O dia em que a poesia derrotou um ditador

O dia em que a poesia derrotou um ditador Antonio Skármeta

Resenhas - O Dia Em Que a Poesia Derrotou Um Ditador

Geórgia 01/11/2020

Como Davi venceu Golias pela alegria
Uma leitura prazerosa e fluída, mas com um rico contexto histórico. Entrelaça um romance jovem à um momento político emblemático e cheio de dúvidas. Os sentimentos de viver em uma ditadura, o medo, a violência, a resistência, os disfarces e a propaganda (escutar Danúbio azul nunca mais será a mesma coisa). 15 minutos para transformar um ?não? em sinônimo de alegria, loucura... como Davi vencendo Golias.

A narrativa envolve e traz sentimentos, no geral uma ótima leitura mesmo não se aprofundando muito em detalhes, no meio o ritmo se perde um pouco e as transições entre os capítulos ficam confusas, porém nada que atrapalhe demais a experiência. Vale à pena!

Sempre que leio algo sobre qualquer país latino-americano me questiono os motivos de não termos esses conteúdos na grade curricular do ensino médio brasileiro, precisamos conhecer a história para nos reconhecermos como os latinos que somos.
Danic.Coelho 01/11/2020minha estante
Que linda sua resenha . Eu concordo com você .parece que nos vemos a parte .não temos o sentimento de pertencimento a América latina de modo geral

Danic.Coelho 01/11/2020minha estante
De vez em quanto vejo suas leituras de livros latino-americano , esse tema me interessa muito , se você se interessar podíamos conversar melhor sobre isso.

Geórgia 02/11/2020minha estante
Adoraria conversar sobre! A literatura latina é riquíssima, sou apaixonada e vivo procurando conhecer mais e mais.

Danic.Coelho 02/11/2020minha estante
Eu posso te passar meu número ou te adicionar numa outra rede social. O skoob tem bate papo?

Geórgia 06/11/2020minha estante
Vou te mandar uma mensagem no bate papo do Skoob!

Lucas.Sousa 10/11/2020minha estante
Tive as mesmas impressões que você. É um bom livro, mas deixa algo a desejar né, parece que tá faltando. Sobre a literatura latino americana nas escolas, eu, como professor, não tinha pensado a fundo sobre isso. Faz todo sentido!! Concordo plenamente nesse quesito. Estarei adicionando sempre que possível leituras de nossos vizinhos na minha aula.

Luly @projetocabeceira 26/11/2020

Perfeição em forma de livro
Uma história real, o fim da ditadura Pinochet, contada de forma magistral (e ficcional). Quando em 1988 o ditador resolveu fazer um plebiscito certo de que continuaria no poder, numa espécie de demonstração cretina de democracia, um publicitário e um esquisitão músico resolvem usar como método de propaganda da oposição a alegria, a poesia, a esperança. Uma mostra de como a arte, a delicadeza pode vencer a violência e o medo. Uma leitura que veio bem a calhar nos tempos sinistros que estamos vivendo. NOTA 10!
Alê | @alexandrejjr 27/11/2020minha estante
Já viu o filme "No" inspirado (ou adaptado) nesse livro?

Luly @projetocabeceira 27/11/2020minha estante
Eu jaaaa To sabendo da existência desse filme (com o Gael Garcia, né?) mas ainda não vi. Tô curiosíssima pra assistir. Eu simplesmente amei a escrita dele, amei todos os questionamentos filosóficos, e quero ler tudo dele. Não achei ebook (por incrível que pareça) de nenhum livro do Skarmeta

Alê | @alexandrejjr 28/11/2020minha estante
É um baita filme, apesar de ter um ritmo lento. Sobre o Skarmeta: eu nem sabia que ele existia até esse livro começar a ser lido... ?

shesmarshmallow 09/11/2020

Um grito de liberdade
?As pessoas têm direito a ser felizes, mesmo que não tenham permissão.?
Renata Barreto 10/11/2020minha estante
Recebi o meu ontem e tô na dúvida se começo logo ou se sigo a ordem de chegada porque me atrasei toda nas leituras da Tag.

shesmarshmallow 11/11/2020minha estante
hahaha, ah se eu fosse você eu furava essa fila e lia logo esse daí que é de leitura super rápida e está muito associado ao cenário atual ;)

Renata Barreto 11/11/2020minha estante
Eita!!

Renata Barreto 13/03/2021

É um livro que te deixa na dúvida entre o que é ficção e o que é realidade. Conversa muito com o que vivemos politicamente no Brasil desde 2018.
Mônica 13/03/2021minha estante
Já li!!! Eu simplesmente AMEI!!!????

Renata Barreto 13/03/2021minha estante
Siiim, muito bom mesmo!!

Wanessa_Gabriela 13/12/2020

Engraçado, intenso, triste e vitorioso!
O livro traz uma realidade romanceada de maneira lúdica, mas ao mesmo tempo palpável para quem não viveu naquela época. Os sentimentos alternam entre indignação, esperança e alegria! A torcida é grande o tempo inteiro, e a musicalidade presente nas páginas do livro levam o leitor a ouvir sempre uma trilha sonora durante a leitura. É interessante, eletrizante, impactante, e muito bem escrito!!!
-Lá- 17/12/2020minha estante
Eu amei, Wan!

Wanessa_Gabriela 18/12/2020minha estante
Eu também, Lá!! Achei um livro bem necessário!!

@literatotti 25/12/2023

A alegria já vem
As pessoas têm direito a ser felizes, mesmo que não tenham permissão."

Uma leitura muito fluida, que consegue ser ao mesmo tempo leve e falar de coisas pesadas.

Uma obra que permite entender como se deu o início do processo democrático do Chile. Fico me perguntando se existe uma obra brasileira que se passa no mesmo contexto, mas no Brasil?!
Gabriela 02/01/2024minha estante
?Agosto? de Rubem Fonseca. Romance se passa durante o governo de Getúlio Vargas

@literatotti 02/01/2024minha estante
Obrigado, Gabriela! Vou colocar na minha listinha!

Carlos Souza 23/01/2022minha estante
Está na minha lista para este ano. Estou com grandes expectativas.

Maria 23/01/2022minha estante
Que seja uma leitura inspiradora!

Fernanda Sleiman 16/11/2020

Já reparei em alguns comentários que ultimamente os livros da curadoria da TAG insiste nas mesma temáticas. Eu não reclamo. Estou adorando os essas temáticas, necessárias embora pesadas.
Esse livro aborda novamente a ditadura mas de uma leveza e ao mesmo tempo de uma forma sutilmente profunda. Eu me deliciei nessas páginas, pena que o livro é curto, li em um dia, mas acabei leve leve leve.

Obrigada TAG
Bea 18/11/2020minha estante
A TAG tem um looping eterno com alguns temas kkkkk passamos a fase da áfrica; livros de época e agora política... eu não sofro, pq minha vida tb eh um looping eterno kkkkkkk

Fernanda Sleiman 20/11/2020minha estante
Hahahahahhahahah eu adoro os temas.

LeonardoGS89 12/09/2022

Literatura da melhor qualidade.
Narrativa interessante com uma boa contextualização histórica.
Com um escrita fluída e poética, Skármeta nos transporta para os tensos momentos da superação da ditadura de Pinochet pelo povo chileno, só não darei cinco por ter achado que o final foi um pouco sonso, mas super recomendo a leitura.
DANILÃO1505 12/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

DEA 12/09/2022minha estante
Gostei muito desse livro!

Amy 27/01/2021

Narrativa fluida e cativante mas esperava mais da leitura. Mesmo assim recomendo por conta do tema abordado.
Eric Rocha - Ersiro 27/01/2021minha estante
Minha expectativa com o livro também foi bem grande, hehe. Esperava mais, mas não foi desta vez.

Amy 27/01/2021minha estante
Pois é.

Caroliny 22/11/2020

Chile, la alegria ya viene
Ainda muito me apavora toda a perversão que foi a ditadura de Pinochet, em nada diferente da nossa própria. Pelo contexto histórico, vale lembrar que o dia 5 de outubro de 1988 não só viu o plebiscito que desbancou Pinochet no Chile, como viu a promulgação da nossa atual Constituição Cidadã. Baita coincidência, não? Chorei um pouco, sou manteiga derretida (apesar de não ser uma leitura exatamente densa).

Spoiler: senti falta do jingle original no livro?lembro que em ?No?, de Pablo Larraín, o jingle brilha e, de fato, é um absurdo de grudento.
Aline 23/11/2020minha estante
vou chorar com certeza pois chorei na amostra!

Paulo 16/11/2020

O dia que a poesia derrotou um ditador, te trás uma leitura tão leve sobre um tema tão pesado, que é impossível de não se envolver profundamente com a história.
Nico, é um adolescente que vive com o pai, professor de filosofia, em meio a uma das piores ditaduras já existentes.
São opositores ao regime, e passam por uma grande barra quando têm que lidar com a prisão do pai pelos militares.
Bettini, um publicitário que luta para realizar uma campanha que poderá libertar o Chile do regime autoritário.
E assim a história se desenvolve e você vê os personagens lidando de uma maneira esplêndida com suas preocupações e dúvidas, em meio a tanto caos.
Leitura maravilhosa.
Thiago Aniceto 16/11/2020minha estante
Ele traz uma visão diferente dos personagens. Gostei muito da parte em que Nico, ao mesmo tempo em que tem de lidar com o cárcere do pai, também tem que saber lidar com as descobertas do sexo. Uma visão de um adolescente no meio do caos.
Amo você ?

Ilmar 24/01/2021

TAG Novembro
Me tornei a pessoa que atrasa a leitura do clube de livros. Mas o fim de ano foi uma correria. Gostei do livro. A escrita é uma comédia, sem perder a sensação de opressão da época.
Ronnayse 24/01/2021minha estante
Eu atraso bem maais kkkkkkk

Rafa 01/12/2020

Esperava muuuuito mais de um livro sobre a ditadura de Pinochet. Até foi interessante pelo panorama histórico, mas achei a narrativa muito superficial, um clima que não parecia ditatorial e uma dificuldade de me conectar com as personagens. Bem meia-boca.
Ludmila 07/12/2020minha estante
Mesma impressão!! Esperava mais!!

Nath 01/03/2021

Achei um livro muito monótono, sem partes que me chamassem para o livre e me dessem muita vontade se ler. Esperava mais por ser um livro que se trata de algo importante e interessante na história.
Ana 14/03/2021minha estante
Simm, com esse título fiquei esperando uma escrita muito poética. Acabei me decepcionando