Alerta Final

Alerta Final Lee Child

Resenhas - Alerta final

Gerson Donizete 10/09/2012

Alerta final
Ainda estou lendo; fica difícil traçar perfil comparativo, já que o autor mantém-se fiel ao estilo criado para o personagem; no entanto ainda considero "Um tiro" e "Dinheiro sujo" superiores com um ritmo mais intenso. Mesmo assim recomendo.

Quemlefazfilme 30/08/2012

Alerta Final por www.quemlefazseufilme.com.br
Alerta Final
Título Original : Tripwire
Lee Child
Editora Bertrand

" De repente, pareceu-lhe sensato dar a volta e caminhar a distância impossível na direção oposta. Isso faria da vadiagem uma escolha consciente, e uma escolha consciente transformaria a vadiagem em algo completamente diferente. A questão toda era que a vadiagem era uma aceitação feliz e passiva da falta de alternativas . Ter alternativas estragava tudo. E Leon tinha lhe colocado uma imensa alternativa nas mãos.
Estava ali, tranquila e gentil, ao lado das águas do Hudson, esperando por ele. Leon deve ter sorrido enquanto escrevia aquela decisão. Sorrido e pensado, vamos ver como você se sai desta Reacher."

Ao longo dos seus um metro e noventa e oito, um pouco mais de cem quilos e chegando aos 39 anos, Jack Reacher, dono de um curriculum invejável, contrariando Dinheiro Sujo e Destino Inferno, havia se estabelecido em Key West. Fazia do ato de cavar buracos de piscinas algo mais objetivo do que exercícios físicos em uma academia cara e no período da noite ainda era presenteado com a visão de lindas mulheres em uma boate de strippers. Ele zelava pela segurança delas e estranhamente ainda recebia por isso, embora que utilizando o nome de Harry S. Truman. O velho hábito de tronar-se invisível adquirido ainda quando estava trabalhando na Polícia do Exército Americano o perseguia pelos dias atuais.
Uma vida calculada e tranquila que fora interrompida quando um detetive chega em Key West procurando por um tal Jack Reacher. O problema era que o tal detetive Costello estava sendo seguido por dois capangas sinistros que agora também queriam saber quem era o tal Jack Reacher.
Alguns socos mais tarde e depois de encontrar um cadáver, o bom e velho Jack já estava de partida de Key West. Seu destino era Nova York e sua missão inicial era descobrir quem queria saber onde ele estava vivendo e por quê.

Toda essa trama o leva diretamente até um grande companheiro de farda e uma antiga paixão do passado.
Quinze anos de espera e medo o distanciavam daquela menina que hoje já era uma mulher. Palavras não ditas, sentimentos camuflados e o medo de não ser correspondido . Uma paixão que também estava sendo procurada e assim como ele, estava correndo perigo.

Um segredo obscuro da guerra do Vietnã, guardado por trinta anos que não poderia vir à tona de jeito nenhum. Esse era o preço de suas vidas. Suas vidas e muitas outras que tentaram cruzar o caminho de um ex-combatente que sobreviveu aos horrores da guerra, embora que de uma maneira nada honrosa.
Por seu segredo do passado ele mataria e passaria por cima de quem quer que fosse.

E no World Trade Center em seu 88º andar, Reacher chega a uma conclusão nada trivial : Pela primeira vez na vida ele conhecia alguém que valia a pena tomar um tiro.

Lee Child em uma de suas melhores performances, nos mostra um Jack Reacher mais vulnerável. Mais emotivo, mais humano, mas nunca perdendo a capacidade de raciocinar mais rápido do que o inimigo.
Um livro que transporta o leitor para os horrores da guerra do Vietnã, famílias reduzidas a esperança e combatentes jamais encontrados.

O livro em uma palavra: emocionante.

Como quem lê faz seu filme, eu cai de amores por Jack Reacher logo em Dinheiro Sujo. Um ex-militar que carrega o sistema nas veias e sua honra do lado direito do peito. Não tem como não amar Reacher e seu modo nada convencional de resolver enigmas.
Sua habilidade como estrategista e sua precisão com armas de fogo, o colocam em um patamar exclusivo de heróis ou anti-heróis como ele mesmo se chamaria.

