A Lógica do Cisne Negro

A Lógica do Cisne Negro Nassim Nicholas Taleb




Resenhas - A Lógica do Cisne Negro


103 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Bruno 13/12/2017

Prever Soluções antes de Prever Problemas
O livro explica que é impossível prever todas as possibilidades, por mais precisas ou sofisticadas que as técnicas disponíveis possam ser. Alguns desvios, principalmente os de maiores proporções e com maior possibilidade de causar estragos, não são previstos - isso quando confiamos muito nas nossas previsões, nos frustra. Mas, devemos proceder diferente e não nos valer apenas das previsões. Precisamos analisar os cenários e perceber todas as possibilidades possíveis, independente de suas probabilidades de ocorrerem, criar soluções para o máximo possível delas, principalmente as com potencial de causas mais estrago. Precisamos ser proativos quanto às soluções e não reativos aos problemas.
comentários(0)comente



Mr. Jonas 29/01/2019

A Lógica do Cisne Negro
Nassim Nicholas Taleb, em O Cisne Negro explora os problemas de percepção causados nas pessoas por eventos aleatórios, inesperados, incidentes como o 11 de setembro, que têm um grande impacto na humanidade e que as pessoas tentam explicar, sem sucesso. É um livro fantástico por ajudar você a se conhecer melhor e evitar que caia em armadilhas racionais nas quais nos pegamos tentando explicar situações imprevisíveis e aprender com elas. Os eventos aleatórios, junto a nossas falhas de cognição, acabam por criar desafios lógicos que, se não entendermos como nosso cérebro funciona e como lidar com eles, podem nos trazer grandes problemas. O ser humano é péssimo em fazer previsões e precisamos aceitar isso. Nesse livro, Taleb tenta nos ajudar a entender quando o nosso julgamento está comprometido. É fácil tentar explicar algo que aconteceu e tentar criar uma história fácil de ser repetida após o acontecimento. Nosso desafio é entender nossa ignorância e saber usá-la a nosso favor diante do imprevisível.
comentários(0)comente



Eng° Alan 02/09/2019

Instigante mas de leitura difícil
O livro tem um tema central interessante e nos primeiros capítulos já te fazem refletir sobre a questão do Cisne Negro e a respeito de se fazer previsões. Mas no meio da leitura e principalmente nas partes finais do livro a Leitura fica um pouco monótona e repetitiva.

É um livro que foi bom ter lido e me agregou conhecimento mas não entra na lista de uma possível releitura.
comentários(0)comente



(@jr__barboza) 08/11/2019

91.A lógica do Cisne Negro - Nassim Nicholas Taleb (2007)
O Cisne Negro é o Impacto do Altamente Improvável e Desconhecido, os eventos são inexplicáveis, quanto mais você precisa explicar menos confiável é sua previsão, mas pessoas inteligentes pensam ser capazes de explicar e até prever, de qualquer forma são muito bons em impressionar com modelos matemáticos complicados.
comentários(0)comente



Paulo Giacomelli 06/12/2019

Livro bom
O livro é muito em elucidar os fatos e é uma ótima crítica a curva em forma de sino.O autor presa muito por dados, apesar disso a leitura se torna um pouco cansativa, em suma o livro cumpre o que propõem.
comentários(0)comente



Rodrigo Santos 09/03/2024

Leitura densa e impactante
O autor traz discussões profundas sobre probabilidades e incertezas. Apresenta diversas críticas aos modelos convencionais de medição de riscos e previsões. O que me incomodou um pouco foi o fato dele criticar demais. Pra se ter noção, ele cita que o prêmio Nobel deveria ser extinto. Pro leitor menos técnico, fica difícil avaliar se as críticas são válidas, porque seria necessário ter um conhecimento mais aprofundado dos temas que ele trata. Tirando isso, o leitor menos técnico pode tirar muito proveito da leitura. Muita coisa pode ser aproveitada para uma boa tomada de decisões, seja nos negócios ou na própria vida pessoal.
comentários(0)comente



Priscila322 16/02/2020

Mudando mentes
Este é um dos 10 livros que me fizeram mudar a forma de ver o mundo e mudou minha mente.

Cisnes Negros existem e precisamos entender e saber como identificar.

Resumir este livro como uma crítica a curva em forma de sino é uma afronta a está obra maravilhosa e completa.

É uma crítica a nossa forma de ver o mundo dentro do mediocristão.

