Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

Suelen 19/11/2013

Até gosto de filmes, mas sempre me interessei muito mais nos livros. Por isso, quando descubro que algum filme "clássico" foi feito baseado em livro, logo já quero muito lê-lo. Esse foi o meu caso com "Bonequinha de Luxo". Assim, confesso que nunca vi o filme, a não ser cenas esporádicas. Então, se você procura alguma comparação entre ambos, esqueça, esse não é o lugar certo.
Pelo que ouvi falar sobre a escrita de Capote, posso dizer que me surpreendi. Achei que ela fosse bem pior, confusa e massante, mas estava enganada. Pelo menos neste livro a leitura segue leve. Gostei do texto, da escrita, do enredo e, até mesmo, criei um carinho pela Holly e sua vida "fora dos padrões" - nos mais variados sentidos.
A única surpresa desagradável, foi descobrir que a história acaba no primeiro capítulo do livro; os outros três são dedicados a outros contos. Isso fez perder um pouco o brilho do livro, já que poderia ser abordado mais sobre a história da Holly e menos os contos. Ou melhor, deixar os contos para um outro livro, porque eles não são ruins, pelo contrário, apenas acho que estão no lugar errado. Durante a leitura até achei que talvez essas fossem algumas das histórias escritas por Paul. Fiquei aguardando o momento do livro onde aquelas histórias iriam se cruzar e me decepcionei quando percebi que elas não se cruzariam. Uma pena, isso faria o livro ser perfeito.

Li Caldas 23/04/2017

Excelente!
Este livro contém as seguintes histórias:
Bonequinha de luxo;
Uma casa de flores;
Um violão de diamante;
Memória de Natal.

Todas são histórias emocionantes, nos passam muita verdade. Destaque para "Memória de Natal", que é bem curta, mas muito tocante.
"Bonequinha de luxo" é a história mais longa do livro, e não esperem que seja tão romanceada quanto é o filme (que considero belíssimo), mas é muito interessante.
Recomendo a leitura! É um livro cativante.

Isa Cereser 25/04/2017

Incrível!
O livro é narrado por Paul Varjak ( Fred, para a pequena Holly), ele irá nos contar a vida da jovem Holly Golightly uma bonequinha de luxo. Ele é um escritor que se muda para o mesmo prédio de Holly, e como todos os homens ele se encanta por ela.

"De repente, olhando os cambiantes do cabelo de Holly brilhando a luz alaranjada das folhas, amei-a o suficiente para me esquecer de mim, dos meus desesperos de autopiedade, e sentir-me feliz por lhe ir acontecer uma coisa que ela julgava boa."

Holly saiu cedo de casa, carregando a vontade de mudar de vida e se casar com um milionário, chega à Nova York e vê que as coisas não são tão fáceis quanto ela pensa, vira acompanhante de luxo e quando as coisas não andam nada bem, vai olhar as vitrines da Joalheria Tifany’s, pois isso a acalma.

"Eu não quero ter nada até saber que encontrei um lugar onde eu e as coisas nos completamos. Ainda não sei muito bem quando é que isso será. Mas sei como vai ser."

E assim se discorre a obra vemos a relação de amizade entre Paul e Holly crescer e ao mesmo tempo ele vai conseguindo desvendar essa mulher única, exótica, um tanto inocente, pois veremos ela se metendo em muita confusão, fútil talvez, aqui na obra temos uma Holly muito tristonha ao contrario do filme onde vemos a personagem mais alegre.

O que dizer do livro e do filme? É diferente sim, mas temos muitas vezes falas fieis ao livro, como temos também mudança do final para os personagens, há personagens que, não aparece no livro e sim no filme e vice-versa.

Capote cria personagens incríveis, realistas, que fazem você refletir e ver que temos várias Hollys no nosso dia a dia. Sem duvidas ele possui uma escrita leve e despretensiosa. Adorei te conhecer Capote.

"É melhor olhar para o céu que lá viver"

site: http://dicasdaisacereser.blogspot.com.br/2017/04/resenha-bonequinha-de-luxo.html

Mari 13/07/2017

Agora eu entendo o motivo dessa obra de Capote ser tão famosa, uma história leve e sedutora de uma garota que vive à margem da sociedade.
Um tema ousado pro fim da década de 50.
Holly é uma personagem maliciosa e que não se acomoda diante das situações.

