Belle

Resenhas - Belle

Mafi 22/01/2013

Uma pequena guerreira
Edição portuguesa

Há muito tempo que não lia nada de Lesley Pearse. De facto, de todos os livros editados pela ASA, apenas li dois e os restantes três estão a apanhar pó na estante. Com o lançamento de mais um livrinho, não resisti a ler a mais recente obra da autora, publicada neste mês pelo grupo Leya.

Sonhos Proibidos leva-nos até Londres, ano de 1910. Encontramos Belle, um jovem de 15 anos que não conhece outra realidade senão a do mundo da prostituição. Sempre viveu no Annie’s Place um bordel de luxo em Seven Dials, embora nunca tenha percebido completamente o que ocorria quando as habitantes de casa levavam os cavalheiros para os quartos de cima.

Esta curiosidade acaba por ser revelada da pior maneira, como diz bem na sinopse, Belle testemunha um assassinato. Este crime irá mudar para sempre o rumo da sua vida. Desprotegida, Belle é raptada e levada para Paris onde acaba por ser violada e vendida. Pior não lhe poderia acontecer, pensa o leitor, mas a verdade é que Belle acaba por viajar até à América, cidade de Nova Orleães onde irá trabalhar como prostituta de luxo no Martha’s, outro bordel. Daqui até ao final do livro, Belle segue o seu caminho, sozinha, não desistindo do seu sonho de menina, ter uma Chapelaria. Não culpando ninguém pelo que passou, encara todos os desafios da vida com a maior esperança, procurando um futuro melhor.

Passando ao que achei do livro, a trama de “Sonhos Proibidos” não poderia ser mais dramática. A autora é conhecida pelos seus enredos complexos e digamos a puxar para o triste, e este livro não foge à regra. Como mencionei acima, temos a prostituição, venda e comércio de raparigas que eram violadas e controladas por homens que buscam apenas a sua própria diversão. Não é um tema fácil de ler, e certamente poderá chocar os mais sensíveis, tal como me fez a mim, mas Lesley Pearse tem o dom de construir personagens fortes e sólidas, deixando-nos absortas do destino que Belle irá percorrer. O que quero dizer é que apesar de todo o mal e azar que a vida lhe proporcionou, Belle tentava tirar o maior proveito de todas as situações que enfrenta, acabando por se convencer que é a sua melhor escolha. Com uma garra inigualável, esta personagem é sem dúvida alma do livro.

Apesar da sua personalidade forte e corajosa, o tema central revolta e repugna qualquer leitor, mas é um alerta para uma das muitas crueldades que existem no mundo: o tráfico de crianças. Crianças inocentes que percorrem jornadas perigosas até ao final das suas vidas, ficando presas a um mundo de sofrimento que muitas vezes leva à morte. Embora a acção se passe em 1910, ou seja há mais de cem anos, hoje me dia em inúmeros países, o tráfico é bem real e assustador.

Apesar de todo o livro ser centrado em si, não podemos (nem devemos) esquecer as personagens secundárias que também contribuem para a riqueza do livro. Temos Ettienne, o homem encarregue de levar Belle para a América, e apesar desta tarefa ilegal, percebemos que é um homem com um bom coração e um trabalho ingrato. Jimmy, o primeiro amor de Belle, que a conheceu antes de ser levada e que fará de tudo para a recuperar, juntamente com Mog, protectora de Belle, desde o seu nascimento. Apesar de não aparecer muito, Annie, a verdadeira mãe, também é um ponto importante no livro, pois percebe que tudo o que fez para proteger a filha do mundo da prostituição foi em vão.

Não é uma leitura fácil mas que recomendo sem dúvida tanto pela pesquisa da autora como pela própria personagem, um exemplo coragem.

Como ponto negativo tenho apenas dizer que a capa não condiz minimamente com a história. Podiam ter escolhido outra imagem, pois a modelo nem se parece com a Belle, que é morena. Mas louvo a ASA por ter traduzido o livro numa linguagem directa e frontal sem meias palavras nem rodeios, aqui não há meios termos, sendo usado muitas vezes o vocábulo "puta".

Mais uma aposta forte da ASA, resta-me esperar pelo próximo livro - "A Promessa" que promete (brincando um pouco com o nome) ser outra leitura emocionante, onde iremos acompanhar mais um aventura desta pequena guerreira, Belle.

Ju 22/01/2013

Belle
Eu tinha muito receio de ler esse livro, por causa de outra obra da autora, Roubada. Na resenha eu explico porque a leitura não foi uma boa ideia para mim. Mas Belle foi uma experiência totalmente diferente, uma surpresa super positiva.

Decidi me arriscar porque, mesmo não tendo gostado do outro livro, gostei da escrita da autora e do modo como ela trabalha as personagens. Coisas que me fizeram admirá-la, mesmo que há um tempo atrás eu a odiasse profundamente pelo efeito que Roubada me causou.

