Zumbis x Unicórnios

Zumbis x Unicórnios Meg Cabot...

Resenhas - Zumbis x Unicórnios

Rafa 22/09/2012

Resenha - Zumbis x Unicórnios - Vários
Zumbis x Unicórnios é um antologia chefiada por Justine Larbalestier, defensora do Time Zumbis e Holly Black defensora do Time Unicórnios. Antes de começar a falar sobre as estórias, gostaria de salientar que eu não torcia pra nenhum desses times antes, nem mesmo nunca li nada sobre eles. E agora, foi meu primeiro contato no quesito leitura.

A distribuição dos contos organizados pelas meninas ficou muito boa, aliás quando elas debatiam o que podemos esperar em cada estória, não conseguia me segurar. Uma falava que os zumbis eram melhores e a outra falava o contrário. Foi muito hilário.

Por ser um livro de contos, resenhar ele não é nada fácil. O que posso dizer é que poderá agradar a maioria dos leitores, visto que há uma diversidade de estórias bem legais e fascinantes. Saiba mais um pouco sobre elas:

A Mais Alta Justiça, por Garth Nix
O primeiro conto é super estranho. Já começando pelo Time Unicórnios, A Mais Alta Justiça conta a história de uma princesa e seu unicórnio. Na realidade, a princesa não se contentou com a morte da mãe e o unicórnio da filha consegue trazê-la de volta através de seu chifre milagroso, mas num estado morta-viva. O que a rainha queria mesmo era vingança sobre o Rei, que a atentou junto com a amante. Achei estranha essa história, Nix ficou em cima do muro sobre qual time torcer. Pra mim ele caiu para o lado zumbi da história. Porém, gostei da narrativa, o leitor pode se confundir no começo com algumas peças, mas engata com os detalhes pouco expressivos do autor depois.

Love Will Tear Us Apart, por Alaya Dawn Johnson
O primeiro da antologia foi sobre zumbi, onde mostrou muita originalidade da autora em misturar homossexualidade com os desejos de um zumbi morrendo de fome. Uau, esse foi um dos que mais gostei, fora o final dele que acho digno de se ver num filme. 10!

Teste de Pureza, por Naomi Novik
Esse conto achei bem simples, até penso que não faria falta na antologia. Conta sobre um unicórnio e uma garota que vão atrás dos filhotinhos, presos na casa de um Mago doido pela imortalidade.

Buganvílias, por Carrie Ryan
Acho que o Time Zumbi está vencendo até agora... Nessa versão, zumbis não são nem do bem nem do mal, é mais uma versão natural e nojenta, que todo mundo consegue só de ver. A história alterna entre Agora e Antes, me dando estado de nervos, porque isso sempre me confunde na história, mas acabei pegando todo o contexto. Iza e seu pai vive com várias outras pessoas numa ilha bem isolada, porque depois do Retorno, descobriram que ali seria o melhor lugar para ficar livre dos ataques de zumbis. Bom, pelo menos por enquanto, nunca se sabe quando algo inesperado pode acontecer, quem sabe um ataque surpresa de zumbis.

Mil Flores, por Margo Lanagan
Esse parece um daqueles dramas bem complicados de se explicar. Porém é um dos melhores contos do Time Unicórnios. Um jovem é preso após tocar na princesa, a rainha muito revoltada pergunta à filha se ele a atacou e ela nega na mesma hora, ele é solto. Mais tarde, um parto de uma senhora é feito, e esse jovem acaba ajudando-a, o mais estranho é a criatura que sai dela, a coisa em si eu não sei o que é, e nem posso contar... Beeeeem estranho!

As Crianças da Revolução, por Maureen Johnson
Esse é muito bom. Uma certa jovem vai trabalhar na casa de uma famosa mulher rica para só cuidar de suas crianças adotadas, mal essa jovem sabia que essas crianças não são nada normais, aliás suas vidas nunca serão... Um conto fofo, onde podemos acreditar que crianças também podem ter seu lado zumbi. Uma beliscadinha aqui não faz tão mal assim...

O Cuidado e a Alimentação de seu Filhote de Unicórnio Assassino, por Diana Peterfreund
Esse foi um dos que menos gostei. Um unicórnio do mal, carnívoro, que mata humanos para sobreviver? Bem no começo do conto não acreditei muito, unicórnios pegando a onda dos zumbis, isso não é muito natural. Porém, achei bastante interessante e continuei lendo. A mocinha da história pega um filhote desses unicórnios assassinos, os dois convivem muito bem, ela chega até a gastar o último tostão de sua poupança para sustentar o bichinho com nome de moça. Coitado. Mas no fim do conto não tinha acreditado que tinha acabado ali, parecia inacreditável, algumas peças faltavam, mas tudo bem, vou para o próximo conto.

