Puros

Puros Julianna Baggott

Resenhas - Puros

1 | 2 | 3 | 4

Raquel.Candeira 25/12/2023

O bom desse livro é a escrita da autora que é fluída e a construção dos personagens, porém a história não me ganhou e não me aguçou a curiosidade para ler a continuação. Tem horas que tudo parece "sem pé nem cabeça", fiquei um pouco perdida principalmente nas cenas de luta, tem coisas que não consigo nem explicar se alguém me perguntar.

Atena0 06/02/2023

Amei
Essa distopia é realmente muito boa, um mundo completamente diferente mas igual ao nosso. A protagonista é tão humana que isso a destaca. Algumas coisas ficaram em branco, mas devem estar completas nos outros livros, enfim, amei.

Kety 06/06/2022

Surpreendente
Confesso que nunca me interessei por livros de distopia, até ganhar esse que estava empoeirado na minha estante e me olhando a uns 2 anos já.
E foi a melhor aventura que tive em duas semanas, gostaria de ter terminado antes. A história é bem comovente e retrata muito de traumas e gatilhos, como as pessoas criaram sua fortaleza interior o desfecho da história poderia ter uma continuidade ficou vago no final, porém é bem contada e criei um amor incondicional aos personagens Pressia, Partridge até por Hel Capitan que no início se demonstrou tão rude ganhou,mas acabou ganhando meu coração.
Julianna Baggot a autora fez uma viagem expondo com tanta delicadeza cada personalidade dos personagens. RECOMENDO!

Ana 23/04/2021

Surpreendente
No início pensei super em abandonar a leitura. Ainda bem que não fiz isso.

Muito diferente do que estou acostumada, esse livro é estranhamento bizarro, surpreendente, mais uma vez bizarro porque consigo ver muitas coisas dele nos dias atuais, nos tempos atuais.

Acompanhar a evolução dos personagens foi simplesmente prazeroso, sentir a emoção que a autora passa através dessa escrita, eu ansiei avidamente por cada página, me prendeu de tal forma que quando percebi, não conseguia nem parar de pensar no livro, e isso até depois de ter finalizado a leitura.

A evolução de Pressia foi a que mais gostei, ver que ela é uma protagonista com desejos e sentimentos reais, e não um tipo de heroína perfeita e inalcançável, me fez amar a personagem de uma forma que no início não pensei que seria possível.

Só tenho um conselho, leia!
A leitura será surpreendente.

Bruna.Liandra 17/06/2020

Quem vê sinopse, não vê conteúdo
Puros... O que dizer ?
Eu queria muito ler esse livro, como uma louca apaixonada por distopia, criei muitas expectativas com o livro, mas infelizmente não atingiu minhas expectativas.

A ideia central do livro e legal, mas poderia ter sido explorado de uma outra forma.

Sophss 17/04/2020

Puros é uma distopia q eu nunca tinha visto antes, vemos alguns clichês, mas posso lhe garantir q é bomba atrás de bomba.
Podemos notar q ouve uma grande pesquisa da parte da autora ? algo que admiro muito ?.
Me apeguei a maioria dos personagens, mesmo não mostrando tanto seus sentimentos, chorei, ri e fiz diversas coisas.
A escrita não me prendeu muito, senti falta de mais emoção em certos momentos, enfim, é um livro bom para se ler e recomendo para quem é fã de distopia.

Jenifer Tertuliano 07/11/2018

SURPREENDENTE
Pressia, está para completar 16 anos, ela vive nos fundos de uma antiga barbearia em ruínas onde se esconde com seu avô de um mundo não mais bonito e colorido, o que restou foram apenas lembranças - se é que são realmente lembranças. Agora este mundo foi reduzido a cinzas, poeira, escombros, cicatrizes, queimaduras e corpos fundidos ao que estivessem perto quando acontecerem as explosões, Pressia era pequena e segurava sua boneca, e assim acabou fundida a ela.
Não muito longe, existem os Puros, que não foram atingidos pelas explosões e que vivem dentro do Domo, "à salvo" dos horrores do mundo. Partridge é um Puro, e deveria estar feliz por isso, mas não se sente assim, as perdas que teve desde o "Apocalipse" fazem com ele se questione sobre o Domo e principalmente sobre o próprio pai. Com a descoberta de uma possível verdade, Partridge arrisca tudo para seguir com sua busca.
É então que Pressia e Partridge se encontram, e suas descobertas durante essa busca podem dilacerar ainda mais o mundo de cada um deles.

Eu adorei essa leitura, a criatividade da autora foi espetacular, claro que a primeira vista eu acabei associando o Domo dessa história, com aquele outro super famoso - Sob a Redoma -. Mas não. Definitivamente é completamente diferente, os personagens são bem construídos, o cuidado que ela teve de nos apresentar a situação de cada personagem, intercalando momentos reais vom lembranças, e fazendo a gente conhecer tão bem cada um.
Sem contar as descrições das criaturas fundidas a objetos, pessoas, entulhos, árvores, plantas, armas... etc.
Eu adorei!!

wasabs 06/10/2018

Não é só uma distopia
O livro é realmente incrível e nos faz rever nossos conceitos relacionados a mutantes e distopias.

É tensa a maneira como as coisas ocorrem, tudo é uma questão de vida ou morte e questpes atuais como feminismo e religião são retratados fortemente e tem importância no decorrer da história.

Os personagens são extremamente cativantes e empáticos, mesmo que em alguns momentos eles nos causem raiva.

O conceito de bom ou mau é substituído pelo "necessário".

Só me irrita o fato da precisão dos fatos e não parecer haver erros ou imprevisto em todo o "Grande Plano" que rege a narrativa.

LOHS 16/09/2017

Ótima leitura para os amantes de distopias!
Olá leitores! Há muito tempo eu não lia nenhuma distopia, pura e simplesmente. Então busquei na minha estante um dos mil livros parados e resolvi ler Puros, da autora Julianna Baggott. Puros aborda uma temática diferente de muitos livros distópicos e clichês que encontramos no mercado editorial hoje em dia. Ele foi uma leitura bem diferente do que eu esperava, inclusive, e bem interessante. Vamos a resenha?

O livro narra a história de dois protagonistas: Pressia e Partridge (nomes "diferentões"). Pressia é uma jovem que vive com o avô em um porão, numa situação precária, em um mundo completamente devastado e horroroso. Nessa história, os Estados Unidos foi devastado por uma série de explosões radioativas, e com essas explosões, as pessoas que conseguiram sobreviver, e não foram muitas, sofreram imensos danos biológicos. Por conta da radiação, os seres humanos se fundiram (ficaram grudados mesmo) a coisas, animais, ou até mesmo ao solo. Pressia e o avô tiveram seus próprios danos, a menina possui uma cabeça de boneca presa ao seu corpo e agora faz parte dela. Bizarro, não? Mas também muito triste. Nesse mundo as pessoas comuns já não possuem mais esperanças, foram deixadas para trás e são chamados, inclusive, de os miseráveis. E eles sentem ódio dos que se salvaram, os puros.

"Queime um Puro e respire as cinzas.
De suas entranhas, faça umas cintas.
Com seus cabelos, teça um cordão.
E de seus ossos faça um Puro sabão.
Lava, lava, lava. Pula, pula, pula.
Lava, lava, lava. Eu sou Pura."

Partridge vive o completo oposto. Ele é filho de um dos homens mais importantes do país, e tem uma vida normal, porém perturbada, dentro do Domo. Mas que é o Domo? Quando as explosões tiveram início, os "puros", considerados importantes, os escolhidos da sociedade, foram poupados e hoje vivem a salvo dentro de uma redoma onde as bombas não conseguem atingi-los, nem a seus bens, casas, e tudo o que possuem. O Domo, é a nova sociedade, o seu lar. E dentro deste local ocorrem diversas pesquisas científicas para melhorar o DNA humano, os tornando mais resistentes, fortes e ágeis para enfrentar o mundo lá fora, os perigos e a realidade. E também protegê-los dos miseráveis. Partridge não se sente bem com as alterações de DNA, ele se sente deslocado dentro do Domo. Apesar de ter uma boa vida, ele perdeu a mãe, que hoje vive com os miseráveis. Isso é um dos fatores que o assombra dia após dia, até que ele decide fugir do Domo. E com isso, o destino dos dois jovens está prestes a se cruzar e mudar a história para sempre.

"Sabemos que vocês estão aqui, nossos irmãos e irmãs. Um dia sairemos do Domo e nos juntaremos a vocês em paz. Por enquanto, observamos de longe, com benevolência."

Julianna nos apresentará então uma história rica em detalhes, sobre um mundo pós apocalíptico que precisou se adaptar da melhor forma possível. Ou não. Haverá política, jogos de poder, conspirações e polêmicas envolvendo a elite e seu mundo poupado, e os miseráveis, que lutam por suas vidas e são contra os puros e o que se tornaram diante de tanto sofrimento alheio. A autora aborda essa temática com um bom drama e uma dose de ação na medida certa. A história é sem dúvidas, muito interessante, diferente e bem construída. O ponto fraco do livro, para mim, foi a complexidade e o nível da narrativa, que em muitos momentos se torna pesada. Mas é compreensível, pois é uma história bem diferente de tudo e cheia de detalhes, e também com um certo nível de bizarrice. No fim, pesando todos os pontos, gostei do livro. Puros é uma trilogia e os outros dois livros, intitulados "Fuse" e "Burn", já foram publicados nos Estados Unidos e em alguns outros países, mas ainda não no Brasil. Uma pena.

De qualquer forma, foi uma ótima leitura, saciou minha vontade de ler uma boa distopia e pretendo ler as continuações um dia, nem que seja em inglês! Para os amantes de distopias, fica uma boa dica.

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2017/09/puros-01.html

Rita Nunes 27/06/2017

Li até a página 72. Ele é excessivamente adolescente. Já livros até infantis que eu gostei, mas um livro assim precisa ser excepcional para me conquistar, e esse está longe disso. Então, abandonei.

bi 30/08/2016

Forte, brutal e inteligente
Puros é uma distopia muito boa e não é só mais uma. Nas distopias que estamos acostumados a ler tem sempre os personagens bonitinhos em uma mundo de destruição onde acontece sempre um romance. A Julianna não fez dessa maneira. Ela realmente nos mostrou como seria um mundo onde você não sabe se estará vivo no dia seguinte. O drama e a realidade de cada personagem foi muito bem explorada e muitas vezes me senti naquele mundo, tentando sobreviver.

Os sobreviventes não sabem se ter sobrado foi uma sorte, principalmente quem está fora do Domo, que é onde as pessoas consideradas “importantes” foram depois das explosões que causou o quase fim da humanidade. Quem entrou no Domo vive uma vida relativamente boa, com praticamente tudo o que uma pessoa precisa para viver, porém eles já não sabem mais o que é sentir o vento ou ver pássaros e folhas lá dentro.
Grupais, pessoas fundidas com outras pessoas, objetos ou animais, e outros se fundiram aos escombros, à própria terra e ao pó, os Poeiras. São algumas coisas que encontramos nesse livro e que o faz fantástico e diferente. Não sabemos mais o que é beleza exterior e isso foi muito legal, valorizando o interior dos personagens e mostrando que é isso que vale nesse mundo.
Em Puros nos deparamos com uma narrativa em terceira pessoa dividida em capítulos sob a ótica dos personagens centrais da trama: Pressia, Partridge, El Capitán e Lyda. Os capítulos são curtinhos, o que eu gosto muito.

Realmente acho que, por mais que eu fale, não conseguirei expressar o que a leitura deste livro me proporcionou. Confesso que foi a uma das melhores distopias que já li por ser tudo muito original. Quando pensaríamos em uma garota que no lugar da mão tem uma cabeça de boneca, não é mesmo?! Porém, no começo do livro, a Julianna não conseguiu me prender e só por isso não dei 5 corações. Isso foi comigo, mas com você pode ser diferente, ela pode te conquistar do começo ao fim. Exatamente na página 200 eu me apeguei muito e não conseguia largar. Queria saber o que ia acontecer a cada parágrafo, queria mais, não queria que acabasse. Imaginava muitas teorias, o que foi sensacional. O livro não é bonitinho, é violento e isso me conquistou mais ainda. Tem romance? Tem. Mas não é o foco do livro e fica um sentimento muito suave e acontecendo as poucos.

Forte e brutal, curto e grosso, e perfeito ao seu modo. Com diálogos inteligentes e fortes, cenas chocantes, aventura, ação, suspense e até mesmo romance, fez Puros uma leitura sensacional e super recomendo.

site: http://leituradiferente.tumblr.com/

Tatay 30/08/2016

MUITO MELHOR DO QUE EU ESPERAVA
Comecei a ler esse livro porque estava sem opções, comecei no aeroporto, entediada esperado o voo, assumo que achei insuportável, chato e deprimente no começo, porém mudei de ideia tão rapidamente, é meio irônico, nunca imaginei que se tornaria meu livro preferido. Não vou dar spoiler, nem contar nada, apenas leiam!

Shayssa 19/08/2016

Distopia incrìvel
Puros conseguiu ser bizarro e incrível ao mesmo tempo. Uma distopia diferente de tudo que já li e,quem sabe, revirando nossas catástrofes pelo mundo, a mais próxima de nossa realidade...
O livro começa com Pressia Belze, uma adolescente sobrevivente de um mundo pós apocalíptico, onde explosões radioativas que provocaram mutações nas pessoas sobreviventes e no meio ambiente. Pressia, que possui uma boneca fundida em uma das mãos, sobrevive como pode junto de seu avô, que está bem debilitado. Quando completa 16 anos precisa fugir ou se esconder da OBR, uma milicia formada pelos miseráveis sobreviventes que obrigam todos os adolescentes a se alistarem. E os que forem fracos demais para os propósitos servirão como alvos vivos nos treinamentos. Pressia não possui uma mão, então sabe qual seria seu destino e foge. No caminho encontra Partridge, um Puro que fugiu do Domo para procurar sua mãe que acredita que está viva. Domo é uma especie de arca de Noé, onde poucos privilegiados encontraram refugiu das explosões e não sofreram nenhuma mutação. Pressia, então, muito a contragosto junta-se ao Puro e a Bradwell, um garoto com pássaros fundidos nas costas que sabe mais do que revela para desvendarem os mistérios que rodeiam a origem das explosões.
O livro me surpreendeu bastante. Pensei que seria somente mais uma distopia no meio de tantas outras que aparecem, mas a autora conseguiu juntar os elementos perfeitos para prender o leitor do começo ao fim.
A riqueza de detalhes que ela nos dá é impressionante. Parecia que tudo estava realmente acontecendo. O sentimento de que algo desse nível pode realmente acontecer é algo que me acompanhou a leitura inteira. Muitas vezes fiquei pensando no assunto. O sentimento é terrível! Já tivemos "pequenas demonstrações" de que algo assim é de nossa realidade. Só lembrarmos de Chernobyl ou Hiroshima. Um futuro bem sombrio pode nos está aguardando. Graças a ganância e a superioridade que o ser humana acha que tem sob seus semelhantes isso foi possível no universo de Puros. E por aqui? O que pode causar?
Uma distopia eletrizante que merece mais reconhecimento do que tem. Infelismente nada de sequência até agora, e nem previsão. Por enquanto vamos aguardando pacientemente esperando que não vejamos Puros acontecer na realidade.

site: vivendoentreletras.blogspot.com.br

1 | 2 | 3 | 4