Senti que a Lesley foi extremamente cruel com o leitor por permitir que a gente se apaixone pela Belle no início. Uma garota linda que, apesar de viver em um bordel, não tem a menor ideia do que é feito lá dentro. Sua mãe, Annie, é a dona do lugar, e fez questão de manter sua filha longe desse mundo. O resultado foi uma garota completamente ingênua e inocente.

Belle testemunha um assassinato e, devido a isso, é sequestrada e vendida pelo assassino. Passa por várias partes do mundo, até se conformar com sua vida de prostituta e a achar até melhor e mais fácil que a vida da maior parte das pessoas.

"Conforme a carruagem balançava pelas ruas desertas, Belle sentiu-se feliz. Em uma noite, ela havia ganhado muito mais do que a maioria das mulheres ganhava em um mês. (...) Pessoas respeitáveis poderiam considerar aquilo de mau gosto e depravado, mas ela não se importava com o que os outros pensavam. No que lhe dizia respeito, ajudar um homem desajustado e com problemas sexuais a encontrar uma válvula de escape era algo bom e gentil."

Mas ela nunca desiste de voltar para casa e, além de ter que se preocupar com uma maneira de escapar, precisa lutar contra si mesma, contra o comodismo e a ganância que tomaram conta dela.

"Uma náusea apoderou-se dela ao encarar a verdade sobre si mesma. Belle sabia que muitas prostitutas eram forçadas a trabalhar no começo e outras entravam no ramo por uma necessidade desesperada ou simples estupidez, mas todas as prostitutas que tinha conhecido continuavam trabalhando porque eram ou preguiçosas ou gananciosas."

Só tem uma coisa muito irritante no livro. Durante todo o tempo que Belle passa nos Estados Unidos, é dito várias vezes que ela está na França. Como parte da história se passa lá, isso fica ainda pior para o leitor.

Claro que são descritas algumas cenas mais fortes, de estupro. Sou fraca pra isso, mas aguentei. E achei que valeu a pena ter superado esses momentos.

Recomendo o livro, ele toca no delicado assunto do tráfico de mulheres para prostituição. Nunca tinha pensado que era uma prática tão antiga mas, depois de ler Belle, concluí que deve ser tão antiga quanto o mundo. Isso é realmente triste e extremamente revoltante. Espero que um dia as pessoas doentes que fazem isso existir se tornem sãs e parem com essa prática.

"- Eles eram o que a maioria das pessoas chamariam de cavalheiros - ela desabafou violentamente. - Eles têm boas roupas e linho, anéis em seus dedos. São provavelmente homens profissionais, advogados, doutores, políticos, cientistas. Homens inteligentes com dinheiro e quase certamente com mulheres e crianças em casa. Mas eles encontram prazer em estuprar uma menina até mesmo só para saber como é."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-belle.html
NESSA 08/02/2013minha estante
Primeiramente, a capa desse livro me chamou atenção.
A história do tráfico humano e da prostituição ,retratado nos anos de 1910 e 1911,infelizmente, ainda é um tema atual.
Belle é uma garota de 15 anos mas vai viver experiências traumatizantes,perigosas e até emocionantes para uma garota de sua idade.
Belle vai ser sequestrada depois de testemunhar um assassinato,e o assassino a embarcará para Nova Orleans,então vamos acompanhar sua jornada em busca de sua liberdade e também a luta pela sua sobrevivência.

Lua 26/02/2013minha estante
Me apaixonei pela capa, muito linda. e com a resenha me fez querer muito ler o livro, a trama me chamou muito atenção. talvez me arrisque =D

Ana Paula 25/03/2013minha estante
A capa desse livro logo de cara chama a atenção; é muito bonita.... Adorei a autora, acho que ela escreveu muito bem a história, apesar de não ser um tema agradável.... Adorei o livro!!!!

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Eu gostei da capa e isso é um bom começo.
E a história é mesmo incrível, falar sobre prostituição e tráfico humano é um tema que consegue ser antigo e ao mesmo tempo atual.

Thaís 07/04/2013minha estante
Nossa em tudo quanto é lugar eu ouço falar deste livro, Eu amei esta resenha, e este livro deve ser uma maravilha, tirando um pouco do mundo dos sonhos e indo para a realidade, e eu posso falar que amei saber que ela é de Londres (ó as ideia rsrs..) Colocando o livro na listinha de desejados...

Baah 14/04/2013minha estante
adorei sua resenha, ja li varias e achei incrivel, tem um estilo todo lindo, uma capa perfeita!

Dani 15/04/2013minha estante
Também sou fraca para coisas assim Jú ;_;
Odeio cenas e trechos de estupro e tortura!!!
Me chocam e fico super triste...
Mas Belle também parece ter aquele encanto *-*
Quero muito ler!

