Adormecida

Adormecida Anna Sheehan

Resenhas - Adormecida

Isa Souza 30/08/2012minha estante
Com certeza vai ter continuação. Com um gancho desse, duvido não ter.

Belle 17/07/2013

Adormecida é um livro futurístico, que conta a história de Rose Fitzroy – uma garota de 16 anos, herdeira de uma corporação intergaláctica e multimilionária, a UniCorp –, que após 62 anos em estase (espécie de sono quimicamente induzido), é despertada por um belo rapaz lhe fazendo respiração boca-a-boca. Assim, Rose se vê em uma época totalmente diferente, onde todos os que ela amou já morreram e não há como saber em quem confiar.

A princípio, o livro parecia ser mais uma releitura de A Bela Adormecida e eu não esperava grande coisa, só que, aos poucos, a história de Rose vai se revelando totalmente diferente do conto de fadas da Princesa Aurora. Depois de despertar, Rose é levada para o hospital porque 60 anos de sono estase a transformaram em um caco. Ela está extremamente fatigada, sua cabeça está lenta e suas memórias são caóticas. Além disso, seu corpo não é mais o mesmo. Rose não consegue comer e nem se movimentar muito bem. Ela é apenas uma sombra pálida da menina linda que já foi um dia…

O mundo que ela conheceu está morto e o Novo Mundo lhe é tão hostil que Rose tem vontade de voltar correndo para dentro do seu tubo estase e para seu sono gostoso e tranquilo. O pior é que existem algumas pessoas que realmente gostariam que ela fizesse isso… Diante de tantos problemas, Rose acaba transformando Brendan, o garoto que a despertou, em sua tábua de salvação. Ele é lindo, divertido, compreensivo e parece ser o único que não a trata de maneira hostil. Além de Brendan, temos outros ótimos personagens secundários, como a própria família dele e o Otto, que vai conquistando espaço aos poucos, no livro e em nossos corações. Eu perdi as contas de quantas vezes tive vontade de dar uma surra nos pais adotivos da Rose, Barry e Patty.

Eu gostei da forma como Anna Sheehan conduziu a história. Rose é cercada de mistérios, coisas estranhas e extremamente suspeitas e a autora foi revelando tudo aos poucos, mostrando primeiro o presente de Rose e os problemas que ela tinha de enfrentar, deixando claro que o passado dela era tão problemático quanto o futuro, para depois responder todas as nossas dúvidas sobre quem a pôs para dormir e o motivo; por que ela foi esquecida e, mais importante, porque ela foi colocada em estase tantas vezes, antes da última que durou 60 anos.

Todo o mistério garantiu que o leitor ficasse preso à história do início ao fim. Uma jogada de mestre, devo dizer. Em muitas passagens, eu detestei a passividade da Rose, ela é insegura, nunca reclama de nada e aceita tudo o que lhe é imposto. A garota simplesmente não conhecia a própria força, não sabia do que era capaz. Rose acreditava, de verdade, que sua única qualidade era o dom para a pintura e foi incrível acompanhar o crescimento e as descobertas dela sobre si mesma e sobre o seu passado. Incrível e doloroso. Ao contrário do que todos acreditam, a vida dessa princesa moderna (ou seria antiquada?) é cheia de dor e ela passa por muitas coisas ruins até que todas as peças se encaixam e ela tem um pouco de paz.

Eu fiquei meio apavorada quando percebi que faltavam umas cinco páginas para o fim do livro e não havia nenhum indício de que a história terminaria como eu queria, ou sequer como eu esperava que terminasse. E, devo dizer que a história termina de um jeito que ninguém imaginaria… De forma abrupta mesmo. Eu só conseguia me perguntar “cadê o resto, Anna? Cadê?!” O que foi um susto tremendo, já que não havia nenhuma informação no livro, ou no Skoob, sobre se ele fazia parte de uma série. Contudo, pelo que li nos fóruns, parece que no site da autora há informações sobre uma continuação. Nada mais justo, aliás, porque eu me sentiria indignada sem o “felizes para sempre” da Rose. Depois de tanto sufoco, a menina merece!

site: http://www.itcultura.com.br/2013/07/adormecida-de-anna-sheehan/

Tammy 01/08/2013

Fiel a Bela Adormecida?
Ok, a primeira coisa quando pensamos quando lemos o título é ‘’É uma versão não muito diferente de A Bela Adormecida, aquele filme da Disney que assistia quando era criança. ’’ Não, você não está errado em achar isso logo de cara. Também achei isso, mesmo depois de ter lido a sinopse continuei com esse pensamento, e sim, me enganei feio. Pretendo ler mais livros futurísticos, pois realmente acho a ideia fascinante, mesmo Adormecida não sendo um livro totalmente focado em ficção-científica de qualquer jeito tive uma ótima relação com ele.

A sinopse é basicamente assim: Rose é filha de dois empresários que são donos de um grande patrimônio global. Essa empresa investe principalmente em tecnologia e viagens interplanetárias. Rose é acordada 60 anos depois da sua época devido a um dispositivo que cria um sonho artificial, chama-se ''estase''. Logo ela descobre o que aconteceu quando estava ''dormindo''. A morte de seus pais e namorado principalmente a notícia que ela agora é a herdeira de toda a empresa. Fiquei em conflito sobre o porquê de ela querer tanto estar em estase, antes e também depois de ter acordado. Mas acredito que se a tal maquina realmente existisse uma parte considerável de pessoas gostariam de passar um tempo sem problemas ou frustrações, apenas deixando que o tempo resolvesse toda a situação, não parece uma ideia tão ruim assim. Sim, uma atitude totalmente covarde, e acredito que isso varia a cada pessoa. Por esse motivo que fiquei em conflito com Rose, eu esperava alguma reação dela a todo o momento, me perguntava o porquê de ser tão obediente e calma, ela simplesmente fazia o que todos queriam e não o que seu coração mandava. Então, depois de esperar tal atitude ela me surpreendeu um pouco e pude compreendê-la melhor. Rose é o tipo de personagem que se desenvolve depois de acontecimentos e eu realmente fiquei feliz por isso.

Ao decorrer da leitura é possível ver que envolve um quê de ficção científica, o que não deixa a estória ficar chata, mas dá uma curiosidade a mais sobre o que realmente aconteceu em todos aqueles anos. Adorei a ideia de como ela citou os problemas de um mundo que passou por um período de colapso e ainda assim conseguiu seguir em frente, o tipo de governo adotado, a condição que o ser humano colocou o meio ambiente, e é claro a tecnologia avançada, ler isso foi algo bem bacana. A autora prende o leitor com todo o suspense, as descobertas e a crise, o passado que Rose terá que saber, passado que se perdeu para sempre e que ela tenta tão desesperadamente voltar. O livro é narrado em primeira pessoa então podemos ver todos os pensamentos de Rose em a relação de conflitos com os pais e a solidão que a mesma sente.

Me apaixonei pelo antigo namorado dela, Xavier. Ele foi um cara gentil, carinhoso, apaixonado e devoto a Rose e nós podemos ver isso quando passam pequenos flashbacks suas lembranças. Outro destaque também vai para Otto. Ele me despertou curiosidade e simpatia desde o começo. Mesmo sendo um pouco estranho (ele é mesmo estranho, porém não irei contar por que se não fica chato) ele é um bom amigo. Esperava a cada momento para que ele entrasse na cena. Um beijo para Otto! kkk

Continuando... Eu tive uma impressão do que poderia acontecer em determinado momento, mas o que é mais interessante ainda é que, aconteceu e se não bastasse isso a autora criou um desfecho de uma maneira que me surpreendeu ainda mais. Incrível! E outra! Rose tem fixação por Arte. Ela tem um dom para pintar e vemos sua paixão bem explícita. Algo que gostei bastante também é que ela faz referência a grandes pintores como Van Gogh (meu preferido). E fala até um pouco em relação à arquitetura e seus desenhos de carvão.
Recomendo, e digo, se você achou e deixou de lado pelo falo de ter algumas impressões do conto, não leve totalmente para esse lado, pois há algumas semelhanças, mas são poucas e não compromete o rumo da estória, particularmente eu gostei e não as mudaria. E é claro, se quer ler algo ‘’leve’’ sobre o gênero futurístico, vale a pena pegar Adormecida para ler (:

Duan Baptista 30/05/2013

Tão bom que eu não queria que termina-se!
História com incríveis reviravoltas! Livro mais que recomendado ^^

Karini.Couto 24/08/2013

"Um longo, longo sono, um famoso sono
Que ao dia não se apresenta
Pelo esticar de um membro ou movimento de uma pálpebra
Um sono idependente.

Terá sido a ociosidade sempre assim?
Encerrada em uma lage de pedra
A desfrutar o passar dos séculos
Sem nunca a tarde fitar?"

(Emily Dickinson)

"Adormecida" segue a linha de livros distópicos, narrado em um futuro completamente fantástico e interessante que deixa o leitor ávido por mais!

Venham comigo e conheçam um pouco sobre essa história que tem tudo para arrebatar muitos fãs de distopias e tantos outros que nunca leram nada do gênero!

Rose Fitzroy ficou em "estase química" por sessenta e dois anos e ao despertar através de "um beijo" de Brendan Sabah, viu seu mundo de pernas para o ar, pois acordou para uma realidade desconhecida, onde as pessoas de seu passado não existem mais.

Rose nunca havia passado tanto tempo em "estase", na verdade nem mesmo os astronautas e colonizadores o tinham feito. Todos eram despertados ao menos uma vez no mês para que pudessem evitar a "fadiga estase". Pelo fato de ter passado tanto tempo desacordada, Rose sente sua pele inchada e sensível, com ossos protuberantes, visão turva, respiração fraca e fica enjoada sempre que tenta ingerir algo. Na verdade sente-se uma velha.. O que técnicamente é verdade, já que ela tem mais de oitenta anos com apenas dezesseis (idade na qual entrou em "estase").

Nem todos estão contentes com o despertar de Rose, já que ela é herdeira única de um grande patrimônio intitulado UniCorp (corporação interplanetária), ela é vista como aberração por uns, estorvo.. Como alguém interessante e por aí vai! Só o que se pode ter certeza é que no mínimo Rose desperta a curiosidade de muitas pessoas! Afinal não são todos os dias que se encontra alguém em um "caixão de vidro" que dormiu por longos e longos anos!
Todos, inclusive a própria Rose, estão curiosos para saber o que aconteceu com a "Bela Adormecida".

A alguns anos atrás aconteceu os Tempos Sombrios que foram desencadeados pelo crescimento populacional, pelo boom econômico e que criou um abismo entre ricos e pobres, pelo retorno de doenças como a tuberculose, peste bubônica entre outras.

Só o que Rose faz nos próximos meses em que acorda é o que esperam que ela faça! A única coisa que a alegra um pouco é o estúdio de arte montado em seu quarto e seu cachorro Estradas Desertas, que ela preferiu chamar carinhosamente de Zavier; como uma lembrança ao seu grande amor e melhor amigo Xavier, rapaz no qual ela pensa a todo instante e sente muita falta! Alguém que conhece Rose muito bem, está fazendo com que ela se sinta mais confortável em sua situação lamentável! Quem será? Ou será que ela está imaginando coisas?

Minhas impressões:

Ao iniciar a leitura não esperava encontrar um livro tão futurístico e ao mesmo tempo que me agradasse tanto. Levou pouco tempo para que eu me acostumasse com os termos criados pela autora para diferenciar o tempo narrado no livro e também a época em que o livro se passa.

Imaginem que susto seria acordar depois de tanto tempo e perceber que você não pertence a tal lugar.. Ou melhor.. Não pertence mais a lugar algum! Tudo é completamente novo e assustador para Rose e sendo uma jovem de apenas dezesseis anos seus sentimentos estão absolutamente a flor da pele!

Adorei as lembranças do passado em que ainda era uma menina e se recordava com carinho de Xavier que fora o único amigo que ela teve, pois estava sempre em "estase" enquanto todas as outras crianças cresciam de forma normal! Essa amizade tornou-se um amor puro e simples que ela pôde vivenciar as poucas vezes em que não estava em "estase".

O livro traz citações a grandes artistas como Dalí, Nehru, Van Gogh, Monet.. E a todo instante nos deparamos com menções a arte, pois isso é uma das poucas coisas sobre a qual Rose realmente entende!

O livro é triste em muitos pontos, pois Rose é e sempre foi muito solitária. Sua situação foi imposta como sendo a coisa certa e quando Rose percebe isso, entende que ela nunca "viveu de verdade".. Ela foi deixada para trás, esquecida propositalmente.. Os motivos? Vocês saberão ao ler o livro!

Como se não bastasse toda a sua situação trágica; Rose se vê apaixonada por Bren, que não retribui da mesma forma e acaba magoando-a ainda mais fazendo com que ela deseje estar em "estase" novamente, pois é a única forma de esquecer os males que lhe aflinge.

Tenho que mencionar Otto, estou simplesmente encantada com ele. Otto é propriedade da UniCorp por ser um experimento, ele teve seu DNA alterado a partir de um micróbio e apesar de ser quase normal, não é considerado assim; não possuindo direitos, podendo morrer a qualquer instante! A história dele é triste e a maneira como ele se identifica com Rose e se preocupa com ela é incrível de se ler! Vocês entenderão quando lerem o livro!

Adormecida é um livro intenso, que mexeu com o meu emocional, pois apesar de parecer um livro meio estranho por causa da "estase" ou do Otto que é geneticamente modificado sendo visto como objeto e até uma aberração.. É um livro profundo, tocante e de uma sensibilidade impressinante!

O livro terá continuação e espero que em breve eu possa estar me deliciando com uma leitura tão prazerosa quanto Adormecida foi!

site: http://www.mixliterario.com/2012/09/resenha-adormecida-anna-sheehan.html

Brubs 11/01/2013

Minha Opinião: Adormecida
Fonte: http://contodeumlivro.blogspot.com.br/2012/11/minha-opiniao-adormecida.html

Bom, a sinopse já disse tudo. No começo da leitura eu não sabia o que esperar desse livro, apesar de já ter lido algumas resenhas, realmente não sabia o que iria ler.

Quem não conhece o livro e acha que é algo a ver com a Bela Adormecida, pode tirar o cavalo da chuva, a única semelhança é que Rose está em estase à vários ou melhor décadas.
Como a sinopse já diz, os pais de Rose Samantha Fitzroy a colocam em estase (coma induzido por substâncias químicas onde faz que com suas células não envelheçam) e quando ela acorda, está tudo mudado, os pais morreram e ela tem que entender o que houve messe mais de 60 anos.
Imagine você! Acordar daqui a 60 anos, sem saber o que aconteceu e o pior saber que esta sozinho, sem ter ninguém por perto. Ah!! E o pior de tudo, conforme vai se acostumando, descobre que tem um Plastine ( plastine é uma corpo humano plastificado, o que o torna indestrutível) atras de você. Pensa no desespero!!
É isso que Rose tem que se acostumar, viver o presente, mas com o passado batendo a sua porta.

O livro me prendeu de jeito, li em um domingo, não conseguia largá-lo, amei isso *-* A escrita da autora ajuda e muito, é super gostosa e de fácil entendimento. Apesar que falei super bem do livro, maaaas, infelizmente algumas coisas ficaram no ar sem explicação e eu fiquei com cara de Ué!! e por isso só dei 3 estrelas lá no Skoob. Mas, independente disso, é uma leitura diferente, criativa. Se eu indico? Com certeza. :D

Loy 14/07/2018

Bom , primeiramente confesso que se não tivesse o clube como um compromisso não teria prosseguido com a leitura ate o final. No começo adormecida pode não ser o típico livro que estamos acostumados a ler, não tem aquele roteiro certinho e previsível de um romance , talvez isso é que o faça ser tão especial. Ao ler a sinopse lembro que pensei que seria uma comedia romântica moderna baseada no lindo clássico dos contos de fadas , imaginei a Rose sendo uma herdeira de uma multinacional típica , mas nada poderia me preparar para a realidade tratada no livro , a partir das primeiras paginas já me peguei surpresa e impressionada com o livro , a autora usou de uma criatividade tao singular que nem posso descrever , uma mistura de matrix/futuristic com conto de fadas só que sem a parte do romance , só com o drama.
Gente sei que não conta muito mas me peguei diversas vezes chorando lendo ele , a coitada da Rose apesar de ser uma herdeira interplanetária sofre muita rejeição e aprende a superar , fiquei o livro todo chorando por ela e pelo ?amor que ela acreditava estar morto? e chorei mais ainda quando ela descobriu que não.
O final me surpreendeu e me comoveu de uma maneira incrível , mas achei muito interessante perdoem ?me pela falta de detalhes sei que a maioria de vocês não o leu ainda , quero evitar spoiles porque quem sabe após esse meu relato vocês não resolvem dar uma chance á adormecida.
Foi um livro que me cativou sim, apesar de não ser bem o estilo literário que estava acostumada o devorei em uma semana e fiquei impressionada com o final.
Há rumores de que o livro será uma seria , bom só nos restas aguardar para ver se nossa Rose Fitzroy terá enfim seu final feliz.

minha musica tema p/ esse livro :

Michele 16/02/2013

lindo de mais...
confesso que no inicio por achar que tratava de uma releitura d classico deixei o livro por um mes mais ou menos largado na minha estante..porem resolvi pega-lo (n nao lembro exatamente pra que) e Punfh foi amor a primeira lida.. serio primeira pagina e eu ali grudada.. nem lembrava mais o que eu ia fazer so sei que o agarrei e devorei ele... porque o livro é SIMPLESMENTE FANTASTICA ...releitura de classico que nada a unica coisa que ela tem de parecido é o fato de ter dormido um pouco mais que o normal tipo 60 anos... e que um garoto (belo) a acorda.. mas é ai que acaba qualquer assunto em comum.. o livro é uma mistura de ficcao cientifica e romance... e sim os dois estao presente a todo momento.. Rose Ftzroy foi colaca em estase e dormiu por aproximadamente 60 anos.. ao ser acordada tera de enfrentar coisas que vai desde o seu corpo nao funcionar direito até a aceitação da perda de todos os que ela amava.. fora o fato de que tudo mudou nada é como antese ela tera de se adaptar.. em meio a tantos problemas um maior surge.. quando rose foi acordada algo mais acordou e este nao descansara até cumprir seu objetivo... enredo simples, com reviravoltas emocionantes... como nao gostar??
estou surpreso que voce ainda se lembre. pag209
Voce sempre esteve nos meus pensamentos, Rose. eu sempre desejei esquecela mas nunca consegui... pag 265

Tati oliveira 24/01/2013

Rose Fitzroy esteve em êxtase por 62 anos, dormindo um sono induzido, esquecida em um porão quando é acordada por um lindo, e desconhecido, jovem, Brendan.

Durante todo o tempo que esteve dormindo muita coisa aconteceu, o mundo passou por anos sombrios e toda sua família, todos que amavam estão mortos.

Agora ela é a única herdeira de um império milionário, e precisa se adaptar a esse novo mundo, fazer novos amigos, descobrir o que aconteceu a seus conhecidos, o porque ficou esquecida por tanto tempo, e, acima de tudo, descobrir quem ela mesma é.

Como se tudo isso não fosse suficiente, a garota ainda tem que lidar com um assassino decidido a acabar com sua vida.

Sem saber em que, confiar, ou mesmo como as coisas funcionam nesse novo mundo, Rose precisa lutar para ter uma vida que a muito lhe é roubada.

Que livro é esse? Eu amei! Do começo o fim eu fui cativada, Adormecida é aquele tipo de livro que não da pra largar, você chega no trabalho e fica desesperado pra sair e poder continuar a ler.

A história é contada em primeira pessoa, por Rose, podemos perceber a confusão dela nesse novo mundo, a solidão que ela sente, e sempre sentiu, por não ter amigos, e, aos poucos, por meio de suas lembranças, vamos entendendo toda sua vida, a idéia do êxtase, e a sociedade.

Como o Bren comenta, Rose tinha tudo pra ser uma garota riquinha, mimada, acostumada a todos fazerem suas vontades, alguém bem insuportável, mas ela é bem o oposto, se preocupa mais com os outros do que com ela mesma, evitando contar qualquer coisa que possa atrapalhar alguém, guarda tudo para si, e tenta sempre estar, ou parecer, feliz.

Outro personagem que gostei bastante foi Otto,  ele não é humano, e nem fala, mas é a criatura mais fofa de todas, a forma que ele se comunica com as pessoas, tocando-as, é única e muito intensa. Espero que ele tenha mais destaque no futuro :)

Acredito que Adormecida seja um livro distópico, ainda tem todo o charme desse estilo, mas o foco da história é totalmente na garota, a sociedade fica totalmente em outro plano.

Anna Sheehan possui uma escrita que me encantou muito,  toda a história possui uma beleza que há muito não via, misturando conto de fadas e um mundo distópico, seu livro conseguiu entrar, sem muito esforço, para minha lista de favoritos.

Yasmim 14/06/2016

Tinha tudo para ser muito bom.
O que posso dizer desse livro? Um bom tema, mas que não foi bem trabalhado. Foi só isso que vi enquanto lia o livro. Sorte minha não ter depositado grandes expectativas sobre ele. O que quer dizer que não precisei me decepcionar tanto assim.

Não vou dizer que a narrativa da autora era ruim, porque não era. Foi mais como ela trabalhou esse tema. Tornando o livro cansativo, confuso e totalmente artificial. Digamos que grande parte do livro me senti confusa, uma outra parte entediada e só no final me senti interessada, que é quando o motivo de ela estar em estase química(uma espécia de sono induzido que faz com que a pessoa permaneça da mesma idade e sem precisar se alimentar/beber água e etc.) e sobre os pais dela.

Sobre os personagens, não sei bem o que dizer. Não achei que eles foram muito explorados. O único que gostei foi Otto, por ter uma história muito interessante. Que nem mesmo a Rose( que é a principal) realmente me interessou. Os pais dela então, são dois malucos de marca maior.

No geral, minha nota é 3. É um livro que não é bom, mas também não é ruim. Só poderia ser mais explorado pela autora. Tinha tudo para ser muito bom.

site: http://cantinhodayaah.blogspot.com.br/2016/06/resenha-14-adormecida.html

Um Livro para Amar 02/11/2019

E a maldição do sono só vem de vilões da Disney?? Tadinha da fama da Malévola
Sinopse: Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo – ou não haverá futuro.
Se você pensa que relações abusivas só ocorrem entre casais, meu bem se prepara para ler este livro.
Eu, assim como uma parcela dos leitores deste livro, iniciei a leitura pensando encontrar uma releitura de a Bela Adormecida, pois então, não tem nada a ver com a história que conhecemos, mas tem alguma coisa ou outra que nos remete a princesa Aurora.
Vamos por partes.
Primeiro, nossa protagonista se chama Rose. Ela é filha de um casal rico, muito rico, que prosperou ainda mais nos tempos de crise do mundo, investindo em viagens para a lua. Ela foi posta para dormir na câmara estase e nunca foi despertada. Surreal, não?
Segundo, Rose é despertada muitos anos depois, por um garoto bonito (mas não é com beijo ok? Tá mais para ressuscitação aqui) onde ninguém mais que ela conhecia estavam vivos. O mundo que foi devastado pelos tempos sombrios enquanto ela dormia. Pesado né?
Rose, herdeira de toda a fortuna de seus pais (já mortos), entra em uma espécie de reabilitação pós o sono estase (é uma máquina que meio que simula o coma, só que a pessoa que é colocada ali não envelhece, não precisa de comida e nem água e também não fica doente) e tenta socializar no novo mundo.
A tarefa por si só já é muito difícil, mas consegue piorar. Alguém tenta inúmeras vezes matar Rose. Então, a missão de apenas seguir em frente com sua vida, se torna sobreviver a qualquer custo.
Lembra que falei de relações abusivas? Então, em meio a correria pela sobrevivência e re-sociliação, Rose começa ter lembranças do seu passado. E pasmem, pais ricos mas relapsos. Ah você quer ir na festa da coleguinha de sala? Hum, eu tenho reunião nesse dia, mas se você insiste muito em ir, é melhor você dormir um pouco para se divertir melhor na festa. Ai vai a guria pra câmara estase. Hum, ela está numa fase difícil de controlar, vai para o sono estase. Hum, eu quero uma segunda lua de mel, sono estase na guria. Ah coitada da Rose viveu tentando não desobedecer aos pais para não acabar na câmara estase.
A empregada da família, com dó da situação da Rose, passou a tirar ela da câmara estase na ausência dos pais, o que deu dias de alegria para Rose, isso claro, até os pais dela descobrirem.
Dá para ser pior que isso? O livro mostra que sim. Se for para tratar crianças assim, é melhor nem ter filhos! Diferente da Princesa Aurora aqui, vemos Rose lutar de verdade para viver, claro que não é repentino, mas o despertador para sobrevivência e a busca por resposta são estimulantes muito bons.
Um salve para Rose que apesar das circunstâncias conseguiu ainda ser uma artista talentosa e achou exatamente a coragem que procurava.

Joice (Jojo) 18/04/2016

Frustrada com uma trama que tinha enorme potencial
Sabe aqueles livros que poderiam ser muito melhores, e você lamenta bastante o fato de eles não o serem? Há tempos eu não tinha uma experiência dessas, mas "Adormecida", de Anna Sheehan, veio para lembrar-me de quão frustrante isso pode ser.

A versão da autora do clássico infantil "A Bela Adormecida" tem uma premissa excelente. Há todo um mistério envolvendo os motivos que levaram os pais de Rose a colocarem-na "para dormir" por tanto tempo e em repetidas ocasiões, fato que acabou prejudicando a vida da garota. O nome da protagonista, inclusive, poderia ser relacionado à flor protegida pelo Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry, tais são as barreiras que separam Rose do "mundo real".

Todavia, e esse é meu maior motivo de frustração com este livro, a autora passa mais da metade da narrativa apresentando-nos uma trama insossa e uma protagonista apática, que só depois da página 230 mostra seu verdadeiro potencial. Repito: fiquei enormemente decepcionada. A experiência de leitura teria sido outra (muito melhor) se Sheehan houvesse apresentado melhor sua proposta.

Só tenho a lamentar.

Vânia 25/11/2012

Não é releitura de Bela Adormecida...
Fiz uma longa resenha em meu blog e contém spoiler.
Se estiver interessado(a) em ler, o link é:

Carla.Lorenzi 14/04/2013minha estante
Fui lá no seu blog e adorei a resenha!