amo esse escritor, e quando comprei a triologia cósmica criei muita expectativa em cima, crônicas de Nárnia me marcou muito, me decepcionei. Me entenda, o livro começa apresentando um novo mundo, é muito técnico, muita descrição, não é o meu tipo favorito de leitura. Mas os últimos capítulos compensam a decepção dos capítulos iniciais, é surpreende o dom Do Lewis de fazer vice acreditar nesse mundo fantasioso que ele cria em seus livros. Ansiosa para ler o segundo livro.

romulorocha 21/06/2022

Além do planeta silencioso, de CS Lewis - 7,5/10
CS Lewis foi um autor de livros de fantasia e não-ficção irlandês. Famoso pela série das Crônicas de Nárnia que, além de prêmios, ganhou a produção de três filmes campões de bilheteria, com Além do planeta silencioso, Lewis inicia a trilogia cósmica, na qual Elwin Ransom é o principal personagem. Ransom, além de viajar ao universo de forma inesperada, vê-se diante de seres viventes com capacidades culturais e afetivas muito além das que viveu na terra. Além de seu deslumbre com o novo universo que o cerca, o personagem terá que lidar com um dos pesadelos da humanidade, a guerra, que mesmo em solo tão distante ainda trará suas agruras.

Achei um livro simples, previsível e com pouca criatividade. Talvez eu tenha me decepcionado mais porque estava esperando algo do nível de Nárnia ou Senhor dos anéis e infelizmente não foi o que encontrei.

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaIrlandesa
#AlémDoPlanetaSilencioso
#CSLewis

Canteli Marcio 26/05/2022

Início da trilogia clássica
Ler esse livro me deixou com vontade de ler toda a trilogia
Saber que foi escrito no contexto de guerra ajuda a compreender o respeito pelo ser humano que esse livro trás
O tempo todo você fica com a sensação de que ele está dizendo algo a mais do que diz, característica própria de CS Lewis
As descrições são gostosas de acompanhar
Bora pra Perelandra agora (segundo livro de trilogia)

Silva 25/04/2022

Incrível
Que livro sensacional!! Que nos leva a querer visitar Malacandra. O autor caprichou nos detalhes, nos fazendo imaginar com precisão todos os elementos e cenários do planeta. Além disso, conta com diálogos super reflexivos.

Alane.Sthefany 21/04/2022

Além do Planeta Silencioso - C. S. Lewis
Eu nem sei o que dizer desse livro, Além do Planeta Silencioso, é o primeiro livro de uma Trilogia, chamada Trilogia Cósmica, eu não gostei do primeiro livro, dito isso, não irei continuar lendo os restantes dos livros.

O plot foi o melhor do livro até então.
Mas foi uma leitura chata, não foi arrastada, porém foi chata, nem consigo explicar direito, até porque geralmente quando um livro é chato, ele tem tendência de ser também arrastado, mas esse eu consegui ter um bom ritmo de leitura, eu só não estava gostando do desenvolvimento do enredo, muita narração, detalhes desnecessários, sem muitos eventos para prender o leitor, diversos nomes de bichos/animais/criaturas do outro planeta, que era difícil até mesmo se habituar e entrar nesse mundo criado pelo autor.

Ou seja, não foi nada edificante ou que me agregou em alguma coisa. Não gostei.

Entretanto, quem sabe um dia eu pegue para reler ele novamente, e a minha experiência de leitura mude; já que o livro tem várias alegorias, enigmas e metáforas filosóficas e teológicas que eu não consegui captar muito bem, podendo ser esse o motivo de não ter gostado.

No entanto, por enquanto prefiro não dá continuidade a Trilogia, não estou no momento certo.
Jhaze 22/04/2022minha estante
Do Lewis só lhe recomendo duas obras: As Crônicas de Narnia e Cartas de uma Diabo ao seu Aprendiz...a trilogia cósmica deixa pra quando vc chegar ao fim da terceira década de existência...vc é jovem rsrsrs

Alane.Sthefany 23/04/2022minha estante
Eu já li as Cartas de Um Diabo ao Seu Aprendiz.

Estudo Teologia, e um pouco de filosofia, e não vi nenhuma analogia nesse livro.

Achei só uma leitura chata. E criei uma expectativa com pessoas dizendo que essa Trilogia era maravilhosa, já li livros de ficção científica e amei, mas esse aqui ...

Decepção.

Jhaze 23/04/2022minha estante
Vc foi mais longe do que eu...terminou o livro. Eu abandonei...

Alane.Sthefany 23/04/2022minha estante
Jhaze,

Está esperando chegar aos 40 anos ? ???

Pretendo ler outros dele, como: Cristianismo puro e simples, A abolição do homem; O peso da glória, Os quatro amores; Deus no banco dos réus, A última noite do mundo; ...

Eu gostei do livro Cartas de Um Diabo ao Seu Aprendiz, e fiquei até ansiosa para ler outros livros dele, porém essa Trilogia Cósmica me desanimou, muito decepcionante.

Jhaze 24/04/2022minha estante
Tentei ler o Cristianismo Puro e Simples e tbm abandonei. Dê uma olhada e tire sua conclusão. As Crônicas de Nárnia volume único cheguei na metade em 2020 mas por falta de tempo tive q parar. Espero pegar de volta em breve. Tenho certeza que lerei tbm A Última Noite do Mundo.

