As Cavernas de Aço (eBook)

As Cavernas de Aço (eBook) Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Samukk 28/07/2023

BOM !!!
No meu ponto de vista o universo é o ponto forte, mas não posso dizer o msm dos personagens. Na minha cabeça todos pareciam ser robôs, pela forma que eles conversavam e tals.
A crítica social é bem abordada e a metáfora utilizando robôs foi bem simples de entender.
A conclusão da investigação não me surpreendeu porque o culpado ou culpada sempre foi um dos principais suspeitos e no geralzão temos um final aceitável .

Victor 27/07/2023

Asimov é um crítico da sociedade.
As Cavernas de aço é um dos livros que fazem parte de todo o universo de Isaac Asimov, o pai da robótica, aquele que criou as Três Leis da Robótica, que são contra o complexo anti-Frankenstein.

Cavernas de aço lida com vários temas, como progressismo contra tradicionalismo, preconceito social (em todos os aspectos), problemas da cadeia de trabalho e até mesmo a evolução pessoal de cada indivíduo. Assim como seu sucessor, "Sol Desvelado", esse livro é uma pérola para o mergulhador, um diamante para o minerador e um banquete farto para o faminto.

Se você foi tapado como eu e começou a série Fundação primeiro, te garanto, ler esses livros vai deixar sua mente leve até demais.

"Por Josafá!" exclamou Elijah.

Jefferson 24/07/2023

Excelente!
Olá, para você que me segue!

Resenha #14

Livro: As Cavernas de Aço

Autor: Isaac Asimov

Nota: ?????

Este livro mistura elementos de sci-fi com romance policial e me surpreendeu demais. O nome do autor já é conhecido e ao iniciar a leitura eu já imaginava que seria uma boa história, meu único receio foi o de não conseguir associar o universo futurista de modo que prejudicasse minha experiência. Bastou algumas páginas lidas para que meus temores sumissem.
O autor criou um mundo totalmente diferente do nosso e com muitos detalhes (nada cansativo) vai deixando claro cada cenário como se fosse um filme.

A história nos apresenta o detetive de polícia Elijah Baley tendo que desvendar um caso de assassinato. Até aí, tudo bem, o problema é que seu chefe o designa a trabalhar com um robô chamado R. Daneel, e ele detesta os robôs!

Essa história carrega uma fórmula que eu acho muito bacana, que é o clássico desenvolvimento de dois personagens que no início não se dão bem e que, aos poucos vão percebendo coisas um no outro que os levarão a se tornar bons amigos. Resumindo, a história do Shrek e do Burro, sabe?

Uma história bem amarrada e bem desenvolvida. Bons personagens, bons diálogos e que não entrega que foi lançada em 1953, quando eu acredito que imaginar um mundo futurista fosse muito mais difícil que imaginar nos dias atuais!

Recomendo!

E você já leu este, ou outro livro do autor?
Gosta do gênero sci-fi? Me indica outro autor do gênero!

Até breve!

Adamastor Portucaldo 15/07/2023

Uma sociedade dark
O mundo, digo, a Terra, se encapsulou em cidades - cavernas de aço - numa sociedade (que se tivesse cor, seria cinza) com total controle do estado sobre todos os aspectos da vida do cidadão. O corte que é apresentado equivale ao pior pesadelo de qualquer democrata ou libertário. Será que a nova sociedade foi algo que Asimov previu corretamente?

Tal situação vem após a colonização de uns cinquenta planetas, onde viveriam cinco ou seis bilhões de seres humanos (em sociedades eugênicas!). E uma infinidade de robôs. No planeta mãe viveriam oito bilhões de seres, ou anestesiados ou sonhando com antigos tempos melhores e odiando os robôs! O charme da Sci-Fi é fazer (lindas) previsões do futuro, mas nesse livro septuagenário vemos onde o polígrafo errou feio: energia só atômica e nem um pio sobre solar, eólica, geotérmica; agricultura incapaz de alimentar a 'enorme' população e todo mundo comendo leveduras (tem até zimologista); talvez o erro maior foi achar que com oito bilhões de pessoas o planeta estivesse dependente de recursos do espaço, fosse o caos (estamos em 2023 no caos?).

Além do retrocesso (social, comportamental) das pessoas da Terra, que vive numa dependência extrema de recursos externos, com um colapso iminente, os Espaciais identificam uma estagnação da humanidade, que está sem colonizar nenhum novo planeta há 250 anos - então vêm à terra procurando dar um novo impulso às exocolonizações - e aí desenrola-se a estória, onde aparece R. Danil Olivaw, um robô mais que humano.