@leitoraincomum 21/01/2013

A frase na capa já diz muito sobre a protagonista desse drama:
É preciso coragem para perder a inocência.
Em um drama com um tema ainda não muito explorado que é o tráfico de crianças e mulheres no início do século XIX - e que infelizmente ainda ocorre hoje -, somos apresentados a doce e inocente Belle que mesmo tendo sido criada em bordel, aos 15 anos ainda não sabe o que acontece de verdade lá. Ela se sente um tanto excluída da vida de sua casa porque tanto Annie sua mãe biológica que é uma ex-prostituta e dona do bordel quanto Mog que foi quem a criou e é empregada do local, fazem questão de mantê-la longe de tudo que se passa nas noites do bordel e não permitem que as garotas contem a ele o que acontecem e nem o que elas fazem.

Belle tinha aprendido há tempos que se quisesse ficar bem com sua mãe era melhor fingir ser muito boba para entender bastante do que era dito ao seu redor.
Página 26

Seu único amigo é Jimmy um jovem de 17 anos que vai morar com o seu rude tio Garth dono de um bar próximo a casa dela após o falecimento de sua mãe e mesmo após se conhecerem de maneira desajeitada se torna um consolo na sua vida solitária.
- Você deve ser uma prostituta. Você ve num bordel!
(...) - Se eu morasse em um palácio não seria obrigatoriamente uma rainha - ela respondeu com raiva. - É verdade que eu moro na casa de Annie, mas não sou prostituta. Annie é minha mãe! - Jimmy, arrependido, com seus olhos escuros, fitou Belle firmemente.
Página 11
Claro que com tudo tão próximo, Belle não se mantém inocente por muito tempo. Em um dia incomum da sua rotina acaba ficando presa em um dos quartos e testemunhando tanto o que as garotas fazem para sobreviver, quanto o assassinato de uma delas, Millie que era a mais próxima dela, a mais carinhosa, doce e amada das meninas do bordel. O assassino sequestra ela mesmo com sua mãe tendo ocultado o que realmente aconteceu naquele dia da polícia, provando assim o quanto é cruel e depois a vende para um bordel francês e depois, para um bordel em New Orleans. Como Belle passa a não ter mais controle do seu destino é obrigada a criar coragem para superar todos os horrores que vão assombrar sua vida a partir dali e aprender a ganhar a vida como cortesã sem desistir do seu sonho de ser modista de chapéus.
Após o desaparecimento de Belle, Mog decide ir atrás de Noah, um cliente que era sempre carinhoso com Millie com a esperança de que ele possa ajudar a encontrá-la pois a polícia não se importa em procurar a filha da dona de um bordel. Apesar de ele ser apenas um investigador de uma empresa de seguros, se empenha firme em encontrar-la até porque deseja o assassino de sua amada atrás das grades. Também acaba descobrindo o desaparecimento de várias garotas em situações similares.
Garotas como Millie não tem muita escolha no que elas acabam fazendo para viver - Noah disse. - Com Annie foi o mesmo, ela foi forçada a isso. Então fale com gentileza sobre essas mulheres, são homens como nós que as transformam no que elas são.
Página 152
Há vários personagens que aparecem muito na estória o que não poderia ser diferente porque o livro possuí 560 páginas e muitos mistérios a serem desvendados durante a trama, já que Belle enfrenta muitos perigos e é abusada por muitas pessoas não só fisicamente, mas emocionalmente. Os mais marcantes pra mim foram os já citados e Etienne um francês charmoso e misterioso que a conduz entre seu França e a América quando ela é vendida para um bordel em New Orleans porque mesmo ele a enviando para seu destino trágico, consegue ser carinhoso e respeitoso com ela e me fez enxergar claramente o que outros personagens tentaram e não me convenceram que nem todas as pessoas que estão envolvidas são completamente más ou fazem isso porque querem, são extremamente forçadas e ficam sem escapatória. Etienne também faz Belle querer voltar a sonhar, mesmo que pra isso tenha que aprender a lidar com a sua profissão imposta.
Com uma narrativa em 3ª pessoa e alternado entre onde Belle está, a busca de Noah, Jimmy e Gabrielle por ela e um pouco de outros personagens somos conduzidos junto com a protagonista ao seu destino e convidados a apreciar a sua coragem em todos os momentos difíceis que ela enfrenta desde o momento em que tirada do seu lar. Com uma diagramação linda, a capa nos traz a beleza da jovem Belle e o fundo nos mostra o quão sombria a vida dela se torna no decorrer da estória, além de ter alusões as capas americanas dos livros da autora com os arabescos, porém alguns erros de português no decorrer da estória são encontrados e apesar de incomodar não é algo que desvie seu foco dessa estória maravilhosa com muito suspense e emoção. Muito recomendado sem dúvida.
Eu gosto muito da forma que a Lesley constrói seus dramas, quando li Roubada - resenha aqui - simplesmente sabia que me encantaria por Belle, por mais que o livro fosse extenso e complexo. Há muitas coisas que fazem dela uma excelente autora, mas acho que a principal é como ela pesquisa sobre o tema e o lugar que ela pretende escrever a respeito, isso torna suas estórias muito reais e convincentes.

