Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

Caroline.Prado 11/05/2020

"Descobri que o que me faz sentir melhor é apanhar um táxi e ir até ao Tiffany's. Fico logo mais calma com a serenidade e o ar digno que aquilo tem. Não há nada de realmente terrível que nos possa acontecer ali, com aqueles homens de roupas elegantes, e o cheiro fantástico da prata e das carteiras de crocodilo. Se eu encontrasse um lugar da vida real que me fizesse sentir como o Tiffanys, não hesitava em comprar mobília e dar um nome ao gato. Julgo que talvez depois da guerra, eu e o Fred..."

Karina Vitória 05/08/2020

Acho válido dizer que o livro é bem diferente do filme, talvez seja impossível ler e não associar a imagem da Audrey que desempenhou tão bem a protagonista.
Sobre a personagem, Holly é uma mulher extremamente empoderada, ambiciosa e que busca sua liberdade.

Janete75 30/01/2024

Felicidade
A procura pela felicidade e os sonhos. Vale tudo? A sonhadora Holly, suas expectativas para vida, sem pensar nas consequências.

Juh Lira 30/11/2020

Gostei bastante
Achei que eu não ia curtir tanto o livro já que adoro o filme da Audrey Hepburn (um dos meus favoritos dela) mas a novela de Truman Capote é interessante e um tanto melancólica por falar de toda uma geração pós guerra um tanto perdida na vida na personagem Holly. Ela busca exatamente o que qualquer pessoa deseja, pertencer a um lugar e a alguém por mais que ela negue isso com todas as forças.

Provavelmente farei uma releitura mais para frente, já que apenas escutei o audiobook :)

Fátima Lopes 07/03/2021

O conto mais marcante não é o que dá nome ao livro e sim o intitulado "Memória de Natal" (melancólico e belo). Ao pesquisar sobre o autor soube que o conto é autobiográfico, o que o torna ainda mais especial.

Tábata Kotowiski 07/01/2024

Bonequinha de Luxo, de Truman Capote, explora temas como a busca da identidade, da felicidade e a complexidade das relações sociais.

A história se desenrola na Nova York dos anos 50 e tem como protagonista a encantadora e enigmática Holly Golightly. Holly, com sua fachada efervescente, esconde uma complexidade emocional e uma vulnerabilidade que a tornam cativante. Seu desejo por independência e sucesso contrasta com a solidão subjacente que permeia sua vida. Paul, o narrador da história e amigo de Holly, atua como um observador astuto, capturando as nuances das relações sociais e desvendando os mistérios por trás da protagonista.

O enredo do romance é simples, mas envolvente. Os diálogos são divertidos e inteligentes. Os personagens de Holly e Paul são complexos e bem desenvolvidos. Enfim é um livro que vale a leitura.

Raquel 08/07/2021

Memória de Natal
Se você não sentir nada ao ler esse conto, você não tem coração.
Simples e inesquecível. O livro conta ainda com outros 3 contos, sendo o primeiro deles, o mais famoso, não só por sua qualidade, mas principalmente pela adaptação cinematográfica. No entanto, quero enfatizar que as 5 estrelas de minha avaliação são para o último conto (título da resenha), pois nele não há só a genialidade da escrita do autor, há também emoção e verdade, o que para mim é mais importante.

Dani 18/10/2023

Um livro leve e surpreendente: trata-se de um livro de contos, afinal.
Para quem gostou do filme, recomendo: tem alguns pontos inéditos que não são mostrados na tela.
Para quem não viu o filme: recomendo também...rsrs
Mas o que ganhou meu coração foi o conto final: "Memórias de Natal".

Aline T.K.M. | @aline_tkm 13/12/2011

Holly = Audrey Hepburn, sempre!
Bonequinha de Luxo garante uma leitura muito prazerosa e fluida. É o tipo de livro que mantém o leitor envolvido por horas a fio. Uma pitada de humor, outra de sarcasmo, e mesmo uma pincelada de drama não óbvio, são ingredientes que se mesclam e tornam o livro mesmo especial aos olhos de quem o lê.

Holly é uma personagem única (e indissociável de Audrey Hepburn – quem viu o filme não dará outra cara a Holly que não seja a de Audrey) e naturalmente hilária em seus modos.
Entre as cenas do filme que encontrei descritas no livro, destaco a parte em que Holly e Paul (ou Fred, como preferirem!) roubam máscaras de uma loja. Porém, adianto que o livro não é idêntico ao filme...