Fabrício Lôbo 29/07/2017

Finalizado então o conto Bonequinha de luxo de Truman Capote.
É engraçado que quase tudo o que me foi apresentado no livro está presente na adaptação, só que o filme trouxe material novo e algumas pequenas alterações que mudou o rumo da história. Achei o filme bem satisfatório, mesmo com as mudanças ele representou de forma coerente a essência do livro e dos personagens. Até parece que a analise que faço é inerente ao filme mas é improvável não haver forte ligação com o mesmo que em partes é mais conhecido e criou um ícone da moda e do cinema com base no texto original. Adorei as duas maneiras que me foram contadas a história de Holly Golightly, e confesso como um cara mais romântico que posso ser tenho um certo apego a versão do cinema. Enquanto ao fazer a leitura conseguia enxergar apenas uma amizade entre os dois e que francamente o narrador merecia alguém melhor pra ele. Durante a leitura ficou mais claro o espirito excêntrico e selvagem da srta. Golightly e seu conformismo com uma vida desprezível (Não menos adorável que a querida Hepburn em tela). É um clássico pra todos os lados.

Dani 14/10/2017

Bonequinha de Luxo, Truman Capote
Narrado por um personagem desconhecido, Bonequinha de Luxo é sobre Holly Golightly, uma jovem excêntrica, acompanhante de luxo. É uma narrativa que flui bem, com diálogos interessantes e personagens bem construídos, cheios de estórias.

Ela é tão confusa que se calhar nem ela sabe mais a verdade.

Não há muitos conflitos ou conteúdo além disso, o livro apenas descortina essas estórias de forma simples e envolvente apesar desse lapso. O narrador-personagem não me causou algum sentimento em especial, mas admito que Holly é intrigante e me fez desejar saber cada vez mais sobre ela.

Todos os dias avançavam mais uma milha, uma milha a frente, e voltava para casa. Duas milhas, e voltava para casa. Um belo dia seguiu sempre em frente.

Essa obra inspirou o filme de mesmo nome (em inglês, Breakfast At Tiffany's) e, por ser esse ícone do mundo fashion (apesar de eu ainda não tê-lo assistido), posso dizer que esperava mais.

De qualquer modo, a nossa casa é onde nos sentimos em casa. E eu ainda estou à procura.

Não foi uma leitura negativa, me prendeu e finalizei em um dia, mas não é o livro mais espetacular que li. Acho que não permanecerá em minha memória por muito tempo, sendo porém um bom entretenimento.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2017/05/bonequinha-de-luxo-truman-capote.html

Nat 18/10/2017

Bonequinha de Luxo - Bem diferente do filme!
Li o livro para o projeto “Um livro por década de Nova Iorque”, esse representando a década de 40.
Já conhecia o filme (que, aliás, adoro) e achei que o livro seguiria a mesma temática doce; mas não é bem assim. O filme é mais leve e com bem menos nuances, menos “escândalos”, menos referências.
O livro é narrado por um escritor o qual nunca descobrimos o nome e ele nos fala sobre sua vizinha de apartamento Holly, uma jovem que mora sozinha e, aparentemente, está aproveitando a vida em NY. Aos poucos, vamos descobrindo mais detalhes sobre a vida dela, prévia e atual.
Holly é uma acompanhante de luxo (apesar de algumas pessoas a considerarem uma prostituta, há uma pequena diferença). E isso, por só, faz dela uma personagem melancólica, um pouco depressiva – diferente da interpretada no cinema. Mas, uma coisa que ambas as versões têm em comum: sempre quando passa por um dia difícil, seja a Holly do livro ou a Holly do filme, elas vão “tomar café da manhã” na Tiffany’s, uma loja com artigos bem caros para elas.
Contudo, apesar da vida que leva, Holly acredita nas pessoas e por isso acaba envolvida com a máfia, e isso lhe causa grandes problemas.
Apesar de serem parecidas, as duas histórias (livro e filme) são muito diferentes e é difícil explicar sem dar spoilers. Por exemplo, o escritor amigo que conta a história: no livro, ele é claramente gay (apesar da questão não ser discutida), já no filme os dois namoram.
O fato é que o livro é mais duro, Holly passa por situações bem difíceis na vida (e difíceis de colocar em um filme naquela época), e o final é totalmente diferente.
É uma história curta e que vale a pena ser apreciada, mas é legal também pesquisar algumas referências, pois assim o livro ganha mais sentido e você entende porque Capote é considerando tão bom escritor.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Bia @paixoesliterarias_ 01/03/2018

