Em Busca de Abrigo

Jojo Moyes

Resenhas - Em Busca de Abrigo

Paulinha 11/03/2024

Muito ruim
Fazia tempo que eu não lia um livro tão ruim.
Eu normal leio até a página 100 e se não for conquistada abandono o livro, isso é o que eu digo, mas minha rigidez de pensamento dificilmente me deixa abandonar coisas que eu começo, então em 100 páginas eu não estava nada envolvida, mas pensei vamos até 200, em 200 eu já não gostava do livro, mas já estava na metade e pensei vai que tem uma reviravolta??
Não teve, totalmente previsível, mas ser previsível nem foi o pior.
Esse livro só fez enaltecer tudo o que tem de errado na nossa sociedade misogina, como se a única maneira de amar e viver fosse casando, aturando tudo que um embuste faz e ficando nesse mesmo casamento pelo resto da vida.
A Joy foi traída, viveu um casamento de merda e isso é enaltecido.
A Kate que tem coragem de bancar seus sonhos e sua vida é julgada o livro todo.
É muito absurdo.
Detestei, sério não recomendo.
Iza Macharette 11/03/2024minha estante
Esse livro dela não foi bom mesmo , mas se vc ler os próximos , ela melhorou muito a escrita

Paulinha 11/03/2024minha estante
Confesso que fiquei bem temerosa de ler outro livro dela, apesar de ter vários né. Você indica algum para superar essa leitura ?

Iza Macharette 12/03/2024minha estante
Leia o Navio das Noivas , eu gostei bastante , tem partes até de comédia , e é a história se não me engano , da avó da autora eu acho ,eu gostei bastante tanto que li em ebook e quero compra o físico pra ler novamente

Iza Macharette 12/03/2024minha estante
A garota que você deixou para trá, eu tbm gostei

Iza Macharette 12/03/2024minha estante
na vdd , sou bastante fã dela ,apesa de alguns livros deixarem a desejar ,gosto da pegada de história antiga com histórias de guerra

Paulinha 12/03/2024minha estante
Obrigada pelas dicas ?

Iza Macharette 13/03/2024minha estante
de nada

Jeanne 11/02/2011

A sinopse do livro é incompleta. Ao iniciar a leitura fui surpreendida quando constatei que o livro é sobre as 3 mulheres da família Ballantyne. Avó , mãe e filha (Joy, Kate e Sabine) que alternadamente contam a sua estória e seus problemas.

Joy é a avó-mãe de personalidade forte e difícil. Dura e inflexível ela não demonstra seus sentimentos. Edward, seu marido de longa data, tem uma personalidade bem parecida com a sua mas nos últimos tempos tem estado debilitado e doente.

Kate, a filha vive em busca de um sentimento maior e não consegue se encontrar. Tem pela filha um amor imensurável.

Sabine, é a neta. Uma jovem que domina todo o livro e que conduz toda a estória. Falar sobre ela seria dar spoilers.

Em Busca de Abrigo, retrata a dificuldade de relacionamento e conflito de gerações entre mãe e filha, avó e neta; traição e perdão; encontros e desencontros; perdas irreparáveis; amores não correspondidos e sentimentos contraditórios que no decorrer das páinas faz com que conheçamos as várias facetas dos personagens expondo todos os seus defeitos e, ainda assim, gostarmos deles.

Um livro que nos faz pensar, analisar e, acima de tudo, aprender. Com uma carga dramática em muitos momentos de doer.

Caroline Fortunato 23/10/2013minha estante
Ai, Jesus... eu comentário me fez tremer. Estou lendo ele e confesso que o início é meio chatinho. Mas vou até o fim, até porque já li dois livros da Jojo e me encantei.

Beijo!

Laziness Girl - Izzy 15/06/2015minha estante
Realmente, está melhor explicado aqui rs' Obrigada.

Ieda 02/09/2015minha estante
Maravilhoso esse livro, assim como todos que já li da Jojo Moyes.

MarioLuiz 07/12/2015minha estante
Ainda não um livro desta autora que não tenha gostado, parece que seus livros é satisfação garantida.

Bina 12/05/2016minha estante
Em minha opinião a sinopse dá todas as informações necessárias pra você ligar os pontos, adquiri o livro a pouco tempo na feira da cidade onde moro e bastou ler uma unica vez a contra capa que percebi que eram três historias diferentes avó, mãe e filha, de resto não comentarei, pois ainda não tive tempo de ler esse livro que tem tudo para ser ótimo assim como os outros da Jojo.

Mayla 22/06/2016minha estante
Eu estou lendo essa históra, mas a capa do livro é a casa das marés? Alguem poderia me explicar? Mas como estou lendo em pdf, a capa pode estar errada.

Karini.Couto 23/07/2015

Bom dia leitores! Como estão?

Li alguns livros da Jojo Moyes e me apaixonei de cara por sua escrita, sempre com protagonistas fortes e que de alguma forma conseguem nos tocar de uma maneira que torna inesquecível sua escrita, suas histórias e seus protagonistas! Quando vi o relançamento: ‘Em Busca de Abrigo’, instantaneamente pensei: “Eu preciso ler!” e assim foi. Solicitei o livro e mergulhei fundo em mais um tornado de emoções conflitantes que nos fazem amar, odiar e até querer entrar na história para resolver determinadas situações; o mais legal com os livros da Jojo Moyes é que, ao menos comigo, me coloco no lugar dos protagonistas e me pego pensando em seus erros e acertos e se eu faria o mesmo.. Ou como poderia fazer para ser melhor, ou me sair melhor! Amo! Então sou muito suspeita para falar! Rs

Pelo que vi, Em Busca de Abrigo é o romance de estreia da autora, que foi publicado na primeira vez pela Bertrand também em 2004; mas com uma capa que nunca me chamou atenção sequer para ler a sinopse na época; mas dessa vez a Editora trouxe um capa para nenhum fã da autora por defeito e a diagramação, apesar de simples está ótima! Além de ter uma capa que conquista novos leitores apenas ao olhar o livro na prateleira das livrarias! Então; parabéns Bertrand Brasil por esse feito! Tenho certeza que o livro irá vender ‘como água’!

A história é apresentada pelos pontos de vista de Joy, Kate e Sabine; três gerações de mulheres da família Bellantyne (mãe, filha e neta – respectivamente). Ao iniciar a história é 1953 quando Joy conhece seu esposo e dá início a sua trajetória.. Onde mais tarde nos leva a Sabine, que está partindo de férias para a casa de Joy (sua avó) com grandes expectativas que são visivelmente frustradas ao se deparar com alguém completamente diferente do que esperava! O que acontece com Em Busca de Abrigo é que temos uma história que nos faz refletir e muito sobre relacionamentos, escolhas e suas consequências e no que vem a seguir. As personagens são palpáveis e me senti completamente conectada a elas imediatamente. Eu amo os personagens da autora por serem fortes a sua maneira, apesar de cometerem erros e serem falhos.. Humanos!

Joy é uma mulher madura, direta e objetiva. Mas claro que possui sentimentos e apesar de completamente ansiosa para estar com sua neta percebe através da impetuosidade da mesma que nada será fácil! E que precisará repensar seus próprios erros e as consequências que causaram nas três gerações!

Kate já é um pouco insegura e fica sempre meio que na expectativa e defensiva por conta de seus problemas pessoais; tendo mais medo de se arriscar em determinados momentos, ou pensando mais a respeito de Joy, por exemplo, que pondera e põe em prática! E no passado mesmo que Kate tenha prometido ser próxima a sua filha e sua melhor amiga, não consegue ver onde cometeu tantos erros, já que ambas parecem cada dia mais distantes uma da outra! Assim como aconteceu com Kate e Joy. Afinal Kate fugiu de casa com sua filha ilegítima o que obviamente causou um grande caos na vida de mãe e filha e depois até mesmo na vida de Sabine!

Sabine parece completamente insatisfeita com tudo ao redor incluindo sua avó Joy, e acaba transparecendo isso em muitos momentos!

Como a maioria ou todas as famílias as três gerações tem suas questões pessoais e aquelas mal resolvidas ao longo de suas trajetórias entre si. Elas estão distantes em idades e talvez alguns acontecimentos, mas ao mesmo tempo muito conectadas, ao tal ponto que obviamente irão ‘se chocar’ e terão de lidar com tudo que foi varrido para debaixo do tapete; como segredos e fatos que irão certamente mudar tudo que talvez, nenhuma delas pudesse se dar conta antes de tal encontro!

Além da história da família em questão, conheceremos outros personagens intrínsecos com suas próprias histórias como Annie a governanta e Thom quem cuida dos cavalos para a família. Tudo parece estar desconexo, e de repente se conecta, dando sentido, vida e emoção!

Não foi a melhor história da autora que eu já li, mas certamente me agradou muito e amei a forma como ela conduziu, mais uma vez com maestria seus personagens e minhas emoções!

site: http://www.coracaodetinta.com.br/
Cris Costa 23/07/2015minha estante
Não gostei desse livro, tinha quase desistido da autora, mas ela cresceu muito nos últimos livros, O Um mais um é a prova de que vale a pena sempre dar uma segunda chance.

Karini.Couto 23/07/2015minha estante
Cris, não foi o melhor que li dela! Mas não desgostei.. Pelo que vi esse foi o primeiro livro da autora e com certeza o amadurecimento vem com a prática.. eu amei com todas as minhas forças Como eu era antes de você! Fiquei fascinada com A garota que você deixou para trás.
Um mais um eu tenho, mas ainda não tive a chance de ler com a pilha de livros, mas estou doida para conhecer a história! É inevitável as comparações.. De todos, até agora fico com Como eu era antes de você! Esse livro tocou minha alma profundamente! Doida pelo filme!

Cris Costa 23/07/2015minha estante
Eu também amei o Como eu era antes de vc, mas por algum motivo eu gostei mais do Um mais Um. Coloquei na fila agora o A garota que você deixou para trás.

Uiara.Marcossi 19/01/2020minha estante
Já li vários livros da autor a w esse foi o pior. Estória que não deslancha, fiquei esperando até a última página alguma grande revelação. O final foi compatível com o início do livro: morno e sem sal.. .

resenhasdajulia 08/07/2021

Em Busca de Abrigo é o primeiro romance escrito por Jojo Moyes.

Nesse livro, vamos conhecer três gerações da família Ballantyne: Joy, a matriarca, Kate, sua filha, e Sabine, sua neta.

Kate não tem sorte no amor e vive pulando de um relacionamento para outro. E quem sofre as consequências disso é Sabine.

Por isso, diante de mais uma separação, Kate faz a filha passar um tempo com os avós. O problema é que Sabine não quer isso, já que Joy e Edward são praticamente desconhecidos pra ela, pois Kate saiu de casa aos 18 anos e desde então só visitou os pais uma vez.

Quando Edward adoece, Kate vai para lá, cuidar dele. Juntas, as três mulheres, que sempre foram distantes uma da outra, vão desvendar um grande segredo de família.

Enrolei muito para ler e não me conectei tanto com os personagens. Mas gostei mais do que eu imaginava.
Anneê¨ï¸ 10/01/2022minha estante
Eu achei o livro bem superficial, os sentimentos ficaram muito rasos para mim, eu tive muita dificuldade de ler e a leitura não foi fluída eu tive que ler aos trancos e barrancos, achei a história muito arrastada mas essa é só a minha opinião.

resenhasdajulia 10/01/2022minha estante
Também senti isso quando li

Dayana64 22/05/2024minha estante
Também achei a leitura bem arrastada! Ela poderia ter ficado mais nos sentimentos, nós motivos por detrás das decisões que os personagens tomaram e senti falta de uma resolução mais específica também, um pós...

Cláudia - @diariodeduasleitoras 08/11/2017

Em busca de abrigo
Que Jojo Moyes é minha autora favorita vocês já devem saber, mas talvez não saibam que 'Em Busca de Abrigo' foi seu primeiro livro publicado. Estreiou no Brasil no ano de 2004, e em 2017, a editora intrínseca relançou a obra com essa capa 'maravilinda', bem semelhante às atuais capas da autora. Durante a leitura, lembrei da entrevista da Jojo no programa do Pedro Bial- salvo engano em Maio deste ano, o qual lhe perguntou se, depois de tantos livros escritos, ela sentia que sua escrita havia mudado. Ela disse que sim e que percebeu que, nos primeiros livros, a história demorava a começar kkkkkk. E é verdade. Porque nos livros mais recentes ela faz cada coisa acontecer em seu tempo, sem enrolações ou cenas desnecessárias. Enquanto que neste, demorou uns capítulos para a leitura fluir, e para entender o objetivo da obra. Mas isso não me impediu de gostar do livro, muito pelo contrário, só fiz essa observação porque agora compreendo o que ela disse ao Bial.

Em Busca de Abrigo é uma trama sobre conflitos familiares. Conhecemos as três gerações da família Ballantyne. Três mulheres que são muito parecidas entre si, mas que a falta de diálogo faz com que não se conheçam de verdade. Joy, Kate e Sabine, respectivas, avó, mãe e filha, contam a história de suas famílias. Joy tem uma personalidade difícil e é uma mulher forte. Kate ama a filha mas no início parece uma mulher carente em busca de algo mais. Sabine é bem chata no início por conta de seus pensamentos em relação à sua mãe e avós e sobre à mudança de cidade, mas compreendemos a personagem ao longo da leitura.

A leitura é profunda; narra encontros e desencontros, traição, os conflitos entre mães e filhas e as expectativas que 'NÓS SEMPRE' depositamos nas pessoas e, consequentemente, nos frustramos. Mas, principalmente, a necessidade do perdão. Jojo Moyes consegue (e isso não mudou com o tempo) apresentar personalidades, destinos e histórias envolventes, nos fazendo refletir sobre nosso próprio comportamento em família, deixando grandes lições. Sem dúvidas, ela é uma autora incrível desde o seu primeiro texto.
Mayla 09/11/2017minha estante
Valha. Que bom saber. Porque este foi o último livro dela que li, infelizmente abandonei, depois de ter lido uns mais atuais dela. E cheguei num ponto que pensei em não ler mais livros dela, apesar de ter gostado dos outros que li. E depois dessa sua resenha, eu vou sim dar mais uma chance a jojo

Cláudia - @diariodeduasleitoras 09/11/2017minha estante
Não sei quais outros vc leu... mas não desiste não porque ela tem obras sensacionais, e esse era uma estreia, já tem muitos anos que lançou.. os mais recentes, por assim dizer, são perfeitos!!

Mayla 09/11/2017minha estante
Muito obrigada mesmo. Eu acho que li uns 4 dela. Em busca de abrigo foi o 5. Tentei a casa das marés que também abandonei, mas também nao gostaria.
Depois desses dois livros eu desisti da autora... Por enquanto. Agora acho q continuarei a ler. Obrigada

@elaqueamalivros 30/10/2022

Amo Jojo, mas esse livro não me pegou!
Nossa, que saudades que eu estava de ler uma boa história da JoJo, cheia das suas descrições que me fazem sempre entrar nas cenas do livro.

Porém, de todos os livros que li da autora (que eu considero uma das minhas favoritas) esse foi o que menos gostei, até agora, sem sombra de dúvidas.

Entendo que seja o primeiro livro escrito por ela, mas não senti nada do que JoJo me faz sentir com suas histórias. Achei os personagens mal desenvolvidos, com um enredo arrastado no início e com um final mais corrido do que a minha vida no doutorado. Enfim, não me pegou!

O que me deixa feliz é ver o quanto JoJo Moyes evoluiu na sua vida como autora, pq desse primeiro livro para outros dela percebe-se uma diferença gigantesca na qualidade da escrita!

Aqui não passo pano para autor favorito não. Se o livro não for bom eu vou falar!

Mas, apesar da escrita e do desenrolar do enredo não ser tão bom, a história em si me trouxe diversas reflexões e acho que talvez se ela reescrevesse esse livro ia dar bom demais!
Greicy 29/01/2023minha estante
Também não achei grandes coisas ?

Luiza 01/11/2022minha estante
Sabine é insuportável kkk

Ju Andrade 02/04/2023

Uma história de época bonita
Gostei do livro e gosto muito da escrita da Jojo, está longe de ser um livro maravilhoso mas tbm longe de ser ruim.
É uma história q demora a engrenar mas depois pega um rumo legal, assim como outros livros da autora mescla flashbacks com momento atual.
Devido parte da história ser de época tem atitudes dos personagens q me deixou com raiva (você saberá qual parte) mas qndo se pensa com a cabeça da época é possível "entendê-los" e respeitar as decisões tomadas.
Achei uma leitura leve, sem muitas perspectivas de reflexão (o que é maravilhoso as vezes)
Enfim, recomendo como uma história sem pretensões e sem muita expectativas.
Nay 02/04/2023minha estante
Nossa, eu quase comprei ele uma vez mas desisti pq vi falarem tão mal dele kkkk até hoje só li um livro dela e não foi aquela história incrível mas foi legal, aí fico receosa de arriscar em outros. Comprei 2 e espero que sejam bons. Esse daí tem muitas críticas, acredito por ter sido o primeiro.

Mi Rubin 07/04/2022

Fica nítido que é o primeiro livro da Jojo, pois os personagens são bem "rasos", mesmo tendo história par contar.

Cenas totalmente desnecessárias só para acrescentar drama à narrativa.

Sabine foi a que mais me incomodou.
Atacou tanto a mãe, de formas tão baixas, e depois tudo ficou bem "do nada", como se fosse natural a mãe simplesmente perdoar.

Poderia ter sido bem melhor.
Adrielle63 14/06/2022minha estante
Disse tudo. Que ódio que fiquei dela pela forma como tratou a mãe.

Andrea 23/05/2011

Descobertas e Saudades
Em época de casamento real, o Prólogo coloca o leitor em contato com Joy no dia da coroação da rainha Elizabeth II. Junto com vários ingleses que moravam em Hong Kong, ela conhece Edward, e após poucos encontros, ele a pede em casamento.

A história pula para o ano de 1997, Kate acredita estar apaixonada por Justin, mas antes precisa se separar do namorado atual. Para isso, ela resolve enviar a única filha, a adolescente Sabine, para a casa dos avós na Irlanda.

E é a estada de Sabine junto a Joy e Edward que irá levar o leitor para conhecer a história de três gerações das mulheres Ballantyne. Segredos de família, paixões, ilegitimidade, mágoas e sentimentos são expostos de forma delicada no livro “Em Busca de Abrigo” (Bertrand Brasil, 434 páginas), onde a autora Jojo Moyes consegue diferenciar bem as personalidades de Joy, Kate e Sabine, assim como sutilmente demonstrar suas semelhanças.

Resenha completa em http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2011/05/em-busca-de-abrigo.html.

Aione 07/07/2015

A renomada Jojo Moyes é famosa em diversos países por seus romances. Em Busca de Abrigo é seu livro de estreia e já havia sido publicado no Brasil pela editora Bertrand Brasil em 2004. Agora, não apenas foi relançado com uma nova e atrativa capa, como dois outros romances da autora publicados pela editora também o serão – A Casa das Marés e Baía da Esperança.

Em Em Busca de Abrigo, três diferentes gerações da família Ballantyne nos são apresentadas. Em terceira pessoa, ora acompanhamos a trama pelos olhos de Joy, a matriarca da família, ora pelos de sua filha, Kate, e ora pelos de sua neta, Sabine. No prólogo do livro, temos a noite em 1953 na qual Joy conhece o marido e os primeiros desenrolares desse encontro em sua vida. No primeiro capítulo, logo a seguir, somos transportados a 1997 com Sabine viajando para a casa da avó, férias um tanto quanto indesejadas por ela. Assim, a ótica da narrativa vai se alternando entre essas mulheres, ao mesmo tempo em que, em alguns capítulos, também retornamos aos anos 50, conhecendo mais do início da vida de casada de Joy.

O mais interessante da obra, a meu ver, foi a forma de como Jojo Moyes não apenas contou sua história como também foi capaz de causar diversas emoções, muitas vezes contrárias entre si, ao alternar os pontos de vista da trama. Enquanto acompanhava a visão de Sabine, me compadecia da adolescente e sentia sua revolta pela mãe e pelos rígidos modos de vida de Joy, além de sua indiferença. Porém, quando passava a enxergar as situações como Joy ou Kate, me solidarizava com elas e, até mesmo, me sentia zangada pelas injustiças de Sabine e por sua visão tão severa, e um tanto quanto machista, sobre a mãe. Tudo isso foi possível porque as três personagens não apenas são complexas como também têm complicados relacionamentos umas com as outras, fazendo com que, além de não se conhecerem, de fato, tenham extrema dificuldade em compreenderem umas as outras.