Linny 19/01/2013

Ótimo
Neste romance conhecemos a história de Belle, uma garota de 15 anos, ingênua e sensível que viveu toda a sua vida em um bordel em Londres, sem saber que a sua casa se tratava deste tipo de estabelecimento, muito menos o que acontecia nos quartos no andar de cima.
Ela era proibida de andar pela casa certas horas da noite e obediente, aceitava as ordens de Annie sua mãe, com quem não tinha uma relação de afeto normal, também convivia com Mog, a empregada que era como uma verdadeira mãe em todos os aspectos e com as meninas que trabalhavam no local.
Porém certa noite, Belle pega no sono depois de suas tarefas no quarto de uma das meninas e fica depois do horário estabelecido na área proibida; assustada e ao mesmo tempo curiosa se esconde debaixo da cama e descobre a realidade, mas esta é além do que podia imaginar, ela acaba testemunhando o assassinato de Mille, e em seguida é raptada pelo assassino e enviada a Paris.
Em outro país Belle é vendida e logo conhece um lado da vida que deixa marcas profundas. Assim, incapaz de escolher o seu destino, ela aceita o que lhe aconteceu e decide se manter como cortesã, pelo menos até conseguir voltar para sua terra natal, mas isto pode ser um plano perigoso.
Quando vi a sinopse deste livro, já fiquei curiosa para lê-lo e olha que a quantidade de páginas poderia deixar qualquer pessoa preguiçosa, porém esse é um tipo de história que cativa muito! Por isso não me senti em nenhum momento cansada, ao contrário ansiei por cada página a todo momento, isso pode parecer exagero, mas quem começar a leitura entenderá do que estou falando.
Belle é uma história intensa de superação, que mostra a esperança de uma jovem garota em busca da felicidade. É acima de tudo triste e realista, pois sabemos que quem opta por esse tipo de trabalho ou simplesmente é forçado a fazê-lo passará por muitas dificuldades e perigos, podendo até correr risco de vida.
Um fato interessante é que a autora fez uma extensa pesquisa e pode concluir que na época em que se passa a história havia muitos casos como este, alguns até sem solução e o motivo de não haver empregos para as mulheres na década de 1900, em Paris favoreceu para que muitas entrassem para a prostituição, simplesmente por ser a única fonte de renda.
Ao meu ver se trata de um livro bastante envolvente e original, mas que não é adequado para todos, porque como o principal assunto é a prostituição, há cenas fortes relacionadas ao sexo que podem ser inapropriadas à menores.
Enfim, adorei a oportunidade de poder ler Belle, assim agradeço a editora Novo Conceito por ter me cedido este exemplar e deixo a recomendação de Belle para todos que quiserem se aventurar neste romance épico.

