Charlotte Street

Charlotte Street Danny Wallace

Resenhas - Charlotte Street

Rose 29/11/2012

Jason estava meio "drepê" desde que viu fotos recentes de sua ex noiva no Facebook. A felicidade das fotos estava ali para todos mundo ver, inclusive ele, mas o que ele viu foi tudo o que ele deixou escapar, o sonho de seu futuro.
As coisas começam a mudar quando ele ajuda uma garota toda atrapalhada com várias bolsas a entrar em um táxi. Destino ou não, ele acabava ficando com a máquina fotográfica da garota misteriosa.
Querendo encontrá-la e sem saber como, ele divide com seu amigo Dev este encontro. Dev pressiona Jason para que ele revele as fotos da máquina, usando como desculpa, que as fotos podem levar Jason até a garota misteriosa que ele tanto queria encontrar e conhecer. É por conta das fotos que ele vai atrás dela, com as pistas deixadas pelas imagens encontradas nas fotos, Jason inicia uma viagem pela cidade por onde ela passou, na esperança de encontrar aquela que ele acha ser a "garota da sua vida".
Apesar do mote da história ser interessante, e olha que eu gosto de comédia romântica, não foi uma história que me conquistou. Achei-a um pouquinho chata e minha leitura não fluiu como de costume. Jason para mim foi muito chato e eu dou parabéns pela Sarah (ex noiva do Facebook) ter largado ele. Tenho a impressão que um filme do livro seria melhor e mais agradável. Mas isso é minha opinião viu meus amigos?
Jessie 01/12/2012minha estante
Nossa meus amigos acho muito legal e acho que vou achar tam bem e a resnha esta boa

Yassue 01/12/2012minha estante
Hum pensei que já tinha comentado este livro...rsrsrs Mas enfim amei e capa....a resenha esta muito boa e vou lê-lo.

Sabrina Piano 02/12/2012minha estante
Pense num livro que eu quero ler, eu achei a capa linda, apesar que eu sei que vc não gostou muito do livro!
Mas eu quero ler mesmo assim!

Escuta Essa 04/12/2012minha estante
Achei a capa uma graça e fiquei empolgada para ler o livro. Pena que a leitura não fluiu pra vc... mas vou dar uma chance ao livro, eu gosto de comédia romântica :)

Beijinhos
Renata
@blogescutaessa

Danny 05/12/2012minha estante
achei o livro bem interessante , e achei a capa linda quero ler muito esse livro

Maristela 08/12/2012minha estante
Esse livro chamou-me a atenção primeiramente pela capa que é linda e depois pelas resenhas que tenho lido. Gostei muito da sua resenha que está muito bem escrita e deixou-me mais curiosa ainda.

San 20/12/2012minha estante
Adoro romances, com pitada de comédia então ... Quero ler :)

Paty 27/12/2012minha estante
Bom achei que o livro seria bom , mas como não gosto de caras como o Jason, desgostei.

Virgínia 29/12/2012minha estante
Apesar da sua resenha ainda tenho interesse em ler o livro, talvez eu goste.

Nátila 30/12/2012minha estante
Desde a primeira vez que vi esse livro fiquei doida para ler, a capa é tão linda! Sua resenha me desanimou um pouco mas acho que mesmo assim vou me arriscar a ler, depois volto aqui para deixar minha opinião.

AndressaPalmaS 31/12/2012minha estante
Estou louca pra ler esse livro. Pretendo lê-lo o mais breve possível.
E adorei a resenha.

Thicy 31/12/2012minha estante
Desde que vi a capa me interessei pelo livro, e ouvi várias críticas positivas, então quero ler logo.

Lazybix 05/10/2021

Não recomendo
Achei o personagem principal muito difícil de gostar, não sentia nenhuma conexão ou empatia por ele, além de muitos outros personagens com atitudes incoerentes.

Pedro 05/12/2013

Decepção
⭐️ Uma estrela só porque não pode dar só porque não pode dar nenhuma.
De longe o pior livro que eu já li na minha vida. Foi uma vitória pra mim terminar de ler. É isso que dá comprar livro só pela capa...
Jason Priestley é um ex-professor que atualmente é crítico de London Now. Ele mora com Dev, um geek que tem sua própia loja de games. Ambos estão com problemas amorosos: a ex-namorada de Jason está noiva e grávida. E Dev, está apaixonado por Pamela, uma garconete comprometida.
Mas "tudo" muda quando Jason ajuda uma moça na Charlotte Street e por engano, fica com a sua câmera descartável. A partir dai, começa a "grande" (que de grande não tem nada) pela A Garota em Londres.
Danny Wallace coloca no livro alguns personagens no livro: como Abbey, uma moça super animada que força Jason a sair da sua zona de conforto, também Zoe (sua chefe) e Matt (seu ex-aluno)
O livro é muito detalhado, eu gosto de detalhes mas não em excesso. Não acontecem muitas coisas no livro, e o que acontece são coisas inúteis.
A ideia do autor é ótima, porém o desenvolvimento, a narrativa cansativa e as piadinhas internas sem graça são péssimas. Sem falar do Jason, que é super chato e sem graça.
Acho que vou morrer sem saber como tiveram pessoas que riram e gostaram desse livro.
A minha dica é: Não perca seu tempo lendo esse livro. Se você gosta de livros com narrativa cansativa, piadas sem graça e que não acontecem nada, esse é o livro ideal pra você

Ju 22/01/2013

Charlotte Street
Charlotte Street não é um livro para rir o tempo todo, ou para chorar descontroladamente, ou para suspirar por um romance. É um livro em que acompanhamos a jornada de Jason rumo ao autoconhecimento. Ele encontra, por acaso, uma garota na Charlotte Street, a ajuda a carregar alguns pacotes e a colocá-los em um táxi e, quando ela parte, percebe que ficou com uma câmera descartável nas mãos. E é aí que começa uma longa história.

Eu, no início, não me convenci de que ele queria mesmo saber quem era a garota. Isso porque o Jason estava completamente obcecado pela ex-namorada, Sarah (e só mais ou menos no meio do livro o autor nos diz porque, afinal, o relacionamento deles havia acabado).

"Eu ia pedi-la em casamento, na verdade. Não pedi, mas ia. Um dia. Eu tinha tudo planejado. Bem, não exatamente planejado, mas tinha planejado fazer planos. Planejar fazia parte dos meus planos."

A garota, na minha opinião, era mais uma válvula de escape, uma tentativa de enganar a si mesmo e de se livrar da opinião de outras pessoas que insistiam em se meter no assunto. Mas não é que funcionou? Jason acabou deixando a obsessão de lado ao se ocupar com outros aspectos de sua vida, um efeito da busca pela garota misteriosa (ele tem uns delírios impagáveis sobre a vida dela).

"Talvez eu estivesse certo ao pensar que poderia parar de ter as pessoas tomando decisões por mim. Que eu deveria começar a decidir."

Enquanto ele a procura, ela desabafa em um blog. Fiquei ansiosa pelas poucas postagens que ela escrevia. Me diverti bastante com A Garota. Pena que a participação direta dela na história é bem pequena.

"Há seis pessoas seguindo esse blogue agora., mesmo que até agora eu tenha escrito três posts embaraçosamente chorosos. (...) Vocês provavelmente devem estar se perguntando sobre o último post. Eu escrevi isso em um dia ruim. Foi um dia em que perdi algo. Duas coisas, na verdade, nenhuma das quais recuperei. Uma foi o amor, e provavelmente o mais importante, eu acredito, porque poucos poetas escrevem poemas maravilhosos sobre a perda de uma câmera descartável, que foi a outra coisa que perdi."

Voltemos ao Jason. Sim, ele me irritou. Me irritou bastante, aliás. Mas, com o tempo, passei a gostar dele. Ele fala diretamente com o leitor, e enrola a gente por uma boa parte da história. Só que acabei percebendo que ele não fazia por mal, e sim por medo. Medo de encarar os fatos de sua vida. Decide contar versões completas e reais quando está preparado para isso.

"Porque estávamos nos dando bem, eu sinto, você e eu. Nós tivemos um começo meio complicado, acho; talvez eu tenha sido um pouco irritante, mas você sabe que eu tive meus motivos."

Teve uma coisa que me incomodou demais. A história se passa em Londres, as personagens são de lá. Por que razão os preços são citados em reais? Não faz o menor sentido...

Em compensação, a questão da câmera descartável me trouxe ótimas recordações. Pois é, eu sou idosa e usava uma dessas... rs... máquina Love, a gente levava pra revelar as fotos na Sonora e aí ganhava uma nova... hahaha... Nem me lembrava disso, mas Charlotte Street me permitiu rever vários momentos da minha vida. E sim, a gente realmente precisava escolher bem o momento de tirar uma foto.

"- O negócio com as descartáveis é que elas são fotos especiais. Você deleta fotos normalmente, porque você sabe que pode, então você as apaga sem pensar ou considerar a qualidade ou o tempo. (...) Mas essas... (...) Essas são cliques característicos. Cliques da vida. Momentos felizes ou especiais, e você tem que decidir tirá-las. Você tem que planejá-las. Porque você pode perder os momentos. Você está sempre por um fio de perdê-los. (...) Na hora que você tira a última foto, é melhor ter certeza de que aquele momento é especial, pois e se o próximo vier e você tiver que deixá-lo ir?"

Eu sou apaixonada pela capa desse livro, linda demais. Mas talvez ela seja o maior problema, porque realmente dá a entender que é um romance meloso. E o livro é tudo menos isso. Pode até ser uma história de amor, mas não sobre Jason e A Garota. O amor pelos amigos tem um destaque bem maior na obra.

Charlotte Street não me envolveu profundamente, mas me permitiu viajar. E fiquei satisfeita ao perceber o sorriso no meu rosto quando terminei a leitura.

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-charlotte-street.html
skuser02844 05/02/2013minha estante
Vi esse livro e me apaixonei pela capa, li a sinopse e me interessei por lê-lo. Sinceramente sua resenha me tirou um pouco o interesse pelo livro, mas ainda não desisti dele. Vou ler para tirar minhas próprias conclusões e ver se concordo com você ou não. ;D

Leilane 14/02/2013minha estante
Eu falei para você que o livro é bom! O problema que tem superar as estranhezas iniciais da história, mas depois o livro deslancha e nós aprendemos com o personagem.
Amei a resenha!

Amanda 15/02/2013minha estante
Uma pessoa já tinha me falado desse livro não o bastante pra me convencer de que é bom. Gostei muito dessa resenhas que vc escreveu, dessa e de várias outras aqui tbm!! Vc escreve muito e isso é um dom pra poucas pessoas, acredite :)

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Há algumas boas regras que um tradutor deve seguir ao traduzir, e uma delas é ao traduzir passar para a realiza do público que vai ler. Nesse caso o Brasil, é por isso que a escritora teve que fazer a conversão para o dinheiro vigente no país - o real.
Caso não traduzisse ela teria que fazer uma nota de rodapés toda vez que aparecesse um preço e isso não é aceito pela maioria das editoras.
A tradutora não tem total liberdade na sua tradução, porque a editora impõe regras, o revisor censura algumas coisas.
Não é tão simples quanto parece ser uma tradutora.
;)

Thaís 07/04/2013minha estante
Me apaixonei por essa resenha, a capa dele é LINDA atras do casal é Londres não é? Deve ser um otimo livro de romance!

Baah 11/04/2013minha estante
esse livro é um fofo, adoro demais ele, a capa é perfeita e linda. uma leitura lindaa

Dani 15/04/2013minha estante
Como assim NÃO É UMA HISTÓRIA DE AMOR SOBRE JASON E A GAROTA??????? @@
Traz esse Jason pra cã :S
Ok, a história pode existir sem o ''lek lek'' do casal mas... cara, ela é A Garota ;_ ;

Lua 18/04/2013minha estante
Nossa eu gostei do enredo dele, e agora dps de ler a resenha estou muito afim de ler e sim quando vi a capa achei que era aqueles romances que fazem você chorar rs

Leitor Cabuloso 21/12/2012

Levei muito tempo para terminar esse livro pois, na minha opinião, é uma narrativa cansativa com modificações bruscas de foco e com raros momentos onde você consegue tirar proveito, mas que, por sua vez, é logo interrompido por uma outra mudança de texto. Na sinopse, há a divulgação de um conteúdo que, na verdade, não é a principal “meta” do livro, mas sim só o estopim, pois o foco real é o relacionamento entre o personagem principal e seus amigos (suas relações vividas) que o ajuda a seguir em frente, frustrando quem leu e imaginou algo totalmente diferente com a sinopse.