Inoculata, por Scott Westerfeld
Nesse conto, zumbis são tão parecidos com humanos que seria difícil reconhecer quem é zumbi e quem não é, dava até pra confundir. Mas nesse caso aqui, várias pessoas foram infectadas por um vírus de zumbi, e as que fogem pelo medo de serem infectadas vivem cercadas numa pequena aldeia monotóna, bem legal.

Princesa Bonitinha, por Meg Cabot
Ah Meg... O conto dela foi tão bonitinho, literalmente, a mocinha da história ganha de presente de aniversário um unicórnio grandão, daqueles que peidam arco-íris com cheiro de lavanda. Ela no começo não gostou, mas com as aventuras que se segue até o fim da estória vai mudando de ideia, e acaba pegando amor no bichinho. Tem até uma pitada de romance no meio. Divertidíssimo.

Mãos Geladas, por Cassandra Clare
Ah, Cassandra Clare, adoro essa autora! O amor de uma menina comum morre e vira zumbi, mas esse garoto não é comum, ele é filho do duque que praticamente comandava a cidade Zumbilândia, na realidade a cidade é amaldiçoada. O amor dos jovens não acaba com a maldição, mas rende um belo conto escrito pela autora.

A Terceira Virgem, por Kathleen Duey
Esse conta a história de um unicórnio suicida, ele já vem tentando várias maneiras de se matar e agora conta com a ajuda de uma garota para morrer de uma vez por todas. Um conto diferente de tudo que já li, nesse, os unicórnios falam como se entrasse nos seus pensamentos. Demais!

A Noite do Baile, por Libba Bray
E pra finalizar muito bem essa antologia, temos uma história de zumbis, mas bem fraquinha ao meu ver. Os dois personagens principais me fizeram rir muito, mas acho que faltou algo a mais, mas valeu a pena. Zumbis são o que há.

Até agora não consegui determinar qual foi meu favorito dentre todos os contos, mas me tornei Time Zumbis, me perdoe os unicórnios, mas para mim nessa antologia ficou muito para trás. Acho que os zumbis são mais animados, matam mais, nos emocionam mais, as vezes até falam mais e outros até podem te beijar...

O livro tem uma capa muito linda, toda colorida e chamativa, o que convence mais. Sob outro aspecto, quando me deparei com a capa eu jurava que se tratava de contos de zumbis contra unicórnios, tipo, viver e olhar os dois lutando, mas não é bem assim, são todos separados, infelizmente.

Finalizando, acho que nem preciso recomendar, um livro com autores das mais diversas histórias e bem escritas, ninguém conseguirá resistir. Agora, para qual time você torce ou torcerá? Isso já é com você. Boa leitura.
Géssica Ferreira 22/09/2012minha estante
Como toda antologia, há alguns contos que são dispensáveis, mas ainda merecem algum mérito. Nesse caso foi o tal de "Teste de Pureza"...
Fiquei curiosa sobre esse "Mil Flores, por Margo Lanagan". Tipo, wtf?
Quero ler mesmo o do Scott Westerfeld e da Meg Cabot. Ah, é claro, o "Love Will Tear Us Apart, por Alaya Dawn Johnson" também.
Resumindo: quero ler o livro.

Rafa 22/09/2012minha estante
Gessy acho que tu não vai resistir à da Meg, foi perfeito.

Cris21 22/09/2012minha estante
Confesso que quero ler esse livro só pela Cassandra Clare. Doida pra saber o que ela escreveu. E é bem legal pois tem outros autores que nunca li e gostaria de ler, tal como Meg Cabot, que sou doida pra ler e nada!

Cello 30/09/2012minha estante
Boas resenhas são sempre bem vindas, ainda mais neste caso em que o título e a bela capa dá a entender realmente "uma" história sobre unicornios e zumbis, não estou criticando (pois ainda nem li o livro) mas a idéia do título é ótima para uma longa história!

mirella 01/10/2012minha estante
Overdose de autores fantásticos! Fora a batalha épica, né? hahah Achei super criativos os contos e adorei você ter falado de cada um :)

mirella 01/10/2012minha estante

Angela Cunha 03/10/2012minha estante
Como já frisei na resenha do blog, esse é um livro que vem despertando muito minha curiosidade. Tá, não entendi muito a dos unicórnios..rs mas os zumbis sempre me agradaram muito. Acredito que devam ter contos que realmente valham a pena. Zumbis são mais animados sim..rs sem contar que em momentos , são é engraçados demais. A capa é um detalhe a parte, linda!!!
Beijo

Aninha 14/10/2012minha estante
Deve ser legal! Quem recomenda? leia o blog: amantesdelivros.tumblr.com e participe do sortei odo livro "O Atlas Esmeralda", mande um e-mail para lz.jorge@bol.com.br para mais informações

Sabrina Piano 17/11/2012minha estante
Deve ser bem legal, gostei das resenhas dos contos, nunca li nenhum livro parecido. Gostaria de ler!

Virgínia 01/12/2012minha estante
Quando a Galera divulgou o lançamento desse livro fiquei super curiosa em lê-lo. Os contos que estou mais interessada em ler é o da Cassandra Clare e do Scott Westerfeld, porque são os autores que conheço e já li os livros.

Vanilda 02/12/2012minha estante
E eu nem conhecia esse livro! E são contos de autores já consagrados, não é? Que bacana! Imagino a dificuldade para resenhar ... mas fiquei super interessada em conhecer mais desses zumbis e unicórnios. Adorei a indicação! :D

Gladys 11/12/2012minha estante
A capa é bem chamativa e tals, mas essa temática não me deixou curiosa.

Além do fato de não curtir contos...

Ju 11/12/2012minha estante
Não tenho vontade de ler esse livro, devido a meu pãnico/ medo/ nojo de zumbis... rs... O pior é que a Justine é do time dessas coisas horrorosas... hahaha... e pior ainda é que todo mundo que eu conheço que leu virou team zumbi!! hehe...

Laura 01/06/2020

team unicornio
esse livro foi muito divertido! recomendo para quem gosta de fantasia e criaturas magicas. São 12 historias cada uma com um tema: zumbi ou unicornio. Depois de pensar muitoo e refletir que eu preferia a companhia de um unicornio à de um zumbi, escolhi o meu time! No entando, tenho que dar creditos ao time zumbi, porque admito que em geral gostei mais das historias.

Luanna.Maba 09/08/2021

Me surpreendi. Peguei ele porque gostei da capa kkkk não sabia o que esperar com esse tema.
Cheio de pequenas histórias, algumas muito boas outras mais ou menos. Mas digo uma coisa: se prepara que entre essas você vai se deparar com um gostinho de quero mais.
Muuito legal. Recomendo a leitura.
Mas finalizo o livro sem saber de que lado estou kkkkk

vinicius811 22/05/2022

deveria ter visto a classificação indicativa, pq tenho certeza que é pra crianças. sei nem pq li isso, mas foi uma boa pra passar o tempo. me arrependo? sim, mas fazer oq, né?

Paula 25/08/2021

Bom para sair de uma ressaca literária
Zumbis vs Unicórnios, apresenta um disputa entre os dois seres, por meio de contos, para o leitor decidir qual é o melhor. Confessor que gostei mais das histórias dos Zumbis, mas algumas dos unicórnios são ótimas também.
Ressalto que são contos rápidos, não espere histórias muito profundas ou com um desfecho surpreendente. Vale a pena para aqueles que querem uma leitura mais leve, principalmente, para sair de uma ressaca literária.

Julia.Santana 31/01/2022

No geral achei ótimo, como é um compilado de contos sobre zumbis e unicórnios não tem como não gostar de pelo menos algumas histórias. Achei muito legal o fato de alguns autores trocarem a idea que temos dos zumbis e unicórnios, como zumbis sendo legais, inteligentes e tal e unicórnios não tendo do nem piedade e matando pessoas, mas também tem os convencionais que não deixam em nada a desejar

Tomlucitor23 17/03/2021

Estou desejando esse livro a anos, mas a edição em português é sempre cara, e eu queria a americana em hard cover, mas agora tive a oportunidade de ler pelo Kindle unlimited, não poderia perder essa chance, foi uma grata surpresa encontrar em cada conto uma perspectiva diferente além de suas re-imaginações, mas sou do time unicórnio sem dúvida, além da maioria das histórias ter uma abordagem diferente, eu me diverti muito mais com essa visão da história, sinto muito, no final zumbis sempre vão comer cérebros, unicórnios tem muito mais a se explorar, e eu definitivamente gostei do que vi.