Viviane 18/01/2013

Resenha no Blog Razão e Resenhas
O livro Belle não se trata somente de uma história maravilhosa, mas sim de uma realidade que precede o tempo. É um livro envolvente e perturbador ao mesmo tempo, que me prendeu em suas páginas desde o primeiro instante de leitura.
Belle é uma menina cativante e muito inteligente que apesar de ser criada dentro de um bordel não tinha a menor noção do que se passava nos quartos do andar de cima da grande casa que morava com sua mãe, sua babá e “as garotas”, e muito menos qual era o trabalho de uma prostituta. Annie, mãe de Belle, herdou o bordel da Condessa quando Belle ainda era pequenina e o administra com ajuda de Mog, que é como se fosse uma mãe para Belle e também uma espécie de “faz tudo” dentro do bordel, exceto se prostituir. Desde o começo da história de Belle vamos percebendo que Annie não é uma mãe afetiva e tem lá seus próprios traumas e fantasmas e que nem a tragédia faz com que ela saia do seu mundo, para que demonstre o amor pela filha. Anne é uma personagem que me irrita bastante, mesmo quando eu começo a entender a razão de sua maneira de ser.
Um belo dia Mog diz que Belle poderia começar a ajudá-la nas faxinas dos quartos do andar de cima, onde as moças realizam suas “funções”. Desde que Belle limpe tudo e saia antes do escurecer tudo bem, mas acontece um imprevisto e uma das moças entra no quarto com um cliente. Belle se esconde debaixo da cama, mas presencia o casal tendo uma relação sexual violenta e muito grotesca, através de um espelho que estava ao lado da cama e menina vê tudo e também quando o tal cliente assassina a prostituta.
Lesley Pearsey é bem minuciosa ao escrever, na cena que precede todo o infortúnio de Belle temos o casal falando palavrões durante o ato e os gemidos e murmúrios dolorosos de Millie, a prostituta assassinada, tudo tão real como se estivéssemos presente ali com a menina, vendo tudo se passando em câmera lenta. A descrição perfeita das cidades e do clima nos transporta diretamente para a época em que os fatos são narrados e é quase possível sentir os cheiros e as sensações de frio e calor , da chuva e da neve. Isso sem contar que a ingenuidade de Belle é tanta que nos leva a querer avisá-la dos perigos que ela corre, porque conseguimos entrar na história.
Até essa parte, onde Belle é forçada a entender onde mora e quem sua mãe é a história ainda é lenta, pois estamos apenas conhecendo os personagens. Mas quando Belle é sequestrada pelo assassino de Millie, a trama fica mais ágil.
Então, nossa protagonista é sequestrada e vendida para um bordel na França, onde é iniciada na prostituição sendo estuprada por cinco homens diferentes. Mesmo a história se passando em 1910 a narrativa não é romanceada, a autora descreve com detalhes a violação sexual de Belle. Nos capítulos posteriores ela descreve também os prazeres e delírios da personagem. Belle não é uma mocinha fútil e fraca como alguns vão pensar no início, ela sabe que depois de ter a honra manchada e de terem feito dela uma prostituta então ela iria tirar proveito, sim, já que foi estuprada e transformada em rameira, ela será a MELHOR delas, ela seria uma cortesã, ganharia muito dinheiro para poder voltar para Londres.
Depois que Belle é sequestrada os capítulos são divididos. Alguns contam sobre Belle suas fugas e experiências e outros mostram as pessoas que estão à sua procura.
Mog se torna um personagem primordial após o desaparecimento de Belle, ela não se conforma com o sequestro e vai a polícia, não obtendo resultado nenhum ela vai a procura de ajuda com um jornalista conhecido por ser um dos clientes de Millie. Assim ficamos conhecendo Noah, que por ter se afeiçoado a Millie começa a investigar o assassino da moça para prendê-lo e descobrir onde está Belle.
De Paris, Belle é levada para Nova York e de lá para Nova Orleans. Percebemos não apenas a mudança geográfica, mas também no comportamento de Belle. Ela amadurece e embora seja somente uma menina que é forçada a se tornar mulher ela tem uma força interior inabalável, ela ainda acredita nas pessoas, tenho pena dela sim, da situação em que se encontra, mas também tenho nervoso das encrencas que ela se mete, pois sendo tão confiante ela está sempre contando sua história, qualquer um serve para que ela desabafe, eu fico me coçando pra dar uma sacudida nela nessas horas.
Quando Belle conseguirá enfim voltar para casa? Com uma adolescência tão maculada e cheia de escuridão será que ela vai superar tantos percalços? Seu grande amor de infância terá ficado no passado? Sua mãe poderá então sair do casulo em que vive para proteger sua filha tão magoada desde que foi sequestrada?
Belle é um livro complexo, que fala de sentimentos humanos dos mais variados, de pessoas doentes pelo sexo, e das pessoas que fazem do sexo seu meio de sobrevivência, de pessoas que julgam e de pessoas que enfrentam tudo para fazerem o bem, um livro que não trás somente uma história fictícia, mas a realidade que é a prostituição e a violência contra as crianças, desde que o mundo existe. Super-recomendo a leitura de Belle.
A parte física do livro deixa a desejar somente quanto aos erros ortográficos que me incomodaram bastante, isso foi um fato que me assustou, pois eu nunca tinha encontrado erros assim nos livros da editora Novo Conceito, então acho que posso dizer que foi um fato isolado. A editora é sempre muito caprichosa e atenciosa na diagramação e revisão dos seus livros.
A capa é maravilhosa, as letras do título em relevo na cor rosa ficaram lindas e as páginas internas são creme, adoro, são confortáveis demais aos olhos.

Visitem e sigam o blog: http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/12/resenha-belle-lesley-pearse.html

Má Contato 17/01/2013

Resenha: Belle (www.indicacoes-livros.blogspot.com)
Belle! Uma criança linda, filha de uma dona de bordel, probida de sair de seu quarto à noite para que não soubesse o que acontece fora dali, é, nada mais, nada menos que ingênua.
Um dia, Belle adormece em um dos quartos do bordel e acorda com barulhos. Assustada, se esconde embaixo da cama e acaba vendo toda a cena de uma das prostitutas com seu parceiro. O problema é que o cliente acaba matando a prostituta, e Belle presencia o assassinato. Com medo, sai correndo.
Alguns dias depois, Belle é sequestrada pelo assassino e enviada para França, EUA e todos os outros lugares para ser uma prostituta. A vida de Belle vira de ponta cabeça e ela tem que arranjar um jeito de voltar para casa.
O livro narra a vida de Belle, suas tramas, seus desejos e as turbulências que ela tem que passar para crescer, sem uma família, sem um companheiro, sem ninguém em quem possa confiar.
É um livro longo que devorei!
Um romance, com suspense e drama. Maravilhoso!

Saleitura 13/01/2013

È preciso coragem para perder a inocência
Londres, 1910, Belle tem 15 anos e sua mãe é dona de um bordel que fica na parte de cima da casa, mas que ela é proibida de subir depois de certo horário, e por isso não sabe o que acontece lá.