Vladi 24/04/2022minha estante
Os livros do Lewis não são de fácil leitura mesmo, ainda não li nenhum dessa trilogia cósmica, mas tive uma sensação parecida com a leitura de Até Que Tenhamos Rostos, foi arrastado pra mim e não funcionou, tirando este as demais leituras dele foram excelentes.

Jhaze,
Eu vou tentar ler ele. Vi alguns livros, fazendo menção a ele, e até onde eu vi, ele parece ser bom, ao menos pelas citações.

Mas quando eu pegar para ler, tirarei minhas conclusões, espero que eu goste ??

Vladi,

???

Já ouvi falar desse livro. Já que vc gosta dos livros dele, seria interessante dá uma conferida nessa Trilogia (Cósmica), muitos gostaram, quem sabe, você não seja outro que venha gostar também.

Jhaze 25/04/2022minha estante
Lannêh, eu vou até reolhar ele. Meu pai tem ele, abandonou tbm. Vou aproveitar que vim pra casa dele uns dias e vou folhear ele...

Alane.Sthefany 25/04/2022minha estante
Até seu pai abandonou, kakakakakaka ???
Espero que dessa vez consiga ??

Jhaze 25/04/2022minha estante
Kkkk? tenho certeza que tbm não vou durar muito tempo com ele nas mãos rsrs

Vou até acompanhar ???

Jhaze 26/04/2022minha estante
Aí Lannêh não vou nem acrescentar na meta de leitura de 2022...iria para o abandono mesmo rsrs

Gutenberg Carlos 29/01/2023minha estante
Estou lendo nesse momento e tenho exatamente essa sensação. Talvez porque As Crônicas de Nárnia sejam fantásticas demais em comparação a esse.
Mas, é isso mesmo, não agrega nada além da leitura, nenhum insight...
Esperava mais...

Lucas 27/02/2023minha estante
Quem mandou não saber ler linguagens coloquiais?

Gutenberg Carlos 14/05/2023minha estante
Terminei o livro, e de fato, o plot é a melhor parte do livro.
Cheguei ao final, e fiquei com vontade de continuar a trilogia, mas concordo com o que você falou, o enredo é de fato arrastado e a descrição do planeta e suas criaturas confusas.

Wellyddna0 19/12/2023minha estante
Também não me animei pra ler os outros dois. Me decepcionei pq achei que seria muito bom, como As Crônicas e As cartas de um diabo. Ainda pensando se vale a pena gastar tempo lendo os outros dois ou se muda alguma coisa e ficam bons rsrs

Rebs 26/03/2022

sdds aslam
Amo o lewis, amo sci-fi, amo viagens espaciais. Dito isso: não gostei do livro.

O estilo de escrita não funcionou pra mim, e não achei que havia uma trama intrigante e que prendesse suficientemente do leitor do início ao fim, motivo pelo qual demorei meses para finalizá-lo. Sem contar que eu nem consideraria esse livro um sci-fi, me soa mais fantasia misturada com filosofia. Até as analogias cristãs, ponto forte do escritor em outros livros, também não me capturaram. Não pretendo continuar a trilogia.

Mas caso vc esteja lendo isso cs lewis: ainda te amo, tá?
Alane.Sthefany 20/04/2022minha estante
Estou lendo esse livro, nem vou continuar tbm a trilogia, só irei terminar o primeiro e dá 2 estrelas, decepção total

Marcos de Mello 23/03/2022

Trata-se de uma história onde Ranson encontra um ex colega de faculdade em uma de suas viagens.
Ao encontrar este amigo ele acha toda movimentação muito estranha.
Ranson é sequestrado e quando se dá conta está em uma nave espacial rumo a um destino desconhecido.
Nosso protagonista descobre que está sendo levado como oferenda aos moradores deste planeta.
E a história se desenrola...

As escritas do C. S. Lewis sempre me remetem a relacionar a história com algo bíblico e neste primeiro livro da trilogia não foi diferente.
Achei legal este tema e como se desenrolou.
Pronto para a segunda parte.

Livia.Gualberto 19/03/2022

UM LUGAR MÁGICO REPLETO DE LOUCURA
Sinceramente, é um dos melhores livros que já li do C.S e doeu muito quando acabou. Poder embarcar nesse mundo colorido w cheio de mistérios foi completamente sensacional e bizarro... Espero continuar essa série maravilhosa.

Naya 25/02/2022

Atemporal
"Agora sentia essa exultação dez vezes maior, pois estava convencido de que o infinito estava repleto de vida, no sentido mais literal possível, estava repleto de criaturas vivas."

Sou meio suspeita quando se trata de C.S Lewis, de toda forma, esse livro é muito bom.
A maneira que o Lewis descreve Malacandra é maravilhoso, quase que surreal.
E além disso, o livro faz várias analogias importantes relacionadas ao cenário mundial atual. Eu diria que ele é atemporal.
Recomendo muito.

samucacn 23/01/2022

Levei duas tentativas pra terminar, mas considero interessante principalmente pra quem gosta do autor.