As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica Carmen Seganfredo




Resenhas - As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica


68 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Marina 14/09/2012

As melhores históricas da mitologia nórdica, como o título sugere, não é um romance, onde uma única história é contada do início ao fim. O livro reúne as principais - e melhores - histórias da mitologia em um único exemplar. Eu sempre gostei muito de mitologia, não importando de onde ela é. A mitologia nórdica eu conhecia bem pouco, apenas alguns nomes, como Odin, Loki, as Valkyrias, etc. Tudo por causa de um jogo chamado Valkyrie Profile, que envolve mitologias. Tenho certeza que se não tivesse jogado, nunca teria prestado atenção no livro, e nunca o tiraria da estante da biblioteca da minha escola.

As histórias dessa mitologia são bem semelhantes da da mitologia grega, como a história da criação do universo. Até mesmo alguns personagens estão presentes nas duas mitologias, como as Nornas, as três irmãs que tecem o destino das pessoas, na mitologia grega, elas são chamadas de Parcas e tem a mesma função.

Fica difícil falar dessas histórias como um todo, algumas são legais, outras são grotescas, tem também as interessantes e divertidas... Falar sobre todas elas seria muito cansativo e o texto ficaria muito grande, por isso vou falar das minhas favoritas.

As histórias que mais gostei foi a do Baldor e a do Ragnarok. Baldor era conhecido como "O Bom", por ele ser um deus muito bondoso e também muito querido pelos outros deuses. Loki, o deus do fogo e da travessura, resolve aprontar uma 'pegadinha' para o deus, e como quase tudo que Loki faz, isso não termina bem. O Ragnarok seria o crepúsculo dos deuses, o dia em que o mundo chegaria ao fim, para depois começar de novo do zero. O fim do mundo é um tema bem interessante para qualquer tipo de história, particularmente é um tema que gosto muito e nunca perco a oportunidade de ler um livro ou ver um filme com esse tema. Quando a história do Ragnarok chegou ao fim, fiquei até um pouco emocionada.

O medo, meu jovem, é como um tempero, que nunca provou, uma sensação que nos impele para trás e para adiante, ao mesmo tempo; um vacilar frenetico das entranhas e um desejo ainda maior de dar outro passo (...)
pág 20
Meus personagens preferidos foram o deus Loki, a deusa Freya e o deus Thor (o filme do Thor não influenciou em nada, li o livro antes de assistir). Esse três foram os que mais me cativaram. Loki, apesar de sempre arrumar problemas, também conseguia concertar o que ele fazia, isso mostra que ele não era tão perverso. Freya é a deusa do sexo, da fertilidade e do amor, essa é uma daquelas personagens que encantam a gente sem ter motivos. Thor é o deus do trovão, ele é bem forte, e ao mesmo tempo, muito burro. Dei bastante risada com as coisas dele.

No fim do livro tem a versão romanceada da ópera O anel de Nibelungos. Essa opera conta a história de homens e deuses que desejam um anel amaldiçoado chamado anel de Nibelungos. Essa história do anel amaldiçoado lembra muito a do O Senhor do Anéis, e não é coincidencia, foi nesse mitologia que J.R.R Tolkien se baseou para escrever seu livro. Essa mitologia também é a raiz de muitos jogos de RPG que conhecemos hoje.

Enfim, cada história tem seus prós e contras, algumas são muito paradas, outras cheias de ação. Você não precisa ter nenhuma noção da mitologia, pois o próprio livro explica tudo. É sempre bom conhecer outros tipos de mitologia, e (se você for como eu) ficar dando "aula" para as pessoas sempre que alguém pergunta sobre o assunto.


resenha do blog: http://lerimaginarcriar.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Mih 27/07/2012

Nossa odiei esse livro, achei muito monótono.
comentários(0)comente



- J. 26/05/2012

Puny Gods
Você lê esse livro esperando encontrar algum estudo sobre o panteão nórdico extremamente maçante e complicado, mas na verdade é surpreendentemente divertido e de leitura rápida.

Uma coisa que me incomoda é que aparentemente foi baseado nos escritos de um cristão, e essa pessoa tentou fazer com que os deuses parecessem mais cômicos e um tanto quanto patéticos, para denegrir sua imagem.

Acho que tudo o que ele conseguiu foi torná-los mais interessantes. Mas isso fica a critério do leitor.

Fiquei com a impressão de que algumas histórias parecem uma fanfic. Mesmo.
Mas de qualquer jeito, qualquer mitologia é basicamente fanfic, só que escrita por adultos.
comentários(0)comente



Erica 12/02/2012

O livro é dividido em duas partes: as lendas nórdicas e uma versão romanceada da ópera O Anel dos Nibelungos, de Wagner. A primeira é mal escrita, um texto simplório demais, vale apenas para conhecer as histórias. Na segunda parte a leitura é um pouco mais agradável, mas mesmo assim, o livro vale apenas pela familiarização com essa mitologia.
comentários(0)comente



Goth0 09/02/2012

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica
Há tempos eu procurava um livro nesse gênero, que tratasse da mitologia nórdica de uma forma mais dinâmica e envolvente, quanto a isso As Melhores Historias da Mitologia Nórdica não fica devendo em nada.

