Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

Daniel 11/06/2013

Tão diferente e tão bom quanto o filme
É impossível desassociar Holly Golightly de Audrey Hepburn. E embora livro e filme sejam tão diferentes, são ambos altamente recomendados.

A principal diferença entre livro e filme é que no livro não existe um romance entre o escritor, que é o narrador da história, e a protagonista. Eles se conhecem porque moram no mesmo prédio em Nova York, nos anos pós guerra. O narrador/escritor vai de certa forma se apaixonando pela garota, pelo seu estilo, pelo seu comportamento avançado para a época, pela sua ambição em "ficar rica" e ter um lugar para chamar de seu. Da sua aparente futilidade, ele vai descobrindo uma garota romântica e ainda apegada a laços familiares e do passado.

Há personagens que existem no livro e não existem no filme, e vice versa. No livro não existe, por exemplo, a amante do escritor que o sustentava; no filme não existe Joe Bell, o barman com cara de poucos amigos que trabalhava onde o escritor e Holly iam beber e telefonar.

Livro e filme tem qualidades distintas: o filme é romântico, leve, engraçado; o livro é mais realista, meio amargo e até triste. O que ambos tem em comum: como é bom ler o livro e ver o filme, não importa quantas vezes você já tenha feito isso!

É incrível como a escrita de Truman Capote parece leve e despretensiosa, mas seus biógrafos afirmam que isso era resultado um trabalho arduamente burilado.

Ainda fazem parte da edição três contos. O último conto do livro, "Recordação de Natal" (também semi autobiográfico), é uma das coisas mais emocionantes que já li.

Numa opinião muito pessoal, acho que este livro é a obra prima de Truman Capote, mesmo que todo mundo ache que seja "A Sangue Frio".

Se não me engano foi Norman Mailler quem disse que "não há uma palavra errada sequer em Breakfast at Tiffany's". Eu concordo com ele.
Paulo 28/05/2021minha estante
oi Daniel, adorei seus comentários. Eu assisti o filme há alguns anos mas vez ou outra eu me pagava pensando nele. Depois que li sua resenha fiquei animado pra ler o livro e hoje comecei a leitura!!! afff a Holly Golightly é tão icônica!

Daniel 18/01/2022minha estante
Oi Paulo! li seu comentário só hoje. Eu acho realmente incrível como o livro e o filme possam ser tão diferentes e, ainda assim, ambos tão bons. A Holly da Audrey é pura perfeição.

Rafa 07/05/2022

Excentricidade Pueril
A história principal é narrada de forma despretensiosa, entretanto, consegue abordar temas relevantes, tais como: futilidade; moralidade x ascensão social. O livro ainda dispõe de outros três contos, destacando-se o último (Memória de Natal).
Lara Aimee 12/05/2022minha estante
Aaaa ? o filme com Audrey Hepburn é simplesmente um atemporal, nostálgico ? o livro deve ser uma delícia!

cris.leal 30/05/2020

Muito bom...
Holly, a Bonequinha de Luxo, é uma personagem incrível. Uma acompanhante de luxo, bastante audaciosa para a sua época. Sonhadora sem deixar de ter os pés no chão. Protetora ao mesmo tempo que necessita de proteção. Muito irônica, maluquete, aventureira, sedutora, ambiciosa e esperta, sem deixar de ser inocente.

O livro é um clássico escrito por Truman Capote e publicado na década 1950. É bastante polêmico para a época por abordar temas como prostituição, homossexualismo e drogas. Foi adaptado para o cinema no início dos anos 1960 e estrelado pela divina Audrey Hepburn. Diferente do livro, o filme é uma deliciosa comédia romântica. Sou apaixonada pela icônica cena de Audrey Hepburn (Holly), na Quinta Avenida, em Nova York, saboreando seu café da manhã diante da vitrine da Tiffany, admirando as maravilhosas joias da loja. Existem algumas diferenças entre o livro e o filme, principalmente quanto ao final, mas ambos são igualmente muito bons.

P.S.: A edição do livro da Companhia das Letras, traz ainda três contos curtos de Truman Capote: Uma Casa de Flores, Um Violão de Diamante e Memória de Natal.

site: https://www.newsdacris.com.br/2020/05/resenha-bonequinha-de-luxo-de-truman.html
robertals 30/05/2020minha estante
Gostei :)

cris.leal 30/05/2020minha estante
Oi, Roberta! ;)

13marcioricardo 30/04/2022

Luxo, Luxúria e Risco.
Bonequinha de Luxo é uma novela sobre uma garota que foge do campo e vai para a cidade busca dos seus sonhos. Usando de sua beleza, charme, estilo e corpo, a protagonista vai vivendo a boa vida, a da alta sociedade, esperando que um de seus amigos lhe pegue de vez e com ele construa uma vida normal. E quase consegue.