Aninha 05/12/2020

Pouca coisa boa
O livro é uma série de contos separados pelos temas zumbis ou unicórnios. O problema do livro é que tem muito conto ruim e alguns bons, além disso os bons contos parecem incompletos, deixando a desejar o desenvolvimento do história.
Não curti muito não.

Melina Souza 27/11/2012

Zumbis x Unicórnios é uma coletânea de contos escritos por 12 escritores e entre eles está a linda da Meg Cabot (❤). Os escritores estão divididos em dois times: Time Zumbi, liderado por Justine Larbalestier, e Time Unicórnio, liderado por Holly Black. Cada time têm 6 escritores, ou seja, no livro temos 6 histórias de unicórnios e 6 de zumbis.

Uma coisa que achei legal é que nos contos, os unicórnios nem sempre são bonzinhos e os zumbis malvados. Foi muito legal ver a visão e a criatividade de cada um dos autores sobre esses seres. Em alguns momentos eu me sentia mais empolgada com o Time Zumbi, em outros com o Time Unicórnio.

É um livro divertido/diferente e se você estiver sem tempo pra dedicar horas a uma leitura é uma boa opção porque você pode, por exemplo, ler uma história por dia.

Resenha completa: http://melinasouza.com/2012/11/02/zumbis-x-unicornios-varios-autores/

Victoria (Vic) 04/05/2013

#TeamZombies! ♥
Desde o início dos tempos, uma dúvida assombra a humanidade: quem são os melhores: zumbis ou unicórnios?
Duas autoras: Holly Black e Justine Larbalestier viviam discutindo sobre isso. Até que elas tiveram a ideia de criar um livro que solve a dúvida. Elas escolheram seis autores, para defender seus times. A Holly ama unicórnios, já Justine é fascinada por zumbis. Cada autor iria escrever um conto sobre uma das criaturas mágicas. O livro é todo alternado: um conto de unicórnios, outro de zumbis, outro de unicórnios, e assim vai.
Achei bem legal que antes de cada conto existe um diálogo da Holly e da Justine, falando um pouco sobre o que o conto vai tratar, recheado de ironia e patadas. Hilário!
Desde que comprei o livro, tinha certeza que seria do time Unicórnio, mas mudei completamente de ideia! Os zumbis são muito mais legais, interessantes, e inspiram melhores histórias. Várias histórias zumbis falam sobre uma distopia, ou sobre um apocalipse, e sim, amo tudo isso!
Ah! E todo conto começa com um ícone de zumbi ou de unicórnio, para você saber onde está se metendo!
Os dois primeiros contos me decepcionaram. Achei chatos, e tediantes. Aí depois o livro começou a ficar ÓTIMO!
Olhe meus contos preferidos?
-Teste de Pureza (Unicórnios)
-Bunganvílias (Zumbis)
-As Crianças da Revolução (Zumbis-O MELHOR CONTO!)
-O cuidado e a alimentação do seu filhote de unicórnio assassino (Unicórnios)
-Princesa Bonitinha (Unicórnios)
-Mãos Geladas (Zumbis)
-A Noite do Baile (Zumbis)
Enfim, achei o livro perfeito para conhecer novos autores, e para distrair a cabeça.
Recomendo bastante, dei 4 ESTRELAS porque realmente, os dois primeiros contos estavam horríveis D:
Ah, e só preciso falar que apesar do livro parecer infantil, tem muita coisa tipo sexo, homossexualismo, palavrões, drogas, etc. Então não se engane, hahaha
A Galera Record fez um ótimo projeto gráfico.
A começar pela capa: Linda, super colorida e fofa. A lombada também é perfeita, e fica linda na estante. A contracapa tem os autores, e já tinha selecionado meus preferidos ^^
Dentro temos ilustrações parecidas com a da capa, o sumário, uma introdução, e a apresentação dos times. O papel escolhido foi Lux Cream, que é ótimo! A diagramação, margem e fonte também estão perfeitos. Parabéns, Galera! Mais um trabalho impecável.
Recomendo o livro bastante. Amei ele, e já virou um dos queridinhos da minha coleção.
Vídeos que recomendo sobre o livro:
-http://www.youtube.com/watch?v=D8z-piBI85U
-http://www.youtube.com/watch?v=9qnMMbDX0kY

Beijos, Vickie♥

Bah 10/11/2020

Divertido e bem interessante
Alguns contos desse livro poderiam ser séries facilmente, outros poderiam sozinhos dar um livro próprio, zumbis vs Unicórnios, optei por ser de ambos os times a muito tempo, pra quem acha que Unicórnios seria algo entediante ou que zumbis seria muito clichê, convido vocês a ler essa obra e ter um novo olhar sobre ambos. Muito divertido e uma leitura muito rápida. Personagens Lgbtqia+ em mais de um conto, divertido e certamente descompromissado, ótima leitura para quem anda um pouco enjoado ou de ressaca literária.

Bruna.Ter. 05/04/2021

Leitura inusitada
Como eu terminei lendo esse livro? É uma pergunta que me fiz em alguns momentos. Não que estivesse sendo uma leitura ruim, mas é a ideia dele em si é meia aleatória, eu nem imaginava quão sério algumas pessoas levam a discussão zumbi x unicórnios.

Pessoalmente comecei a ler sem gostar especialmente de unicórnios, e não gostar de zumbis e terminei ainda mais confusa sobre o tema, embora também mais bem informada.

O que eu considero bom desse tipo de livro com vários autores, é poder conhecer novos escritores e ver novas facetas daqueles que você já conhecem.

Resumindo é um livro interessante e um tanto peculiar, mas não é para todos os gostos.

site: https://www.instagram.com/ilustra.bru/

Nay Schall 23/09/2012

Bom, mas...
Ainda não tinha ouvido falar de "Zumbis x Unicórnios" até ganhar o livro de presente de aniversário do meu namorado, que tão pouco sabia do que se tratava, comprou porque era o lançamento da semana, mas, preparem-se para a frase de efeito, aí fomos surpreendidos novamente.
Apesar de achar que não existe nenhum tipo de relação lógica entre zumbis e unicórnios, o que, na minha humilde opinião, impossibilita a disputa entre eles proposta pelas organizadoras Holly Black e Justine Larbalestier, o livro tem, intercaladamente, contos muito bons sobre as duas criaturas, não todos, mas cada história tem seu estilo, linguagem e, claro, enredo. Pra não ser injusta decidi falar de todas elas individualmente.
1, 2, 3 e já!

[Se você é daquele tipo que acha que resenha é spoiler, CUIDADO!]

1. "A Mais Alta Justiça" por Garth Nix (Unicórnio)
Por ser o primeiro conto do livro não tinha nenhum outro com o qual compará-lo, mas agora posso dizer, não é o pior, mas está longe do topo da lista. Ele na realidade serviu pra me mostrar qual era a pegada do livro, tirando minha impressão de se tratar de histórias pra pré-adolescentes.
A mais alta justiça é o unicórnio. Esse unicórnio ajuda uma princesa a levar sua mãe, que morreu mas foi trazida de volta a vida pelo próprio unicórnio - é, um zumbi, vai entender - de volta para o castelo para realizar seu último desejo, dar um beijo no rei, seu marido. Ela vai encontrando alguns obstáculos pelo caminho e o unicórnio vai... dando um jeito neles pra ela. Mais ou menos isso.

2. "Love Will Tear Us Apart" por Alaya Dawh Johnson (Zumbi)
Aí eu tive certeza de que o livro realmente não tinha pré-adolescentes como principais leitores.
Por causa de uma infecção um garoto vira zumbi, mas a infecção foi descoberta a tempo e tratada, não tão rápido porque ele continua sentindo aquela fome zumbi de precisar comer gente, mas meio que consegue controlar isso - alias, pelo jeito como a autora descreve, aparentemente virar zumbi é tipo virar vampiro segundo Stephenie Meyer, você fica gato e irresistível pra atrair vítimas, vai entender 2. Ele se apaixona por um amigo dele, o amigo se apaixona por ele e a história se desenrola.

3. "Teste De Pureza" por Naomi Novik (Unicórnio)
O conto mais bobinho, não só do Time Unicórnio, mas do livro em geral.
Um unicórnio, meio que em desespero, manda as favas essa história de ter que encontrar uma virgem e recruta uma menina, não virgem, pra ajudá-lo a resgatar filhotes de unicórnio das garras de um mago que acha que vai conseguir imortalidade a partir deles.

4. "Buganvílias" por Carrie Ryan (Zumbis)
Considerei esse o melhor conto de zumbis até ler "A Noite do Baile", aí fiquei em dúvida e acabei num empate. Mas tanto a história, como a maneia de escrever me fizeram pesquisar por mais títulos da autora que já entraram pra minha lista de "Desejados" do Skoob.
Depois do apocalipse zumbi, que eles chamam de Retorno, o pai de Iza leva toda sua família pra uma ilha, que segundo suas pesquisas tem condições de manter os zumbis afastados, tanto pela geografia e características do lugar, quanto pela tecnologia que ele utiliza pra reforçar essa proteção. Mas os zumbis estão logo ali e se eu continuar falando vou acabar contando mais do que você, que ainda não leu o livro, quer saber.

5. "Mil Flores" por Margo Lanagan (Unicórnio)
Depois que você consegue entender a dinâmica do texto, em que época ele se passa, onde, e quem está narrando a história, ela fica linda! Não é meu conto preferido do Time Unicórnio, mas vem ali, como vice.
Um jovem é atraído por um unicórnio para dentro da floresta e encontra uma moça desmaiada, na melhor das boas intenções vai arrumar a roupa dela e acaba preso acusado de ter-lhe tirado a virtude. Mas obviamente ele não tem nada que ver com a moça...

6. "As Crianças da Revolução" por Maureen Johnson (Zumbi)
O conto mais meh do livro todo. Não achei a história grande coisa, não gostei da sugestão da autora que a tal atriz famosa era Angelina Jolie, achei a personagem principal meio tapada e o final bobo.
Uma garota, influenciada pelo namorado rico e drogado vai pra Inglaterra com a intenção de passar um lindo e romântico final de semana, mas são enganados e tem que trabalhar por lá pra sobreviver até que o namorado rico se enche e vai embora largando ela sozinha. Até que ela consegue um "bico" como babá dos filhos de uma atriz famosa. Adivinhem só se esses filhos não são pra lá de anormais.

7. "O Cuidado e a Alimentação de seu Filhote de Unicórnio Assassino" por Diana Peterfreund (Unicórnio)
Teria gostado muito desse conto se a autora não tivesse deixado suas crenças religiosas interferirem na história. Sério, fui forte e li até o final, mas a cada parágrafo de evangelização eu tinha vontade de pular pro próximo conto. Uma coisa é compor um personagem religioso, outra é pregar pro seu leitor.
Uma garota nasce com um tipo de magnetismo para unicórnio, ela consegue sentir sua presença e suas vontades. Ninguém além de seu amigo Yves sabe que as crianças que morreram na floresta assassinadas por um unicórnio eram primos de Wen, nem que ela viu tudo e só conseguiu fugir por causa da velocidade que adquire quando está perto desses animais. Mas um outro unicórnio, uma fêmea, que é uma das atrações da tenda de show de horrores de um parque de diversões da cidade, faz com que a vida de Wen de uma certa reviravolta.
Esse conto retrata os unicórnios como seres selvagens, violentos, assassinos e carnívoros.

8. "Inoculata" por Scott Westerfeld (Zumbis)
Achei esse um conto mais teenager, mas é legal por apresentar os zumbis de uma forma filosoficamente humanizada e uma possibilidade de sobrevivência do caso de um apocalipse zumbi.
Aconteceu o apocalipse zumbi, quase toda a população do planeta foi infectada e os pouquíssimos sobreviventes se escondem em um forte protegidos por grades e muros. Até que uma das garotas do lado de dentro da grade esbarra em um osso de um dos muitos zumbis que se amontoam na cerca. Invés de virar um zumbi como eles ela adquiri uma certa imunidade que pode mudar tudo.

9. "Princesa Bonitinha" por Meg Cabot (Unicórnio)
Meg Cabot sempre será Meg Cabot. Enquanto alguns autores demoram anos pra publicar um livro, Meg arremessa novos lançamentos na gente, são tantos que fica difícil ler tudo e olha, não escuto criticas negativas vindo de nenhum deles. E quem já conhece a autora sabe o que esperar quando vê seu nome assinando uma publicação: risadas.
Liz, uma garota do 2º grau, excluída e com poucos amigos - não me culpem por eu imaginar Mia Thermopolis - faz aniversário junto com a garota mais popular do colégio que sempre faz uma super festa e nunca convida Liz. Mas no seu 17º aniversário, Liz ganha de presente de sua tia Jody um unicórnio do tipo que peida ao som de sinos, a Princesa Bonitinha. Obviamente não era o que Liz esperava e muito menos o que ela queria de presente, mas quando sua amiga Alecia liga pedindo por ajuda, Princesa Bonitinha se mostra muito mais legal do que Liz poderia imaginar.

10. "Mãos Geladas" por Cassandra Clare (Zumbi)
Aqui os zumbis são retratados muito mais como fantasmas que voltaram do mundo dos mortos trazendo seus corpos junto com a alma do que como criaturas brutais, semi-decompostas comedoras de cérebro. Não sei se me agrada, acho que fantasmas são fantasmas e zumbis são zumbis, se fossem a mesma coisa não teriam nomes diferentes, só sei que tinha que me esforçar pra imaginar os zumbis desse conto como criaturas corpóreas, cinzas e meio decompostas e não como os fantasmas de Harry Potter.
Há muito tempo, uma maldição é imposta a uma cidadezinha governada por um duque: muitos de seus mortos voltariam a vida e vagariam pela cidade, seus moradores nunca conseguiriam escapar de seus entes morto-vivos, nem se se mudassem porque os zumbis os acompanham.
Esse duque, tem um sobrinho, que é o real sucessor do trono e poderia governar quando completasse 18 anos. O sobrinho do duque namora uma moça, uma plebeia, por quem é completamente apaixonado e com quem com certeza teria se casado se, pouco antes de alcançar a idade mínima para assumir a cidade ele não tivesse morrido atropelado.

11. "A Terceira Virgem" por Katheen Duey (Unicórnio)
O melhor conto de unicórnio do livro! Ah, se a autora não tivesse estrupiado com o final, seria o melhor conto de todos.
Um unicórnio, provavelmente o único no mundo, imortal, vaga sozinho por aí lutando contra uma fome de vida e a culpa por saciá-la, procurando alguém puro, de corpo, alma e coração com alguma necessidade latente, alguém com a capacidade de escutá-lo e aplacar sua solidão eterna.

12. "A Noite do Baile" por Libra Bray (Zumbi)
Ok, pensando agora, talvez "Buganvílias" ganhe como melhor conto de zumbi, mais pela forma como foi escrito do que pela história, mas "A Noite do Baile" vem em segundo lugar. Talvez pelo leve toque de ralidade e pela reação e atitudes que os personagens tomam diante das situações.
Mais uma vez aconteceu o apocalipse zumbi. Uma infecção, que começava com dores e feridas, atacou os adultos de algumas cidades, se alastrando rapidamente, forçando as crianças e adolescentes a fugirem, abandonarem e até matarem seus pais, para sobreviver. Os que sobraram vivem, obviamente, enclausurados dentro de uma cerca fortificada e eletrificada, mas tentam, de algum modo, viver como se tudo fosse como antes da infecção começar.

Como eu disse, não consigo criar uma relação entre zumbis e unicórnios. Nenhuma! Nem que seja pra enumerar suas diferenças e contrapontos. São criaturas sem qualquer conexão! Apesar de ter gostado de vários contos, eles estarem juntos, em um livro só, como se disputassem um jogo de popularidade, não faz e nunca vai fazer sentido pra mim.
Vale a leitura? Vale. Mas falando honestamente? Holly Black e Justine Larbalestier deviam estar precisando de uma grana extra.
Priscila 25/12/2014minha estante
Unicórnios......yessss!! Sem dúvida! Mas a estória da flor poderia dar uma só dela!

nerdparty 24/12/2020

Zumbis x Unicórnios
Coletânea de contos de diversos autores de fantasia, tendo como temas Zumbis e Unicórnios. Tentei entrar na onda, mas não fez muito meu gosto. Alguns contos até me prenderam, mas foram poucos. Levei bastante tempo para terminar o livro, cheguei até a pensar em abandoná-lo de vez, e fiz aquele esforço para terminá-lo. Infelizmente, não rolou. ?

Gabyh 20/06/2021

Que livro massa!
Eu demorei muito pra terminá-lo (ressaca de última hora), mas quando você o pega você não consegue soltá-lo.
Os contos do Time Unicórnio no início estavam meio chatos comparados aos contos do Time Zumbi. Talvez seja por isso que a leitura não fluiu tão bem pra mim (sim, sou Time Unicórnio). Mas depois foi só melhorando.
No final, tanto Zumbis quanto Unicórnios são criaturas incríveis, cada uma do seu jeito.