O livro é bem completo, obviamente não teria como resumir a mitologia nórdica em apenas um livro, mas a escolha das historias foi bem feliz, Começa com a criação do mundo e termina no Ragnarok, a última batalha. Sendo uma boa parte do livro dedicada ao conto do anel dos Nibelungos, que inspirou tanto Tolkien, em relação a isso, eis algumas das muitas semelhanças que encontrei:

1 - A estratégia que Siegfried usou com o dragão é bem parecida com a de Turin Turambar.
2 - O fato do anel ter que retornar para onde tudo começou para por fim a sua existência (lago das ninfas/montanha da perdição)
3 – A existência do próprio anel e seu caráter maligno.
4 – A excelência dos anões como artificies.

Portanto quem é fã da obra de Tolkien não ficara desapontado.

Quando aos Deuses nórdicos, para a minha surpresa, eles são bem humanos, cheio de qualidades e defeitos (o orgulho de Odin, a inveja de Loki, a vaidade de Freya, etc) e até aparentemente mortais. As historias são divertidas e o modo em que são narradas até um pouco escrachado, isso não sei dizer se é devido ao próprio teor das historias ou se tem o dedo dos autores na hora de narrar. Quanto a narração, achei que em alguns momentos faltou um pouco mais de seriedade e um “que” de épico para deixar as coisas mais emocionantes, palavras como “bobo”, “idiotinha” são usada nos diálogos o que não soa muito bem saindo da boca de grandes deuses e Heróis.

Enfim, recomendo esse livro às pessoas que, assim como eu, sabiam pouco sobre a mitologia nórdica. Aqueles que querem algo mais complexo talvez possam se frustrar um pouco. Mas a leitura desses mitos foi muito prazerosa. Dei risada com a dupla Loki e Thor, fiquei angustiado com o drama de Siegfried e brunhild, sem contar que algumas historias são verdadeiras lições para serem guardadas. Doravante, irei olhar a mitologia nórdica com olhos diferentes. Foi o que eu considero uma leitura completa!



“O deus dirigiu-se, imediatamente, para as terras de Suttung.
Já ia a meio do caminho, quando passou por um campo onde havia nove homens ceifando. Eram os lavradores de Baugi, o irmão de Suttung. Odin percebeu, logo, que as foices que eles usavam estavam completamente cegas.
- Ei, campônios, não querem amolar as suas foices? - disse ele, com um grito.
- Oh, sim! claro que queremos! - responderam, aliviados.
Odin não levou muito tempo para torná-las tão afiadas como eram no dia em que saíram da forja, graças à sua afiadíssima pedra de amolar.
- Esta sua pedra é mágica! Dê-a para nós! - exclamou um deles.
- Claro, aqui está - disse Odin, lançando-a para eles.
Imediatamente, todos se precipitaram para apanhá-la. Na confusão, entretanto,
foram com tanta gana à pedra, que se engalfinharam numa briga tremenda, terminando todos estendidos no solo com as gargantas cortadas.”
comentários(0)comente



Xico 27/11/2011

O héroi leitor e seu martelo
Quem quer saber os grandes feitos dos Vanires?
O que é Vanyr? Sao eles Odin, Thor, Fricka que tal ler e aprender bastante sobre eles e outros muito mais como eu aprendi?
comentários(0)comente



Nat 04/11/2011

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica reúne, num único volume, as principais lendas relativas à mitologia dos povos que habitaram, nos tempos pré-cristãos, os atuais países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca), além da gélida Islândia. Este conjunto de mitos também teve especial desenvolvimento na Alemanha, que foi a grande divulgadora da cultura dos nórdicos. Com a expansão das navegações vikings, esta difusão alcançou os povos de língua inglesa e deixou sua marca na própria denominação dos dias da semana destes países (Thursday, por exemplo, é o "dia de Thor", e Friday, "dia de Freya".)
Fonte de inspiração para as mais variadas áreas, a mitologia nórdica influenciou uma legião de artistas na criação de suas próprias obras, tal como o escritor inglês J. R. R. Tolkien e o argentino Jorge Luís Borges. Também o compositor alemão Richard Wagner utilizou as lendas vikings para compor a famosa tetralogia operística O Anel dos Nibelungos, que apresentamos sob a forma romanceada de uma pequena novela, na segunda parte deste volume. Nestas histórias, não faltam ação, romance e até a presença de uma insuspeita veia cômica, já que a maioria dos personagens transitam pelo grotesco, numa profusão de anões, gigantes e elfos. Eis aqui uma das principais "raízes" das modernas sagas de RPG.
A leitura foi ma-ra-vi-lho-sa! Eu simplesmente amei esse livro porque contem, como eu já disse, duas versões do mesmo mito (como eu sou apaixonada por essa história dos nibelungos e seu tesouro, consegui identificar de cara as semelhanças e diferenças entre as variações), e sempre quis ler uma versão, digamos, melhorada, daquela existente na Wikipédia da ópera de Wagner. Como eu não consegui até hoje, mesmo procurando feito uma louca, achar o poema original na internet (mesmo em inglês), eu queria muito saber mais sobre a ópera, mesmo sabendo que existem muitas diferenças. Eu também já havia visto o filme Maldição do Anel (que eu conheci porque virei fã de Robert Pattinson quando descobri que ele faria Cedrico Diggory no quarto filme de Harry Potter – viu só, uma coisa leva a outra), inspirado em Wagner, e queria saber mais sobre Siegfried e as valquírias. Adoro as mitologias nórdica e germânica porque foram as maiores fontes do grande mestre Tolkien e porque ao mesmo tempo, diferem e assemelham-se bastante as mitologias mais conhecidas, grega e romana (que eu adorava, mas como tudo que é demais enjoa,...)


site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2011/11/as-melhores-historias-da-mitologia.html
Goth0 09/02/2012minha estante
Tu copiou a introdução do livro? xD


Nat 10/02/2012minha estante
Na verdade, eu coloco a sinopse que é encontrada na descrição do livro pra depois dar minha opinião.




mura 23/08/2011

Muito bom. Histórias sobre deuses, mitologia, Thor. Aqui a gente descobre a fonte que J.R.R. bebeu para se inspirar quando escreveu O Senhor dos Aneis.
comentários(0)comente



Albuquerque 08/06/2011

Excelente!
Que livro bom de se ler! Foi muito divertido ler essa obra, escrita de forma bem descontraída (do jeito que eu gosto). Aprendi muito sobre Mitologia Nórdica com ele e acho mesmo que superou minhas expectativas: as principais lendas estão descritas além da obra "O Anel dos Nibelungos" de Wagner.
comentários(0)comente



Blak DemonaZ 05/01/2011

Assim como a Mitologia Nórdica, este livro é EXELENTE !!
Até hoje, foi o livro mais completo que encontrei sobre Mitologia Nórdica. Os contos seguem uma "ordem cronológica" boa, que vai des da "criação" até o "Ragnarok". E de brinde ainda, uma exelente história, que é o Anel de Nibelungos.

Estes mesmos autores parecem especialistas em mitologias, pois tambem traduziram e lançaram vários outros livros sobre outras culturas e outras mitologias.

Enfim, as histórias deste livro são muito legais, acredito que são as mais importantes da mitologia nórdica mesmo, e são escritas de manereia que se torna agradavel ler, quase que com linguajar 100% coloquial. Mesmo assim, explicando e utilisando mutios termos da época para não perder a carácteristica básica das histórias.

Gosto de todos os contos, porem exitem 2 em especial que acho muito bom, que é o Ragnarok, que conta o "apocalipse" na versão da mitologia nórdica, e o outro é um conto onde Thor tem q enfrentar um desafio proposto por um Gigante, onde ele deveria beber algo, levantar um gato gigante, lutar contra uma idosa entre outras coisas. E no final, tudo se mostra ser outra coisa. MUITO BOM.
Alem é claro do já citado Anel de Nibelungos.

Eu amo a mitologia nórdica e tudo que a ceca, justamente por isso, amei este livro. Garanto que mesmo quem nunca leu nada a respeito da mitologia nórdica, vai se apaixonar lendo este livro. E pra quem já tem algum conhecimento, o livro ajudar a espandilo.
Blak DemonaZ 05/01/2011minha estante
Não é bem uma resenha. Na verdade é uma opinião minha sobre o livro.




AleSweetie 10/12/2010

Não tem como não interagir com as artimalhas de Loki e as histórias de Freya! Super engraçados!
comentários(0)comente



Ladi 28/11/2010

MARAVILHOSO!!
Um dos melhores livros que já li na vida!!
Sofri um pouquinho para conseguir compra-lo, e custou um pouco mais do que eu poderia gastar, mas afirmo com certeza, que valeu cada centavo e todo o esforço que investi para comprar esse livro.

Recomendo à todos que tenham interesse em conhecer mais sobre mitologia!
Grazi 03/07/2013minha estante
li esse livro por causa de vc e do César...
mto bom mesmo!!!




