Realidades adaptadas

Realidades adaptadas Philip K. Dick

Resenhas - Realidades Adaptadas

Jéssica 27/10/2021

Realidades adaptadas
Histórias incríveis, acontecimentos inesperados e questionamentos sobre o que o ser humano, o que nos torna humanos. Totalmente viciante, quanto mais você lê mais você quer saber sobre os personagens e suas situações inusitadas e seu desfecho. Basicamente, todas as histórias questionam a humanidade, portanto, seria de se esperar que fossem todas iguais, porém vemos totalmente o contrario, cada história é única em seus detalhes e nuances. Enfim, Philip Dick não decepciona nessa coletânea de contos. Maravilhosamente incrível!

Ronan 06/05/2023

- O pagamento - ⭐⭐⭐½
- O homem dourado - ⭐⭐⭐
- Equipe de ajuste - ⭐⭐⭐

Lucas.Wijk 08/11/2021

Esse foi meu primeiro contato com Philip K. Dick, e foi bem diferente do que imaginava. Achei que seria um autor mais complexo, mas é uma leitura simples, agradável e bem direta ao ponto. Os contos são criativos e divertidos.

A leitura é ainda mais interessante se o leitor já conhecer os filmes que se basearam nos contos.
Em muitos casos, acho que os filmes melhoraram as tramas, mas os contos continuam ótimos e devem ser considerados, obviamente, uma obra à parte (em alguns casos, como "Os Agentes do Destino, parece outra história completamente diferente).

Fran NM 17/04/2022

Maravilhoso
Gostei muito dos contos, são bem rápidos de ler e mega interessantes.
Os meus preferidos foram: Segunda variedade e o relatório minoritário.

bluemoon 17/03/2022

Muito interessante ler os contos em que os filmes se inspiraram? e eles acabaram (como sempre) sendo bem melhores que os filmes.

Debacker 17/08/2022

Oscilante
O livro traz ótimos contos como O Pagamento, Relatório Minoritário e O Impostor, porém outros contos parecem apenas ideias inacabas.

Num geral foi bom, pois é ótimo ler Philip K. Dick, mas senti que os filmes são superiores do que os contos apresentados.

pehlma 16/08/2018

Terminei de ler esse livro já tem quase um mês e tinha esquecido de escrever minhas impressões sobre ele. Porém, como dizem os antigos, antes tarde de que mais tarde.

Essa coletânea de contos, até onde sei exclusiva do povo brasileiro, é uma genial sacada da editora que reúne os contos mais famosos que inspiraram filmes.

A qualidade da escrita de PKD é algo a parte. Ácido, direto e certeiro nos pontos que deseja abordar, o velho Phillip raramente decepciona.

De todos os contos só 1 que não me agradou muito, falarei um pouco de cada mais abaixo.

Recomendo assistirem aos filmes antes dos contos, pois terão a mesma sensação que eu tive, que é a de ver como 20 ou 30 páginas conseguem entreter melhor que 2 horas de áudio visual rs.

Lembramos para você a preço de atacado
Conta a história de uma empresa que consegue inserir memórias 'falsas' nas pessoas mediante pagamento. A reflexão maior é também o slogan da empresa, que diz implantar a memória tão profunda que nenhum detalhe passa despercebido. Combinemos que dificilmente uma memória 'natural' se mantém intacta por muito tempo rs.
Esse aqui foi meu conto preferido.

Impostor
É basicamente a história de um infiltrado que se torna uma cópia exata de outra pessoa. Minha reação inicial foi: “Esse conto é maravilhosamente derretedor de mentes. Estou tendo orgasmos mentais."
Passou um tempo e a sensação continuou rs.

Segunda variedade
É um conto irritantemente incrível. Conta uma história meio pós guerra onde a humanidade desenvolveu máquinas para caçar seus inimigos. É a clássica história onde as maquinas tomam contam e assumem o controle.
Ele te leva numa jornada clichê e nada surpreendente. É basicamente mais do mesmo até a última página, mas é na última frase que o desgraçado do PKD mostra o quão genial ele é. O conto nunca foi sobre o que você acha que é, e só terminando é que você percebe. Malditos autores sensacionais kkkkk

O Pagamento
É um conto interessante, é um suspense melhor que muito thriller completo por aí. Um homem que perde a memória descobre que seu ela do futuro lhe deixou várias dicas para ele recobrar a memória.
O final é meio bleh mas é legal num geral. Gosto da escrita do PKD pq ela é direta e sem muita enrolação, principalmente nos contos.

Minority Report
Rapaz, Minority Report é um conto sensacional. De cair o cu da bunda, como dizem por aqui. Adaptado pro cinema pelo Spielberg, já dá pra saber que ele não iria colocar a mão em coisa ruim.
A história gira em torno de uma tecnologia criada para prever crimes. Com isso em mãos, a segurança consegue agir antes que o mesmo aconteça, o que traz a reflexão: Um crime que ainda não foi cometido, pode ser considerado crime? Pensar em fazer algo, é o mesmo que fazer?
Maldito né? kkkkkk

Equipe de ajuste e O Homem Dourado
São os únicos contos que não gostei. Eles não são ruins, só achei meio raso demais. Comparado aos outros é bem fraco.
A primeira é a história é sobre um homem que percebe a ‘matrix’ e tenta fugir de ser derrubado pelo sistema. Quem desperta merece ser aliado ou eliminado?
O segundo é sobre uma criatura que supostamente é a evolução do ser humano.