Outra coisa sem graça é o trocadilho do autor com o nome do personagem, Jason Priestley, nome do ator americano que fez Barrados no Baile e que por sinal, o autor espalhou vários trechos onde o Jason do livro sempre encontra alguém que faz a mesma pergunta e o compara com o ator… Caramba é chato para o personagem e pra nós mais ainda… Na minha humilde opinião, a única coisa que realmente foi válida nesse livro foi o bom gosto da Novo Conceito em relação a capa e a diagramação deste (simplesmente impecável) mais, no mas… De um a cinco: fico com o um já que foi realmente um sacrifício terminar essa obra.

Como sempre, resenhamos nossas interpretações, no entanto, o gosto é seu e cabe a você, querido leitor, ler e comentar aqui a sua opinião que é muito bem vinda.
*Rô Bernas 25/02/2013minha estante
Simplesmente e totalmente de acordo com o que vc escreveu. Fui fisgada pela capa e pela sinopse, mas...decepção master :/

Tribo do Livro 18/09/2012

É curioso como um livro pode ir de divertido a enfadonho em uma mesma página. Este é caso de Charlotte Street. Uma comédia romântica que parece perfeitamente criada para um roteiro de cinema. Os personagens por vezes são um pouco cansativos, – principalmente o protagonista –, porém ao mesmo tempo engraçados, é uma narrativa ambígua. Não há nenhuma curiosidade que os atem a narrativa; personagens comuns, simples e desprovidos de carisma.

Jason Priestley é um ex-professor que hoje escreve críticas para um jornal. Todas as vezes que seu nome é citado, sempre o confunde com um ator famoso. É um cara com quase nenhuma perspectiva, até que um dia ajuda uma garota na rua. Quem é esta garota? Ele não sabe, só sabe que o encontro com ela o deixou extremamente emocionado. A única prova de sua existência na vida dele é uma máquina fotográfica descartável. Ele reluta em revelar para não quebrar a privacidade, mas seu amigo Dev – personagem este que salva a narrativa com seu humor sarcástico - pega a máquina e revela. E assim começamos a conhecer quem é esta garota.

(...) E sei o que você está pensando. Você está pensando: Meu Deus! Você é o mesmo Jason Priestley, nascido no Canadá em 1969, famoso pelo papel de Brandon Walsh, personagem central da popular série americana Barrados no Baile? (...)

A narrativa nada mais é do que no puro estilo comédia romântica. Não sei se por ser narrado em primeira pessoa foi a culpa do livro ser lento em vários momentos, já que o protogonista é um tanto quanto sem graça mesmo. Mas o fato de Jason dialogar diretamente com o leitor dá a sensação de você querer dar respostas aos dilemas sem fundamentos que ele tem, este considero um ponto positivo, pois quebra um pouco a monotonia da história, longa desnecessariamente, são 400 páginas.

Em suma, a leitura de Charlotte Street me fez lembrar um pouco daquelas séries de comédia americana, tipo Friends. Mas para quem curte comédias românticas vai gostar deste livro, já que ele é uma sucessão de fatos esdrúxulos e por vezes engraçados. Personagens interessantes são: Dev, como já disse acima e Zoe, ambos amigos de Jason.

