Cantos do Pássaro Encantado

Cantos do Pássaro Encantado Rubem Alves




Resenhas - Cantos do Pássaro Encantado


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Lu 30/03/2013

Cantos do Pássaro Encantado: o amor e o tempo
Janeiro rendeu boas e várias leituras, ainda mais com dias de sol! Acabei de ler um romance e já escolhi um de Rubem Alves para relaxar e deixar-me encantar. Só demorei para postar no Blog, mas "às vezes a vida pede um pouco mais de calma"

Acredito que é o autor que mais fala ao meu coração, são tantas palavras carregadas de beleza, de magia, que ler é o maior prazer. E não se pode ler da mesma forma com que fazemos com um romance. Ele exige apreciação.

"Cantos do Pássaro Encantado" é a maravilha me acompanhou. Uma obra de arte desde a capa... E diante desta obra meu coração se acelera, pois fiquei realmente apaixonada por cada parte.

Destaco, em especial, a sequência que nos faz refletir que não poderia ser de outra forma. Primeiro, há o encantamento, descobrimo-nos apaixonados, até entregarmos ao amor. Com a passagem do tempo, reconhecemos que foi uma linda história vivida, que o amor acabou, que o sentimento ressurgiu de outra forma e, sendo assim, devemos aceitar e seguir nossas vidas.

Eis as partes:

- Encantamento e Paixão
- O amor
- A passagem do tempo
- Foi uma linda história de amor...
- Morte e ressurreição
- Sendo assim...

Rubem Alves consegue dizer e citar outros autores tornando a obra completa em seu conteúdo, tocando fundo dentro da gente.
Como ao citar Adélia, em sua simplicidade, diz tudo com dois versos:

Amor é a coisa mais alegre...
Amor é a coisa mais triste...

E com esses versos estamos preparados para o voo do Pássaro.

Reler, observando os trechos destacados é, praticamente, uma releitura da obra. Mas a farei, porque me sinto completamente feliz ao folhear novamente cada página...

O livro não é longo, e as partes, ao mesmo tempo em que nos permitem um mergulho dentro de nossas experiências, dando a sensação de que estamos sentados em um banco ouvindo Rubem Alves, temos a impressão de que passamos correndo de mãos dadas com ele. Assim são os cantos do Pássaro Encantado, assim também é o amor...

Para terminar, vale a pena dizer que a última parte do livro, Sendo assim, conta uma história em versos de separação com o título: A selva e o Mar.
Penso que é uma linda história para explicar para as crianças sobre algo tão comum hoje em dia que é a separação entre os pais. Tão mais fácil de entender e aceitar...
Se alguém se interessar, faço uma postagem com o texto!
Jessica.Laviere 04/09/2013minha estante
Eu amei esse livro,o li 3x...e se não fosse o fato de ter emprestado pra uma pessoa que nunca mais me devolveu teria lido mais,mas esse é um daqueles livros que vc precisa ter por perto,por isso o mais breve possível pretendo comprar outro pra substituir o perdido.


Lu 05/09/2013minha estante
Oi Jess, eu sou apaixonada pelo Rubem Alves. Em meu blog faço uma seleção dos trechos que mais gosto... Se quiser matar a saudade de uns trechos do livro perdido tenho no meu Blog:

http://lucianaavancini.blogspot.com.br/2013/03/cantos-do-passaro-encantado-o-amor-e-o.html




Marcelo 28/04/2014

Perfeito.
Tipo de livro que você lê e quando acaba quer reler; ou como eu leio sempre marcando trechos, releio essas marcações que tocam o coração.
O livro é uma obra prima do "mestre" com histórias sobre amor desde o nascimento, seu desgaste, seu fim e até o renascimento.
Diversos contos que tocam o coração. Vale a pena ler.
comentários(0)comente



debbyemax 18/02/2018

O amor em crônicas e poesias...
O poeta Rubem Alves, amante do belo e de todos os mistérios do amor, traduz nessa coletânea diversas perspectivas do sentimento mais puro e nobre que possa existir... intenso, romântico, imenso, intrigante...

