Antes que o Mundo Acabe

Antes que o Mundo Acabe Francisco de Assis Brasil
Jorge Furtado

Resenhas - Antes que o Mundo Acabe

Simeia Silva 12/06/2014

Daniel é um adolescente de 15 anos, de classe média, e mora no interior gaúcho junto com sua irmã Maria Clara, sua mãe Elaine e seu pai\padrasto Antônio.
Ele namora Amim, uma menina sonhadora, que toca em uma banda e que estuda na sua escola, só tem um porém, Amim não sabe se gosta mesmo de Daniel ou do melhor amigo dele, o Lucas.

Em meio a dúvidas, conflitos típicos da adolescência do século XXI, Daniel se depara com mais um tópico que ele achava no começo que seria um grande problema, o seu pai que ele nunca vira na vida, resolve dar sinal de vida lhe mandando cartas toda semana.Ele que também se chama Daniel, mora na Tailândia e ensina a Daniel filho, uma nova e muitas vezes triste visão sobre o mundo em que ele, ou melhor, nós vivemos.

Em meio a essas cartas, o pai de Daniel, lhe ensina novas culturas, costumes e povos. Amei essas partes, aliás, depois que o pai dele começa a lhe mandar cartas, até quem esta lendo o livro aprende muitas coisas. As cartas vem recheadas de fotografias desses povos, costumes e cidades por onde ele passava.

O pai de Daniel é fotografo, e andou fotografando até as guerras miseráveis em países pobres e conflituosos, como o Afeganistão por exemplo. Tudo isso, esses conflitos, guerras, foram contados no livro, aprendi muito.

Em meio a todos esses acontecimentos, Daniel descobre que o pai dele não era o bicho de sete cabeças que ele imaginava, ele descobre que ele é um cara maravilhoso, é, sentia orgulho do trabalho do pai, e entendeu porque ele tinha ido embora.

Gente, o livro tem muitas imagens de fotografias lindas, amei.

No final do livro, um dos autores do livro que é fotografo profissional, deixou 10 dicas para você tirar fotografias lindas.

Não vou contar muito gente, o livro é curtinho, porque se ficar aqui falando mais, vou soltar spoiler, hahahaha.

Um quote pra vocês ficarem com água na boca:

" Eu sou um fotógrafo, e faço o meu trabalho. Eu vi, e mostrei coisas que me fazem querer estar longe de tudo e de todos. Nos próximos tempos vou tentar recuperar minha crença nas pessoas, em um futuro que seja diferente desse presente que eu vejo hoje. Espero que o mundo me ofereça coisas melhores pra eu ver e mostrar."

O livro é tão maravilhoso, que foi lançado em 2010 um filme sobre ele, ainda não assisti, mas vou procurar para ver.Pelo trailer, vi que no filme a história é contada e mostrado mais a fundo, e que seu amigo Lucas e a quase namorada Amim, ganham mais destaque.Vale muito a pena conferir o filme depois de ler o livro.

Minhas impressões:

Ganhei esse livro da linda da minha mãe que sabe desde muito cedo dessa minha paixão pela leitura, eu amei a sinopse e as fotos, foram as primeiras coisas que me chamaram a atenção, o foco jornalismo também, fiquei alucinada para ler logo, mas só agora consegui colocar essa leitura em dia, e digo pra vocês que me arrependi de não ter lido a mais tempo, o livro é maravilhoso e nos passa uma lição linda sobre a vida, o amor, a paciência, a compreensão e o principal: saber perdoar um deslize e uma falha de alguém que é muito importante na sua vida.

A editora esta de parabéns, apesar das folhas serem brancas, as letras são ótimas para leitura e as fotografias maravilhosas. A diagramação também achei bela, por dentro da capa, tem desenho do mapa e o nome de todos os lugares que o pai de Daniel relata no livro.

Super recomendo a leitura, leiam, reflitam, aprendam, explorem... vocês não irão se arrepender da leitura leve e muito prazerosa.

Como nessa maratona, cada livro resenhado teríamos que indicar uma música para o livro, eu escolhi a música Beat Acelerado, primeiro clipe do filme.

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br