Ogro
05/05/2013Filosófico demais...A proposta do livro é tentar explicar COMO FUNCIONA a retenção de atenção das pessoas em relação a marcas. E, a crédito dos autores , eles argumentaram extensiva e metodicamente sobre o tema - porém, de uma forma tal que torna a leitura CANSATIVA .
No final, na verdade no penúltimo capítulo, o que acaba sendo a REAL proposta do livro é apresentar um sistema de classificação de marcas - se a marca é vista como (em termos comportamentais) uma opção, expressão, conveniência ou autoexpressão. Essa avaliação de "ligação" os autores batizaram de ICHM - Ìndice de Conexão Humana das Marcas). Para quê serve? para avaliar a ligação de uma marca na "mente" das pessoas . Para quê usa isso ? Ah, bem...
Talvez eu esteja sendo injusto, mas para mim é o equivalente a um daqueles testes que fazemos para entrevistas e que nos classificam como "assertivo", "monárquico", "legalista", "lógico", etc - uma estampa alocada que PODE dizer algo a respeito . Ou não.
Talvez a proposta seja tão revolucionária que eu não consigo avaliá-la devidamente ou então seja algo tão corriqueiro que não consigo ver a validade.
Minha sugestão é: comece do capítulo 7 ; se achar a proposta interessante vá até o início e leia com um caderno para anotações do lado.