Ave Fantasma 22/11/2010

A Mitologia Nórdica não fica para tráz das outras mitologias. Muito pelo contrário. Goto muito desta mitologia encantadora. Porem os contos foram escritos em uma linguagem muito modernizada, tirando a magia antiga da mitologia.
comentários(0)comente



Ayeka 22/07/2010

Muito bom!!!
Super recomendado!!!
Amo histórias de mitologia em geral, esse é uns dos motivos de eu gostar tanto de Sandman, logo para uma fã de mitologia fui arrebatada por este livro.
Tem várias histórias que são bem interessantes, mas eu acabo reafirmando o meu gosto, definitivamente Loki é o meu preferido, um tremendo "vacilão" como alguns diriam, mas ora bolas é o Loki se ele não se metesse em confusão ou fizesse besteira não seria o mesmo.
A que eu acho mais trágica é a história do Sigfried, nossa me deixou até meio depre lendo isso, não só ele como a antecedência dele já não era lá abençoada pelos deuses.
A história o anel dos Nibelungos foi bem interessante, com algumas mudanças na história dita como original, mas nada que estragasse, pelo contrário foi feita modificações que ficaram muito boas no contexto geral, nenhuma ponta solta.
Livro muito bom!!!^^
comentários(0)comente



Mateus 28/06/2010

A mitologia nórdica contém as histórias mais controversas e diferentes de todas as mitologias já existentes. Seus personagens, seus vilões, seus fatos, suas particularidades, tudo está em divergência com a narrativa normal das outras mitologias. Vejamos algumas dessas divergências:
1) Para começo de conversa, o grande vilão dos deuses nórdicos, o causador de todos os males e da discórdia, é Loki, o deus do fogo. Até os gigantes, que são considerados os inimigos oficiais de todos os deuses, não trazem tantos prejuízos quanto esse deus. Por mais que faça de tudo para ver a guerra entre as divindades, Loki mora em Asgard, a morada dos deuses, e é o conselheiro de todos. É chamado por Odin de "coringa": às vezes ajuda, às vezes atrapalha.
2) Em segundo lugar, vemos os personagens, totalmente diferentes do estereótipo normal. Nenhum personagem é totalmente bom ou totalmente mau. Os heróis não são o tempo todo bons, e nem os vilões são extremamente maus. Os gigantes, por mais que sejam inimigos dos deuses, estão sempre fazendo favores para eles. Brunhild, uma linda e inocente donzela, amante do herói Siegfried, quando descobre que este a está traindo, faz de tudo para causar-lhe a morte.
3) Outro ponto bastante convergente são as atitudes dos deuses. Se na mitologia greco-romana os deuses são bastante humanizados, na nórdica eles vão muito mais além. O tempo todo andam pelo mundo dos humanos disfarçados, e agem como se fossem tais. Suas ações e atitudes não são nem de longe de divindades, e eles são tratados como mortais como qualquer outro, que podem morrer a qualquer momento.

Dentre vários outros pontos controversos, a mitologia nórdica é diferente de todas as outras mitologias. E são exatamente essas divergências que fazem dessa mitologia uma das mais interessantes e incríveis. Um estímulo a mais para a leitura do livro é saber que suas histórias foram a fonte de Tolkien para criar a grandiosa trilogia O Senhor dos Anéis. Sem sombra de dúvida ele se inspirou na extraordinária história O Anel dos Nibelungos para escrever sua obra.

Com uma narrativa sensacional, A. S. Franchini e Carmen Seganfredo são os escritores de As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica. Nenhum autor jamais irá chegar aos seus pés quando o assunto é mitologia nórdica. Eles relatam os fatos de uma maneira fácil e ágil, sem perder o ritmo em nenhum momento, com uma veia cômica irresistível. Qualquer um é capaz de entender tudo, mesmo quem estiver completamente alheio à mitologia. Vale muito a pena ler estas grandiosas histórias, pois é uma verdadeira preciosidade dentre todos os livros brasileiros. Além disso, é interessante saber um pouco mais sobre a mitologia nórdica, que é pouco falada por ser ofuscada pela mitologia greco-romana. Mas uma obra tão prodigiosa assim é imperdível. Leiam, vale muito a pena.
Lúcia Guimarães 01/07/2010minha estante
Oi Mateus... Adorei a sua resenha... me deu mais vontade ainda de ler este livro. Bjks


Lilá 09/10/2011minha estante
Certamente, preciso conhecer a mitologia nórdica. Ótima resenha. ^^


Lucas 24/08/2012minha estante
Esse livro é realmente muito bom, me deu vontade de saber mais sobre a Mitologia Nórdica


Stella A. 30/03/2013minha estante
Esse livro é uma supresa p/ QUEM gosta de mitologia, e é bem envolvente, adorei sua resenha ;)


Bruna 25/11/2013minha estante
Muito boa a sua resenha. Adoro a mitologia nórdica e se estava ansiosa para ler, agora estou mais.


elison.cearamor 06/12/2014minha estante
Ótima resenha!




68 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR