O meu pé de laranja lima

O meu pé de laranja lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Meu Pé de Laranja Lima

Ricardo 05/05/2024

O menino que descobriu a dor
AMAR não tem consonância com sofrer. EDUCAR não dialoga com violência. São flores tão sensíveis no jardim da vida que em apenas um sopro contrário deixam de existir.

Andressa1307 07/03/2024

Zezé...
Tudo isso antes dos seis anos?
A história de um garoto que dá vontade de pegar no colo, ninar e falar "vai ficar tudo bem".

Sofia136 30/01/2024

Nunca chorei tanto com um livro quanto eu chorei lendo este. Um livro deveras triste e que reflete muito (infelizmente) o Brasil. Este menino merece tantas coisas boas..

Talita Pilati 29/01/2024

Chorei só um poucooooooo!

Ah como eu amo esse livro! Li na adolescência e chorei horrores na biblioteca do colégio, tentando não fazer barulho nenhum, mal sabia eu que a bibliotecária já tava esperando eu guardar o livro para conversamos sobre *-*.
Reler agora, adulta, me fez chorar nas mesmas partes, mas agora com algumas das minhas feridas já cicatrizadas.

Zezé, eu te amo, seu saci!!

Ka Cruz 16/12/2023

Livro que te deixa aos prantos..
Leitura comovente, sensível, que toca lá no fundo da alma. Hoje, eu sendo mãe, me despedaçou o coração vendo como Zezé era tratado, que vontade de pegar ele no colo e ninar com palavras positivas.. que injustiça, que dor para uma criança ter esses traumas. É uma leitura super válida, mas que esteja preparado porque pode acarretar gatilhos..

Maria.Adalicia 03/10/2023

?O Meu Pé de Laranja Lima? é uma obra perfeita que me conquistou desde a primeira página. José Mauro de Vasconcelos tem uma narrativa muito sensível, explorando temas como amizade, a coragem e a superação. A escrita e a emotiva jornada de Zezé tornaram este livro uma leitura emocionante e inesquecível. É uma obra-prima que toca o coração e ficará marcada na memória de quem lê??

Emanuelle 08/07/2023

Xururuco
Foi uma dor imensurável ler esse livro de gente grande narrado por gente miúda. Tudo que aconteceu com o Zezé e a permissividade com que até mesmo eu, como leitora, pude me enganar em pensar que os motivos por trás da dor fossem ?justificáveis? sendo na real a criança demonstrou de forma bonita tanta ruindade que presenciou na vida. Jamais lerei novamente, mas vou indicar para que TODOS leiam na vida!

Asther 07/01/2023minha estante
Eu amei esse livro, li ano passado e foi uma experiência incrível. Com certeza esse livro ficará marcado por muito tempo na minha vida. Um dos favoritos da vida

Bruna 09/12/2022

Roubou meu coração
O livro conta a história de Zezé, um menino com 6..não! 5 anos - muito pobre que aprendeu sobre as dificuldades da vida ainda pequeno e é uma criança precoce.

É de uma sutileza e precisão, que tocam a gente e pegam você totalmente desprevinidos.
Eu só queria poder entrar no livro e poder abraçar o Zezé. Ele toca a gente profundamente e não tem volta. Fluído e curtinho, mas demorei dias para ler tentando absorver cada detalhe.
Perfeito a cada página.

Atingiu um podium no meu coração como nenhum outro. Sem palavras para descrever o quanto gostei.

panelinharamos 27/09/2022

Como é fantástico você ler livro do ponto de vista das crianças! Os sentimentos, as descobertas, a inocência... É um livro tão tocante, me deixou tão emotiva que é difícil falar. O Zezé é um protagonista que deixa a gente encantado, não tem como. Indico pra todo mundo (mas já aviso também que chorei tanto que não conseguia ler

Paulo de Araujo 09/07/2022

Baita livro triste e inesquecível
Acho que é o livro mais triste e melancólico que li na minha vida. E isso não é uma coisa ruim.

A narrativa aos olhos de uma criança nos faz voltar a ser crianças também. As desventuras de Zezé, com sua família pobre, negligente e agressora, é um soco no estômago, ainda mais quando sabemos que o pobre só tem a imaginação como refúgio. A imaginação e a amizade com uma figura cativante.

Triste, sim.
Melancólico, pra caramba.
Inesquecível, com certeza.
Leitura obrigatória, sem dúvidas!

Letícia 05/10/2021

Livro muito marcante
Sempre quis ler esse livro mas estava enrolando. Me arrependi de não ter o lido antes. A história é narrada pelos olhos de uma criança, personagem principal. A inocência infantil comove do início ao fim e é muito triste ver tudo o que acontece com o Zezé e ele devido sua inocência não entende. Livro simplesmente maravilhoso, nota máxima dentro de sua proposta. Recomendo fortemente, mas prepare-se para sentir emoções variadas.

Raul Limma 30/09/2021

Esse não me pegou, mas respeito...
Na maioria do tempo o livro tem uma escrita mediana e várias partes ele dá uma leve forçada para o emocional. Ele, felizmente, nunca cai no brega, no cafona, o que salva a obra, mas são poucos os momentos realmente muito bons.
Fui até o fim, mas, apesar de sim, ser uma obra memorável - não esquecível -, não me pegou.
As últimas páginas são bem descentes e a obra ganha muitos pontos com isso.