Cadernos do cárcere

Cadernos do cárcere Antonio Gramsci

Resenhas - Cadernos do Cárcere

eunbin 26/04/2024

Acredito que toda a história que envolve esse livro já o torna enormemente especial. Gramsci foi um homem indispensável para o crescimento da esquerda mundial e sua luta contra o fascismo é notória. Ele não explica alguns conceitos que desenvolve ao longo do livro, então recomendo que a leitura seja acompanhada de algum manual sobre gramsci.

TH HISTORIADOR 06/03/2023

Escrito a aproximadamente 100 anos, porém, atualíssimo.
Os mais dogmáticos a direita do espectro político, certamente, "detestam". Os humanistas a esquerda admiram os escritos de Antônio Gramsci. Contudo, tais obras servem para mostrar como a rejeição social pode criar verdadeiros gênios políticos da tirania e do controle de massas. Mergulhar na mente de Gramsci é imprescindível para compreender o socialismo e as suas vertentes modernas, que são baseadas nos pensamentos deste autor e de outras mentes extraordinárias.
Siga @th_historiador nas principais mídias sociais.

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Antonio Gramsci – Cadernos do cárcere (Volume 1)
“O materialismo histórico, compreendido corretamente, não é um mero economicismo, mas é sim uma dialética real, que compreende a história superando-a com a ação, e que não separa história e filosofia, mas – colocando os homens sobre seus pés – faz destes os artífices conscientes da história, e não os joguetes da fatalidade, na medida em que os seus princípios, isto é, os seus ideais, centelhas que brotam das lutas sociais, são precisamente estímulos à práxis que, mediante a sua ação, se subverte.”
“O freudianismo é mais uma “ciência” a ser aplicada às classes superiores, e se poderia dizer que o “inconsciente” só começa depois de algumas dezenas de milhares de liras de renda.”
“Durante a guerra, o Papa era o chefe dos bispos que benziam as armas dos alemães e dos austríacos, e dos bispos que benziam as armas dos italianos e dos franceses, sem que nisto houvesse contradição.”
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2013/07/cadernos-do-carcere-volume-1-antonio.html