Realidades adaptadas

Realidades adaptadas Philip K. Dick

Resenhas - Realidades Adaptadas

Cíntia Mara 21/01/2016

Livros inesquecíveis
Realidades Adaptadas é uma coletânea de contos, sendo que todos já foram adaptados para o cinema. Eu não leio tanta ficção científica quanto gostaria, mas, sendo eu uma apaixonada pela tecnologia, sempre gosto desse tipo de história. Como o nome dá a entender, Dick brinca o tempo todo com o conceito de realidade e coloca seus personagens em situações extremas, mexendo com a cabeça deles e mostrando que, embora os avanços tecnológicos que vemos não sejam os imaginados por ele, suas impressões sobre o ser humano não estavam completamente incorretas.

site: http://www.insignificativo.com.br/2015/11/livros-inesqueciveis.html

Dalmo 13/02/2016

Surpreendente
Assim como a grande maioria dos brasileiros, eu desconhecia Philip K. Dick. Nascido em 1928, publicou os contos que formam esse livro no início da década de 50, com aproximadamente 25 anos. Os textos são extremamente criativos e envolventes, deixando o leitor ansioso com o desfecho da história até o final. Além dos filmes que inspirou, imagino que Matrix tenha seguido a mesma linha de raciocínio que encontrei no livro: somos o que realmente pensamos que somos?
Segundo o próprio autor, o verdadeiro propósito da ficção científica é olhar em todas as direções. Essa é a essência e a motivação de ler obras como essa.

Sérgio 03/09/2016

Pura Ficção
Não conheço outro autor que consiga colocar tanta profundidade e gerar tantos questionamentos relativos à vida e à realidade em contos curtos. Isso apenas demonstra a capacidade e sagacidade de Philip K. Dick, e seu sucesso está aí, refletido na tela do cinema.

Luiz Pereira Júnior 07/03/2021

Tal como (não) acontece na realidade...
Tentar construir um mundo possível, por meio das leis da ciência: esse parece ser o propósito final da ficção científica, em seus diversos níveis, profundidades e prognósticos (previsões). Mas a ficção científica não nos dá a certeza de nada. Talvez seja justamente por isso que antes de “científica” venha "ficção” (estou brincando, mas até que há certo fundo de verdade nesta afirmação).
Isso acontece com todos os escritores de ficção científica, sejam eles iniciantes ou experientes, novos ou antigos, experientes ou imaturos. Não é possível prever com exatidão o que vai acontecer a essa espécie tão caleidoscópica quanto o ser humano. A bem da verdade, nenhuma previsão jamais chegará à absoluta e inequívoca certeza e sempre há algo de hilariante, engraçado ou simplesmente ridículo em algumas visões de futuro.
É claro que isso ocorre nos contos de Philip K. Dick que fazem parte desta coletânea. Senão, vejamos, um exemplo: ao lado de armas capazes de lançar mortíferos raios de calor e aeronaves voadoras e máquinas que produzem frestas no tempo, ainda temos máquinas de escrever e (talvez o mais datado de todos) o serviço de telefonia via telefonista. Imagine a situação: antes de entrar em uma máquina do tempo, você precisa falar com uma telefonista para que ela ligue para sua esposa avisando que vai passar uma tarde na era medieval. Ou seja, parece que a tecnologia evoluiu para as grandes coisas, mas as pequenas permanecem paradas no tempo.
Porém, não me entenda mal: apesar de alguns contos se pareceram muito uns com os outros (marca do autor?), ainda assim vale a pena conhecer os escritos que deram origem a tantos filmes famosos.
E não se espante se os contos também não conseguem fugir de sua própria época: é visível, revoltante, irritante a conclusão misógina do conto “O homem dourado” (no mesmo conto, a comparação do autor relacionada aos anões é de fazer o leitor largar o livro...).
Enfim, muda-se a tecnologia, mas os preconceitos não. Melhor dizendo, tomam outras formas...

RNA 19/02/2021

Ótimos contos, alguns um pouco diferentes dos filmes outros
muito parecidos, meu preferido é o screamers.

Jackson 22/11/2020

ão vários contos que tornaram-se ótimos filmes de ação e ficção científica, muitos deles levantando temas sobre existencialismo e interações com tecnologias futuras. Uma leitura bem leve e rápida.

Emilia Yumi 17/02/2019

Contos de sci-fi, todas utilizadas em filmes de ficção científica.
Coletânea de sete contos, todos usados como pontapé para o desenvolvimento de vários filmes de ficção científica de sucesso. Alguns que destaco...
1- Lembramos a você a preço de atacado. Um cara tem o sonho de conhecer Marte e irá a uma empresa para implantar uma memória de viagem e deseja apimentar as coisas se tornando um agente especial em missão... Utilizado no filme Vingador do Futuro.
4 - Relatório Minoritário. Utilizado no filme Minority Report com Tom Cruise. Em um futuro, a polícia consegue prever o crime e prender o "criminoso" antes que ele faça tal ato... Faz você pensar... ele seria criminoso se ainda não cometeu o crime?
5 - O Pagamento. Do filme homônimo com Ben Affleck. Um técnico, após um contrato de dois anos, tem a sua memória apagada e espera receber um montante considerável de pagamento, mas... recebe um saco com algumas bugigangas... como um pedaço de fio, uma ficha de jogo quebrada, um canhoto de depósito... além de ser perseguido pela polícia...