Realidades Adaptadas - Philip K. Dick
Nota: 9,5/10

site: https://resenhanaestante.blogspot.com/2018/08/resenha-realidades-adaptadas-philip-k.html

Daniel.Sousa 06/12/2023

Somos humanos ou apenas programados para pensar que somos?
O título dessa resenha são palavras do próprio autor sobre o conto "o impostor" e este tema permeia, de forma sutil ou direta, alguns dos contos nessa obra.
Conhecia as obras de Philip K. Dick apenas pelo cinema e fiquei surpresi em descobrir que seus contos foram inspiração para tanto trabalho cinematográfico.
O autor tem uma escrita fluida e de fácil entendimento mesmo que você não tenha tanta familiaridade com a temática SCI-FI. Nos contos mais curtos ele consegue sintetizar bem as ideias e colocá-las de forma clara.
Vale muito a leitura e estou animado para ler outras obras como "O homem no castelo alto" e "Blade runner".

Paola 04/12/2020

Um dos meus autores favoritos de ficção científica. Ler esses contos que foram adaptados para o cinema é maravilhoso, mesmo que na maioria das vezes não sejam tão bons quanto o material original.

Meu conto favorito é "Equipe de Ajuste."

Men 06/04/2022

Frenético
Foi meu primeiro contato com o autor e gostei muito do que li, neste livro são apresentados contos do autor que foram adaptados para o cinema, são 7 contos ao todo dos quais assisti duas adaptações para o cinema e gostei de ler os contos que inspiraram estes filmes.

Sabryelle Torres 25/09/2019

Neste livro de contos de Ficção Científica, temos sete histórias que discutem várias ideias pertinentes a uma sociedade que se desenvolve cada vez mais aliada a tecnologia. "O que faz um humano ser considerado um 'ser humano'?"; "Inteligência Artificial: companheira ou inimiga?"; "Viagens no tempo seriam benéficas para para humanidade?". Philip K. Dick flutua sobre essas premissas e oferece ao leitor muito mais do que histórias para se entreter, mas também para refletir e temer.
Os contos são pequenos e a escrita é objetiva. Recomendo para quem está começando nesse gênero.

André 03/04/2020

O livro traz 7 contos que acabaram sendo adaptados para o cinema, alguns bem famosos (o vingador do futuro e minority report), e é fácil entender pq tantas obras do autor são levadas para o cinema.

O ponto forte dos livros do Phillip K. Dick são os conceitos e questionamentos que ele fomenta. Não que os contos sejam parados e sem ação, pelo contrário, mas o marcante são os temas msm e isso facilita a transposição da ideia dos contos para as telas.

Questionar a realidade em que vivemos, desafiar nossas visões do que é um ser humano, se somos seres humanos realmente, reflexões sobre tempo e memórias, nossa relação com a tecnologia, até uma reflexão sobre destino, são alguns dos temas trabalhados.

Algo notável é que o autor, assim como em outros livros dele que já li, deixa que o leitor interprete a estória e tire a sua própria moral, sem querer forçar nenhuma interpretação como correta. Isso te faz pensar sobre o que leu sobre os temas, seus significados, o que permite um aprendizado.

De ponto negativo, o autor não consegue criar personagens femininas bem trabalhadas e em alguns contos elas são apresentadas de forma esteriotipada.

No geral, vale muito a pena ler essa obra. A leitura é rápida e dinâmica, sem nunca ficar maçante.

Ade 19/04/2020

Tipo BLACKMIRROR...
Cada conto desse livro tem, além da temática futuristica envolvendo a humanidade, o tempo e as máquinas, reflexões profundas sobre o ser humano. A profunda questão que norteou a vida é obra de PKD: Sou humano? O que é ser humano? O que torna alguém humano?
Fora tudo isso, foi muito bom ver os textos originais que levaram às adaptações do cinema e perceber como, nos originais, as histórias tinham um ar um tanto mais sombrio, o que me fez lembrar das reflexões que fazia ao assistir a série BLACKMIRROR!
Rodrigo 17/05/2021minha estante
Na verdade Black Mirror é "tipo" PKD e não o contrário

@leiolivros 18/07/2018

Realidades Adaptadas é uma reunião de 7 célebres contos do Philip K. Dick já adaptados para o cinema. Eu, sempre atrasadinha pra vida, não tinha assistido nenhum, então pude dar asas a minha imaginação e mergulhar nos mundos doidos do autor.⠀

A maioria dos contos de Dick é um pouco mais do que eu já conhecia da sua escrita: veloz, cheia de ação e com deliciosos plot twists pra você ficar "QUE?" durante a leitura no busão. Nessa coleção, alguns dos meus preferidos foram "O relatório minoritário", "O pagamento" e "Lembramos para você a preço de atacado". ⠀

Acho que, porém, todavia e entretanto, os contos limitam um pouco o autor, que não tem a chance de se aprofundar e apresentar ao leitor todo o universo futurista de cada história. Muitos dos conceitos são repetidos em narrativas diferentes, como os pós-creds e os vidfones, que para quem já leu outras obras é tranquilo associar, mas talvez para os leitores de primeira viagem (e que viagem) ficasse um pouco confuso.⠀

Realidades foi bom mas não foi ótimo, o que não o torna menos indispensável na lista de FC. Acho que a dica é: sempre vale a pena ler Philip K. Dick. ⠀

E seguimos na empreitada científica.

davidplmatias 30/12/2018

Tudo que se espera
Tudo que se espera de um scifi. Inteligente, inventivo, original, cativante, te faz pensar no pós leitura. Muito legal conhece as histórias que deram origem aos filmes clássicos do scifi.