Porém um dia Belle presencia o assassinato de uma das moças do bordel e é seqüestrada pelo assassino e vendida para um bordel. Belle cruza o oceano e vai parar em Nova Orleans e aí começa sua luta para escapar dessa vida, passando por muitas coisas, além de sua família que não para de procurá-la.

O tema central do livro é a prostituição e trafico de crianças e mulheres. A princípio você pode não querer ler pelo tema, mas é uma ótima história, muito bem contada, que mistura diversos sentimentos e com personagens muito marcantes. Por mais que você tentar manter o olhar de fora, sem julgar, sem se envolver, não vai conseguir, questionará, se revoltará, amará e odiará, e também vai rir em algumas passagens.

A autora foi fantástica na narrativa, a história flui e com sensibilidade nos mostra diversas nuances que muitas vezes não percebemos nas pessoas, e ainda nos presenteia com um elemento surpresa.

Se você gosta de um livro bem escrito, emocionante e surpreendente, não pode deixar de lê-lo.

Resenha por Luci Cardinelli

Link postagem Saleta de Leitura
Rosiclecia 13/05/2013minha estante
Olha se tem uma coisa que me revolta é este tema: trafico.
Mas voltando a resenha, é bem estranho a garota não saber de nada viu... E isso me deixa curiosa para saber o porquê dela não saber sobre isso.

Belle 13/05/2013minha estante
Gostei muito desse livro quando li a resenha,conta a historia de uma moça que sofreu muito durante a sua infância e adolescência,mais no final ela conseguiu vencer.......interessante.

Belle 13/05/2013minha estante

Fla 13/05/2013minha estante
Gostei mt .. ah mt tempo quero esse livro. Sua resenha está ótm ^^

Isie Fernandes 15/05/2013minha estante
Faz tempo que quero ler Belle. Parece um livro muito bom, tenso e intenso.

NESSA 16/05/2013minha estante
Primeiramente, a capa desse livro me chamou atenção.
A história do tráfico humano e da prostituição,retratado nos anos de 1910 e 1911,infelizmente, ainda é um tema atual.

Andréia 19/05/2013minha estante
Adorei a resenha quero muito ler!!

DomDom 19/05/2013minha estante
Quando vi a capa desse livro, imaginei que era mais um daqueles romances bem chatos e melosos. Depois vi que não era nada disso. Gostei bastante dos temas que ele aborda, pois além de fortes, são bem reais e atuais, infelizmente. Super curioso pra ler.

Tânia Regina 19/05/2013minha estante
Uma história emocionante e cheia de nuances bem próprios, que pode acontecer muito próximo de nós. Nem me espantaria com isso.

Sue 20/05/2013minha estante
Sensaciona, amei a resenha...doida para ler.

Beth 25/05/2013minha estante
Se o livro é tudo isso que você fala,é lógico que vou querer ler.O tema é instigante e se a autora soube desenvolvê-lo tão bem é ótimo.

Sabrina Piano 25/05/2013minha estante
Parece ser um livro muito emocionante, ainda não li, mas pelo que li na resenha, a vida da Belle não foi nada fácil em, o tema do livro também chama a atenção, já que não é um tema muito abordado em livros...

cotonho72 13/01/2013

Nesse livro temos como protagonista Belle Cooper, uma menina de 15 anos que vive no porão do bordel de sua mãe Annie, sem ter a menor idéia do que era um bordel e o que ocorria nele, pois em determinado horário era proibida de ir no andar de cima. Desde bebê foi criada por Mog, a empregada do bordel, que cuida dela como uma filha, porque sua mãe está sempre ocupada em administrar e demonstra pouco os seus sentimentos em razão de acontecimentos terríveis que ocorreram no seu passado.
Um determinado dia Belle sai para passear sozinha pela rua e conhece um rapaz gentil chamado Jimmy, que no primeiro momento foi indelicado chamando-a de prostituta por ela morar num bordel, mas vendo a inocência de Belle logo se retrata, ele há pouco tempo perdeu sua mãe e foi para Londres para ser criado pelo seu tio Garth, que é dono de um bar e um pouco amargurado da vida.
Mas um acontecimento interrompe momentaneamente essa amizade, Belle presencia por acaso o assassinato de Mille, uma das prostitutas mais queridas do bordel de sua mãe e por esse motivo acaba sendo sequestrada, logo é vendida para um bordel em Paris, onde é terrivelmente violentada por diversos homens . Por essa razão, acaba ficando doente e vendida para outro bordel, no qual é cuidada por Lisette, uma enfermeira e ex-prostituta. Depois disso foi levada para New Orleans na América do Norte, por Etienne, um homem que trabalha numa máfia da Europa, durante a viagem, Etienne e Belle se conhecem melhor e ficam amigos, ela se vê apaixonada por ele, mas ela percebe que Etienne ama muito a sua esposa e filhos e vê que não terá nada entre eles a não ser amizade e logo é chegada a hora de entregar ela para o bordel de Martha aonde Belle não sabe o que esperar.
Enquanto isso Mog busca ajuda de Noah, um antigo frequentador do bordel de Annie e que tinha uma grande afeição por Mille e que ao saber de seu assassinato e do sequestro de Belle ficou muito sensibilizado e com a determinação de Jimmy e a ajuda de Garth para encontrá-la começou uma busca implacável.
Com uma bela trama a autora Lesley Pearse consegue nos envolver nesse suspense, abordando um assunto delicado e levantando questões importantes e mostrando-nos o que ocorre com o psicológico dessas meninas que são forçadas a se prostituirem, um lado que não imaginamos; um livro interessante e que recomendo.