Dos 7 contos esses foram os meu preferidos... Quem não conhece o autor, esse livro é um ótimo começo!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 29/01/2019

Realidades Adaptadas
"Quando quero conhecer a obra de algum autor já consagrado e com vários livros publicados, sempre vou atrás dos mais finos ou dos contos, e foi assim com o Philip K. Dick, pois como estou na minha saga de desbravamento da ficção científica, logo recorri a essa obra recheada de grandes ideias. Fiquei bastante contente, pois na orelha já indicava esse livro como um ótimo começo para os não iniciados na obra do Dick, portanto, comecei com o pé direito."

Leia a resenha completa acessando este link: http://www.apenasumvicio.com/2016/11/resenha-realidades-adaptadas.html

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-7657-134-6

davidplmatias 30/12/2018

Tudo que se espera
Tudo que se espera de um scifi. Inteligente, inventivo, original, cativante, te faz pensar no pós leitura. Muito legal conhece as histórias que deram origem aos filmes clássicos do scifi.

@leiolivros 18/07/2018

Realidades Adaptadas é uma reunião de 7 célebres contos do Philip K. Dick já adaptados para o cinema. Eu, sempre atrasadinha pra vida, não tinha assistido nenhum, então pude dar asas a minha imaginação e mergulhar nos mundos doidos do autor.⠀

A maioria dos contos de Dick é um pouco mais do que eu já conhecia da sua escrita: veloz, cheia de ação e com deliciosos plot twists pra você ficar "QUE?" durante a leitura no busão. Nessa coleção, alguns dos meus preferidos foram "O relatório minoritário", "O pagamento" e "Lembramos para você a preço de atacado". ⠀

Acho que, porém, todavia e entretanto, os contos limitam um pouco o autor, que não tem a chance de se aprofundar e apresentar ao leitor todo o universo futurista de cada história. Muitos dos conceitos são repetidos em narrativas diferentes, como os pós-creds e os vidfones, que para quem já leu outras obras é tranquilo associar, mas talvez para os leitores de primeira viagem (e que viagem) ficasse um pouco confuso.⠀

Realidades foi bom mas não foi ótimo, o que não o torna menos indispensável na lista de FC. Acho que a dica é: sempre vale a pena ler Philip K. Dick. ⠀

E seguimos na empreitada científica.

Dark Schneider 22/05/2018

Vários filmes num livro...
Muito bom. Várias histórias curtas, a grande maioria delas adaptada para o cinema. Chama a atenção "O vingador do futuro", que é ainda mais psicodélico que o filme, "Minority report" e "Screamers", esse não vi o filme, mas a história é muito boa...

Se quer ver vários filmes/ler vários livros, leia esse.

ThiagoLFM 04/05/2018

Realidades adaptadas
Livro dos contos de Philip K Dick que serviram de base para alguns filmes. A maioria só pegaram o conceito. PKD é demais. Segundo a Aleph foi uma criada para o Brasil, sendo assim inédita. Gostei muito do primeiro conto ?Lembramos para você a preço de atacado? e também ?Segunda variedade?. Todos mt criativos. :D

Marcos Ferraz 28/12/2017

Muito bom, porém...
"Realidades Adaptadas" é único e exclusivamente nosso! Por quê? O livro é uma idealização da editora Aleph. Foram eles que tiveram a ideia de reunir em um único espaço, contos de Philip Dick que deram origem a grandes sucessos do cinema.
Algumas pessoas tentam fazer uma comparação entre Dick e Asimov, mas, apesar de ambos criarem histórias futurísticas, é uma pegada totalmente diferente. Asimov é bioquímico e usou seus conhecimentos para escrever, o que torna suas histórias mais bem elaboradas e inteligentes que as de Dick. Acho que o que mais pode ser comparado é o estilo narrativo de ambos, mas essa é uma coisa que não vem ao caso.
Falemos de Philip Dick!
Em "Fluam, minhas lágrimas, disse o policial" tive meu primeiro contato com o autor e as impressões que eu tive em "Realidades Adaptadas" foram bastante parecidas. Dick pode ser um ótimo inventor de histórias, mas seu narrar é um pouco lento. Somente um conto ficou abaixo das quatro estrelas, mas isso se deve à criação, não ao desenvolver. Philip Dick é simplista demais. Seus enredos giram em torno de um único personagem e é ali que a história se desenvolve. Não estou dizendo que são ruins, mas com a vastidão de ideias que ele tem, acredito que poderia explorar melhor o contato com as palavras. Hoje, Philip Dick é considerado um must da literatura, mas em vida, ele fora bem pouco reconhecido. Somente após a adaptação de seus conteúdos para a sétima arte é que foram lhe dar o devido respeito.
Eu, porém, fico com seus contemporâneos. Vejo um brilho no homem, capaz de criar diversos mundos, mas de uma literatura mediana.
P.s.: a avaliação foi feita através de uma média oriunda da avaliação dos contos.