Em geral, não costumo falar sobre capas e outras coisas como acabamento, revisão, etc, mas a capa deste livro é bem bonita e outra coisa que me chamou atenção, esta pelo lado não tão positivo foi a tradução do livro em alguns aspectos,– em minha opinião. Bem, sabemos que a história se passa na Inglaterra, então todos sabem que a moeda de lá é a libra esterlina e a tradutora sempre se referia aos valores monetários em real, não achei isso legal e enquanto em outros momentos em que podia traduzir, não traduziu, por exemplo, no caso do nome Wales para Gales, ela não o fez. Bom, nada demais apenas uma observação, já que por muitas vezes os tradutores não gostam de traduzir nomes, enfim. Leia e forme sua opinião.

vanessa.b 12/10/2020

Propaganda Enganosa
Não me leve a mal, é um bom livro. Mas passa longe de ser o que a capa anuncia: "Um romance engraçado e irreverente. Uma história de amor..."
Está mais para uma história sobre um cara tentando superar um monte de problemas do passado, problemas amorosos e problemas do trabalho.
Enfim, é um livro ok para passar o tempo e ler uma história sobre dar a volta por cima. Mas certamente não é uma história de amor.

House of Chick 18/11/2012

Quando eu vi esse livro pela primeira vez não sabia muito bem o que esperar da leitura. A sinopse parecia ser bem interessante. Realmente tem uma boa história ali, mas como será que o autor desenvolveu? Essa foi a minha principal pergunta, que me levou a ler o livro de capa maravilhosa chamado “Charlotte Street”. E agora, depois de lido e de ter tirado minhas conclusões venho compartilhar elas com vocês.

“Charlotte Street” conta a história de Jason Priestley, um ex-professor e jornalista de meio período em um periódico gratuito de Londres. Ele tem 32 anos de idade e leva uma vida normal, apesar de não ter tido muito sucesso em algumas áreas dela, como no amor, já que sua noiva o largou e ficou noiva de outro. Agora alguns amigos o veem como um fracassado, e ele ainda divide o apartamento com o seu melhor amigo, Dev.

Jason não está no melhor momento de sua vida, mas quando ele está na Charlotte Street e avista uma garota cheia de bolsas, toda trapalhada tentando pegar um táxi, a ajuda com as sacolas. E quando o carro está partindo ele vê que algo ficou em suas mãos, uma câmera descartável 35mm. Ele até pensou em avisar, mas o táxi já estava bem longe.

Bastou esse pequeno acontecimento para Jason achar que ela era a garota certa, como se fosse tipo amor à primeira vista e acredita que isso possa ser coisa do destino. Então, com a ajuda de seu amigo Dev, ele revela as fotos e se agarra à esperança de encontrar aquela mulher do sorriso inacreditável, tentando desvendar todas as fotos pelos locais em que elas foram tiradas.

Foi muito bom acompanhar o crescimento do personagem ao longo da narrativa, pois, apesar de ser um cara com um pouco mais que trinta anos, ele ainda tinha muita coisa para crescer, mostrando para nós que não importa a idade, sempre temos algo em que podemos melhorar. É muito bom também vermos a amizade tão forte entre o protagonista e seu melhor amigo, Dev e, junto dos dois, nos divertimos bastante.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/charlotte-street-danny-wallace.html
Brunna 18/11/2012minha estante
Ainda não li esse livro, mas já vi muitas resenhas por aí que as pessoas falam em não ter gostado. A sua foi a primeira que leio e que tem um comentário positivo a respeito. No começo, eu tava muito a fim de lê-lo, pois, além da capa ser muito bonita e a temática interessante, fiquei sabendo que ele vai virar filme, mas depois de ler tantos comentários negativos, essa vontade passou.

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Vanilda 18/11/2012minha estante
Acho que um dos charmes da história é que ela se passa em Londres, então não vejo sentido para que seja "traduzida" a moeda, assim como em alguns livros são traduzido nomes de personagens sem a menor necessidade. Realmente a primeira coisa que vem à mente é que seria um livro de romance, mas acredito que o foco nesse caso é a amizade, a busca, mais do que o "romântico". Ainda não li o livro porque meu exemplar não chegou, mas estou com boas expectativas. É muito bom saber que a leitura flui de maneira fácil e que o texto é em primeira pessoa. Acho mesmo que fica com um ara mais intimista entre o leitor e o protagonista. Mais uma bela resenha.
vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Jéssica 18/11/2012minha estante
LONDRES? Já amei o livro,só enlouquecida por Londres, por tudo.AHH....deve ser lindo a estória se nesse lugar maravilhoso.
A questão da amizade, do amor, da busca pela pessoa amada deve ser muito bom de ser ler.
Essa é a primeira resenha desse livro que li, só conhecia a capa ( que achei muito linda),mas nem havia lido a sinopse dele antes.Então, imagina minha surpresa descobrir o que se tratava a estória.Nossa...gosto de livros assim.
Deve ser muito bom e está na minha lista de desejados.
Beijos