A estória é narrada por um homem, seu vizinho de cima, que se torna seu amigo, e claro, seu admirador. O livro tem uma escrita simples e isso me decepcionou um pouco, pois é a segunda vez consecutiva que leio algumas resenhas onde falam que se trata de uma escrita fantástica e depois isso não se verifica. Ao menos, da minha perspectiva.

Esta edição traz, além da novela, três contos. Gostei de todos. Uma coisa que o autor faz e que me aconteceu em todas essas estórias, é acabar abruptamente. Eu sabia que já estava no final, ainda assim dei por mim a perguntar: "Ué, cadê o resto..".

Se quer conhecer o autor, e com tanta coisa boa que existe pra conhecer neste mundo, eu sugiro que comece pela sua obra prima, A Sangue Frio, que foi um grande sucesso. Eu ainda não li, mas acredito que seja melhor que este.
JanaAna90 30/04/2022minha estante
Já li a sangue frio e realmente é uma obra prima e, por isso queria ler esse livro, mas ouvindo você falar assim já fiquei com receio, não quero me decepcionar com o autor. Rsrs

13marcioricardo 01/05/2022minha estante
Achei assim assim.. Mas depois fui ver o filme e fiquei desapontado. Acho melhor que o filme rss.

Petra 02/06/2021

Sou completamente apaixonada por Holly, a história é bem original e tanto o livro quanto filme são incríveis apesar de serem diferentes em vários aspectos

Flávia Menezes 03/11/2021

A EXCENTRICIDADE COMO ARMA DE SEDUÇÃO.
Sempre quis ler ?Breakfast at Tiffany?s? (título em português ?Bonequinha de Luxo?), de Truman Capote, e que leitura mais incrível. Sendo publicado em 1958, sua adaptação para o cinema teve em seu papel principal, da icônica Holly Golightly ninguém menos do que a atriz Audrey Hepburn, estreiando em 1961, e sendo referenciado em muitos filmes e seriados (como no caso da personagem Blair Waldorf, em Gossip Girl, que chegava a se vestir como Holly) sempre como sinônimo de beleza, glamour e poder de sedução. Na verdade, a marca Tiffany se tornou ainda mais famosa, após essa obra.

A jovem Holly Golightly, uma mulher independente, e com um passado obscuro, precoce, que não precisa ser falado para sabermos quantas tristezas ali estão guardadas, traz à tona a imagem da mulher bela, jovem, feminina, elegante, glamorosa, porém, bastante excêntrica.

Ao mesmo tempo em que ela é a mulher dos sonhos de homens mais velhos do que ela (Holly tem uma ?preferência? por eles), ela também lhes é uma verdadeira incógnita. Ela é a imagem da juventude, da diversão, da saída do tédio do envelhecer, para os prazeres da inconsequência da juventude. Não é para menos que ela escolhe os homens mais velhos, já que, para os mais novos, ela já não teria assim tantos atrativos.

Mas apesar do seu jeito de ser exótico, e bastante imprudente, Holly Golithly nada mais é do que uma mulher com um passado obscuro, órfã, maltratada pela família adotiva, que foge e passa a vida na busca por encontrar o seu lar, seu lugar de pertencimento em um mundo cheio de pessoas em que ela tem muita dificuldade para confiar, e por isso mesmo, acaba por sempre se esconder nessa fantasia que ela veste.

Inclusive há uma cena icônica, em que Holly e o escritor Fred roubam máscaras de uma loja de produtos de Halloween. Essa cena descreve tanto essa característica, do quanto Holly se esconde através das máscaras, das fantasias e da sua excentricidade, por medo de revelar quem realmente é. Talvez, o único que a conhecesse um pouco mais, tivesse sido o Doutor da cidadezinha do Sul, que a acolheu quanto ela e o irmão fugiam da casa dos pais adotivos. Mas, como saber? Holly nunca diz a verdade! Além do mais, ele também era um homem mais velho, viúvo, que só queria uma boa mulher para ser sua companhia e ajudar a criar os seus filhos.