"É preciso que você saiba disto: nós amamos as pessoas por aquilo que de belo elas fazem nascer em nós. Como se fossem espelhos. Se nos vimos belos naqueles olhos que nos contemplam, nós as amamos. Mas, se nos vimos feios, as odiamos?"
comentários(0)comente



Karoline.Prado 24/12/2018

Contos que mostram a história do amor, do começo ao fim.
comentários(0)comente



Dani 02/06/2019

Cantos do Pássaro Encantado
Livro encantador, onde contém contos lindos que falam sobre o amor e ainda faz muita intertextualidade com outros autores. Citando Camões, Vinícius de Moraes, Shakespeare, entre outros nessa linda construção.
comentários(0)comente



leh.dias2 17/06/2020

Crônicas de um relacionamento
Rubem Alves descreve, com crônicas , as passagens de um relacionamento... só começo do amor até o fim ... o livro é rápido mas profundo ... por fim ele deixa uma lição linda ?...Cada separação é uma busca
De um amor que se perdeu:
Em cada partida, um desejo de reencontro...?
(Rubem Alves)
comentários(0)comente



Diegomoscovis 16/09/2020

Poético e necessário
A cada dia que conheço e leio Rubem Alves me apaixono mais. A escrita, a análise, a forma de pensar... tudo surpreendente! Que livro gostoso! Em poucas páginas, me fez anotar diversas passagens e guardar suas estórias quentinhas no meu coração. No final, ainda conseguiu arrancar algumas lágrimas.
comentários(0)comente



Klelber 04/02/2021

Lindo
Que livro bacana, Rubem Alves era um tremendo ensaísta, escreve com facilidade, a gente viaja fácil nos livros dele!
comentários(0)comente



Baroni 05/04/2022

Voos de reflexões
Cantos do Pássaro Encantado? é uma reunião de crônicas sobre as fases do amor, desde o encantamento inicial, quando tudo é sonho e os olhos dos amantes só existem para o outro, até o fim melancólico de uma história que, por diversas razões, ou sem razão alguma, não pode mais existir. Mas Rubem Alves nos mostra, com a maestria que lhe é peculiar, que ainda há esperança e que, após a morte do amor, sempre há a possibilidade de ressurreição. Permeando o texto com experiências vividas e sofridas, Rubem Alves nos presenteia com um livro que é uma tradução apaixonada de seus amores, em todo seu enredo de vida, morte e ressurreição.
comentários(0)comente



Isa 07/04/2022

Um convite ao amor
O livro é apaixonante de uma forma que faz jus à temática principal: o amor em todas as suas fases e estações, desde o deleite primeiro da paixão até o término sofrido ou até o simples fim que se esvai, quando o sentimento não se eterniza. É interessante o quanto a morte se faz presente quando se fala em amor, sendo ela o combustível da paixão. A escrita simples de Rubem Alves, mas que mergulha na profundidade da palavra, ecoa uma prosa poética que prende o leitor do início ao fim, aludindo à grandes histórias de amor da literatura mundial, como Abelardo e Heloísa e a exímios pensadores que se debruçaram sobre o nobre sentimento de amar. Diversas referências literárias mencionadas pelo autor são apresentadas, como meio de comparação entre as épocas no ofício da contemplação amorosa. Por exemplo, a alusão ao Amor nos tempos do Cólera, de Gabo, meu amado escritor. Como se não bastasse, o autor deixa claro sua admiração pela tecitura das relações românticas tão bem exploradas da obra A insustentável leveza do ser (que aliás, é um dos meus livros estrangeiros favoritos). Fiquei impressionada ao descobrir essas surpresas que tanto agregaram a esse singelo livro e que contribuíram para a construção dos contos e para a própria concepção de amor que de certa forma guiou o olhar do escritor. Recomendo a leitura fortemente, principalmente àqueles que são propensos ao amor, aos que têm um coração poeta, aos que leem pelas sensações que um livro provoca, e claro, aos eternos apaixonados que sempre mantêm a chama acesa em seus corações.
comentários(0)comente



Rutinha100czs 08/05/2022

Crônicas sobre sentimentos, amores, incertezas... Linguagem que se mescla entre culta e cotidiana...
comentários(0)comente



Luana.Salviano 25/08/2022

Encantador
Eu diria que foi um dos melhores livros que já li.

Talvez porque tiveram pra mim reflexões que me fizeram repensar o amor em suas fases, me vi nas páginas e vendo-se a gente se sente tão protagonista, logo a leitura encanta, nos convida e nos abraça - nos faz chorar e se sente saudades de coisas vividas e até de coisas inventadas!


Já sentindo vontade de reler ??
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 21/09/2022

Rubem Alves nos traz um conjunto de crônicas que nos transportam ao universo das fases do amor, do início ao fim e que mesmo na melancolia do final dessa história, ainda podemos reinventar essas relações.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542209747
comentários(0)comente



cristiane.ss 13/10/2022

Aquele quentinho no coração...
Leitura fácil e tranquila. Dá até aquela esquentadinha no coração.
Convenhamos: falar de amor é muito bom!!!
comentários(0)comente



Bê :) 11/12/2022

É um livro que nos faz refletir
Sabe aquele livro para a gente ler e reler e sempre ficar refletindo sobre as palavras ? Pois bem, Cantos do Pássaro Encantado é assim.

Vale a leitura, mas principalmente, as reflexões.
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR