40 anos de espionagem soviética

40 anos de espionagem soviética Ronald Seth

Resenhas - 40 anos de espionagem soviética

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Seth, Ronald. 40 anos de espionagem soviética. Bloch, 1968, 401p.

"40 anos de espionagem soviética" é um livro escrito pelo jornalista britânico Ronald Seth e publicado em 1968 pela Editora Bloch. Nesta obra, Seth narra a história da espionagem soviética desde a Revolução de Outubro até a década de 1960, abordando os principais casos de espionagem e contraespionagem durante este período.

O livro é dividido em quatro partes. Na primeira parte, "A Revolução e o nascimento da espionagem soviética", Seth descreve os primeiros anos da União Soviética e a criação dos serviços de inteligência soviéticos, como a Tcheka e a KGB. Ele discute como esses serviços se tornaram uma parte integral do regime soviético e como foram utilizados para combater os inimigos internos e externos do regime.

Na segunda parte, "Espionagem soviética durante a Segunda Guerra Mundial", Seth analisa o papel da espionagem soviética durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo a espionagem realizada nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha. Ele descreve os principais espiões soviéticos que operavam nessas regiões, como Richard Sorge e Klaus Fuchs, e como eles foram capazes de obter informações vitais para o esforço de guerra soviético.

Na terceira parte, "A Guerra Fria e a era nuclear", Seth aborda a espionagem soviética e americana durante a Guerra Fria, incluindo o papel da KGB na tentativa de influenciar a política americana e as atividades dos espiões soviéticos nos Estados Unidos. Ele discute também a corrida armamentista nuclear e como a espionagem foi usada pelos dois lados para obter informações sobre as capacidades nucleares do inimigo.

Na quarta e última parte, "O presente e o futuro da espionagem soviética", Seth analisa a situação da espionagem soviética na década de 1960 e como ela estava se adaptando às mudanças na política mundial e à evolução da tecnologia. Ele discute também o futuro da espionagem soviética e as implicações para a segurança internacional.

"40 anos de espionagem soviética" é uma obra fascinante que apresenta uma visão abrangente da história da espionagem soviética e seu papel na política mundial. Seth utiliza uma linguagem clara e acessível, e apresenta um grande número de exemplos e casos históricos que tornam a leitura envolvente. O livro é uma leitura essencial para aqueles que desejam compreender a história da espionagem soviética e suas implicações para o mundo contemporâneo.
Por, Romeu Felix Menin Junior.