As Aventuras de Tibicuera

As Aventuras de Tibicuera Erico Verissimo

Resenhas - As Aventuras de Tibicuera

Lia Gracy 14/09/2020

Uma viagem pela história do Brasil
Em poucas páginas, Veríssimo consegue nos transportar por diferentes momentos da história do Brasil, sob a visão de Tibicuera.

Jefferson.Lucas 09/03/2018

Tibicuera, como foi bom te conhecer!
Eu posso dizer que Tibicuera é o Doctor Who brasileiro. A narrativa se desenvolve em torno de Tibicuera, um nativo das terras de Pindorama, nascido raquítico e feio, quase morto por seus pai por conta da fraqueza aparente, mas por capricho do autor obviamente se vê como um dos mais fortes guerreiros de sua tribo.
Por ter sido um garoto fraco e franzino, Tibicuera estreitou seus laços de amizade com seu pajé que lhe revela o segredo da longevidade.
De uma forma incomum Tibicuera consegue estar presente em vários dos principais momentos importantes do Brasil. Recebeu Cabral e riu de seus bigodes, observou as mudanças das capitanias, fez amizade com José de Anchieta, ajudou nas diversas revoluções que se seguiram e se fez presente nos mais variados movimentos sociais.
Érico Veríssimo conseguiu escrever um livro que poderia ser leitura obrigatória para matérias propedêuticas do ensino fundamental. Confesso que li o livro em menos de 8 horas, era como se eu estivesse ouvindo um amigo contar sua história de vida depois do almoço. Realmente o livro é cativante.
Durante a leitura não tem como deixar de pesquisar certos aspectos históricos, pessoas, lugares e personagens, é uma aula de história que não é cansativa. Recomendo muito o livro!