Precisamos abrir nossos olhos para as coisas novas da vida e do mundo.
comentários(0)comente



Mr. Jonas 08/02/2018

A lógica do Cisne Negro
O conceito central de Cisne Negro refere-se ao fato de que antes da descoberta da Austrália, acreditava-se que todos os cisnes eram brancos, afinal, ninguém nunca tinha visto um cisne da cor preta. No entanto, eles existem. Neste livro, um Cisne Negro é um evento que é raro, tem um impacto colossal na sociedade e é explicável, porém impossível de ser previsto apenas analisando o passado. Não era possível prever que o Cisne Negro existia, antes de ele ter sido visto pela primeira vez. Eventos raros como o primeiro Cisne Negro ocorrem com mais frequência do que imaginamos e nossas mentes são programadas para lidar com o que já vimos antes. No entanto, muitas vezes, eventos extremos ocorrem e têm grandes impactos. Nossa tendência de ignorá-los vem do fato de que as pessoas tendem a subestimar sua ignorância. Existe muita coisa que não sabemos, mas como se sentir ignorante é algo que não nos faz nos sentirmos bem com nós mesmos, nós tendemos a não considerar essa nossa característica. Nós criamos histórias onde elas não existem. Nós "inventamos" explicações de motivos pelos quais as coisas acontecem, afinal isso é muito mais prazeroso do que se sentir estúpido e ignorante quando algum imprevisto aparece. O conhecimento humano está constantemente crescendo e evoluindo e a abordagem dogmática que tendemos a tomar não faz sentido. Não podemos ter certeza das nossas crenças, pois elas nos tornam cegos para os conceitos que estão fora do que julgamos ser verdade.
comentários(0)comente



Henrique Morais 13/03/2020

Técnico, Muito Técnico, mas Necessário
O livro tem uma abordagem bem técnica e as vezes confuso. Mas não se engane, o conceito central ?Cisne Negro? irá te ajudar em tudo na vida.
comentários(0)comente



Guedes 29/03/2020

A certeza da incerteza
Você já se questionou como, porque, o que levou a ser quem você é hoje? Onde acontecimentos no outro lado do mundo pode influenciar em pequenos comportamentos e atitudes tomadas por você agora? Bom, Nassim Nicholas Taleb põem todos esses, entre outros questionamentos em prova no livro “A lógica do Cisne Negro”. Autor de inúmeras outras obras, ele nos fazer questionar de maneira filosófica, matemática e fisicamente do quanto somos impactados seja de forma positiva ou negativa com acontecimentos que não esperamos e nem imaginaríamos que iriam acontecer.
Com uma abordagem em sua maior parte técnica, o autor trás exemplos que para ele são considerados cisnes negro. Para o autor são eventos no qual não tínhamos nenhuma previsibilidade que fosse acontecer e que quando acontece coloca todas as teorias e estudos a prova. A esses eventos são atribuídos três características, onde a primeira é “um evento fora do âmbito das expectativas comuns”, que se trata de algo que ninguém esperava, algo nunca imaginado por ninguém, e um exemplo bem claro de um cisne negro foi o atentado as torres gêmeas. A segunda característica é o impacto extremo que o evento exerce, seja ele negativo ou positivo, no caso do atentado um impacto extremamente negativo, que matou inúmeras pessoas, como também abalou todo mundo psicológica e financeiramente falando. E como última característica, é a capacidade do homem de tornar o imprevisível em previsível. Nesta última característica o homem faz com que tudo pareça normal, esperado, o que na realidade não é. Portanto em se tratando de informações, matérias, estudos, é plausível dizer que os responsáveis por disseminarem as informações não entendem muito além do público em geral, pois tudo se trata de imprevisibilidade, a diferença é que eles têm uma capacidade maior lidar com os números e narra lós. Os Cisnes Negros quem ditam os grandes avanços em quaisquer que sejam o ramo da vida, pois somente após o seu acontecimento conseguimos lidar e sermos impactados, positiva ou negativamente falando.
Uma leitura um tanto quanto complexa, o livro nos faz entender o quanto estamos a mercê de variáveis nunca pensadas em qualquer que seja o problema. Fica clara em cada página do livro a volatilidade dos mais simples aos mais complexos estudos sobre qualquer assunto. A única certeza que temos é de que tudo pode acontecer.

__________________________________________________________________________

Pessoal! Caso alguém leia essa resenha, deixe um feedback se possível. Fale o que achou! :) Agradeço desde já!
comentários(0)comente



Paulo 30/03/2020

Cisnes negros existem.
Sim, cisnes negros existe, e nesse ótimo livro, Taleb nos ensina e mostra que é impossível acertamos quando um cisne negro irá aparecer, mas podemos tentar prever, mas se acertamos, será sorte e não que seus indicadores são infalíveis. Ótimo livro para aprender a nunca cair nas fórmulas mágicas de charlatões do mundo financeiro. Não existe mágica.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dani 16/04/2020

Literalmente um cisne negro
O livro possui uma narrativa sobre diversos assuntos, muita cultura, confirmacoes, pensamentos, reflexoes. Chega a ser uma leitura um pouco dificil, nao fluida. Porem tem muito pra agregar. Gostei muito da ideia mas quero ler novamente pois nao sinto que consegui captar muita coisa boa do livro. Tenho certeza que consigo captar mais conhecimento.
comentários(0)comente



Fabiano 01/05/2020

Quando a expectativa é muito alta, fica mais fácil de se decepcionar. Apesar de dar 2 estrelas, recomendo bastante ler o livro, como assim ? Tem livro muito bem escrito sem conteúdo mas não é o caso desse livro, pois tem muito conteúdo interessante, porém não gostei da maneira como o autor escreve, o autor gosta de filosofar e usar palavras difíceis, tornando a leitura as vezes cansativa ou difícil de ligar os pontos, por isso a nota baixa. O livro tem 4 partes e quase o abandonei na primeira parte, para mim foi a parte mais chata de ler, mesmo tendo muita coisa legal. Não desanime na parte 1, força que depois melhora :)

Frases que mais gostei:

1) "A idéia de que para que se tome uma decisão seja necessário se concentrar nas consequências (que se pode saber) em vez de na probabilidade (que não se pode saber) é a idéia central da incerteza." (Página 268)
2) "... estamos excessivamente condicionados por noções de causalidade e pensamos que é mais inteligente dizer por que do que aceitar a aleatoriedade. " (Página 164)
3) "Fazer previsões exige conhecimento sobre tecnologias que serão descobertas no futuro, ... portanto não saberemos o que saberemos." (Página 226)
4) "O que determina o destino de uma teoria na ciência social é o contágio, não sua validade." (Página 343)

Pontos que achei legal

1) Terceto da opacidade (Página 37)
A mente humana é afligida por três males quando entra em contato com a história, o que chamo de terceto da opacidade: 1) a ilusão da compreensão, 2) a distorção retrospectiva e 3) a supervalorização da informação factual e a deficiência de pessoas com conhecimentos profundos e muito estudo.

2) Mediocristão vs Extremistão
Duas províncias utópicas:
Mediocristão: Eventos particulares não contribuem muito individualmente. Lei suprema: Quando a amostra é grande, nenhuma exemplar isolado alterará de modo significativo o agregado ou o total.
Extremistão: as desigualdades são tantas que uma única observação pode exercer um impacto desproporcional sobre o agregado ou sobre o total.
Peso, altura, ingestão de calorias pertencem ao Mediocristão.
Riqueza, rentabilidade de investimentos, vendas de um livro, ... e quase todas as questões sociais pertencem ao Extremistão
OBS: Na página 69 tem uma tabela interessante sobre as diferenças entre o Mediocristão vs Extremistão

3) Especificidade de domínio
Essa inabilidade de transferir automaticamente conhecimento e sofisticação de uma situação para outra, ou da teoria para a prática, é um atributo bastante perturbador da natureza humana. Chamemos isso de a especificidade de domínio.
Conhecimento, mesmo quando exato, não costuma levar a ações apropriadas porque tendemos a esquecer o que sabemos, ou a esquecer como processá-los adequadamente se não prestamos atenção, mesmo quando somos especialistas.
Tendemos a usar mauinários mentais distintos em situações diferentes: nosso cérebro carece de um computador central para todos os propósitos que começa com regras lógicas e as aplica igualmente a todas as situações possíveis.

4) Curva de Gauss (Página 298, 306, 307)
Quanto mais raro for o evento, maior será o erro na estimativa de sua probabilidade.
A curva na forma de sino gaussiana extrai a aleatoriedade da vida, que é o motivo de sua popularidade. Gostamos dela porque permite a existência de certeza! Como ? Por meio do cálculo das médias.
Se você estiver lidadndo com inferências qualitativas, como em psicologia ou medicina, em busca de resposta sim/não, às quais magnitudes não se aplicam, então pode presumir que está no Mediocristáo sem ter problemas graves. O impacto do improvável não pode ser grande demais. ... Mas se estiver lidando com agragados, onde a magnitudes importam, como renda, riqueza, retornos de uma carteira de ações ou vendas de livros, então você terá um problema e obterá a distribuição errada se utilizar a curva gaussiana, pois ela não pertence a esse lugar.

5) Tabela 4: Duas formas de se abordar a aleatoriedade
Tabela legal explicando a diferença entre "empirismo cético e a escola aplatônica" vs "a abordagem platônica".
comentários(0)comente



Carlos 21/05/2020

Probabilidades
Uma obra voltada para pessoas do Mercado financeiro que com certeza os ensinamentos o seguem para toda a vida. Típico livro que daria para fazer uma resenha muito bem elaborada e cheia de referências, porém deixei todas as partes que me chamaram atenção para analisar depois e tentar decifrar alguns enigmas que se passam no livro.
comentários(0)comente



103 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR