Borderline

Borderline Taty Ades

Resenhas - Borderline

Thati 15/11/2021

Para iniciantes no tema
Bom livro para quem está iniciando o tema.

A abordagem da autora sobre o tema é psicanalítica.

Traz relatos da perspectiva sob a visão dos pacientes .

Carlinha 25/06/2020

Um livro de cabeceira
Termino essa leitura certa de que agora eu
no papel de estudante de psicologia tive uma visão mais abrangente e suscita sobre um transtorno que eu ainda não conhecia tão bem.
O livro que foi escrito por um psiquiatra brasileiro e uma psicanalista, já começa nos dando um retrato fiel do que se trata esse transtono ainda pouco explorado ou conhecido em diversos países. Logo na apresentação do livro vamos aprender sobre como se deu a descoberta do TPB, e bem resumidamente os autores vão explicando sobre o transtorno que pode ser facilmente confundido com pacientes neuróticos e psicóticos (como os bipolares) já que o TPB se caracteriza por ser uma fronteira entre a neurose e psicose, ai dificuldade de diagnósticar com clareza os sintomas e finalizar o prognóstico.
Enfim, o livro vai discorrer entre explicações dos profissionais e entrevistas reais de borders e familiares contando com riquezas de detalhes suas mais angustiantes experiências vividas diariamente por eles que muitas das vezes são diagnosticados tardiamente ou erroneamente (tomando medicações errada...). São diversos relatos e todos muito parecidos tanto na percepção da angústia de quem convive um border quanto deles próprios. É surreal saber que tem tantas pessoas por ai sofrendo desse mal e muitas vezes do nosso lado e nem sabemos ou achamos que é só depressão. Um outro detalhe que me chamou atenção na leitura é a forma como os autores vão nos guiando para "identificar" o TPB de maneira fácil, porém é preciso ter cuidado e observar os muitos detalhes que vai dando indícios de um possível TPB, somando a importância primordial da terapia e remédios para uma vida menos angustiante dessas pessoas que como o próprio livro diz: vivem como vulcões em erupção, 8 ou 80 ou em um universo paralelto (preto e branco)
Uma ótima leitura para iniciantes do curso de humanas, familiares, e para o próprio paciente, pois o livro dá um norte para eles e de certa forma perceberam que com o tratamento correto e apoio familiar poderá ter uma vida mais leve e menos solitária. Recomendo muito a leitura! Dei quatro estrelas porquê eu acredito que ao invés de tantos relatos/entrevistas ps autores poderiam ter aprofundado mais no transtorno em si.

Arlete.Lety 06/06/2016

Excelente guia para para identificar quem possui o transtorno e nos apresenta dica sobre como lidar com elas. A leitura é um pouco rebuscada pois é para o público de psicologia, sendo estudantes e profissionais da área. Mas é compreensível sim!