O livro, entretanto, não se prende apenas às questões dos relacionamentos entre as três mulheres, sendo possível, também, encontrar histórias interessantes entre os personagens que rodeiam a propriedade dos Ballantyne, como a família de Annie, filha da governanta de Joy, e Thom, responsável pelos cavalos e celeiros da propriedade. Essas histórias paralelas tanto contribuem com a trama, tornando-a mais rica, como também se entrelaçam com o enredo principal, tendo notáveis influências nele.

Embora tanto a história quanto a construção das personagens tenha me agradado, seria mentira dizer que minha leitura foi frenética, dotada de um ritmo enérgico motivado pelo meu envolvimento com o livro. Na realidade, demorei bastante para concluir a leitura porque encontrei certa dificuldade nela, que se deu de forma lenta e, em alguns momentos, bastante monótona. Contudo, as últimas 100 páginas ganharam um novo ritmo aos meus olhos tanto pelos acontecimentos em si quanto pela exacerbação das emoções das personagens, de forma que me senti mais envolvida pela história.

Ao final, ao mesmo tempo em que me emocionei com algumas conclusões e aprovei o modo de como se deram, também tive uma certa sensação de algo ter ficado incompleto. Acredito que, a meu ver, alguns conflitos foram resolvidos sem que houvesse uma conversa suficiente para isso, ou até mesmo que outros permaneceram em aberto. De qualquer maneira, compreendo também que o final seja característico do próprio estilo de relacionamento entre as protagonistas, um tanto quanto fechadas umas com as outras. Nesse caso, fatores externos a elas acabaram por ter uma influência bastante forte e compreensível nelas.

Em linhas gerais, embora Em Busca de Abrigo não tenha sido uma leitura completamente envolvente, foi bastante agradável, tranquila e rica em toda sua construção. Há uma bela história sendo contada e com uma positiva mensagem sobre as dificuldades encontradas nos relacionamentos familiares.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/07/07/resenha-em-busca-de-abrigo-jojo-moyes/

Moonlight Books 13/08/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Mesmo sendo o primeiro, ainda assim é Jojo.

É uma história que evidencia o conflito de gerações e as diferenças de personalidade. Os filhos nem sempre atingem as expectativas dos pais, só que o inverso também ocorre e aí cabe a maturidade de cada um, e também muita humildade, para aceitar as diferenças, construindo a partir daí uma vida com harmonia, tolerância e generosidade.

Eu gostei bastante da leitura e no desfecho Jojo conseguiu até me arrancar algumas lágrimas. Contudo, confesso que gostaria que em certos aspectos a história tivesse sido mais ágil, especialmente nos primeiros capítulos, que têm um ritmo bem moroso e descritivo. Senti falta de mais diálogos nesta parte inicial e de capítulos mais curtos. No entanto vale a pena seguir em frente e se deixar levar, pois acabamos sendo envolvidos pelas vidas destas pessoas e sentindo na pele suas emoções. Eis aqui a característica mais marcante de Jojo Moyes, a humanização e veracidade de seus personagens, que acabam saindo das páginas e tornando-se muitos vivos para o leitor. Não há perfeição neles, posso dizer que possuem mais defeitos que qualidades, e exatamente por isso nós acabamos nos apegando e torcendo como se fossem pessoas próximas.

Eu comecei a ler as obras da autora por seus livros mais atuais, com certeza sua escrita amadureceu bastante e a cada dia está melhor, mas mesmo neste seu primeiro trabalho vemos talento e uma história rica, com uma mensagem de valor, para todos os seus leitores, sobre perdão e segundas chances.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/08/resenha-em-busca-de-abrigo.html

LuanaBorges 31/08/2015

Sensível, emocionante...
A juventude de Joy dividiu-se em dois momentos - antes e depois de se casar com Edward - quando enfim sentiu que seria capaz de amar alguém e ser feliz. Depois de muitos anos tudo isso torna-se apenas lembranças. Agora Joy é uma senhora de personalidade difícil e matriarca de uma família desestruturada, que devido a um acontecimento do passado, afastou-se e quase perdeu o contato com sua filha caçula, Kate.

Kate se afastara de seu passado, sua família e tudo o que eles representam. É uma mulher que vive em busca da felicidade e para isso muitas vezes faz escolhas erradas, causando grandes mudanças tanto em sua vida quanto na de sua filha adolescente, Sabine.

Sabine tem uma opinião bem formada sobre sua mãe, e diga-se de passagem, uma opinião nada honrosa sobre suas constantes trocas de marido. Após ser enviada para casa da avó, com quem poucas vezes teve contato, esse ressentimento só aumenta e transforma-se em completa aversão.

Minha opinião
"Em busca de abrigo" é o romance de estréia de Jojo Moyes, que este ano foi reeditado pela editora Bertrand Brasil. Nele, Jojo retrata o drama familiar de 3 gerações de mulheres da família Ballantyne. Com a narrativa em terceira pessoa, cada uma das personagens principais - avó (Joy), mãe (Kate) e filha (Sabine) - tem a oportunidade de nos mostrar seus pontos de vista.

No início estranhei um pouco a narrativa e fiquei confusa tanto com os saltos temporais presentes no livro, quanto com os pontos de vista se intercalando de maneira abrupta. Mas o que pra mim foi motivo de confusão, apesar de contraditório, também foi o que me proporcionou uma visão abrangente sobre o sentimento de cada personagem. Ao mesmo tempo que me solidarizei com Joy e Kate, também compreendi o caos na cabeça de Sabine. A partir do momento que isso passou a não me incomodar mais, a história ganhou meu coração e peguei um bom ritmo de leitura, especialmente últimas 100 páginas.

Lamento a nota no Skoob ser tão baixa, visto que achei uma história linda, sensível e extremamente comovente. Acho que a avaliação desse livro é muito pessoal, e depende muito da identificação do leitor com a trama. Pra mim, apesar de me lembrar aqueles filmes que costumam passar na sessão da tarde, o enredo cativou e os personagens conseguiram transmitir de maneira palpável, toda a melancolia que norteia esses laços familiares tão frágeis.

No fim, a história das mulheres Ballantyne cria uma ponte com nossa própria história, proporcionando uma reflexão a cerca dos sentimentos e atitudes de nossas mães ou filhas, as quais muitas vezes não compreendemos e julgamos. Por ter esse apelo tão pessoal, com um toque de realidade, aplaudo Jojo de pé.

A narrativa de Moyes é inigualável! Como diria Hazel Grace (A culpa é das estrelas), eu leria até a lista de supermercado dela. Ainda tenho 3 livros da autora na minha estante e a cada livro seu que leio, minha convicção de que é minha autora favorita só aumenta. "Como eu era antes de você" continua sendo meu livro favorito da autora, portanto, se você ainda não conhece a história de Lou e Will, por favor, por favor, você precisa dar uma chance a eles!! O livro é lindo demais!

Resenha publicada no ig @dicadeleitora

Glauci 14/09/2015

O que me consola é que esse foi o primeiro livro que a Jojo escreveu......
Leitura concluída: Em busca de abrigo - Jojo Moyes.
O que me consola é que esse foi o primeiro livro que a Jojo escreveu......
A sinopse não explica muito do livro e o começo é bem confuso. Sabine, uma adolescente de 16 anos se vê de repente despachada para a casa da avó que ela não conhece, pois a mãe está passando por dilemas amorosos e não consegue lidar com isso. Kate, mãe de Sabine, uma mulher insegura e péssima nas suas escolhas amorosas com um relacionamento conturbado com a mãe e com a filha. Joy, mãe da Kate. Uma mulher forte e determinada, com um passado triste,  marcado por uma tragédia.   No meio de tudo isso, dois personagens secundários: Thom (o filósofo do livro) e Annie (que até metade do livro não consegui compreendê-la).....
Eu divido esse livro em duas fases: a primeira sob o ponto de vista da adolescente mimada, que se sente injustiçada pelo mundo por ter sido afastada de tudo o que lhe é familiar e está disposta a não aceitar essa situação e a segunda,  quando a história realmente começa, ou seja, na metade do livro.   Os personagens são mal construídos e a narrativa sofre algumas interrupções repentinas que quebram a história, o que me deixou confusa em vários momentos.
Enfim, o que me consola é que esse foi o primeiro livro que a Jojo escreveu..... e vale a leitura para comparar a evolução da autora no decorrer de seus livros. (Três estrelas) ★★★☆☆.