O Caso da Borboleta Atíria

O Caso da Borboleta Atíria Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O caso da borboleta Atíria

Jumpin J. Flash 24/08/2009

Gostei
Como deve ter acontecido com todos, li esse livro quando era criança e o achei muito bom. A coleção Vaga-Lume era muito boa, dava visibilidade a escritores nacionais e contava com alguns títulos memoráveis, como esse da borboleta Atíria, um outro chamado Coração de Onça e também O Mistério do Cinco Estrelas, de Marcos Rey, que é mais famoso por sua obra Memórias de um Gigolô.
Lucia Sousa 20/07/2010minha estante
Realmente,acho que quase todos com mais de trinta já leram essa série Vaga-Lume.Você lembra de ter lido "Um Cadáver Ouve Rádio"e "O Escaravelho do Diabo"?Muito legal!

Pedro H. 16/05/2012minha estante
Eu o li também quando era pequeno e me encantei com a linguagem fácil e a "coruja" má da história.

Marcos 01/10/2012minha estante
Sempre lia o que a escola recomendava, mas foi com o Caso da borboleta Atíria que meu mundo se transformou em puro encanto literario.

Agda 03/09/2013minha estante
Muito bom esse livro, li quando era criança e até hoje aos 23 anos lembro da história. Aos que ainda não leram, eu recomendo, sou fã da Borboleta Atíria *-*

Luana Juliene 12/12/2020minha estante
Concordo as escolas públicas poderiam usar

Claudia 15/06/2012

Descobri que tinha prazer na leitura com este livro quando tinha 10 anos de idade.
É uma historia deliciosa com suspense, mistério e romance no mundo dos insetos.
Foi o meu primeiro livro e recebe a classificação como um dos meus favoritos sem sombra de duvidas.
Priscila Melo 06/09/2012minha estante
Este também foi meu primeiro livro. Fui meio que obrigada a ler na escola, mas isso mudou minha vida, porque a partir deste livro nunca mais parei de ler. Concordo plenamente com seu ponto de vista.

Marcos 01/10/2012minha estante

MindFields 17/11/2013minha estante
Eu descobri esse livro na biblioteca da escola, quando eu estudava no ensino fundamental. Se não me engano, foi na quarta série.

Quando eu li o mesmo, simplesmente fiquei apaixonado pela história, e acabei descobrindo o quanto a literatura era mágica. Até hoje não esqueço da história e de quanto ela mexeu comigo.

Críssia 14/04/2009

Saudosismo!
Lembro-me que este foi o primeiro livro que li desta coleção. Com certeza estas histórias permearam minha infância com boas aventuras e emoções.
phaelzim 30/06/2020minha estante
Poxa, 11 anos de abandono ao skoob? Ainda és viva?

Kelli ( kell_msa) 24/07/2020minha estante
pessoal com o tempo, abandona o skoob mesmo

Terra 10/08/2021minha estante
É um livro muito fofo ?

Terra 10/08/2021minha estante
Eu amo

Camila 04/03/2013

Tão bonitinho!
Faz tantos anos que li esse livro. Mas me lembro bem de como ele me marcou. Lembro que achei a história linda, com aventura e mistério. Quem sabe qualquer dia desses volto a lê-lo.
Andressa 22/03/2013minha estante
Exato! Lembro que fiquei bem impressionada com a história, ótimo livro :D

Camila 29/03/2013minha estante
Andressa, obrigada pelo comentário! Bjus

Nana Lopes 04/03/2009

Esses livros da editora ática me marcaram muito na minha infância, era leitura obrigatória na escola...

Foi lendo essa série que me apaixonei pela leitura...

Muito bom!!!
Agda 03/09/2013minha estante
Sim, os livros da editora sempre foram meu estímulo para ler, cada um melhor do que o outro.

Clio0 16/12/2022

Esse foi o meu primeiro livro de mistério e é um que eu recomendo até hoje.

A história, uma mistura de fábula com conto detetivesco, traz as aventuras de Atíria e do Princípe Grilo para desvendar o assassinato de dois outros insetos. A autora dá então uma aula de biologia e ecologia bem acessível para crianças, com direito a visitas a colmeias e explicações sobre casulos.

A questão da inclusão também é abordada de uma forma que está tendo que ser ensinada atualmente: Atíria nasceu com uma pequena deformação nas asas que a impede de voar alto ou rápido, porém ela é um membro ativo da investigação; algumas situações evidenciam suas dificuldades, mas nunca incapacidade.

Há um pouco de romance, muita aventura, algumas situações de perigo e pistas para a resolução. É ótimo.
katerpillar 20/12/2022minha estante
Amooo, um dos primeiros livros que li na vida ??

Maria Rosa 21/05/2024

O incrível mundo dos insetos
Mais uma história de investigação, assassinatos por pura vontade de assumir o poder, dominar e escravizar. Enfim, esperto detetive desvendou o mistério e a natureza se encarregou do curso natural da vida salvando nossa pequena Atíria.

Ciceli 15/01/2009

Coleção Vaga-lume
Relembrar desse livros da coleção vaga-lume que li na infância, só me fizeram gostar ainda mais de fazer parte dessa comunidade! Será que esses autores sabem o quanto eles foram importantes na formação do gosto pela leitura de muitas pessoas?

Luis Lopes 18/01/2009

Foi minha primeira leitura, e a primeira releitura...

Eve. 22/02/2009

Foi um dos primeiros livros que li

Sudan 10/05/2009

O Caso da Borboleta Atíria
Helicônia sempre foi estimada por todos e não tinha inimigos de espécie alguma. Então, quem matou a noiva do Príncipe Grilo, o Senhor das Florestas? Que motivo alguém teria para executá-la? Descobrir as respostas destas perguntas é a tarefa de Papílio - amigo de infância de Sua Alteza e detetive do bosque. Para decifrar o enigma, ele vai contar com a colaboração da borboleta Atíria. Mas os dois nem imaginam o que os aguarda no interior da Gruta dos Horrores.
Solte sua imaginação! Faça de conta que você ficou pequenininho e venha para as matas do Príncipe acompanhar o caso da borboleta Atíria.

Luciana 15/06/2009

Uma fofura!
Ainda não consegui descobrir o motivo, mas não fico sem ler este livro, é só passar um intervalo pequeno de tempo e lá vou eu de novo reler. É bem infantil mas é impossível não gostar! Muito fofo!

Milton Leite 01/02/2010

Tempo de escola...
Estudei esse livro na Escola Para ( Rocha Miranda, Rio de Janeiro )