Incrivelmente Simples

Incrivelmente Simples Ken Segall

Resenhas - Incrivelmente Simples

paula_ti_na_mente 07/11/2023

Uma ode à simplicidade
Apesar de o autor passar pano para as ?excentricidades? de Steve Jobs, o foco acaba ficando mais no poder de síntese do CEO, e como esse olhar fez a Apple sair do buraco no final dos anos 90.
Não se pode negar o legado que Jobs deixou e ver através do ?chicote da simplicidade? pode ajudar pequenas e grandes empresas a mudarem e descomplicarem seus processos.
Se você faz marketing, acho obrigatório ler. Como designer, gostei e recomendo a leitura.

Tatiana455 05/05/2023

?A simplicidade é máxima sofisticação ? assim pensava Leonardo Da Vinci e também Steve Jobs com sua obsessão pela simplicidade. E fazer o simples nem sempre é simples assim, bem como, o caminho mais simples nem sempre é o mais fácil. Em geral, demandam mais tempo, mais energia e talento.

Campos 12/07/2021

Interessante
Sempre achei o Steve Jobs uma pessoa com sérios problemas de comportamento, inclusive nos filmes sobre sua vida isso foi claro, porém esse livro consegue enxugar um pouco esse lado mais tirano dele, e mostrar em exemplos práticos como ele pensava. Uma ótima leitura com certeza ?

Moitta 22/01/2013

Simplifique
O culto a simplicidade, de fato, contra a tal complexidade.

É interessante ver o ponto de vista de alguém que trabalhou na empresa publicitária contratada pela apple antes de Steve jobs ser demitido, no período negro de sua ausência, na NeXT e na apple após seu retorno. Por comparação, também fez projetos para a Dell e a Intel, então apresenta diversos elementos para comparação.

A simplicidade é fruto das duas forças mais poderosas do mundo dos negócios: Cérebro e Bom Senso. Porém, é mais que uma meta - é uma habilidade, deve se fazer dela um hábito.

As pessoas preferem a Simplicidade.

E ela é "tudo ou nada". Não há meio termo, é por essa brecha que a ardilosa complexidade entra e se instala, se não houver um paladino da simplicidade sempre à postos. Não é um interruptor tipo liga/desliga, mas algo que deve estar no DNA, uma obsessão. Pode ser uma curiosa de expressar, mas Ken Segall usa essas expressões no livro e achei bem útil.
A maior eficiência se encontra na Simplicidade.
Sua ideia será mais rapidamente compreendida e mais facilmente lembrada se você não atravancá-la com outras ideias.

O caminha mais simples nem sempre é o mais fácil, em geral demandando mais tempo, mais dinheiro e mais energia.

Os 10 elementos essenciais da Simplicidade:

Pense Brutal
A Simplicidade requer franqueza; seja direto, sem rodeios, o que não significa ser insensível.
Essa comunicação honesta, incluindo feedbacks (do tipo notas que o Steve deu na reunição) economiza tempo no longo prazo.

Pense Pequeno
Pequenos grupos de pessoas talentosas com autonomia, eis um fator incrivelmente poderoso. Um pensamento grandioso aliado à atenção em cada detalhe.
Grupos pequenos tendem a melhores resultados, maior eficiência e moral mais elevado. E planos importantes requerem participação ativa do principal tomador de decisões.

Pense Mínimo
Muitas opções confundem. Qual o mínimo mantendo-se a qualidade alta e opções "suficientes".
Saiba que, a cada vez que tenta comunicar mais de uma coisa, você está diluindo a atenção do seu público. Se for necessário transmitir várias mensagens, encontre um tema em comum a todas e concentre-se em promover essa ideia.
Um mar de escolhas significa nenhuma escolha.

Pense Movimento
Mire de forma realista no alto e mantenha-se sempre em movimento. Para atingir a excelência, dois elementos são necessários: Planejamento e tempo insuficiente.
O cronograma perfeito é quase o Santo Graal, desconfie do cronograma "tranquilo".

Pense Icônico
É sempre útil cristalizar sua forma de pensar em uma imagem que simbolize a ideia, ou o espírito dessa ideia. Com o tempo, uma imagem conceitual proporciona às pessoas um jeito fácil de identificar sua empresa, sua ideia ou seu produto.

Pense Frasal
Palavras são poderosas, porém aumentar o número de palavras não aumenta necessariamente o poder. A melhor maneira de fazer você ou sua empresa parecerem mais inteligentes é expressar uma ideia com total simplicidade e clareza.
Dizer muito com poucas palavras.

Pense Casual
Livre-se dos ornamentos das grandes corporações. A formalidade é muitas vezes perda de tempo. Operar como uma empresa menor e menos hierárquica aumenta a produtividade de todos.

Pense Humano
Mantenha sempre em mente que todo grupo é composto de seres humanos, que naturalmente reagem bem à simplicidade. O melhor conselho é: só respeite a natureza da espécie.

Pense Cético
As forças da complexidade lhe dirão que algo não pode ser feito, quando, em geral, aquilo só requer um esforço adicional. Não permita que o desânimo alheio imponha concessões às suas ideias. Pressione.
Você também deve se orgulhar da sua independência e objetividade; analise os fatos e opiniões no contexto.

Pense Guerra
Tempos extremos exigem medidas extremas. Um momento extremo é quando suas ideias se veem em uma situação de vida ou morte. E quando a vida da sua ideia está em jogo, a última coisa que você quer é uma luta justa. E nunca se esqueça do que pode muito bem ser sua arma mais eficaz: sua paixão pela ideia.

Alex Souza 14/12/2012

Gostei, ótimo livro! A leitura lhe fará compreender melhor o universo chamado Apple criado por Steve Jobs, onde simplicidade é muito mais do que uma palavra de ordem ou um slogan criado por um marqueteiro qualquer, mas o DNA desta empresa.

Você será convidado a reavaliar a forma como encara os processos decisórios de seu dia-a-dia, ponderando a respeito de suas escolhas, complexas ou simples, percebendo que muitas vezes escolhemos a primeira por entender que nelas estão as "mais seguras"...

Sobre isso veja o que eles disse: "O simples pode ser mais difícil que o complexo. Você precisa dar duro para esclarecer e simplificá-lo. Mas no final acaba valendo a pena, porque, quando chegar lá, você terá o poder de mover montanhas."(Steve Jobs)