O Segredo da Galileia

O Segredo da Galileia Evan Drake Howard

Resenhas - O Segredo da Galileia

Nivia.Oliveira 16/05/2019

Sempre houve polêmicas e especulações em torno da figura de Maria Madalena: seria uma paixão platônica de Jesus? Eles teriam casado e tido filhos?
Isto porque muita gente não acredita que Jesus era divino E humano.
Esse é o tema do livro O Segredo da Galileia. Existem vários conflitos que se convergem para um mesmo ponto no final.
A maior parte da história se passa em Jerusalém e transita entre os dias atuais e a Era Romana.
O livro é muito dinâmico e várias acontecimentos vão surgindo para reforçar a ideia principal da suposta carta de Jesus: meditar sobre o amor fraterno (para com todos, seja quem for) traria serenidade em relação a vida privada e sobre o futuro do povo, sem guerra, sem escravidão.
Jesus ensina que é preciso tratar o sofrimento como sagrado já que ele existe para aperfeiçoar o amor. Então, Judite, Gabriel, Karim e Rachel vão tentar compreender esta ideia.
Em suma a explicação é a seguinte: geralmente sofremos por causa de desejos não realizados que nos fazem de vítimas e que só aumentam o ódio, a luxuria e a inveja. Precisamos aprender a ser felizes da maneira que somos e com aquilo que temos, sem ambições excessivas.
O que mais gostei do livro é que ele não tende para nenhuma religião. Precisamos de doutrinas religiosas? Ou de espiritualidade de paz?
“Uma coisa que todas as religiões têm em comum é a chance de receber o perdão e recomeçar.” P. 265
A romance mostra que quando nos focamos apenas na Lei e nos rituais esquecemos do amor que pode trazer vida nova para si para os outros. Além disso, perdoar é a única forma de curar o sofrimento e o ódio.
O fato é que o conteúdo da carta poderia iluminar o Judaismo, o Cristianismo, o Islamismo e todas as religiões. Jesus é um mestre para todos!
Aprendi muito sobre a cultura local como o simbolismo da árvore Oliveira (Eu sou de Oliveira kkk) e o uso do Tefilin.
Fiz um passeio incrível por Israel passando pelo Muro das Lamentações para deixar meu pedido escrito num papelzinho e vi de perto os Manuscritos do Mar Morto no Santuário do Livro.