O Imperialismo Sedutor

O Imperialismo Sedutor Antônio Pedro Tota

Resenhas - Imperialismo Sedutor

Isa409 07/12/2022

No geral a leitura é bem fluida e simples, a única parte que achei um pouco mais complicada foi porque cita muitos artistas da década de 40 e vários eu nunca havia ouvido antes. Mas fora isso é bem legal, achei muito interessante o livro ser voltado mais para a música e o cinema, e como realmente ambos conseguem influenciar na forma de pensar de uma sociedade

Luís Gustavo 03/07/2020

Sobre a imagem dos EUA no Brasil
Tota expõe como, ao longo da Segunda Guerra Mundial, os EUA buscaram, ativamente, mudar a visão de seu país aqui no Brasil. Para isso, o autor levanta uma vasta bibliografia e secciona os setores em que aquilo foi feito: cinema, rádio, fotos e música. Por meio da cultura, os Estados Unidos tentaram americanizar o Brasil e tiveram êxito nesse objetivo. As imagens de abundância e riqueza cativaram o imaginário popular brasileiro que, até então, colocava a Europa e, mais especificamente, a França como modelo número 1.
A leitura é rápida e a escrita é excelente. Mas há momentos que ela pode se tornar enfadonha, por misturar um monte de nomes diferentes no mesmo parágrafo.