Alexandre 13/07/2023

Um bom mistério policial
Gosto muito de Scifi e gosto muito de mistério e investigação policial e esse livro entrega tudo que promete! Embora bem datado em algumas relações sociais (papéis de gênero etc e tal) tem muitos itens visionários e maravilhosamente explicados pela uma mente brilhante do escritor. Pode esperar por aquele enigma bem puxado até às últimas páginas do livro (beeeem típico do Asimov!)

Slovenio Kiev 12/07/2023

O melhor da série dos robôs até agora
Até o presente momento eu já li os três primeiros da série dos robôs e estou lendo o quarto e, até agora, este foi o meu favorito. O mistério me agradou, os personagens, como o Elijah e o Daneel são muito bons, as reviravoltas da trama funcionam bem e o final me agradou. Diferente dos outros três livros, o mistério funciona.

Roberto.Vasconcelos 09/07/2023

Vá e não voltes a pecar
Que livro bom. Aquele livro que flui bem fácil.
Os robôs do asimov são muito interessantes e o daneel foi muito legal, e me deixou ansioso por mais experiências tecnológicas.
A história me pareceu pender mais pro lado do sci- fy do que de romance policial e pra ser sincero o final foi bem menos dramático do que esperava mas o livro fechou bem a história.
A escrita do asimov não enrola tanto e segue com uma lógica que me agradou bastante , sem deixar nenhuma ponta solta.
Espero que os próximos sejam uma crescente.

Canteli Marcio 18/06/2023

Tá na minha lista de favoritos deste ano
Mais uma excelente obra de Isaac Asimov

Fantástico como ele consegue mesclar elementos SCI-FI com suspense criminal e ainda fazer uma boa reflexão sobre o mundo e a humanidade.

Recomendo
Nota 10/10

Eduardo.Silva 16/06/2023

Conflito entre robôs e humanos
A história é um romance policial em que um robô é o parceiro do detetive. Isso por sí só é interessante. Porém todo plano de fundo é mais complexo. Fala sobre a substitição do homem pela máquina o que faz os humanos serem racistas, sim, com os robôs. Alguém matou uma pessoa. Foi um robô ou um homem? Mas robôs tem que obedecer as três leis da robotica, incluindo a "um robô não pode ferir um ser humano, ou por omissão permitir que ele se machuque". Então foi um humano? Mas, como um humano atravessaria a defesa de uma aristocracia tecnologicamente avançada, cercada por uma floresta intransponivel? É disso que trata o livro, seus desdobramentos, suas discussões.

Guilherme923 12/06/2023

Alerta suquinho! ?? o elon musk está tramando o fim do mundo sem suquinho natural! só vamos ter aqueles ruins de caixinha! o apocalipse da vitamina C está chegando!

Zidane 10/06/2023

Um grande mistério com Robôs
Minha obra favorita do Asimov, acho que nesta obra todas as qualidades de autor estão no seu auge, sua criatividade, suas ideias geniais, seus plots envolventes e personagens contagiantes.
A drama policial nesse futuro de metalico e claustrofóbico de Asimov empolga logo de início, a drama se desenvolve com inumeras reviravoltas e soluções satisfatórias. O Policial e o Robô formam uma das duplas de historias criminais mais carismáticas que existem.
O desenvolvimento da relação dos dois é diretamente relacionado ao desenvolvimento da drama. Todas as pecinhas que Asimov entrega ao longo do livro se unem no final e fazem completo sentido, sem deixa a desejar nada.
Ao mesmo tempo que um mundo inteiro é introduzido, ele não se perde entre os gêneros do livro, e consegue entregar a ficção científica e o mistério policial no mesmo nível de qualidade.

Mandaa 08/06/2023

Achei q fosse ser uma leitura difícil, mas na verdade é bem fluida. A história começa meio morna mas os elementos futuristas chamam muito a atenção e depois de um tempo vc também começa a ficar interessado pela investigação. O final me surpreendeu bastante e com certeza vou continuar a série, adorei o esse universo de robôs

Milena 04/06/2023

"1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal. 2ª Lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

Andurin, o calvo 02/06/2023

Início difícil, mas que vale a pena
Demorei para pegar o ritmo e entender o universo criado por Asimov nesse livro. Porém, assim que isso aconteceu não consegui parar de ler até termina-lo. O mistério é elaborado de forma magistral e com um enredo bem fechadinho, sendo impossível não concordar com a merecida popularidade desse romance.