Mylloka 07/01/2013

Belle é uma garota inglesa que mora em um bordel, onde sua mãe é proprietária e administradora dos negócios. Belle não entende direito sobre os negócios da sua mãe e nem o que as meninas fazem nos quartos de cima, pois sua mãe e Mog a priva desses assuntos.

Um dia Belle descobre todos os segredos da pior maneira possível. Ela é testemunha de um assassinato de uma das garotas que trabalhava na casa. O assassino sequestrar Belle e a vedê-la a um bordel na França. A partir dai Belle deixa de ser menina para se tornar uma mulher, passando por várias situações terríveis.

Apesar do livro ser grosso (tem 559 páginas) li rapidinho. A história é triste e envolvente. Belle passa por situações terríveis e humilhantes, em algumas eu sentia um nó na garganta e o coração apertar. O mais triste é que isso acontece de verdade, muitas garotas são sequestradas ou enganadas por pessoas cruéis que as vendem para fora do país para serem prostitutas e muitas vezes essas garotas se tornam frias e calculistas, as vezes até pior que os sequestradores.

Belle é uma personagem forte, apesar de tudo ela segue em frente e seu maior objetivo é reencontrar a sua família e seu melhor amigo, Jimmy. Ah, por falar nele, ele á tão fofinho... adorei! *--*
O livro é muito bom. Lesley retrata a dura realidade dessas garotas e transforma Belle em uma heroína.
No final do livro a autora comenta como foi escrever o livro, achei bem interessante essa parte.

Recomendo!

THAIS 30/12/2012

INESQUECÍVEL
Não sou muito de resenhar livros, mas este merece o esforço de que, ao menos, eu diga algumas palavras.
O livro foi, para mim, incrivelmente empolgante por alguns motivos:

1. trata-se de uma história de época.

2. Fala de um assunto bastante polêmico e de certa forma curioso, o tráfico de pessoas para o comércio do sexo.

3. A personalidade da personagem principal é cativante.

Realmente é daqueles livros que ñ são lidos e sim devorados.
Silvia 17/01/2013minha estante
Vou ler Belle :)

Cleo 03/06/2019minha estante
Poxa, adorei a resenha .

RUDY 19/12/2012

RESUMO SINÓPTICO:
RESUMO SINÓPTICO: Início do século XX onde ainda as carruagens dividiam as ruas com os poucos carros, onde a cultura da época aceitava determinados comportamentos lascivos e uma época onde os costumes e vestimentas eram diferenciados da modernidade, encontramos a protagonista Belle de apenas 15 anos, carreada de inocência e livre da maldade humana, mesmo tendo morado a vida inteira no bordel de sua mãe Anne.
Anne é uma mulher fria, devido as experiências do passado; não demonstra afeto algum por Belle que foi criada por Mog, empregada jovem, discreta e esforçada, amiga de Anne e que cria Belle como sua própria filha, cheia de amor e afeto. A distância de Anne chega a ser cruel em determinada altura e aparenta não gostar de Belle. O engano se desfaz apenas no momento em que se junta a Mog e contrata um investigador para descobrir sobre o sequestro de Belle, mostra que realmente a ama, mesmo sem nunca ter demonstrado.
O sequestro de Belle se dá após ela ter descoberto o que realmente acontecia no estabelecimento da mãe, quando vê Millie entrar com um homem e ser assassinada por ele. Mesmo com os esforços de Anne para ocultá-la, o assassino a sequestra, levando-a a Paris e vendendo-a para um prostíbulo. Vê sua inocência ser arrancada a força, é estuprada sucessivamente por vários homens brutos e acaba ficando doente... É vendida novamente e vai para em New Orleans, onde consegue a ajuda de Étiene que a ensina como ser uma cortesã de luxo e de certa forma, torna-se uma pessoa forte e lutadora, mesmo que em algumas ocasiões, não tenha escrúpulo algum.
Sonha ainda em ter uma vida 'normal', cheia de amor e lembra-se constantemente da família e do único amigo que teve durante toda sua vida inocente: o sincero, tímido e apaixonado Jimmy...

Para ler a análise da obra e do auto, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/12/resenha-68-belle-lindsay-pearse.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/12/resenha-belle-lindsay-pearse.html
Thicy 31/12/2012minha estante
Ainda não li o livro, mas achei a capa bem interessante, e uma amiga que já leu me disse qaue ele é muito bom, e isso mais a sua resenh, me fizeram querer ler o livro.
Muito boa a resenha. Parabéns!!

Fran Moura 02/01/2013minha estante
Deixei minha opinião no blog :) Te indico o livro que comentei lá "Identidades Roubadas", se você gostou desse gênero vai amar, é um livro bem forte ^^

Fran 03/01/2013minha estante
Não cheguei a ler este livro, mas como comentei no blog, achei interessantíssimo sua ideia de avaliação, o que acabou me ajudando a gostar mais desta história e resolver lê-la.

Marcella Castro 08/01/2013minha estante
O livro, apesar de ser triste, despertou meu interesse pela sua resenha. Aliás, foi a primeira resenha que li de Belle, imaginai um tema totalmente diferente ao olhar a capa! Mas posso dizer que minha curiosidade foi despertada! Espero ler em breve!

Clara 17/01/2013minha estante
A capa me cativou desda primeira vez que olhei para o livro. O tema é bem forte, mas infelizmente muito comum hoje em dia, fiquei bem curiosa para saber mais de perto como a autora tratou sobre o tema, conhecer a escrita dela. Espero ter está oportunidade um dia, pois sua resenha só me deixou mais curiosa para ler o livro.

Fernanda @condutaliteraria 17/01/2013minha estante
Apesar do livro parecer triste e com um tema forte, gostei da resenha e me interessou. Gosto de livros de época e com tramas envolventes e esse parece ser o caso de Belle.

Jean 18/01/2013minha estante
O livro tem uma historia cativante, ainda mais pra min fá de suspense e ação, adorei a capa e acho que a historia pode envolver bem o leitor, e criar a expectativa para o desfecho deste sequestro!

Eva 18/01/2013minha estante
Estou louquinha para ler Belle, principalmente depois de ler sua resenha. A capa ficou linda, adoro esse tipo de romance, onde a mocinha inocente consegui superar os desafios e se tornar uma mulher forte e determinada.

Escuta Essa 22/01/2013minha estante
Oi Rudy,
Estou muito interessada em ler esse livro, desde o lançamento dele, tenho visto várias resenhas positivas, o que me deixou ainda mais empolgada para ler a história.
A sua resenha está maravilhosa, super completa, adorei!
Beijinhos
Renata
@blogescutaessa

Deyse 24/01/2013minha estante
Achei a resenha muito clara. Sempre fiquei em dúvida sobre o que esse livro se tratava e agora já sei =) Me lembrou o tema recorrente da novela das oito hehe Mas pelo visto é diferente por se tratar de uma outra época, não tão distante assim, mas bem diferente da atual.
Me interessei.
Beijos

Michelle 01/01/2023minha estante
uma linda história

Karen 18/12/2012

Belle - Surpreendentemente perfeito.
Belle me surpreendeu durante toda a leitura, este livro não contém só todos os elementos que uma narrativa deve ter como é dotado de um elemento surpresa que poucos autores sabem escrever sem perder-se em meio a história.
Dotado de amor e decepção nunca um livro houvera me despertado tantas emoções e falado dos males da humanidade com o exímio de quem viveu, a escrita de Lesley Pearse é simplesmente perfeita, não é fácil escrever de um assunto tão polêmico e atual, à época Vitoriana Londrina sem se perder no meio do caminho.
Um livro adorável, com personagens que simplesmente não tem como amar.

Bianca 10/12/2012

Surpreendente
Quando li a sinopse não me restaram dúvidas: Eu tinha que ler. Lá pelo meio do livro o início de um sentimento de arrependimento começou a brotar, mas não teve nem tempo de crescer. Logo não pude mais parar de ler e, como já aconteceu diversas vezes, fiquei lendo de madrugada. Acho que isso é um bom sinal. Pelo menos para a autora.
Emocionante, cheio de reviravoltas e surpresas. Tem tudo o que um livro precisa para ser bom e mais um pouco.

Vanessa Sueroz 10/12/2012

Antes de pensar em ler este livro tenha em mente que ele não é um simples romance, sua leitura não é recomendada para menores de 14 anos!
O livro conta a história de Belle uma menina inocente e meiga que foi criada em um bordel, mas não tinha conhecimentos do que era um bordel e muito menos do que acontecia nos outros andares da casa que ela não tinha acesso, afinal, sua mãe, a dona do lugar não permitia que ela ficasse andando pela casa após certo horário.
Porém em belo dia Belle acaba desrespeitando essa regra e acaba dormindo em um dos quartos das meninas, por causa disso acaba descobrindo o que acontece na sua casa de noite, e pior que isso, acaba sendo testemunha de um assassinato.
Por causa do que viu Belle é sequestrada e vendida a um bordel em outro país. Belle passa por grandes dificuldades tentando achar o seu caminho de volta. Perdida em outro país, vendida como prostituta, doente, estuprada ela tem que usar toda a sua esperteza para tentar sair dessa inteira.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/belle/