Dillinger o Inimigo Público Nº 1

Dillinger o Inimigo Público Nº 1 Harry Patterson

Resenhas - Dillinger o Inimigo Público Nº 1

Gabriel Alencar 01/07/2021

Envolvente!
Este foi mais um dos livros que resgatei da casa da minha avó. Na verdade, este eu resgatei quando ainda era adolescente. Está bem velhinho e eu o li a primeira vez naquela época. Resolvi revisitar a pérola porque sabia que era bom e porque precisava de uma leitura mais "tranquila".

Entre aspas mesmo porque se tem uma coisa que esse livro tem é ação e aventura. Ele conta a história fictícia de um personagem real: John Dillinger, um ladrão americano de bancos do começo do século passado (morreu em 1934) que era tido por alguns como um criminoso bem perigoso e por outros como uma espécie de Robin Hood, que roubava dos ricos bancos – os verdadeiros ladrões.

A história de Dillinger é real, o que Harry Patterson fez aqui foi pegar um período da história do personagem em que ele desapareceu do mapa. Essa parte é verdade, depois de uma fuga de uma prisão de alta segurança em 1934, ele ficou sumido por uns meses. E é nesse interregno que a criatividade do ator vem a tona.

O enredo é o grande trunfo desse livro. Ele começa na fuga da prisão (fuga essa que foi real, lembrando). Aí no começo, pra ser honesto, eu esperava uma fuga mais verossímil. Achei que todo mundo foi muito passivo. Era como se estivessem deixando Dillinger escapar, para o bem do roteiro. Mas depois eu entendi: a fuga era só a desculpa pro livro começar, o grosso da história ainda estava por vir.

Até hoje este foi o único autêntico livro de faroeste que já li. Dillinger foge para o México, onde tem que lidar com homens cheios da grana, policiais corruptos, índios apaches furiosos com invasores e, como não poderia falta, uma bela e audaciosa mulher.

Essa é daquelas histórias que a gente pressente o que vai acontecer, mas não se importa de ler mesmo assim e fica vidrado com cada acontecimento, chegando ao cúmulo da ousadia de ficar surpreso e emocionado, mesmo prevendo alguns dos fatos.

Sobre a estrutura do livro, ele segue muito de perto a Jornada do Herói. O personagem principal, Dillinger, tem traços de heroísmo do começo ao fim, mesmo sendo um ladrão (não é tratado como anti-herói), um verdadeiro Robin Hood.

O que eu gostei, porém, e que acho que vale a pena destacar é que toda Jornada do Herói que se preze tem o vilão. Pois bem, aqui tem o vilão. Mas eu achei muito inteligente a sacada do autor de criar o vilão do vilão. Muito boa essa sacada. Adiciona camadas e densidade de maneira sensacional, além de conseguir manobrar o eixo do conflito de modo muito sutil e preciso.

Curti demais essa leitura. É um daqueles livros que todo mundo precisa absorver de vez em quando. Você consegue ver as cenas. Aliás, o livro é bem cinematográfico. Foi muito bom mergulhar nessa aventura e sinceramente me deu vontade de conhecer outras obras do autor.

Sobre a história de Dillinger, o autor finaliza o livro com o personagem voltando para os Estados Unidos – já que essa parte é verdade e Dillinger foi encontrado novamente nos EUA em 1934 – e finaliza sem dar mais detalhes, deixando que o leitor possa descobrir por si qual foi o fim do herói. Aí tive que ir no Google procurar.

Putz, que fim trágico. Como não poderia deixar de ser para alguém como ele, foi traído por uma mulher.

site: https://escritoraoacaso.blogspot.com/2021/02/resenha-dillinger-inimigo-publico-n-1.html