LEIA O REVIEW COMPLETO EM:

Flavinha 12/06/2013

Breakfast at Tiffany's
Da série "livros que inspiraram filmes que eu adoro": Morri de amores qdo ganhei este de presente do pessoal do trabalho, no meu aniversário. Mas devo dizer que a leitura não foi tão apaixonante quanto eu esperava, apesar de conseguir visualizar bem nas páginas do livro a personagem imortalizada por Audrey Hepburn; Mas tenho a impressão que foi bem isso que faltou ao livro: a vida e a vivacidade de Holly, tão bem marcadas no filme.

RôPeyres 28/09/2013

Livro + Filme
Imagine a seguinte situação: o interfone do seu prédio toca durante a madrugada. Quem é? A sua vizinha que esqueceu a chave pedindo para abrir o portão da entrada. Desagradável? Imagine que esta cena se repita constantemente. Pior ainda? Mas é assim que se inicia uma amizade entre o narrador de Bonequinha de Luxo e Holly, a personagem título.

Além de ser um clássico da literatura escrito por Truman Capote, é um clássico do cinema, estrelado pela Audrey Hepburn. Como nunca havia assistido, decidi começar pela obra que originou o filme e me surpreendi.

O narrador, cujo nome não sabemos, após alguns anos sem saber do paradeiro da sua antiga vizinha Holly Golightly, ouve falar sobre ela e resolve escrever sobre essa pessoa intrigante que conheceu.

Como não sabia muito bem qual era a trama central, me espantei ao descobrir que a Holly é uma prostituta de luxo – o que é tratado de uma forma muito sutil, inclusive no filme, além de não ser o tema central. Todo o enredo desta novela é sobre esta mulher complexa que Holly é, além da superfície por meio das impressões do narrador, um aspirante a escritor, durante o breve período em que conviveram.

Uma narrativa muito ágil, que prende completamente a atenção. A partir do momento em que se conhecem, Holly Golightly já encanta o narrador. Dona de uma personalidade singular, misturando um refinamento, necessário à sua profissão de acompanhante de grandes empresários, ao jeito de menina do interior que saiu de casa aos 14 anos. Além de muito bonita e encantadora, é dissimulada, sabendo exatamente o que pode revelar e evitando o que quer manter privado. São poucos os momentos em que ela se abre para o narrador, com quem cria uma amizade. Porém, o tempo todo o chama de Fred, nome do irmão dela que está na guerra, devido a alguma semelhança entre os dois.

Já a adaptação cinematográfica, muito bem feita, é uma versão romanceada do livro. As alterações foram pertinentes para facilitar o enredo, melhorando a compreensão. E também para criar um romance hollywoodiano digno de um blockbuster. E talvez a concretização de algo que era esperado ao longo do livro – sendo que alguns diálogos são exatamente iguais aos do original.

Inclusive uma das cenas mais engraçadas é uma na qual a Holly está aprendendo a falar português, no período em que teve um “amante” brasileiro, um diplomata nada caliente. Enquanto ouve uma fita com alguém falando com sotaque de Portugal, ela repete algumas palavras, formando frase estranhas. Na minha visão, Audrey captou a essência da Holly na forma como a interpretou.

Realmente me encantei pela narrativa de Capote. A edição que comprei da Cia das Letras, lançada em 2005, além da história Bonequinha de Luxo, contém mais três contos, completamente distintos entre si, mas que valem muito a pena ler. Uma escrita fluída e sensível – possivelmente resultado da sua experiência como jornalista – aguçou minha vontade de conhecer outras obras dele.

Mais do que recomendada está Bonequinha de Luxo, uma das minhas melhores leituras deste ano. Depois me contem a opinião de vocês sobre o livro e o filme! Até breve :)

Beijos!

site: www.mudandodeassunto.com

Nat 18/10/2017

Bonequinha de Luxo - Bem diferente do filme!
Li o livro para o projeto “Um livro por década de Nova Iorque”, esse representando a década de 40.
Já conhecia o filme (que, aliás, adoro) e achei que o livro seguiria a mesma temática doce; mas não é bem assim. O filme é mais leve e com bem menos nuances, menos “escândalos”, menos referências.
O livro é narrado por um escritor o qual nunca descobrimos o nome e ele nos fala sobre sua vizinha de apartamento Holly, uma jovem que mora sozinha e, aparentemente, está aproveitando a vida em NY. Aos poucos, vamos descobrindo mais detalhes sobre a vida dela, prévia e atual.
Holly é uma acompanhante de luxo (apesar de algumas pessoas a considerarem uma prostituta, há uma pequena diferença). E isso, por só, faz dela uma personagem melancólica, um pouco depressiva – diferente da interpretada no cinema. Mas, uma coisa que ambas as versões têm em comum: sempre quando passa por um dia difícil, seja a Holly do livro ou a Holly do filme, elas vão “tomar café da manhã” na Tiffany’s, uma loja com artigos bem caros para elas.
Contudo, apesar da vida que leva, Holly acredita nas pessoas e por isso acaba envolvida com a máfia, e isso lhe causa grandes problemas.
Apesar de serem parecidas, as duas histórias (livro e filme) são muito diferentes e é difícil explicar sem dar spoilers. Por exemplo, o escritor amigo que conta a história: no livro, ele é claramente gay (apesar da questão não ser discutida), já no filme os dois namoram.
O fato é que o livro é mais duro, Holly passa por situações bem difíceis na vida (e difíceis de colocar em um filme naquela época), e o final é totalmente diferente.
É uma história curta e que vale a pena ser apreciada, mas é legal também pesquisar algumas referências, pois assim o livro ganha mais sentido e você entende porque Capote é considerando tão bom escritor.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Bia @paixoesliterarias_ 01/03/2018

Ótimo livro, mas esperava mais...
?"Não deve entregar seu coração para um selvagem. Quanto mais der, mais fortes eles ficam. Até que ficam tão fortes que correm e voam para bem longe."?
Finalmente realizei essa leitura que estava há muito tempo na minha lista de livros para ler. Confesso que esperava um pouco mais, talvez seja por isso que quebrei a cara em alguns momentos da narrativa. Contudo, foi uma ótima leitura, bem diferente do que estou acostumada a fazer. Holly é uma protagonista diferente das que costumo ver e gostei disso.
Porém, o livro é narrado por seu vizinho escritor e, através dele, conhecemos a Holly, o que não achei tão apropriado. Poderia ter sido melhor se fosse a visão de ambos, intercaladas entre os capítulos, ou se fosse somente a visão de Holly.
Enfim, no geral foi uma leitura rápida e digamos um pouco intensa, indico para quem gosta de livros assim.

Cy 06/07/2018

Que mulherão da p!
Uma das criações mais famosas do século XX, Holly Golightly nasceu pra provocar tumulto em quem quer que chegue muito perto. Bonequinha de luxo é uma novela de cem páginas que agrega a leveza de uma escrita às complexidades dos seres humanos. O tom leve de Truman Capote pode enganar o leitor no início, fazê-lo acreditar que está lendo uma comédia romântica (o que também é, mas não só). Porém, aos poucos, com uma mão sutil, ele vai descortinando pedaços do passado e o interior das personagens, entregando um texto bem mais profundo do que jóias, aparências e cafés da manhã na Tiffany's podem simular. Leitura deliciosa.

"Eu não. Nunca vou habituar-me a nada, e quem se habituar mais vale estar morto." (Holly Golightly).
Geórgea 07/07/2018minha estante
Gosto demais do filme. Um dia ainda lerei o livro. Nunca li nada do Capote.

Cy 07/07/2018minha estante
Eu ia assistir ao filme ontem, mas estava caindo de sono e cansada. Vou tentar assistir hoje... Dizem que o filme é "bem" diferente do livro. Em tempo, li ontem numa tarde. É uma novela, acho que não tem nem 100 páginas. =)

Hiago 16/07/2018

Bonequinha de luxo, de Truman Capote
Tanto o livro, quanto filme, marcaram de forma indelével suas respectivas área/artes. Mas é difícil atender às expectativas criadas por décadas de consagração. O que eu quero dizer é que eu curti, mas nem tanto. Gosto como o livro é mais claro no desenhos das personagens, mas eu não me apeguei realmente a nenhum dos protagonistas. Não é que não valha a leitura. Longe disod, o livro é muito bom.

Gosto das rimas narrativas da obra com a obra é da obra com a vida do autor. Capote é muito bom em apresentar uma escrita direta e sem firulas que traduz bem seu tempo. Bonequinha de luxo é daqueles livros que são prazeroso de serem coliccolo em uma lista e de serem riscados dela.