Histórias Envenenadas-Volume 2

Histórias Envenenadas-Volume 2 Matheus Gaudard...

Resenhas - Histórias Envenenadas-Volume 2

Cristiano Rosa 26/11/2012

Diário CT: Histórias Envenenadas 2
O livro Histórias Envenenadas Contos de Fadas de Terror Volume 2 recebi em uma troca feita com um dos autores da antologia, Matheus Gaudard. A publicação da Andross Editora sob organização de Cristiana Gimenes é uma obra curta, com 96 páginas, apresentação da organizadora e 15 contos.

Os atores são Amanda S. Lopes, Andy Azous, Carla Witch Princess, Danilo Pelloso, Douglas Ostruka, Eddy Khaos, Karen Alvares, Lucas Arienti, Lucas Janini, LASlusarki, Marcela Stéphanie, Matheus Gaudard, Patrícia Guimarães e Raphael Redfield.

Em bosques, castelos, florestas e reinos, as histórias têm como base contos de fadas clássicos como João e Maria, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Pequena Sereia, Rapunzel, entre outros.

Além dos personagens principais crianças, madrastas, príncipes e princesas, reis e rainhas, fadas madrinhas, vovós, lenhadores, bruxas e comerciantes ainda aparecem vampiros, lobisomens, dragões e gárgulas.

Os contos são bem curtos, por vezes misturam textos infantis que já conhecemos com o clima dos dias atuais, elementos de lendas urbanas ou criaturas mais relacionadas ao gênero do terror, porém causam pouco efeito de medo e suspense. Talvez se as tramas fossem mais desenvolvidas pelos autores, acredito que poderiam cativar e conquistar melhor os leitores com seus enredos.

Além de narrativas baseadas em histórias de nossa infância, algumas que compõem o livro são inventadas, o que parece que sai um pouco da linha que a antologia segue a princípio. Outro fato que incomoda um pouco são os textos iniciais que fazem duplas, pois o mesmo conto de fadas os inspiram. Considero que se estivessem mesclados aos longo da obra ficariam mais interessantes.

Para os que gostam de contos breves e releituras, podem ter bons momentos de leitura. Mas não espere terror, pois você pode se decepcionar um pouco. São histórias envenenadas com pitadas de drama e suspense, não mais que isso. Um ou outro se destacam, mas isso fica ao critério de cada leitor.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=19784

Nivia 12/10/2012

Venenos diversos em vários mundos
Livros de contos me encantam pela diversidade. Com esse, não foi diferente. Confesso que esperava outros personagens, como Branca de Neve, Gato de Botas e personagens mais incomuns. As histórias com personagens criados pelos autores são criativas, mas não me chamaram tanto a atenção em seus rumos.

As que mais gostei foram: "A herança", de Patrícia Guimarães, onde temos uma assustadora maldição sobre João e Maria e um desfecho perfeito; "O doce sabor do poder" e "Espuma Branca", ambas de Karen Álvares, em que podemos ver sangue derramado por sentimentos profundos e baseados no desespero, o primeiro baseado em inteligência fria, e o segundo nos sacrifícios do amor; "A filha da noite", de Lucas Arienti, onde Cinderela está na forma mais peculiar que já pensei ver; "A dama de vermelho", de LASlusarki, onde temos mais um exemplo de como homem se rende por pouco; "Adormecida", de Danilo Pelloso, chocante conto de como a violência pode enlouquecer alguém além de todos os limites, em uma linguagem lírica que em algumas observações se perde um pouquinho (e olha que adoro palavras difíceis); e "Sonhos de Rapunzel", de Marcela Stéphanie, um dos contos mais doentes e naturalmente assustadores que já li sobre contos de fada!

Recomendo para quem gosta de histórias de terror e tem vontade de ler enredos mais atuais e diferenciados. Violência, sadismo e a escuridão das almas (ou falta delas) permeiam quase todos os enredos.

melissa 18/06/2012

Histórias Envenenadas Vol.2 traz ótimas (e perturbadoras!) versões de contos como João e Maria, Bela Adormecida, A Pequena Sereia e Rapunzel. Os autores desses contos já mostram uma maturidade de escrita, uma naturalidade para escrever, e despontam como os genuínos talentos literários dessa antologia.

Em A Herança, Patrícia Guimarães me deu um susto ao contar a história de João e Maria do ponto de vista de João, relembrando a maldição que recaiu em sua vida e na da irmã depois do episódio na casa da bruxa. Meu coração pulou quando eu li a última linha!

Outra a recontar a história de João e Maria é Karen Alvares (e essa menina é sensacional, tô sempre falando dela aqui não é a toa!) no conto O Doce Sabor do Poder. Qual é o efeito psicológico de ser abandonado na floresta e ainda matar uma bruxa? É isso que a Karen vai nos mostrar.

Adormecida, de Danilo Pelloso, trabalha com um tema pesado em relação à protagonista, que é o abuso sexual. A linguagem do conto é um tanto difícil, e eu achei que o autor exagerou na inversão de adjetivos (soou por vezes bastante artificial), mas em linhas gerais ficou bastante bom e um tanto perturbador.

Espuma Branca, da Karen Alvares (a danada tem dois contos publicados nesse volume!), é o meu favorito. Psicologicamente devastador e de escrita bastante intensa (e até um tanto poética), esse conto está centrado na figura da Pequena Sereia. Será que existe mesmo o tal felizes para sempre?

E o livro fecha muito bem com Sonhos de Rapunzel, de Marcela Stéphanie. Aqui temos uma Rapunzel perdida entre realidade e conto de fada numa história no mínimo sinistra que me surpreendeu no final.

Foram esses os contos que realmente saltaram aos olhos por sua qualidade e fizeram valer o livro. De resto temos algumas tentativas interessantes, mas ainda muito imaturas em termos de escrita e desenvolvimento. Algumas histórias, inclusive, não são contos de fadas recontados e sim histórias inventadas, o que eu sinceramente achei que fugiu muito da proposta do livro.

----------------------------

Resenha do blog www.livrosdefantasia.com.br. Venha acompanhar mais resenhas do gênero mais fantástico da literatura!