A Lógica do Cisne Negro

A Lógica do Cisne Negro Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - A Lógica do Cisne Negro

Rodrigo.Rodrigo 05/03/2021

Relatividade matemática, empirismo, sorte, azar, acaso são temas tratados neste livro. Há uma parte do universo que a aleatoriedade reina.

Dani 27/02/2021

Excelente livro
Para quem gosta de uma opinião contrária à maioria, principalmente em relação a assuntos de mercado financeiro, esse é excelente! Não é extremamente teórico, embora tenha algumas explicações que podem ser mais complexas, mas que são utilizadas apenas para explicar alguns pontos

Erick Simões 23/02/2021

Necessário. Imprescindível. Transformador
Um livro incrível, com ideias profundas e super bem estruturadas. Uma única coisa eu garanto: se você entender apenas uns 10% desse livro e aplicar, ele vai mudar completamente sua visão sobre as mais diversas questões que nos cercam.

Salubry 20/02/2021

Legal para a vida. Mas não é algo prático já que não podemos prevê los. Contudo abre a mente para novos olhares

Vitor.Xavier 31/01/2021

Livro que funciona como a pílula vermelha do filme Matrix. Ele te apresenta um outro mundo, uma outra visão sobre os acontecimentos e sobre conceitos matemáticos, econômicos e até filosóficos. Na minha visão, o conceito "Cisne Negro" é extremamente interessante e gosto bastante da maneira como o autor vai comentando sobre o assunto, não é nada linear, parece que ele vai escrevendo o que vem na mente (mas ao mesmo tempo consegue conectar tudo). No entanto, não pense que é uma leitura fácil, será bem agradável se você já tiver acostumado a leituras mais densas e/ou já tiver lido algum livro do autor. Caso esse não seja o seu caso, pode ser uma leitura bem difícil, porque o Taleb não se preocupa em explicar de maneira simples o que ele quer dizer e, quando o faz, parece que ele não consegue. Se você está preparado diante do que relatei, saiba que ele pode mudar o seu pensamento sobre a vida e sobre os seus investimentos (ou apenas ser mais uma leitura interessante rs).

brunoleomont 31/01/2021

Uma visão de um filósofo investidor
Um livro um pouco diferente sobre investimentos. Essa visão de deixar as previsões abertas já que estamos em um universo muito improvável faz todo sentido. Nunca gostei dos que acham sempre estar certos ou até mesmo garantem saber o que pode acontecer no futuro baseado em pequenos movimentos.

Mr. Jonas 08/02/2018

A lógica do Cisne Negro
O conceito central de Cisne Negro refere-se ao fato de que antes da descoberta da Austrália, acreditava-se que todos os cisnes eram brancos, afinal, ninguém nunca tinha visto um cisne da cor preta. No entanto, eles existem. Neste livro, um Cisne Negro é um evento que é raro, tem um impacto colossal na sociedade e é explicável, porém impossível de ser previsto apenas analisando o passado. Não era possível prever que o Cisne Negro existia, antes de ele ter sido visto pela primeira vez. Eventos raros como o primeiro Cisne Negro ocorrem com mais frequência do que imaginamos e nossas mentes são programadas para lidar com o que já vimos antes. No entanto, muitas vezes, eventos extremos ocorrem e têm grandes impactos. Nossa tendência de ignorá-los vem do fato de que as pessoas tendem a subestimar sua ignorância. Existe muita coisa que não sabemos, mas como se sentir ignorante é algo que não nos faz nos sentirmos bem com nós mesmos, nós tendemos a não considerar essa nossa característica. Nós criamos histórias onde elas não existem. Nós "inventamos" explicações de motivos pelos quais as coisas acontecem, afinal isso é muito mais prazeroso do que se sentir estúpido e ignorante quando algum imprevisto aparece. O conhecimento humano está constantemente crescendo e evoluindo e a abordagem dogmática que tendemos a tomar não faz sentido. Não podemos ter certeza das nossas crenças, pois elas nos tornam cegos para os conceitos que estão fora do que julgamos ser verdade.

Augusto 25/09/2017

Ótimo livro pra abrir a mente de quem planeja muito
O autor transita entre um livro técnico e um livro para todos os públicos mas consegue fazer passar sua mensagem de forma fluída e muito bem feita.

Sem dúvida um excelente ponto de partida para ajudar-nos a abrir a cabeça sobre como somos enganados por nós mesmos ao subestimarmos a complicação do mundo, acreditando que sabemos mto mais do que realmente é verdade.

O único aviso é que o livro, no início, é muito focado na história do Nassim, poderia ser menor, e por vezes é repetitivo, acredito que com a finalidade de reforçar a transmissão da idéia.

Johny Cash 18/11/2020

Sensacional
Cada livro melhor que outro e ao mesmo tempo todos conectados, um sendo o complemento de cada assunto técnico que está por vir. A meta é ler e reler estes livros do Taleb.

Rbraga 16/11/2020

???????????????????????????????

Derlane Lima 22/10/2020

Para reler.
Leitura um pouco complexa, foi para mim, não creio que posso descartar ou indicar o livro por momento. As ideias são interessantes, mas não sei ainda como aplicar o conteúdo no dia-a-dia. ?

Layziane 03/10/2020

Eu particularmente amei esse livro, ele é uma leitura mais difícil, mas que nos tira da zona de conforto. Só leia!

ILG 01/09/2020

Um livro bacana, com conceitos interessantes, porém maçante em alguns momentos em que poderia ser mais sucinto. Ainda assim, vale a pena a leitura.

Cadu 03/08/2020

O que você não sabe é mais relevante do que aquilo que sabe
O Cisne Negro é um evento com 3 pré requisitos:
1. Completamente inesperado
2. Exerce impacto extremo
3. Após seu surgimento e seus desdobramentos tenta-se explicar seu surgimento, tornando-o retrospectivamente previsível.

Através de metáforas, exemplos práticos e observações técnicas o autor nos demonstra que o curso de nossas vidas (e do mundo em geral) é regido pela quase total aleatoriedade e o quão assustador isso representa, uma vez que nossas mentes medíocres clamam por certezas e por caminhos retos e bem sinalizados.
A qualquer momento um acontecimento grandioso pode mudar tudo que nos cerca (para pior ou para melhor). O que cabe a nós uma vez que não poderíamos prever esses grandes acontecimentos é de alguma forma estarmos preparados para os Cisnes Negros negativos e tentar nos expor aos Cisnes Negros positivos.
É das certezas que o inesperado surge. Se vai ser bom ou ruim, isso depende de nossas ações. Ou não(?!)
OBS.: leitura obrigatória para quem pensa em se aventurar no mundo dos investimentos!!