A Holly Golithly de Truman Capote é um personagem e tanto, e retrata a vida em uma época de boemia nos Estados Unidos, e, em especial, em Nova Iorque. E muito embora a trama nos mostre essa vida de prazeres, de sexo sem compromisso e noites de muitas festas e bebedeiras, por trás, sua mensagem é muito mais profunda, e fala sobre o não conformismo, sobre mulheres que se cuidam sozinhas, mas também sobre a eterna busca pelo amor e seu lugar de pertencimento no mundo.

A escrita, parte do estilo literário do New Jornalism, é muito diferente, e por vezes, tudo acontece em uma agilidade que precisamos prestar bastante atenção, especialmente porque não há separações por capítulos. Mas isso não impede nada que ele flua com muita facilidade. Sem contar que, a linguagem mais antiga com a qual foi escrita, nos transporta para uma época diferente, o que ajuda muito a ter ainda mais empatia pelos personagens.

Sobre as similaridades com o filme, existem muitas. O filme apenas deixou de lado as cenas que seriam mais fortes, ou diálogos que seriam mais chocantes. Afinal, em 1961 a censura era muito maior, então o filme deixa muita coisa implícita, enquanto no livro, temos um pouco mais de noção sobre quem é a jovem Holly.

O final é de um brilhantismo poético, afinal, como todas as boas jovens personagens icônicas do cinema (ou mesmo, da vida real), sua juventude encantadora deve sempre ficar na memória, para tornar-lhes imortais. Porque verdade seja dita, apesar do fascínio que uma jovem excêntrica, com ataques de loucura, tal como Holly possuem sobre os homens mais maduros, todo esse poder está condicionado ao rosto e ao corpo jovem de menina.

Uma Holly com o rosto mais amadurecido pelas marcas que a vida consequentemente nos impõe, já não teria o mesmo poder. Não porque o envelhecer torna as mulheres menos bonitas, mas porque as exigências da vida não aceitariam ataques tão infantis como algo tão atraente. Ao contrário, a atração das mulheres maduras parece residir muito mais no poder que possuem, mas isso mais no sentido do cargo que alcançaram em sua carreira profissional, no prestígio que possuem, e nos números da sua conta bancária.

E por isso, Holly Golithly viverá eternamente sem nunca precisar envelhecer. Sem nunca precisar acordar com todas as responsabilidades da vida em suas costas, e nas marcas do tempo em seu rosto. Para sempre ela poderá ser apenas uma jovem e bela mulher, a permear as fantasias de homens amadurecidos e entediados pela força do tempo que os castiga.
Douglas Finger 04/11/2021minha estante
Linda resenha, Flavia!

Flávia Menezes 04/11/2021minha estante
Obrigada, Douglas!! ????

Ma_ah 11/10/2023

Bonequinha de Luxo é um romance clássico escrito por Truman Capote e publicado em 1958. A história gira em torno de Holly Golightly, uma mulher jovem e enigmática que vive em Nova York e é conhecida por sua beleza, estilo de vida extravagante e por ser uma acompanhante de homens ricos.

O livro oferece uma visão perspicaz da alta sociedade de Manhattan na década de 1950, através dos olhos de Holly e do narrador anônimo. Capote descreve habilmente a luta de Holly para encontrar seu lugar no mundo, enquanto ela tenta escapar de suas origens humildes no Sul dos Estados Unidos. É uma história de amor, autodescoberta e busca pela felicidade, com personagens complexos e cativantes. A escrita de Capote é elegante e cheia de nuances, e ele captura perfeitamente o espírito da época. O romance também foi adaptado para um filme clássico estrelado por Audrey Hepburn no papel de Holly Golightly.

Uma obra atemporal que continua a encantar os leitores com sua história fascinante e personagens memoráveis, explorando temas universais de identidade e pertencimento. Se você gosta de literatura que mergulha na psicologia humana e na atmosfera de uma época específica é uma leitura que certamente vale a pena e super indico.
Fabio 14/10/2023minha estante
Ótima resenha, Maria!???

Ma_ah 15/10/2023minha estante
Obrigada e boas leituras!

Fabio 15/10/2023minha estante
Desejo o mesmo a ti, Maria!?

Ma_ah 15/10/2023minha estante
Obrigada!

Marcio 07/05/2020

Novela
Realmente tive dificuldades em terminar esta obra, acho que não gostei do enredo, mas a forma como foi a escrita estava ótima... quem sabe não estava no "meu momento" para esta leitura...

Silveira 16/01/2022

Enfim um clássico
Esse livro não foi mesmo pra mim!

Nenhum personagem me cativou, o enredo me deu sono, eu quase desisti, mas é um livro tão curto que me forcei a terminá-lo.
Nunca vi o filme e nem sei se quero ver hahahaha.
Mih 16/01/2022minha estante
O filme eu achei legal e engraçado as vezes, mas o q me cativou foi a personagem por ser espontânea e às roupas dela, mas a história em si não gostei tanto

Silveira 16/01/2022minha estante
ela usava tiffany ne ? se nao me engano o titulo original tinha algo assim

Mih 16/01/2022minha estante
Sim sim, em inglês é breakfast at Tiffany's

Samantha.Favaro 26/05/2022

Só suportei por homenagem a Audrey Hepburn
Horrível. Super preconceituoso, racista, pensamento machista em demasia. Sei que é um livro de época, mas infelizmente todos esses defeitos estavam exagerados no livro. Li na força do ódio e agradeço por ter lido no Kindle e não ter comprado o livro que já vi pelo valor de 100 reais. Finalmente eu terminei, aleluia. Só não dei uma estrela por conta da atriz Audrey Hepburn que atuou maravilhosamente no filme, e foi um jeito de não menosprezar totalmente a história.

gigio 06/05/2021

Um clássico
Sinceramente é exatamente tudo que eu esperava, não é uma história com um plot twist ou algo assim. É mais como um relato do autor sobre essa mulher mágica que ele se apaixonou e mudou sua vida para sempre. Uma mulher inesquecível.
Antes de ler tinha apenas visto 30 minutos do filme mas agora planejo termina-lo.

laris 14/06/2022

"Se eu encontrasse um lugar de verdade que me fizesse sentir do jeito que me sinto na Tiffany?s, eu compraria alguma mobília e daria um nome ao gato"

Bonequinha de Luxo é uma leitura rapidinha que vale MUITO a pena.
A Holly Golightly é uma personagem muito complexa e o conto é incrível.

Os outros contos também são muito bons, com destaque pra "Memória de Natal" que é lindíssimo.

Tirei uma estrela e meia por ter umas expressões bem datadas.

Camola 28/03/2021

Queria não ter assistido o filme
Assisti Bonequinha de Luxo naquele auge do revival do filme nos anos 2010. Fui muito empolgada, achando ser uma obra-prima, mas era somente uma rom-com cheia de problemas. Então recentemente descobri antes do filme, há u livro de autoria de Truman Capote. Pois bem, não sei exatamente qual minha opinião sobre. É um livro que demorei um tanto para ler, não tinha o efeito surpresa de uma historia desconhecida. É uma história intimista, que acompanha o único homem verdadeiramente apaixonado por Holy. Queria que fosse mais a visão dela e menos a do cara que é apaixonad o por ela.

Rayza Fontes 29/07/2009

Na maioria esmagadora dos casos a adaptação de livros para o cinema é insatisfatória.Bonequinha de luxo é um dos poucos casos em que o livros e o filme tem sim suas diferenças,mas nem por isso consigo gostar mais de um do que de outro.Enquanto a HOlly do livro tem a faceta camponesa explorada a garota do filme parece ter nascido ditando moda.Sendo uma resenha literária talvez não calhasse falar da película, mas sendo o sucesso deste ainda maior do que o do livro não vejo outra saído.
A grade verdade é que apesar das diferenças entre a holly do cinema e a da literatura ambas acreditam verdadeiramente nas mentiras que contam a elas mesmas.
Seria facilmente uma história boba sobre as trapalhadas de uma garota de programa fútil.Mas ao explorar o lado sensível da bonequinha com maestria,capote fez com que eu me apaixonasse e torcesse para que tudo desse certo para a desmiolada.
Ela tinha um gato e tocava violão,seu bom coração fez com que Paul varjak se encantasse tanto quanto eu.Paul,escritor ainda desconhecido
de um livro de contos,era o vizinho e observador secreto de holly no apartamento de NY.
O caso de amor da menina charmosa e batalhadora a sua maneira com a grande maçã e especialmente com a famosa joalheria Tifanny dão um tom leve e agradável a esse livro divertidíssimo.

Fran 17/09/2020

Um livro com a famosa história Bonequinha de luxo, que apesar das diferenças com o filme, por ser mais realista e ter um final diferente, conquista o leitor principalmente pela personalidade da protagonista Holly. Os demais contos são muito bons, inclusive o último conto é muito tocante, de deixar qualquer um com o coração apertado.
Fátima Lopes 07/03/2021minha estante
O último conto foi o que mais gostei, melancólico e belo.