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
Ainda não cheguei a ler esse livro, portanto não posso comentar muito sobre ele. Mais pela resenha a história é bem bacana. :)
yarasp71@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
A capa desse livro me chamou atenção desde o primeiro momento.

Mas não achei a história lá essas coisas, algumas partes achei um pouco cansativo. Esperava mais dele.

Gostei do fato que se passa em Londres e dos detalhes dos lugares que o autor escreveu.

Beijos

Vanessa

Khrys Anjos 19/11/2012minha estante
Gostei da sua resenha. Esse é outro livro que muitas pessoas falaram que se decepcionaram ao ler pois quase não tem romance. Assim que o meu chegar poderei dar uma opinião mais objetiva sobre ele. Mas lendo sua resenha tenho certeza que irei gostar do livro.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Thais 20/11/2012minha estante
Eu sou daquelas que compra livros pela capa. A capa desse é realmente linda e apesar de não ser o tipo de livro que eu costumo a ler tenho muita vontade.
Acredito que deva ser legal ver o crescimento do Jason e as situações pelas quais ele passa, sem contar no cenário lindíssimo.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Ainda não li mas pretendo ler em breve. A história me interessou bastante e capa está belíssima. Adorei a resenha e é a primeira que leio sobre Charlotte Street. Além do mais, a história se passar em Londres dá um charme especial para o livro.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Liliana 12/10/2012

Duas estrelas e meia
Então, é mais um daqueles livros onde eu gostaria de dar mais do que duas estrelas porque tive momentos de êxtase literário e acho que, por alguns motivos, não mereceria chegar a três. Portanto, se aqui existisse, minha nota seria duas estrelas e meia!
Por que? Simples.
Charlotte Street deu muitas expectativas, afinal a possibilidade de um enredo rico e fantástico era enorme. Infelizmente, Danny Wallace se empolgou e se preocupou mais em fazer um livro longo que um livro contínuo. O personagem que, por vezes, incita raiva ou carisma do leitor, foi quem ficou responsável por tentar segurar quem estava lendo por mais tempo.
É a história do acaso, do destino e em como tudo isso é relativo. Se Jason não desse uma de perseguidor obcecado, ele não teria se desprendido de um ex relacionamento, não teria se perdoado e não teria seguido em frente. Ao mesmo tempo, teria perdido oportunidades de novas amizades e experiências que provavelmente não teria tido se continuasse cego. Jason Priestly estava cego e, por um acaso, na rua Charlotte Street, encontrou uma luz.
Romântico e doce sim, mas com alguns problemas de seguimento de enredo.

Anna 11/01/2022

...
O livro narra a história de Jason, um homem gentil que ajudou uma moça e se apaixonou pelo seu sorriso. Jason não sabe quem ela é, não sabe nem seu nome, mas está decidido a encontra-la. Sua única pista, a maquina fotográfica descartável que ela esqueceu com ele.
A partir desse ponto ele faz de tudo que pode para achar a moça misteriosa, buscando pistas nas fotos que estavam na câmera e imaginando se essas fotos contariam ou não uma história.

A partir daqui terá spoilers.

Esse livro, em muitos pontos, me lembra um pouco a série how I meet your mother, que tem uma história envolvente mas com um final decepcionante.

Por mais que a história do Jason, sua busca pela garota misteriosa, seu passado com Sarah (sua ex), sua luta para superar seus traumas e sua convivência com as pessoas ao seu redor, sejam interessantes e instigantes, o livro peca muito no final.

Eu esperava que ele achasse a garota e que nós, leitores, pudéssemos ver eles se apaixonarem, esperava que a gente pudesse conhecer um pouco dela e, talvez, até um pouco da dinâmica de casal deles e depois tivesse o anúncio do casamento.

Eu realmente me decepcionei, pois esperava mais do que ele só encontrando com ela nas últimas páginas e depois um salto para o futuro mostrando que eles iriam se casar.

Nina 22/09/2012

Charlotte Street - Danny Wallace
Jason Priestley é um homem que muitos de nós consideraria um fracassado, e só não o é porque ele não pode admitir para si mesmo uma verdade tão intensa. Aos 32 anos ele é um ex professor que deixou a sala de aula para ser jornalista, mas a única oportunidade que encontrou foi de freelancer como crítico de filmes ruins e restaurantes baratos, em um jornal gratuito do metrô. Sua ex namorada está noiva e grávida de outro, e parece estar no momento mais feliz de sua vida, mesmo que ele não consiga superar o rompimento. Ele e seu amigo Dev dividem um apartamento que fica em cima de uma loja de video games e ao lado de um lugar que todo mundo pensa ser um bordel, mas não é.

É importante esclarecer que esse Jason Priestley não é aquele que vocês estão pensando - o ator canadense que fazia o Brandon Walsh na série Barrados no Baile (que aliás eu adorava! tinha um postêr dele no meu quarto, rsrs). Esse é outro, com um pouco menos de sorte.

Mas a vida de Jason está para mudar. Num final de tarde típico londrino, ele vê uma moça se atrapalhando para segurar suas sacolas e fechar a porta do táxi e decide ajudar. Mas quando seus olhos se encontram, Jason sente alguma coisa, uma certa atração que poderia mudar sua vida. Porém a moça se vai sem que eles troquem uma única palavra, e ele percebe que ficou com um de seus embrulhos - uma câmera descartável 35 mm.

Motivado por Dev, Jason decide revelar as fotos e começa um busca para descobrir quem é a misteriosa Garota das fotos. Mas antes de se entregar para uma nova paixão, ele precisa resolver algumas questões de seu passado e de seu presente.

* * * *

Charlotte Street foi uma agradável surpresa para mim. É um tipo de livro que eu classificaria como um chick lit ao contrário. Sim, porque ele tem todos os elementos que o estilo, a única diferença é que o personagem principal é um homem. E foi realmente muito interessante ler todos os dilemas típicos de Marian Keys e Sophie Kinsella relatados por Jason.

Danny Wallace tem uma maneira inovadora de escrever e nos cativa rapidamente. É muito interessante a maneira como ele cria o Jason, um cara normal, que em certos momento é até bem chato, mas que a gente não consegue se afastar, pois tudo o que ele fala são coisas que estão tão presentes no nosso cotidiano que é fácil se identificar com elas. Jason vai nos contando sua história e se dirigindo a nós, seus leitores, e muitas vezes parece que estamos sentados com ele, conversando.

Aliás, Jason está sempre filosofando sobre tudo, e tem um parceiro ótimo para isso, Dev. Ele é muito irreverente e engraçado, e tem uma visão muito mais ampla e positiva das coisas, é ele que vai instigar Jason na sua busca e evitar que ele desista antes do fim. Os dois estão sempre tendo diálogos engraçados e com um humor inteligente, que faz a gente rir nem que seja um pouquinho. O livro todo é muito engraçado, com seus personagens malucos e ao mesmo tempo muito reais.

O único ponto negativo é que as vezes Jason pensa demais, filosofa demais. São páginas e páginas com ele sonhando, imaginando como seria se. Isso me entediou um pouco e prejudicou bastante a leitura, tinha momentos em que eu precisa me esforçar muito para me concentrar e controlar o impulso de pular a página.

Mas o final compensa muito! Danny Wallace conseguiu amarrar muito bem todo o enredo e ficou muito claro que não é mais um livro sobre um cara procurando uma garota, e sim sobre um cara que precisa enfrentar muitas adversidades, crescer e superar seus traumas para seguir em frente e conseguir o que quer.

B-jusssss! ♥
;-p

Resenha postada no meu blog Pronto.Falei!