Ótimo livro, mas esperava mais...
?"Não deve entregar seu coração para um selvagem. Quanto mais der, mais fortes eles ficam. Até que ficam tão fortes que correm e voam para bem longe."?
Finalmente realizei essa leitura que estava há muito tempo na minha lista de livros para ler. Confesso que esperava um pouco mais, talvez seja por isso que quebrei a cara em alguns momentos da narrativa. Contudo, foi uma ótima leitura, bem diferente do que estou acostumada a fazer. Holly é uma protagonista diferente das que costumo ver e gostei disso.
Porém, o livro é narrado por seu vizinho escritor e, através dele, conhecemos a Holly, o que não achei tão apropriado. Poderia ter sido melhor se fosse a visão de ambos, intercaladas entre os capítulos, ou se fosse somente a visão de Holly.
Enfim, no geral foi uma leitura rápida e digamos um pouco intensa, indico para quem gosta de livros assim.

Cy 06/07/2018

Que mulherão da p!
Uma das criações mais famosas do século XX, Holly Golightly nasceu pra provocar tumulto em quem quer que chegue muito perto. Bonequinha de luxo é uma novela de cem páginas que agrega a leveza de uma escrita às complexidades dos seres humanos. O tom leve de Truman Capote pode enganar o leitor no início, fazê-lo acreditar que está lendo uma comédia romântica (o que também é, mas não só). Porém, aos poucos, com uma mão sutil, ele vai descortinando pedaços do passado e o interior das personagens, entregando um texto bem mais profundo do que jóias, aparências e cafés da manhã na Tiffany's podem simular. Leitura deliciosa.

"Eu não. Nunca vou habituar-me a nada, e quem se habituar mais vale estar morto." (Holly Golightly).
Geórgea 07/07/2018minha estante
Gosto demais do filme. Um dia ainda lerei o livro. Nunca li nada do Capote.

Cy 07/07/2018minha estante
Eu ia assistir ao filme ontem, mas estava caindo de sono e cansada. Vou tentar assistir hoje... Dizem que o filme é "bem" diferente do livro. Em tempo, li ontem numa tarde. É uma novela, acho que não tem nem 100 páginas. =)

Hiago 16/07/2018

Bonequinha de luxo, de Truman Capote
Tanto o livro, quanto filme, marcaram de forma indelével suas respectivas área/artes. Mas é difícil atender às expectativas criadas por décadas de consagração. O que eu quero dizer é que eu curti, mas nem tanto. Gosto como o livro é mais claro no desenhos das personagens, mas eu não me apeguei realmente a nenhum dos protagonistas. Não é que não valha a leitura. Longe disod, o livro é muito bom.

Gosto das rimas narrativas da obra com a obra é da obra com a vida do autor. Capote é muito bom em apresentar uma escrita direta e sem firulas que traduz bem seu tempo. Bonequinha de luxo é daqueles livros que são prazeroso de serem coliccolo em uma lista e de serem riscados dela.

Juliana 16/10/2020

Ahhh Holly...
Bonequinha de Luxo foi o meu filme favorito durante a adolescência. Ler esse livro e conhecer a verdadeira personalidade da Holly tornou tudo melhor e mais crível.

Doutor Song 23/03/2021

A história não me prendeu, mesmo sendo um livro curto, considerei o massante. Muito raso.

Le Lecteur 29/06/2021

Não sei!
Não sei o que pensar, não sei o que pensar, não sei o que pensar, não sei o que pensar, não sei o que pensar.......