Especificamente em Alerta Final, o autor trata assuntos importantes como os espólios de uma guerra. Os feridos e aqueles que jamais voltarão para casa.
E tudo isso regado a um cenário incrível com direito as Torres Gêmeas, vôos em primeira classe e passeio de helicóptero do exército.

Lee Child certamente nos conduz ao erro em Alerta Final. A trama se desenrola de forma abrupta nos capítulos finais fazendo com que todas as nossas confabulações caiam por água abaixo. Adoro !

* O livro foi escrito em 1999 portanto as Torres Gêmeas ainda não haviam sofrido o atentado da al-Qaeda.

Conheça os outros livros da série:
- KILLING FLOOR - Dinheiro Sujo
- 61 HOURS
- WORTH DYNG FOR
- THE AFFAIR
- A WANTED MAN

Leia o texto original no blog Quem lê faz seu filme. Post: Alerta Final - Jack Reacher - Quem Lê faz seu Filme http://www.quemlefazseufilme.com.br/2012/08/alerta-final-jack-reacher.html#ixzz252oBm9Qk
Por Simone Santiago (Luka) . Plágio é crime ! Não copie esse texto sem autorização prévia !
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Ju Oliveira 30/08/2012

Jack Reacher é um ex-militar linha dura, sério e solitário. Afastado do serviço militar a algum tempo ele vive numa cidadezinha no sul da Flórida, cavando piscinas e sendo segurança de uma casa de strip. Sem maiores pretensões na vida, ele está tranquilo.

Até o dia em que aparece na cidade um investigador particular procurando por ele. Reacher fica desconfiado, mais ainda quando logo em seguida esse investigador aparece morto, com as pontas dos dedos cortadas.

Ele se dá conta de que o assassino do investigador é alguém que não quer que ele seja encontrado. Para tentar desvendar esse mistério, Reacher viaja até Nova Iorque e tenta descobrir quem contratou o investigador que estava à sua procura. Sua surpresa é grande, ao descobrir que quem estava a sua procura era Jodie Garber, agora usando o nome de Jodie Jacob. Jodie é filha de seu antigo amigo e ex chefe do exército Leon Garber. Mas chegando lá ele tem uma terrível surpresa. Para sua tristeza, ele chega exatamente no momento do velório de seu amigo. Sofreu um infarto e morreu repentinamente.

Reacher descobre que na verdade, quem estava a procura dele e enviou o investigador foi o pai de Jodie. Mas Jodie nem imagina o motivo. Juntos então, eles começam uma caçada pela verdade. Por que Leon Garber estava a procura de Reacher? E por que e quem não queria que Reacher fosse encontrado?

Depois de muito investigar, Reacher e Jodie descobrem que Leon estava fazendo um favor a um velho casal de amigos, já idosos e muito angustiados, pois a 30 anos seu filho, Victor Hobe foi dado como desaparecido de guerra. Tudo o que aqueles velhos pais, já no fim da vida, queriam era saber ao certo o que aconteceu a seu filho.

Reacher e Jodie, em memória de Leon, decidem continuar o que ele não pode. E prosseguem com as investigações sobre o que realmente houve com Victor Hobe. Mas ao decidir ajudar o velho casal, eles nem imaginavam que suas vidas corriam tanto perigo. Perseguições pelas ruas de Nova Iorque, batidas de carro, tiroteios e fugas aluscinantes. Eles precisam correr para salvar suas vidas.

Jack Reacher é um personagem marcante, 1,98 m, 115 k, loiro de olhos azuis. Ele é protagonista de uma série de livros do autor Lee Child. Esse é o primeiro que leio e creio que não me prejudicou a leitura não ter lido os outros já lançado no Brasil: Um tiro, Dinheiro Sujo e Destiono: Inferno todos lançados pela Bertrand Brasil.

A história possui ótimas cenas de ação, só que esperava que tivesse mais. O que me incomodou na leitura foi o excesso de descrição de todas as cenas. Acho que o autor exagerou um pouco, as vezes, ficava até um pouco cansativo por conta disso. Mas logo em seguida a história tomava um ritmo aluscinante que não dava vontade de largar as páginas.

Apesar de ser uma história de ação e violência, o autor soube introduzir um toque sutil de romance entre o casal Reacher e Jodie, que desde os quinze anos dela, nutrem um amor platônico um pelo outro.

Enfim, um ótimo livro, super indicado principalmente para os meninos que curtem ação policial. Recomendo!