Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

BeThi.Freire 04/05/2020

Bonequinha de Luxo
É um livro que traz 3 histórias além da história título, sobre o livro como um todo pode-se dizer que é um tanto fraco. A maioria das histórias não traz um final e não envolve o leitor. E como já havia dito antes, creio que o ro feito de filme foi muito diferente do livro.
A história que mais me agradou foi a última, mesmo assim não é tão boa.

Lucianalg 26/03/2021

Completamente apaixonada
Um clássico impossível de não se apaixonar. Holly é daquelas personagens que ficam sua mente por muito tempo.
Num mundo acostumado com mulheres em romances que sonham em ter um o clássico modelo de família, nossa personagem principal pode chocar mas foi o que mais me deixou apaixonada.
Holly quer sua alma livre, não preenche o papel tão cobrado de ser uma mulher submissa. Na verdade ela dá as cartas.
Simplesmente minha personagem feminina preferida.

Mariana 30/08/2013

Bonequinha de Luxo de Truman Capote
Há séculos, eu consegui pegar o final do filme passando no Telecine Cult e gostei bastante. Eu gostei, principalmente, das atitudes da Holly. Ela é autêntica, moderna para a época, não se apaixona, leva a vida do jeito que quer, é despreocupada e no fim de tudo, ainda sobra espaço para ela ser humana e palpável. Eu não tinha entendido exatamente sobre o que era o filme, mas tinha criado as minhas teorias (que a Holly era uma prostituta, que o cara tinha sido cliente dela e se apaixonado, enfim...) e foi legal levar um tapa na cara do livro, afinal de contas, a história não é assim tão simples. Ela envolve muito mais do que apenas um homem apaixonado por uma prostituta.

O livro de Capote segue um escritor que se muda para o mesmo prédio onde mora Holly, uma mocinha com menos de vinte anos e um leque imenso de amizades masculinas. Ela é barulhenta, tem horários nada cristãos, e isso incomoda esse escritor. Ele, então, resolve conversar com ela e eis que dessa conversa, nasce uma amizade. Ele participa das festas que ela dá, ele fica sabendo parte da vida dela e ele acaba se apaixonando por ela. Holly é uma menina que quer aventuras, por isso, ela não se importa com o fato de ter virado uma criminosa, de ter se interessado pelo noivo da "amiga" ou de fugir para um país desconhecido levando apenas uma lista dos homens mais ricos de lá.

Eu adorei o modo como a história caminhou. O escritor (que, se tem um nome, eu não consigo me lembrar de jeito nenhum) é apenas um espectador nessa história toda. Não existem conflitos ou fatos mais importantes do que Holly na vida dele e acho que é isso que dá um maior caráter de conto para a história. Ele é como um narrador sem passado, sem interesses e sem família, porque, na narrativa dele, apenas o que salta é Holly. Ela se torna uma espécie de obsessão durante essa narrativa, porque a falta de passado dela é o que faz o escrito ir atrás, tentar descobrir o que teria acontecido com ela para que se tornasse uma menina tão jovem sustentada por diversos amigos.

Eu diria que Holly vivia no limite de tudo. Ela foi presa, ela fugiu do país, ela vivia em relações com pessoas que ela não gostava num primeiro momento... Eu gostei disso porque trás uma imagem diferente para a mulher, uma imagem que nunca se espera. Holly não é casta, não é caseira e, certamente, não espera que alguém lhe diga o que e como fazer. A vida dela começou bastante cedo, também, com um casamento aos quatorze anos com um homem muito mais velho, uma fuga para a cidade depois disso (não sem que ela inclusive tentasse o cinema). Eu gostei porque é diferente de todas as história escritas nos anos cinquenta.

Danielle369 23/02/2024

Era isso?
Estou decepcionada, queria muito ter gostado mas infelizmente não simpatizei com nada e achei a protagonista insuportável. E os 3 contos finais, não entendi a finalidade.

Brunatf 24/01/2021

Não envelheceu bem
A história do filme é bem fiel ao livro, inclusive até algumas falas, sem grandes novidades ou mais detalhes etc. Uma das diferenças mais notáveis é que no livro a relação entre Holly e ?Fred?, o vizinho, não chega a evoluir para um romance, mas sendo bem sincera não me fez falta alguma.

Apenas um adendo importante: não li nessa edição e não sei dizer se meu comentário também é válido para ela, mas como não encontrei no skoob a edição em que li (modern classics da Penguin, 1961) registrei aqui mesmo.

Comentando sobre o livro em si, eu entendo o contexto em que ele foi escrito e que isso mudou muito, mas recentemente li também outros clássicos (estou considerando esse também um livro clássico mas não tenho certeza se pode ser considerado dessa forma) americanos mais ou menos da mesma época e esse particularmente foi o que mais me chocou com alguns preconceitos e termos utilizados que são inaceitáveis hoje em dia, e isso me incomodou bastante durante a leitura.
Pra mim a Holly representa o que seria o início do surgimento de uma ?mulher moderna? aos olhos do autor, mas acho também que a relevância de bonequinha de luxo se deve muito mais ao brilho de Audrey Hepburn interpretando-a nos filmes do que ao enredo em si.
Sou uma grande fã do filme, mas não acho que a leitura valha muito a pena.
Particularmente pra mim, que fui muito influenciada pela Holly do filme aos meus 16 anos, foi bom revisitar essa história agora 8 anos depois e um olhar mais maduro.

Cecilia 28/11/2022

Demorei bastante para ler, e só li por ter sido a indicação de uma colega que amou, nem sabia da existência do filme até ler os comentários aqui no Skoob.

Filippe 25/01/2022

Ok
O livro é composto por uma novela e 3 contos, todos muito bem escrito, mas os temas realmente não me animaram muito, são eles: uma biografia de um ser humano extravagante, a recuperação de ânimo de um prisioneiro que já havia desistido, a ingênua e recém compreensão do que é o amor para uma acompanhante e uma amizade muito bela entre um garoto e uma senhora que possivelmente sofria com doença mental.

de Paula 07/11/2022

De café da manhã a bolos de natal
Há muito tempo eu queria ler este livro que é a base de uma das histórias mais famosas do cinema, mas também por ter lido em outros livros o amor de certos autores por ela, como em O segredo de Jasper Jones. Outro motivo da curiosidade foi o autor, sendo um dos expoentes do jornalismo investigativo, é o mesmo homem que escreveu a história de uma das prostitutas mais famosas de Hollywood, embora, acredito que o filme não revele isso (ainda não assisti).

Para quem não sabe, o livro da Companhia das Letras traz o texto da Bonequinha de Luxo, juntamente com outros 3 contos, por isso, saiba que as histórias não são interligadas, o que eu fiquei encasquetada até perceber que não tinha conexão. A primeira narrativa conta como a jovem Holly vivia em Nova Iorque, cercada por homens, vivendo sem trabalhar e sonhando com coisas fora do seu alcance. De uma vida dura e a companhia de um irmão com alguma questão psicológica, ela se virava na grande metrópole como podia e tinha aprendido desde nova, não sendo o sexo um tabu nem ser sustentada por meio dele. É a famosa femme fatale das histórias escritas por homens, o que me incomodou bastante sobre a forma como as mulheres são vistas e por mais debilitadas e quebradas, continuam a endeusar e sexualizar, como uma única função. Não podemos nos enganar sobre a forma livre que a personagem pensa e vive, já que tudo é contado sob a ótica de um dos seus fãs mais fiéis e que a adora por sua liberdade e beleza. É uma boa história, mas sinto que seja mais do mesmo, uma visão masculina já batida (talvez desde Dom Quixote).

Os contos que sucedem são bons, o primeiro conta com uma história semelhante a de Holly, uma jovem que só conhece a violência e o sexo como forma de viver e acaba se apaixonando por um homem que é servil a sua avó, uma feiticeira em meio as matas do Haiti, onde se passa o conto. A jovem passa por várias outras violências a ponto de ser amarrada numa árvore para ser punida. Mesmo assim, como tantas que passam pelo mesmo, não consegue se libertar. A forma como tudo é contado deixa leve a violência a qual a personagem é submetida, deixando claro porém, as formas como esta ocorre.

O segundo conto é sobre um velho em uma prisão e como ele foi ludibriado por um jovem, pelo qual chega a pensar seu amante, sem sexo. É um bom conto, mas, dispensável. Ao contrário da última história, que me fez chorar como o capítulo da Baleia em Vidas Secas. É a história de uma senhora e um menino de sete anos, que são amigos e vivem suas aventuras em um lugar no interior, uma vida bem simples e ao mesmo tempo tocante. Não vou falar muito sobre porquê para mim a leitura desta obra vale por essas poucas e pungentes páginas. Daria 3 estrelas pelo conjunto da obra, caso não houvesse o conto dos bolos de natal e a inocência dos personagens.

Vale bastante a leitura, mais pelo último conto do que a própria novela de título, porém é uma boa forma de conhecer a obra do autor.

Marcella 31/10/2020

Li o livro, mas nunca assisti ao filme.

Sobre a leitura, apesar de ser um livro curto, não foi pra mim tão fluída assim.
Não me prendeu a ponto, de como costumo fazer com outros igualmente curtos, lê-lo de uma só vez.
Acho que criei muita expectativa com algumas resenhas que li.

Acerca da trama, a protagonista inspira liberdade e empoderamento.
É uma mulher decidida e dona de si.
Dada a época em que foi escrita, o autor abordada temas tabus dentro de uma sociedade conservadora. (final da década de 50)

No mais, é um livro médio.
Não é um '' Ai meu Deus, que livro! '', que achei que seria.

Mari M. 23/06/2020

Fico com o filme !
Caso raro: Prefiro o filme.
Eu já conhecia o filme, se tivesse lido antes talvez nem quisesse ver a adaptação, pensando que não ia gostar.
É muito diferente!! Coisas importantes são mudadas, parecem obras distintas na minha opnião.

Gladston Mamede 26/03/2022

Melhor que o filme? Diverso. Psicologicamente mais profundo. E prefiro a Holly do livro. Mais consistente. Mais admirável em sua postura moral: uma moral própria, alheia a comum. Muito mais fascinante e verdadeira. "Para o bem e para o mal".
A edição traz uma novela (Breakfast at Tiffany's) e três contos. Em todos, seres humanos que encontram seu jeito de viver bem, apesar do mundo. Amei.

hfdarlingalathy 28/06/2020

Achei um livro muito melancólico e o final foi perfeito, mas extremamente triste pra mim. Eu também espero que a Holly tenha encontrado uma casa, seja la onde ela tenha ido pra isso acontecer.

Mfarits 14/01/2021

Bonequinha de luxo é um clássico.
Mas eu não morro de amores por esse clássico.
Eu não sei se eu não compreendo a beleza da história, ou se eu não sou muito afeiçoado com o gênero.
Eu acho sim a Holly uma personagem legal e icônica.
Mas eu não amo a história.
Já tinha assistido ao filme e tudo mais...
Eu gostei bastante de ler o livro, mas não achei nada extraordinário.

Luciana 14/07/2020

Livro é diferente do filme sendo igualmente bom.
Essa edição conta com mais 3 bons contos, o último memória de natal foi particularmente tocante.